Página 1 de 81

Legalização da maconha

Enviado: Qua Dez 01, 2010 8:54 am
por Moccelin
Moccelin escreveu:Cara, algumas páginas atrás eu lí algumas coisas que me deixaram muito putos. Não lembro quem foi e nem vou voltar pra procurar porque não é nada pessoal...

Mas falar que drogas como a maconha estão no grupo das destruidoras de sociedade, junto com crack, cocaina e similares, e que o cigarro e o álcool estão no grupo das drogas que não causam mal nenhum é INADMISSÍVEL.

Vou falar do que ocorre BIOLOGICAMENTE. Álcool, cigarro e maconha (entre outras menos conhecidas) estão num grupo similar de dano e de efeitos. Já num outro extremo temos a coca, crack e atá remédios controlados, como barbitúricos.

Falar que o merda (não tem como colocar termo leve aqui) que toma todas e sai dirigindo, causando a morte de pessoas, etc. Está mais "legal" que alguém que fuma um baseado na sua casa antes de escrever sua tese de sociologia é, no mínimo, ridículo. Eu, particularmente, tenho mais raiva de quem fuma o seu cigarro comum na rua, ou quem bebe até andar cambaleando, do que o cara que fuma maconha e não enche o saco de ninguém (mas estou falando do problema CONSUMO).

Analisando qualquer estudo sério você vai perceber que tanto na questão vício, quanto na questão dano à saúde a maconha está num nível de vício/dano menor que as duas "legais" (álcool e tabaco). E isso me leva a ser um defensor do licenciamento da maconha (ou a proibição do cigarro e do álcool)!

Ficar falando que a maconha queima neurônio, por exemplo, é um argumento absurdo, porque o mesmo ocorre com o álcool em excesso e o tabaco. E diversos estudos que colocam a canabis em um nível mais destrutivo que o tabaco contém um erro de metodologia GRITANTE... Comparam um cigarro industrializado, feito com o papel certo, com filtro, com isso, com aquilo, controle de qualidade, controle de nível toxicológico relativo a agrotóxicos, enfim, fruto de um século de industria legalizada, com o baseado enrolado com papel jornal, com a planta carregada com excesso de agrotóxicos, etc. É RIDÍCULO.

Nunca fumei cigarro comum, muito menos de maconha, e bebo muito pouco (só um vinho com minha esposa de vez em quando, uma cerveja num almoço de final de semana, e fiquei tonto de vomitar uma vez na minha vida, na adolescência. Mas acredito que a MACONHA já passou da hora de ser legalizada.

Coca, crack, heroina, etc. sim, geram aquele problema de saúde pública por levar a pessoa a um estado INCONTROLÁVEL, esses viciam com uma, ou poucas doses, e tem que ser proibidos, mas uma indústria legalizada de canabis sativa traria mais benefícios (com a arrecadação de impostos) do que malefícios (destruição da juventude, outro argumento repleto de falácias, já que a juventude já tem os meios de ser destruida).

Outro argumento muito usado é que a maconha é a porta de entrada para drogas mais pesadas. Talvez sim, porque NA SITUAÇÃO ATUAL o mesmo cara que vende a maconha vende o pó, mas se o cara comprar seu cigarro de maconha numa tabacaria essa droga logo iria ser vista como uma combinação do álcool (efeito) com o cigarro (método de "dopagem"). E já fizeram estudos que o consumo de maconha pagando altos impostos não aumentaria o preço da droga (porque o fator ilegalidade impulsiona o preço) e seria o suficiente pra prover dinheiro o suficiente para a saúde cuidar dos consumidores problema de TODAS as drogase a segurança pública receber recursos para diminuir o tráfico dos entorpecentes mais perigosos para a saúde pública (pó, crack, heroína, barbitúricos (e outros remédios), etc.

