J.Ricardo escreveu: ↑Ter Dez 21, 2021 5:03 pm Se fizerem isso com eles, a FAB vai ter que substituir por outros mais novos pra ficar levando político pra todo canto do país.
Se for pra aumentar a quantidade de unidades especializadas, melhor comprar aviões mais capazes e deixar os políticos voando com o que tem hoje.
EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 60650
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceram: 6367 vezes
- Contato:
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Até porque num AEW/AWACS o mais barato é a célula básica do avião, encarece quando precisa fazer as modificações e principalmente com a instalação dos Equipamentos de Missão.
"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36380
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3144 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Apenas 2 ERJ-145ER operam no GTE. O outros 6 estão alocados ao 1o/2o GT, onde fazem todo tipo de transporte de carga e pessoal por todo o país, e não raro, no exterior também.
O dinheiro economizado comprando células usadas lá fora pode ser muito melhor empregado na modificação dos aviões em E/R-99.
E não há lei ou regra que obrigue a FAB comprar avião para servir de taxi aéreo para político neste país.
A parte mais difícil é conseguir convencer essa turba de que a FAB precisa mais de AEW e ISR do que ele de jatinhos para ir e voltar pra casa ou fazer propaganda política nos seus respectivos currais eleitorais.
Com uma canetada o cmte da FAB resolve isso sem precisar falar com ninguém. Porque ninguém no congresso e no Ministério da Economia vai contra modificar avião para combater o narcotráfico e os ilícitos de fronteira...
O dinheiro economizado comprando células usadas lá fora pode ser muito melhor empregado na modificação dos aviões em E/R-99.
E não há lei ou regra que obrigue a FAB comprar avião para servir de taxi aéreo para político neste país.
A parte mais difícil é conseguir convencer essa turba de que a FAB precisa mais de AEW e ISR do que ele de jatinhos para ir e voltar pra casa ou fazer propaganda política nos seus respectivos currais eleitorais.
Com uma canetada o cmte da FAB resolve isso sem precisar falar com ninguém. Porque ninguém no congresso e no Ministério da Economia vai contra modificar avião para combater o narcotráfico e os ilícitos de fronteira...
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Um dos esquadrões mais estratégicos da FAB
Brava Gente Brasileira ..!
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13519
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceram: 2306 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Uma questão me acometeu: os Erieye do E-99 foram modernizados para padrão ER, certo? Se sim, seus semicondutores passaram do GaAS para GaN?
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18125
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceram: 2250 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Não, não mudou para Nitrito de Gálio. Mas o alcance de detecção aumentou entre 20 a 50% dependendo das condições climáticas e frequência da onda.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13519
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceram: 2306 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
É isso que me intriga, pois o alcance chega até 723 km, igual ao Erieye ER. Teoricamente, teriam que modificar bastante os TRM's e até os semicondutores.
Um exemplo disso é quanto ao EL/M-2052. Ele possuíndo 1500 TRM's e utilizando o GaAS, possui cerca de 150 km de alcance, até mais, dependendo do RCS do alvo e modo de busca. Porém, ao que parece, Israel está testando GaN no radar, o que não só aumentaria a sensibilidade do radar, mas também o seu alcance. Os mesmos resultados com o PS-05/A Mk5, com GaAS e, mais recentemente, GaN.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18125
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceram: 2250 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
O alcance do radar do E99M não chega nem perto de 723km. O radar foi modernizado com a capacidade de processamento com o software Enhanced Erieye, mas a antena NÃO é nova. Ele não tem o desempenho equivalente ao Erieye ER. Repito, o alcance ficou melhor entre 20 e 50%. O E-99 não modernizado podia detectar um alvo aéreo a 350-400km.
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4836
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceram: 639 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Estou surpreso com isso, pois foi divulgado pela imprensa esse número:knigh7 escreveu: ↑Sáb Jan 22, 2022 12:58 am O alcance do radar do E99M não chega nem perto de 723km. O radar foi modernizado com a capacidade de processamento com o software Enhanced Erieye, mas a antena NÃO é nova. Ele não tem o desempenho equivalente ao Erieye ER. Repito, o alcance ficou melhor entre 20 e 50%. O E-99 não modernizado podia detectar um alvo aéreo a 350-400km.
