13 de dezembro de 2010

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

13 de dezembro de 2010

#1 Mensagem por Marino » Sex Nov 19, 2010 11:27 am

Gostei muito deste vídeo.
Avaliem:
http://www.mar.mil.br/13_dez_2010/index.html




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: 13 de dezembro de 2010

#2 Mensagem por Marino » Sex Nov 19, 2010 11:28 am

Imagem




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
brisa

Re: 13 de dezembro de 2010

#3 Mensagem por brisa » Sex Nov 19, 2010 11:29 am

Legal... :D




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: 13 de dezembro de 2010

#4 Mensagem por Marino » Sex Nov 19, 2010 11:29 am

“Honra é a força que nos impele a prestigiar nossa personalidade. É o sentimento avançado do nosso patrimônio moral, um misto de brio e de valor. Ela exige a posse da perfeita compreensão do que é justo, nobre e respeitável, para elevação da nossa dignidade; a bravura para desafrontar perigos de toda ordem, na defesa da verdade, do direito e da justiça.”

Joaquim Marques Lisboa
Marquês de Tamandaré
Patrono da Marinha do Brasil




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: 13 de dezembro de 2010

#5 Mensagem por Marino » Sex Nov 19, 2010 11:31 am

Carta Testamento de Tamandaré:

“Exijo que meu corpo seja vestido somente com camisa, ceroula e coberto com um lençol, metido em um caixão forrado de baeta, tendo uma cruz da mesma fazenda, branca, e sobre ela colocado a âncora verde que me ofereceu a Escola Naval, em 13 de dezembro de 1892, devendo se colocar no lugar que se faz cruz a haste e o cepo um coração imitando o de Jesus, para que assim ornado signifique a âncora-cruz, o emblema da fé, esperança e caridade que procurei conservar sempre como timbre dos meus sentimentos.
“Sobre o caixão não desejo que coloque coroas, flores nem enfeites de qualquer espécie, e só a Comenda do Cruzeiro que ornava o peito do Sr. D. Pedro ll em Uruguaiana, quando compareceu como primeiro voluntário da p átria, para libertar aquela possessão brasileira do jugo dos paraguaios que a aviltaram com sua pressão; e como tributo de gratidão e benevolência com que sempre me honrou e da lealdade que constantemente sua majestade imperial tributei, desejo que esta comenda relíquia esteja sobre meu corpo, até que baixe à sepultura.
“Exijo que não se façam anúncio nem convites para o enterro dos meus restos mortais,que desejo sejam conduzidos de casa ao carro e deste à cova, por meus irmãos em Jesus Cristo, que hajam obtido o foro de cidadãos pela lei de 13 de maio. Isto prescrevo como prova de consideração a essa classe de cidadãos em reparação à falta de atenção que com eles se teve pelo que sofreram durante o estado de escravidão; e reverente homenagem a grande Isabel,a Redentora,benemérita da pátria e humanidade, que se mortalizou libertando-os.
“Exijo mais que meu corpo seja conduzido em carrocinha de última classe ,enterrado em sepultura rasa, até poder ser exumado e meus ossos colocados com os dos meus pais, irmãos e parentes, no jazigo da família Marques Lisboa.
“Como homenagem a minha dileta carreira, em que tive a honra de servir a minha pátria e prestar alguns serviços à humanidade, peço que sobre a pedra que cobrir minha sepultura se escreva: ‘Aqui jaz o velho marinheiro’.
Almirante,Joaquim Marques Lisboa.”




Editado pela última vez por Marino em Sex Nov 19, 2010 10:18 pm, em um total de 2 vezes.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: 13 de dezembro de 2010

#6 Mensagem por Marino » Sex Nov 19, 2010 11:47 am

Panteão de Tamandaré na cidade de Rio Grande, no RGS:
Imagem
Imagem




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: 13 de dezembro de 2010

#7 Mensagem por Marino » Sex Nov 19, 2010 11:50 am

Sobre a lápide, a MB cumpriu o último desejo de Tamandaré.
Lá podemos ver escrito:
"AQUI JAZ O VELHO MARINHEIRO"




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Carlos Mathias

Re: 13 de dezembro de 2010

#8 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Nov 19, 2010 2:39 pm

Que coisa mais bonita... :)

Nossa história recheada de grandes nomes e pessoas, e a a mídia importando heróis, puta merda. :?