Ah, claro, a população é contra... É contra porque é bombardeada pelos argumentos politicamente corretos que demonizam a maconha, colocando ela no mesmo nível que essas bombas que estão causando tantos problemas (principalmente o pó, o crack e a heroína), argumentos como o exposto no post que me levou a escrever aqui, que diz que a maconha destrói o cérebro, etc. Experimenta fazer uma verificação igual a que foi feita com as armas! Com os dois lados expondo seus argumentos com o mesmo tempo, e talvez cedendo um tempo e dinheiro para ambos os lados apresentarem pesquisas CIENTÍFICAS (baseadas em resultados de pesquisas alheias, já que dificilmente iria haver tempo para desenvolver pesquisas próprias). Rapidinho iriam surgir esses erros de tabulação de dados, que coloca o cigarro industrializado com filtro sendo comparado com o baseado enrolado em papel jornal.

E não me respondam com o resultado recente na Califórnia... Aquilo foi um jogo político para somar duas coisas: agradar os liberais, dizendo que o atual governo propoz a idéia, e os conservadores, já que sabiam que sem um processo de exclarecimento iria ser difícil a proposta passar, e foi feito juntamente com as eleições de governo... Mas criando um blebiscito separado, semelhante ao referendo do desarmamento, eu acredito que haveria situação parecida: começaria com um lado vencendo de lavada e terminaria com o outro vencendo de lavada, na medida que os argumentos desse lado fossem mais capazes de convencer.

Pra mim é assim: diga sim à legalização da maconha, ou à deslegalização do álcool e tabaco. Porque ser a favor de um e contra o outro é ilógico.

P.S.: Não coloquei fontes porque qualquer "Googlezada" sobre o tema já aparecem 500mil resultados, e coloquei aqui por conta da minha indigação com posts recentes, mas se quiserem debater sobre o assunto vamos lá pro gerais (deve ter algum tópico, ou criamos um).

P.S.2: Criei um tópico lá no gerais... Se não andar peço pra algum moderador deletar depois, ou cai no esquecimento como tantos outros.
Criei esse tópico para discutirmos esse assunto, tão polêmico e cheio de falsas verdades. Acima coloquei o meu post lá no "Operações policiais e militares" que me fez criar este tópico.

E aí, o que acham?

Re: Legalização da maconha

Enviado: Qua Dez 01, 2010 9:04 am
por U-27
quando tiver mais tempo posto fontes, mas a tese que maconha é natural e não faz tanto mal quanto cigarro ja foi derrubada, ela causa tão ou mais maleficios que o cigarro.
eu concordo em parte, o alcool quando abusado é pior ainda, por isso o controle dele tambem seria bom, mas querendo ou não, os efeitos do alcool quando consumido de forma moderada são bons a saude e não deixa a pessoa sem noção, nem causa efeitos adversos no organismo.
o cigarro e a maconha ja geram de qualquer forma, e viciam, o que é inegavel tambem.
como disse, deviam proibir beber bebidas alcoolicas na rua, fora de bares ou de sua casa, justamente para diminuir o numero de bebados na rua e de adolescentes bebendo com amigos por ai, isto ja ajudaria muito, e o mesmo vale para todas as outras drogas, para justamente controlar o consumo e dar um fim nesta idiotice. é papel do estado evitar que seus cidadões se percam em vicios e estas coisas, mas com o estado liberal frouxo de hoje prefere que todos se lasquem a dar uma boa guiação a eles.

Re: Legalização da maconha

Enviado: Qua Dez 01, 2010 9:25 am
por Moccelin
A idéia é essa mesmo, argumentar e contra-argumentar... Igual faziam os filósofos (na época que filosofia era uma ciência mais prática, pra não dizer a única).

O que eu defendo é uma política LÓGICA, que trate todas as drogas na medida do seu potencial danoso, e não em moralismos, ou falso-moralismos de quem enche a cara de álcool e depois hasteia a bandeira da proibição de maconha, por exemplo (conheço casos concretos).

O que não quero é o "tem que proibir porque é proibido" (maconha) e "tem que manter legal porque é permitido" (álcool e tabaco).

Re: Legalização da maconha

Enviado: Qua Dez 01, 2010 9:31 am
por U-27
Moccelin escreveu:A idéia é essa mesmo, argumentar e contra-argumentar... Igual faziam os filósofos (na época que filosofia era uma ciência mais prática, pra não dizer a única).

