EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#541 Mensagem por knigh7 » Qua Ago 11, 2021 9:42 pm

FCarvalho escreveu: Ter Ago 10, 2021 12:32 pm Nada contra o R-99, mas a falta de uma modernização do tipo que foi realizada nos E-99 não é apenas falta de grana, mas mostra também uma certa indecisão da FAB quanto ao futuro desta plataforma.
Não entendi essa sua colocação já que na matéria logo acima do seu post consta:

De acordo com o Comandante do Esquadrão Guardião, Tenente-Coronel Aviador Santos, o sensor de última geração possibilita o reconhecimento de alvos em profundidade e em alta definição.

É essa a função do R-99.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#542 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 13, 2021 11:39 am

knigh7 escreveu: Qua Ago 11, 2021 9:42 pm
FCarvalho escreveu: Ter Ago 10, 2021 12:32 pm Nada contra o R-99, mas a falta de uma modernização do tipo que foi realizada nos E-99 não é apenas falta de grana, mas mostra também uma certa indecisão da FAB quanto ao futuro desta plataforma.
Não entendi essa sua colocação já que na matéria logo acima do seu post consta:
De acordo com o Comandante do Esquadrão Guardião, Tenente-Coronel Aviador Santos, o sensor de última geração possibilita o reconhecimento de alvos em profundidade e em alta definição.
É essa a função do R-99.
O que quis dizer é que os R-99 não passaram, e aparentemente não irão passar, pelo mesmo nível de modernização dos E-99, que foi um processo bem extenso, dada não apenas a falta de recursos, mas sobretudo o papel que hoje vê-se os drones cada vez mais estão assumindo na questão ISR.
A adoção deste sensor é válida e providencial, mas não representa nem de longe o que foi feito nos E-99.
Desta forma, me parece que a FAB também está meio que indecisa sobre esta questão de dar uma modernizada geral nos R-99, pois mais para frente teremos vários drones nacionais que poderão, também, realizar as mesmas missões que este avião, e a um custo muito mais baixo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#543 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 13, 2021 4:42 pm

O R-99 terá o link BR2, os computadores da aeronave precisam acompanhar o volume de informações desse sensor mais sofisticado, não sei o que vai faltar nela.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#544 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 15, 2021 3:50 pm

knigh7 escreveu: Sex Ago 13, 2021 4:42 pm O R-99 terá o link BR2, os computadores da aeronave precisam acompanhar o volume de informações desse sensor mais sofisticado, não sei o que vai faltar nela.
Conheço pouco das capacidades do E/R-99. A FAB trata com muita discrição estas aeronaves.
Só sei que o R-99 não passou pelo mesmo nível de modernização dos AEW&C. Se isto afetará negativamente seu desempenho, não sei dizer. Mas alguns projetos nacionais como o data link BR2 realmente devem trazer maior e melhor capacidades a aeronave. E isto pede um novo, e melhor, sistema de comunicações, gerenciamento de sistemas embarcados e outras coisas afins. Até onde tais mudanças serão possíveis, também não sei dizer.
Com apenas 3 aviões, cada modificação nele deve custar muito caro de se fazer. E isto é uma grande limitação do ponto de vista do poder de investimento da FAB, que já tem muitos outros projetos na fila esperando verba para dar continuidade ou simplesmente sair do papel.
Ainda sou de opinião que os C-99/VC-99 deveriam ser aproveitados e transformados em mais unidades do E/R-99. São mais úteis e necessários à FAB do que aos pelegos de Brasília.
Mas vai dizer que o GTE não tem avião para levar os caras pra casa... :evil:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13502
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#545 Mensagem por gabriel219 » Dom Ago 15, 2021 6:39 pm

FCarvalho escreveu: Dom Ago 15, 2021 3:50 pm
knigh7 escreveu: Sex Ago 13, 2021 4:42 pm O R-99 terá o link BR2, os computadores da aeronave precisam acompanhar o volume de informações desse sensor mais sofisticado, não sei o que vai faltar nela.
Conheço pouco das capacidades do E/R-99. A FAB trata com muita discrição estas aeronaves.
Só sei que o R-99 não passou pelo mesmo nível de modernização dos AEW&C. Se isto afetará negativamente seu desempenho, não sei dizer. Mas alguns projetos nacionais como o data link BR2 realmente devem trazer maior e melhor capacidades a aeronave. E isto pede um novo, e melhor, sistema de comunicações, gerenciamento de sistemas embarcados e outras coisas afins. Até onde tais mudanças serão possíveis, também não sei dizer.
Com apenas 3 aviões, cada modificação nele deve custar muito caro de se fazer. E isto é uma grande limitação do ponto de vista do poder de investimento da FAB, que já tem muitos outros projetos na fila esperando verba para dar continuidade ou simplesmente sair do papel.
Ainda sou de opinião que os C-99/VC-99 deveriam ser aproveitados e transformados em mais unidades do E/R-99. São mais úteis e necessários à FAB do que aos pelegos de Brasília.
Mas vai dizer que o GTE não tem avião para levar os caras pra casa... :evil:
Cara, como, no mesmo texto você diz desconhecer a aeronave mas ainda sim quer afirmar que ele sofre negativamente sem modernização? Vai modernizar o quê ali?




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#546 Mensagem por knigh7 » Dom Ago 15, 2021 8:52 pm

Era como as reclamações que havia por parte de alguns sobre o número de caças do 2º lote de Gripens para a FAB sendo que apenas foi divulgado há 2 meses atrás.

Ninguém sabia mas reclamavam...




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13502
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#547 Mensagem por gabriel219 » Dom Ago 15, 2021 10:21 pm

Sinceramente eu não vejo nada além da atualização de software dos R-99.