Avatar do usuário
FoxTroop
Sênior
Sênior
Mensagens: 1477
Registrado em: Qui Mai 27, 2010 11:56 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 112 vezes

Re: 13 de dezembro de 2010

#9 Mensagem por FoxTroop » Sex Nov 19, 2010 2:46 pm

Agora já sei porque é que uma brasileira no aeroporto, me disse que eu parecia o Tamandaré. Ao ver a estatua de tão vestuta figura na foto do monumento, compreendi.




Imagem
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: 13 de dezembro de 2010

#10 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 19, 2010 3:44 pm

Carlos Mathias escreveu:Que coisa mais bonita... :)

Nossa história recheada de grandes nomes e pessoas, e a a mídia importando heróis, puta merda. :?
x2 !!

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39124
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2771 vezes

Re: 13 de dezembro de 2010

#11 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Nov 19, 2010 3:46 pm

Marino escreveu:Carta Testamento de Tamandaré:

“Exijo que meu corpo seja vestido somente com camisa, ceroula e coberto com um lençol, metido em um caixão forrado de baeta, tendo uma cruz da mesma fazenda, branca, e sobre ela colocado a âncora verde que me ofereceu a Escola Naval, em 13 de dezembro de 1892, devendo se colocar no lugar que se faz cruz a haste e o cepo um coração imitando o de Jesus, para que assim ornado signifique a âncora-cruz, o emblema da fé, esperança e caridade que procurei conservar sempre como timbre dos meus sentimentos.
“Sobre o caixão não desejo que coloque coroas, flores nem enfeites de qualquer espécie, e só a Comenda do Cruzeiro que ornava o peito do Sr. D. Pedro ll em Uruguaiana, quando compareceu como primeiro voluntário da p átria, para libertar aquela possessão brasileira do jugo dos paraguaios que a aviltaram com sua pressão; e como tributo de gratidão e benevolência com que sempre me honrou e da lealdade que constantemente sua majestade imperial tributei, desejo que esta comenda relíquia esteja sobre meu corpo, até que baixe à sepultura.
“Exijo que não se façam anúncio nem convites para o enterro dos meus restos mortais,que desejo sejam conduzidos de casa ao carro e deste à cova, por meus irmãos em Jesus Cristo, que hajam obtido o foro de cidadãos pela lei de 13 de maio. Isto prescrevo como prova de consideração a essa classe de cidadãos em reparação à falta de atenção que com eles se teve pelo que sofreram durante o estado de escravidão; e reverente homenagem a grande Isabel,a Redentora,benemérita da pátria e humanidade, que se mortalizou libertando-os.
“Exijo mais que meu corpo seja conduzido em carrocinha de última classe ,enterrado em sepultura rasa, até poder ser exumado e meus ossos colocados com os dos meus pais, irmãos e parentes, no jazigo da família Marques Lisboa.
“Como homenagem a minha dileta carreira, em que tive a de servir a minha pátria e prestar alguns serviços à humanidade, peço que sobre a pedra que cobrir minha sepultura se escreva: ‘Aqui jaz o velho marinheiro’.
Almirante,Joaquim Marques Lisboa.”
Um exemplo.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Hader

Re: 13 de dezembro de 2010

#12 Mensagem por Hader » Sex Nov 19, 2010 7:36 pm

cb_lima escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Que coisa mais bonita... :)

Nossa história recheada de grandes nomes e pessoas, e a a mídia importando heróis, puta merda. :?
x2 !!

[]s
CB_Lima
X3 ! :cry:




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: 13 de dezembro de 2010

#13 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 19, 2010 8:16 pm

São heranças que causaram uma certa rejeição ao "Herói Nacional".

Lembrar que boa parte da nossa geração de cineastas e pessoas ligadas a "mídia" de uma forma ou outra foram vitimas da Ditadura, sendo assim desconstruir (ou mesmo ignorar/atacar) a imagem do Herói Brasileiro é parte desse legado.

Isso é triste mesmo, embora seja muito normal que ocorra em todos os povos. :(

Mas creio que tal mentalidade está mudando, mas leva tempo e umas 2 ou 3 gerações.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Bender

Re: 13 de dezembro de 2010

#14 Mensagem por Bender » Sex Nov 19, 2010 9:24 pm

Essa carta testamento é um exemplo de humildade,anda em falta na humanidade.

Muito bacana!

SDS.




Avatar do usuário
varj
Avançado
Avançado
Mensagens: 646
Registrado em: Qua Out 21, 2009 4:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: 13 de dezembro de 2010

#15 Mensagem por varj » Sex Nov 19, 2010 9:50 pm

Deveria ser lida por todos fúteis. egoístas, anti patrióticos, anti humanistas e todos outros aqueles de infeliz existência.




Responder