EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Túlio
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#571 Mensagem por Túlio » Ter Dez 21, 2021 5:45 pm

J.Ricardo escreveu: Ter Dez 21, 2021 5:03 pm Se fizerem isso com eles, a FAB vai ter que substituir por outros mais novos pra ficar levando político pra todo canto do país.
Se for pra aumentar a quantidade de unidades especializadas, melhor comprar aviões mais capazes e deixar os políticos voando com o que tem hoje.
Até porque num AEW/AWACS o mais barato é a célula básica do avião, encarece quando precisa fazer as modificações e principalmente com a instalação dos Equipamentos de Missão.




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#572 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 22, 2021 7:55 pm

Apenas 2 ERJ-145ER operam no GTE. O outros 6 estão alocados ao 1o/2o GT, onde fazem todo tipo de transporte de carga e pessoal por todo o país, e não raro, no exterior também.
O dinheiro economizado comprando células usadas lá fora pode ser muito melhor empregado na modificação dos aviões em E/R-99.
E não há lei ou regra que obrigue a FAB comprar avião para servir de taxi aéreo para político neste país.
A parte mais difícil é conseguir convencer essa turba de que a FAB precisa mais de AEW e ISR do que ele de jatinhos para ir e voltar pra casa ou fazer propaganda política nos seus respectivos currais eleitorais.
Com uma canetada o cmte da FAB resolve isso sem precisar falar com ninguém. Porque ninguém no congresso e no Ministério da Economia vai contra modificar avião para combater o narcotráfico e os ilícitos de fronteira... :roll:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#573 Mensagem por Strike » Dom Jan 09, 2022 7:16 pm

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Um dos esquadrões mais estratégicos da FAB




Brava Gente Brasileira ..!
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#574 Mensagem por Strike » Dom Jan 16, 2022 3:33 am

Strike escreveu: Dom Jan 09, 2022 7:16 pm Imagem

Um dos esquadrões mais estratégicos da FAB
Mais algumas dos novos E-99
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#575 Mensagem por gabriel219 » Sex Jan 21, 2022 10:33 pm

Uma questão me acometeu: os Erieye do E-99 foram modernizados para padrão ER, certo? Se sim, seus semicondutores passaram do GaAS para GaN?




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#576 Mensagem por knigh7 » Sex Jan 21, 2022 10:47 pm

Não, não mudou para Nitrito de Gálio. Mas o alcance de detecção aumentou entre 20 a 50% dependendo das condições climáticas e frequência da onda.




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#577 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jan 22, 2022 12:37 am

knigh7 escreveu: Sex Jan 21, 2022 10:47 pm Não, não mudou para Nitrito de Gálio. Mas o alcance de detecção aumentou entre 20 a 50% dependendo das condições climáticas e frequência da onda.
É isso que me intriga, pois o alcance chega até 723 km, igual ao Erieye ER. Teoricamente, teriam que modificar bastante os TRM's e até os semicondutores.

Um exemplo disso é quanto ao EL/M-2052. Ele possuíndo 1500 TRM's e utilizando o GaAS, possui cerca de 150 km de alcance, até mais, dependendo do RCS do alvo e modo de busca. Porém, ao que parece, Israel está testando GaN no radar, o que não só aumentaria a sensibilidade do radar, mas também o seu alcance. Os mesmos resultados com o PS-05/A Mk5, com GaAS e, mais recentemente, GaN.




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#578 Mensagem por knigh7 » Sáb Jan 22, 2022 12:58 am

O alcance do radar do E99M não chega nem perto de 723km. O radar foi modernizado com a capacidade de processamento com o software Enhanced Erieye, mas a antena NÃO é nova. Ele não tem o desempenho equivalente ao Erieye ER. Repito, o alcance ficou melhor entre 20 e 50%. O E-99 não modernizado podia detectar um alvo aéreo a 350-400km.