O que eu defendo é uma política LÓGICA, que trate todas as drogas na medida do seu potencial danoso, e não em moralismos, ou falso-moralismos de quem enche a cara de álcool e depois hasteia a bandeira da proibição de maconha, por exemplo (conheço casos concretos).

O que não quero é o "tem que proibir porque é proibido" (maconha) e "tem que manter legal porque é permitido" (álcool e tabaco).

te entendo perfeitamente, eu sou totalmente contra o uso abusivo do alcool tambem, porem como te disse, alem da questão cultural, ele tem seus efeitos beneficos, por isso digo que devia haver um controle quanto a bebidas de baixo custo e alto teor alcoolico que facilitam a embriaguez e uma punição rigida apessoas pegas bebadas na rua, afinal, ela põe em risco a vida dos outros.

quanto a Filosofia, quer dizer amigo da sabedoria, seguindo Hugo de São Vitor, a filosofia é a busca dela, a busca de conhecer a verdade e a sabedoria para com isto chegar mais proximo da divindade (no caso, Cristo).
Filosofia é a mais importante das ciências, de longe, alias, nem se pode ser chamada de ciência pois é algo acima, e ela é dividida em varias partes, como a logica, a gramatica, retórica..., mas entendi seu ponto, no caso gerar um debate para chegar em um ponto comum, tipo os dialogos de Platão.

Re: Legalização da maconha

Enviado: Qua Dez 01, 2010 9:42 am
por Túlio
Para mim a questão da comparação cigarro x maconha é bem simples: cigarro não altera comportamento, a maconha é uma cachaça de fumar, altera comportamento. Além disso, parte-se da premissa que a maconha vendida em maço/box viria limpinha, sem todos os lixos cancerígenos que botam no cigarro: quem garante isso? Se botam no tabaco, por que não botariam na cannabis? Nem que fosse para tirar aquele fedorão e, apenas 'incidentalmente', viciar ainda mais o pobre diabo e aumentar o 'coice' do bagulho... :mrgreen:

O grande 'argumento': acaba o tráfico e a criminalidade armada a ele associada porque agora essa droga é legal, quem fatura são empresas que pagam pesados impostos ao governo. Mas peraí, ainda sobra o crack, a cocaína, a heroína, a 'balinha' e por aí vai. É o filé, onde há o maior custo-benefício, então o tráfico vai continuar, tão violento quanto sempre tem sido. Onde o benefício então? Seria o caso de legalizar TUDO, então, não é? Aí sim, tchau tráfico...

Falamos então de descriminalizar algo que atualmente é crime e que tem movimentos organizados em sua defesa, além de outros que calam mas bem que gostariam de poder dar sua fumadinha, sua cheiradinha sem se expor na 'bocas', sem se arriscar a passar vergonha que nem o Marcelo Anthony em Porto Alegre. Tudo bonitinho, dentro da Lei...

É, tri isso, mas devo lembrar que há OUTROS movimentos organizados por aí, defendendo OUTRAS descriminalizações: a da pedofilia, por exemplo. EUA e Europa têm vários movimentos assim e deve ter muito mais (só lá? Aqui não?) gente calada mas querendo comer sua criancinha sem problemas com a Lei. Alias, lendo o blog de, se não me engano, uma Psicóloga que verbera CONTRA essa loucura, e denuncia os nomes de várias dessas associações, entrei em alguns dos sites que apresentam montes de depoimentos favoráveis a essas práticas, mas o que me impressionou MESMO foi a quantidade de depoimentos DE CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES! FAVORÁVEIS! E é por isso que vou apoiar esse tipo de monstruosidade? NÃO MESMO!

CRIME É CRIME! Legalizá-lo não nos levará a uma sociedade melhor. É só olhar a História, a decadência invariavelmente começa com a relativização da MORAL...