Abraços,Embraer E-99M – Detalhes da Modernização
De acordo com publicações do fabricante, antes limitado a alvos aéreos e navais, o novo radar agora será capaz também de detectar alvos terrestres, com o limite mínimo de velocidade de alvos nas três arenas (aérea, naval e terrestre) sendo inferior a 108km/h, o limite mínimo do Erieye no E-99. A gama de alvos que podem ser detectados agora vai de embarcações e aeronaves de grande porte a motos náuticas, botes de borracha e veículos, além de helicópteros em voo pairado. O alcance de detecção também foi consideravelmente aumentado, passando para 723km, um dos mais elevados dentre os disponíveis a todos os modelos de aeronaves de AEW&C.
https://www.aereo.jor.br/2019/08/19/emb ... ernizacao/
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18125
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceram: 2250 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
A desinformação é culpa de quem? Na minha opinião, da própria Força Aérea.
Att.
Att.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18125
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceram: 2250 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Na feira Paris Air Show de 2019 um jornalista perguntou ao representante da MBDA se a FAB havia adquirido o Meteor (tendo em vista a esclarecer o boato). O representante sequer pode confirmar alegando sigilo.
O pessoal todo ficou às cegas, sem confirmação, por 2 anos. A FAB é uma Força Aérea que costuma tratar os assuntos com mais reserva.
As FFAA da Argentina, ao contrário, anunciam aquisições até mesmo sem terem feito e depois voltam atrás. E ainda por cima a gente tem de ver nas redes os cucarachas pulando que nem macacos e arrotando pra caramba a cada factoide. E chileno não é muito diferente.
O pessoal todo ficou às cegas, sem confirmação, por 2 anos. A FAB é uma Força Aérea que costuma tratar os assuntos com mais reserva.
As FFAA da Argentina, ao contrário, anunciam aquisições até mesmo sem terem feito e depois voltam atrás. E ainda por cima a gente tem de ver nas redes os cucarachas pulando que nem macacos e arrotando pra caramba a cada factoide. E chileno não é muito diferente.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18125
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceram: 2250 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Energys,
Vc está acompanhando as informações no tópico da Ucrânia? Recomendo.
Vc está acompanhando as informações no tópico da Ucrânia? Recomendo.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36380
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3144 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Crise na Ucrânia
Guerra eletrônica pode estar sendo usado pela OTAN contra a Rússia
Aeronaves de inteligência e guerra eletrônica da Otan estão voando na fronteira da Ucrânia há vários dias
https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... ussia.html
Notícia de março, ou seja, 3 meses atrás. E até agora, em junho, a escalada só parece aumentar.
Quando eu digo que temos um hiato muito grande em capacidades ISR na FAB, e demais forças, é por essas e outras que afirmo isso.
Não tem como fazer defesa, mínima que seja, com o que temos agora. E respostas para tentar minorar a situação nós temos em mãos, é questão de decisão da FAB. Estão "sobrando" 8 ERJ-145 na FAB que podem e devem ser melhor aproveitados como vetores ISR do que pagando de rádio táxi para fdp de gravata inúteis no planalto central.
Já que a FAB resolveu assumir o seu caráter de força, seria uma boa hora para arrumar a casa também nesta área mais do que importante para nós.
Seria mais uma oportunidade de barganhar com os suecos.
Guerra eletrônica pode estar sendo usado pela OTAN contra a Rússia
Aeronaves de inteligência e guerra eletrônica da Otan estão voando na fronteira da Ucrânia há vários dias
https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... ussia.html
Notícia de março, ou seja, 3 meses atrás. E até agora, em junho, a escalada só parece aumentar.
Quando eu digo que temos um hiato muito grande em capacidades ISR na FAB, e demais forças, é por essas e outras que afirmo isso.
Não tem como fazer defesa, mínima que seja, com o que temos agora. E respostas para tentar minorar a situação nós temos em mãos, é questão de decisão da FAB. Estão "sobrando" 8 ERJ-145 na FAB que podem e devem ser melhor aproveitados como vetores ISR do que pagando de rádio táxi para fdp de gravata inúteis no planalto central.
Já que a FAB resolveu assumir o seu caráter de força, seria uma boa hora para arrumar a casa também nesta área mais do que importante para nós.
Seria mais uma oportunidade de barganhar com os suecos.
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)