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#579 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Jan 22, 2022 7:42 am

knigh7 escreveu: Sáb Jan 22, 2022 12:58 am O alcance do radar do E99M não chega nem perto de 723km. O radar foi modernizado com a capacidade de processamento com o software Enhanced Erieye, mas a antena NÃO é nova. Ele não tem o desempenho equivalente ao Erieye ER. Repito, o alcance ficou melhor entre 20 e 50%. O E-99 não modernizado podia detectar um alvo aéreo a 350-400km.
Estou surpreso com isso, pois foi divulgado pela imprensa esse número: :shock:

Embraer E-99M – Detalhes da Modernização

De acordo com publicações do fabricante, antes limitado a alvos aéreos e navais, o novo radar agora será capaz também de detectar alvos terrestres, com o limite mínimo de velocidade de alvos nas três arenas (aérea, naval e terrestre) sendo inferior a 108km/h, o limite mínimo do Erieye no E-99. A gama de alvos que podem ser detectados agora vai de embarcações e aeronaves de grande porte a motos náuticas, botes de borracha e veículos, além de helicópteros em voo pairado. O alcance de detecção também foi consideravelmente aumentado, passando para 723km, um dos mais elevados dentre os disponíveis a todos os modelos de aeronaves de AEW&C.


https://www.aereo.jor.br/2019/08/19/emb ... ernizacao/
Abraços,

Wesley




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#580 Mensagem por knigh7 » Sáb Jan 22, 2022 1:00 pm

O Cel Nery já contrariou. As 2 antenas não mudaram.

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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#581 Mensagem por Energys » Sáb Jan 22, 2022 5:04 pm

A desinformação é culpa de quem? Na minha opinião, da própria Força Aérea.

Att.




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#582 Mensagem por knigh7 » Sáb Jan 22, 2022 5:31 pm

Na feira Paris Air Show de 2019 um jornalista perguntou ao representante da MBDA se a FAB havia adquirido o Meteor (tendo em vista a esclarecer o boato). O representante sequer pode confirmar alegando sigilo.

O pessoal todo ficou às cegas, sem confirmação, por 2 anos. A FAB é uma Força Aérea que costuma tratar os assuntos com mais reserva.

As FFAA da Argentina, ao contrário, anunciam aquisições até mesmo sem terem feito e depois voltam atrás. E ainda por cima a gente tem de ver nas redes os cucarachas pulando que nem macacos e arrotando pra caramba a cada factoide. E chileno não é muito diferente.




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#583 Mensagem por Energys » Dom Jan 23, 2022 9:12 pm

Como se esse hermetismo adiantasse algo. :roll:

Att.




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#584 Mensagem por knigh7 » Dom Jan 23, 2022 11:08 pm

Energys,

Vc está acompanhando as informações no tópico da Ucrânia? Recomendo.




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#585 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 19, 2022 2:01 pm

Crise na Ucrânia
Guerra eletrônica pode estar sendo usado pela OTAN contra a Rússia
Aeronaves de inteligência e guerra eletrônica da Otan estão voando na fronteira da Ucrânia há vários dias

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... ussia.html

Notícia de março, ou seja, 3 meses atrás. E até agora, em junho, a escalada só parece aumentar.
Quando eu digo que temos um hiato muito grande em capacidades ISR na FAB, e demais forças, é por essas e outras que afirmo isso.
Não tem como fazer defesa, mínima que seja, com o que temos agora. E respostas para tentar minorar a situação nós temos em mãos, é questão de decisão da FAB. Estão "sobrando" 8 ERJ-145 na FAB que podem e devem ser melhor aproveitados como vetores ISR do que pagando de rádio táxi para fdp de gravata inúteis no planalto central.
Já que a FAB resolveu assumir o seu caráter de força, seria uma boa hora para arrumar a casa também nesta área mais do que importante para nós.
Seria mais uma oportunidade de barganhar com os suecos.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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