É o que penso. 8-]

Re: Legalização da maconha

Enviado: Qua Dez 01, 2010 10:16 am
por U-27
Túlio escreveu:Para mim a questão da comparação cigarro x maconha é bem simples: cigarro não altera comportamento, a maconha é uma cachaça de fumar, altera comportamento. Além disso, parte-se da premissa que a maconha vendida em maço/box viria limpinha, sem todos os lixos cancerígenos que botam no cigarro: quem garante isso? Se botam no tabaco, por que não botariam na cannabis? Nem que fosse para tirar aquele fedorão e, apenas 'incidentalmente', viciar ainda mais o pobre diabo e aumentar o 'coice' do bagulho... :mrgreen:

O grande 'argumento': acaba o tráfico e a criminalidade armada a ele associada porque agora essa droga é legal, quem fatura são empresas que pagam pesados impostos ao governo. Mas peraí, ainda sobra o crack, a cocaína, a heroína, a 'balinha' e por aí vai. É o filé, onde há o maior custo-benefício, então o tráfico vai continuar, tão violento quanto sempre tem sido. Onde o benefício então? Seria o caso de legalizar TUDO, então, não é? Aí sim, tchau tráfico...

Falamos então de descriminalizar algo que atualmente é crime e que tem movimentos organizados em sua defesa, além de outros que calam mas bem que gostariam de poder dar sua fumadinha, sua cheiradinha sem se expor na 'bocas', sem se arriscar a passar vergonha que nem o Marcelo Anthony em Porto Alegre. Tudo bonitinho, dentro da Lei...

É, tri isso, mas devo lembrar que há OUTROS movimentos organizados por aí, defendendo OUTRAS descriminalizações: a da pedofilia, por exemplo. EUA e Europa têm vários movimentos assim e deve ter muito mais (só lá? Aqui não?) gente calada mas querendo comer sua criancinha sem problemas com a Lei. Alias, lendo o blog de, se não me engano, uma Psicóloga que verbera CONTRA essa loucura, e denuncia os nomes de várias dessas associações, entrei em alguns dos sites que apresentam montes de depoimentos favoráveis a essas práticas, mas o que me impressionou MESMO foi a quantidade de depoimentos DE CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES! FAVORÁVEIS! E é por isso que vou apoiar esse tipo de monstruosidade? NÃO MESMO!

CRIME É CRIME! Legalizá-lo não nos levará a uma sociedade melhor. É só olhar a História, a decadência invariavelmente começa com a relativização da MORAL...

É o que penso. 8-]
exatamente tulio, bem por ai, não sei se tu ja ouviu Olavo de Carvalho, mas se não recomendo, ele bate bastante na tecla da liberação da pedofilia como um movimento organizado no mundo que logo ganhara força, sendo liderado pelo movimento gay que atualmente, faz de tudo para se tornar intocavel.

Re: Legalização da maconha

Enviado: Qua Dez 01, 2010 10:27 am
por Moccelin
Túlio, eu concordo com você, mas mesmo que a coca (e outras que sou contra descriminalizar) seja o melhor custo benefício, a Maconha é o carro chefe. O que leva o playboy pro morro pela primeira vez é a maconha, que ele experimentou do amigo descolado e gostou. Assim como ocorre com o álcool e a cigarro.

O cigarro está caminhando pro que eu considero o minimamente certo. É permitido, mas que o cara vá fumar "na puta que pariu" (falta ser proibido na rua por lei federal) porque é horrível ter que aceitar o vício dos outros, como eu tive ontem num ponto de ônibus onde um cara estava lá, dentro da legalidade e do seu direito fumando uma merda de um cigarro. E ele altera a realidade sim, assim como outras "drogas" de efeitos reduzidos, como o café (estimulante), chás (estimulantes e depressivos), etc. Só que o efeito é relativamente pequeno.