O Hardware do R-99 torna a aeronave uma das melhores aeronaves de Inteligência que voam nesse planeja. Pro tamanho da aeronave está de excelentíssimo tamanho.

Não há como transformar um R-99 no JSTARS ou Tu-204R, que são aeronaves bem maiores e podem comportar sensores maiores e fornecer mais energia pros mesmos.

Em comparação ao ASTARS, está de excelente tamanho e gostaria de ver mais R-99's por ai.

Não entendo a reclamação.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#548 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 16, 2021 12:24 pm

gabriel219 escreveu: Dom Ago 15, 2021 6:39 pm
FCarvalho escreveu: Dom Ago 15, 2021 3:50 pm Só sei que o R-99 não passou pelo mesmo nível de modernização dos AEW&C. Se isto afetará negativamente seu desempenho, não sei dizer.
Cara, como, no mesmo texto você diz desconhecer a aeronave mas ainda sim quer afirmar que ele sofre negativamente sem modernização? Vai modernizar o quê ali?
Acho que assim está melhor.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#549 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 16, 2021 12:25 pm

knigh7 escreveu: Dom Ago 15, 2021 8:52 pm Era como as reclamações que havia por parte de alguns sobre o número de caças do 2º lote de Gripens para a FAB sendo que apenas foi divulgado há 2 meses atrás.
Ninguém sabia mas reclamavam...
Foi divulgado o número de caças do segundo lote? Não entendi.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#550 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 16, 2021 12:27 pm

gabriel219 escreveu: Dom Ago 15, 2021 10:21 pm Sinceramente eu não vejo nada além da atualização de software dos R-99.
O Hardware do R-99 torna a aeronave uma das melhores aeronaves de Inteligência que voam nesse planeja. Pro tamanho da aeronave está de excelentíssimo tamanho.
Não há como transformar um R-99 no JSTARS ou Tu-204R, que são aeronaves bem maiores e podem comportar sensores maiores e fornecer mais energia pros mesmos.
Em comparação ao ASTARS, está de excelente tamanho e gostaria de ver mais R-99's por ai.
Não entendo a reclamação.
Não há reclamação de minha parte. Se entendeu isso, entendeu errado.
Apenas apontei a questão da não modernização dos R-99 no mesmo nível dos E-99.
Só isso.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#551 Mensagem por knigh7 » Seg Set 27, 2021 12:01 am

Estou colocando aqui porque o vídeo tem bastante a ver com o E-99:





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#552 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 28, 2021 11:22 am

Um Erieye bem que poderia oferecer uma solução interessante se puder ser adaptado ao AW-609.
Mas acho que a aeronave da Leonardo é muito pequeno para a versão que a FAB utiliza. Caso os suecos disponham de opções com ele em menor escala, ainda que com menores capacidades, talvez possa ser uma solução de AEW&C para o Atlântico.
Existem outros radares AESA que também poderiam fazer este trabalho, como o modelo israelense no P-600 da Embraer. A própria Leonardo oferece radares com esta capacidade e que poderiam ser utilizados também.
Algo para a gente pensar no futuro.

https://www.leonardocompany.com/en/air/ ... rne-radars




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1899
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#553 Mensagem por arcanjo » Sex Dez 17, 2021 4:04 pm

Hoje (17/12), a FAB recebeu a terceira aeronave E-99M modernizado, em Gavião Peixoto/SP. O E-99M é capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real, sobre aeronaves voando à baixa altura.

https://scontent.fcgh3-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/267404635_7504971486187001_6821082730175437596_n.jpg?_nc_cat=110&ccb=1-5&_nc_sid=8bfeb9&_nc_ohc=Gc3VzoYJr_wAX_qUosz&_nc_ht=scontent.fcgh3-1.fna&oh=00_AT-ItLofVpKp4rFhCDPkJq5SAYcEQIgS8-Ld8C-r8dfIug&oe=61C1EAAD

https://scontent.fcgh3-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/268101070_7504971532853663_5652535546173850898_n.jpg?_nc_cat=106&ccb=1-5&_nc_sid=8bfeb9&_nc_ohc=iPXwciGF9K0AX_WpaL4&_nc_ht=scontent.fcgh3-1.fna&oh=00_AT90pR9h_8w_rP-9hOLOrdjHtf2QHP-qiUOA1Lh3HUjYjw&oe=61C1C296

https://scontent.fcgh3-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/268277029_7504971792853637_9018631813636663767_n.jpg?_nc_cat=104&ccb=1-5&_nc_sid=8bfeb9&_nc_ohc=Fq8bI7wMSe4AX9WUrnh&_nc_ht=scontent.fcgh3-1.fna&oh=00_AT9e0fDRr72IwRfFzbxkW2AHyzIU6UjyQD8Q6ppqKKSljQ&oe=61C10464

https://scontent.fcgh3-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/269153793_7504971919520291_2688486206708907767_n.jpg?_nc_cat=106&ccb=1-5&_nc_sid=8bfeb9&_nc_ohc=vTzrsWuJXo4AX9ttw0A&tn=26ZEEymp0EyAsKMr&_nc_ht=scontent.fcgh3-1.fna&oh=00_AT-0kuC4yqJaQAYkusx75anTCCG5Eqr0U2SqNrH_BybTMA&oe=61C2833A

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#554 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 17, 2021 4:08 pm

Ótima notícia. Melhor ainda se pegarem os outros 8 ERJ-145 e transformarem em E/R-99 também.
Serão com certeza muito mais úteis ao país do que como táxi aéreo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13502
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#555 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 17, 2021 10:00 pm

Seria interessante a possibilidade de dotar a aeronave com um radar AESA convencional na parte frontal, pra compensar a limitação frontal do radar.




Responder