E como você mesmo disse, maconha é o álcool de fumar. Altera a realidade em níveis similares ao álcool, e é até da mesma forma (ambos são depressores do sistema nervoso).
O grande 'argumento': acaba o tráfico e a criminalidade armada a ele associada porque agora essa droga é legal, quem fatura são empresas que pagam pesados impostos ao governo. Mas peraí, ainda sobra o crack, a cocaína, a heroína, a 'balinha' e por aí vai. É o filé, onde há o maior custo-benefício, então o tráfico vai continuar, tão violento quanto sempre tem sido. Onde o benefício então? Seria o caso de legalizar TUDO, então, não é? Aí sim, tchau tráfico...
Sobre isso, bom, a idéia por trás da legalização da maconha mora no argumento de que assim liberaria o aparato do Estado para lidar apenas com o problema das drogas chamadas de pesadas. Além de injetar um absurdo em recursos no Estado, que atualmente são usados para combater as "drogas pesadas" e a maconha.

O nível de usuários iria aumentar MUITO POUCO. Lembro de um estudo que perguntou se as pessoas iriam consumir maconha se fosse legal, e na mesma pergunta se já consumiam. O número de NÃO CONSUMIDORES que iriam consumir era MUITO baixo, ou seja, o problema de saúde pública não iria aumentar! E os recursos da legalização poderiam ser "bloqueados", algo como 35% para a Segurança Pública (para combater o tráfico de drogas pesadas, armamento, etc), 35% para Saúde (para manter políticas e tratamento para viciados em drogas pesadas, e até nas "legais", como o álcool, tabaco e maconha) e finalmente, uns 15% para Educação e Esporte (para educação em sí e mostrar que existem outras formas de se ter prazer sem ser as drogas, como o que se obtem com a prática de esportes) e 15% para financiar órgãos de controle dessa indústria (ou pro "cofre comum" mesmo).

Já foi provado que o problema de saúde pública e de segurança social já existe, e chegou-se à conclusão de que o aumento não seria elevado, então porque não aproveitar que a maconha é o grosso da conta (as quase 50 toneladas apreendidas estão aí pra provar) e usar isso a favor de uma paz social?

O que eu falo é justamente desse detalhe. É ruim para a saúde? É, assim como o cigarro, em QUALQUER NÍVEL, e o álcool, quando em excesso. Então porque não legalizar? Pra mim é o raciocínio do "manter proibido porque é proibido" e "manter legal porque já é legal".

Mas estou de mente aberta, não estou fechado na minha opinião, apenas acredito que essa seja a melhor solução. Ah, não se esqueçam, a maconha JÁ FOI LEGAL até o século retrasado (até a virada dos 1900), assim como o ópio, e nem por isso a humanidade entrou num buraco sem fim e acabou... A proibição da maconha, por exemplo, foi praticamente ao mesmo tempo que a do álcool!

Re: Legalização da maconha

Enviado: Qua Dez 01, 2010 10:41 am
por Moccelin
Ah, fui procurar, a maconha foi proibida em 1937, o álcool foi proibido em 1920 e retornou à situação de legal em 1933, e diga-se de passagem um dado importante é que em 1930 (no auge do tráfico e ainda proibido) o americano consumia por volta de 3 vezes o que se consome atualmente!!!

Re: Legalização da maconha

Enviado: Qua Dez 01, 2010 11:24 am
por Vitor
Moccelin escreveu:Ah, fui procurar, a maconha foi proibida em 1937, o álcool foi proibido em 1920 e retornou à situação de legal em 1933, e diga-se de passagem um dado importante é que em 1930 (no auge do tráfico e ainda proibido) o americano consumia por volta de 3 vezes o que se consome atualmente!!!

Sempre fascinante ler sobre a Proibição Americana do álcool, se aprende muito sobre economia, sociedade e a natureza do estado. :)

Em vez de ressucitar CPMF, legaliza maconha, bota um imposto de 40% no produto e destina a saúde. Todo mundo fica feliz.

Re: Legalização da maconha

Enviado: Qua Dez 01, 2010 11:28 am
por Túlio
Vitor escreveu:
Moccelin escreveu:Ah, fui procurar, a maconha foi proibida em 1937, o álcool foi proibido em 1920 e retornou à situação de legal em 1933, e diga-se de passagem um dado importante é que em 1930 (no auge do tráfico e ainda proibido) o americano consumia por volta de 3 vezes o que se consome atualmente!!!

Sempre fascinante ler sobre a Proibição Americana do álcool, se aprende muito sobre economia, sociedade e a natureza do estado. :)

Em vez de ressucitar CPMF, legaliza maconha, bota um imposto de 40% no produto e destina a saúde. Todo mundo fica feliz.

Principalmente OS MACONHEIROS...ehahehahehaheh

Re: Legalização da maconha

Enviado: Qua Dez 01, 2010 12:25 pm
por Petrovski
O ruim é que a droga faz as pessoas cometerem atos que não fariam sem ela. Eu gostaria que esse dinheiro fosse destinado à conscientizar a saúde que o esporte trás, com investimentos em locais para realização dos gêneros. Acho que gradualmente o consumo de drogas poderia diminuir até taxas inviáveis à produção.
Fiquei sabendo que altas taxas de etanol ocasionam a destruição da bainha de mielina, o que torna os neurônios bem menos eficientes.

Re: Legalização da maconha

Enviado: Qua Dez 01, 2010 12:36 pm
por Vitor
Túlio escreveu:
Vitor escreveu:
Sempre fascinante ler sobre a Proibição Americana do álcool, se aprende muito sobre economia, sociedade e a natureza do estado. :)

Em vez de ressucitar CPMF, legaliza maconha, bota um imposto de 40% no produto e destina a saúde. Todo mundo fica feliz.

Principalmente OS MACONHEIROS...ehahehahehaheh
E os policiais que não vão ter que mais desperdiçar tempo indo atrás de maconheiro. :wink:

Re: Legalização da maconha

Enviado: Qua Dez 01, 2010 12:41 pm
por bruno mt
Pessoal, pra mostrar como é normal.vou deichar aqui um link de fotos do "festival de maconha" que ocorre na holanda.

Lembrei muito da Oktoberfest: http://www.sodaverde.com.br/?p=4215

Re: Legalização da maconha

Enviado: Qua Dez 01, 2010 1:54 pm
por Moccelin
Esse outro argumento: que a pessoa faz coisas sob efeito da maconha que não faria sem ela é IDÊNTICA ao efeito do álcool!

Todas as desvantagens da maconha são iguais ao do abuso de álcool.

E por isso minha indignação: porque o povão acha errado a maconha e eu tenho que aguentar o FDP que bebeu demais e vomitou na porta da minha casa, ou mijou na parede, ou saiu pra beber, depois quis ir dirigindo pra casa se achando o fodão, e atropelou minha amiga em alta velocidade (quem fazia UFRRJ a uns 2 anos atrás sabe de quem eu estou falando). TODOS FATOS VERÍDICOS QUE ACONTECERAM COMIGO, nada de "me contaram" e "me disseram".

Estudos já foram feitos, quem quer fumar um baseado vai fumar, seja lícito ou não, e isso é no Rio, aqui em Três Corações, em Miami, na PQP... E se for lícito o índice de fumantes pode até aumentar um pouquinho no início, com aqueles que tinham a curiosidade mas não quis se arriscar. Mas quem não quer fumar não vai... Ninguém vai fumar só porque é lícito. E isso seria uma fonte de dinheiro grande pra se gastar com os drogados problemáticos que já existiriam de qualquer forma (bebuns, cheiradores, cracolândia, etc).

O que ninguém quer é fazer estudo a sério sobre isso. Preferem manter a opinião baseada em pesquisas que usam parâmetros furados, que é comparar cigarro industrializado e controlado com um produto ilegal, com todo tipo de descuido (do excesso de fungicida, inseticida, e tudo que é ida, até a má conservação, transporte, embalagem, etc).

Re: Legalização da maconha

Enviado: Qua Dez 01, 2010 2:05 pm
por edson_spbr
Meu pai sempre dizia: "Se maconha fosse coisa boa eu colocava na mesa junto com arroz e feijão."

E é isso que penso até hoje, se não faz fisicamente, com certeza faz mal financeiramente e destrói uma família, e o pior ajuda traficantes e etc..


abraços

Edson