EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#556 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Dez 18, 2021 2:23 pm

Uma pergunta, os R-99 também serão modernizados, ou apenas os E-99?


Um abraço e t+ :)




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#557 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 18, 2021 3:55 pm

Até onde eu sei, a FAB não estimou nenhuma modernização dos R-99 até o momento.
Não ao menos da envergadura dos E-99. Apenas questões pontuais.
E como são apenas 3 aviões, talvez o custo não valha o investimento.
Por essa e outras que sou a favor de pegar os 8 ERJ-145 que ainda tem voando na FAB e transformar em E/R-99. Muito melhor aproveitados do que como estão hoje.
Mas esse sou eu aqui pensando com os meus botões.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#558 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 18, 2021 3:59 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Dez 18, 2021 3:55 pm Até onde eu sei, a FAB não estimou nenhuma modernização dos R-99 até o momento.
Não ao menos da envergadura dos E-99. Apenas questões pontuais.
E como são apenas 3 aviões, talvez o custo não valha o investimento.
Por essa e outras que sou a favor de pegar os 8 ERJ-145 que ainda tem voando na FAB e transformar em E/R-99. Muito melhor aproveitados do que como estão hoje.
Mas esse sou eu aqui pensando com os meus botões.

Só pra saber: não eram 5 (cinco) E-99 e 4 (quatro) R-99? [085] [085] [085] [085]




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#559 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 18, 2021 4:04 pm

Túlio escreveu: Sáb Dez 18, 2021 3:59 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Dez 18, 2021 3:55 pm Até onde eu sei, a FAB não estimou nenhuma modernização dos R-99 até o momento.
Não ao menos da envergadura dos E-99. Apenas questões pontuais.
E como são apenas 3 aviões, talvez o custo não valha o investimento.
Por essa e outras que sou a favor de pegar os 8 ERJ-145 que ainda tem voando na FAB e transformar em E/R-99. Muito melhor aproveitados do que como estão hoje.
Mas esse sou eu aqui pensando com os meus botões.
Só pra saber: não eram 5 (cinco) E-99 e 4 (quatro) R-99? [085] [085] [085] [085]
Não, são 5 E-99 e 3 R-99.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#560 Mensagem por Lucubus » Sáb Dez 18, 2021 4:16 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Dez 18, 2021 3:55 pm Até onde eu sei, a FAB não estimou nenhuma modernização dos R-99 até o momento.
Não ao menos da envergadura dos E-99. Apenas questões pontuais.
E como são apenas 3 aviões, talvez o custo não valha o investimento.
Por essa e outras que sou a favor de pegar os 8 ERJ-145 que ainda tem voando na FAB e transformar em E/R-99. Muito melhor aproveitados do que como estão hoje.
Mas esse sou eu aqui pensando com os meus botões.
Os R-99 foram modernizados


https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/ ... 0Pa%C3%ADs

sds




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#561 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 18, 2021 4:33 pm

A aeronave R-99 recebeu um Sensor Elétrico Óptico (OIS, sigla em inglês para Optical Electrical Sensor) mais moderno, que permite um melhor desempenho. Trata-se do MX-15, que inclui um sensor infravermelho (IR) e é otimizado para desempenho de longo alcance.
Como está cito no texto da matéria, o processo é de atualização e não modernização. São termos que podem confundir, mas tem emprego e sentido diferentes, embora complementares.
Os E-99 foram extensamente modificados, desde a célula, passando pelos sensores embarcados e aviônica de voo. No caso dos R-99, como citei antes, ele recebeu modificações pontuais que permitem um melhor desempenho de suas atividades.
Comparado com o que foi feito nos AEW&C o que foi feito nos R-99 é bem distinto, e diria até que foi um processo bem razoável, para não dizer, superficial.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#562 Mensagem por Lucubus » Sáb Dez 18, 2021 4:45 pm

:roll: :shock: Ahã....




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#563 Mensagem por gabriel219 » Sáb Dez 18, 2021 7:55 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Dez 18, 2021 4:33 pm
A aeronave R-99 recebeu um Sensor Elétrico Óptico (OIS, sigla em inglês para Optical Electrical Sensor) mais moderno, que permite um melhor desempenho. Trata-se do MX-15, que inclui um sensor infravermelho (IR) e é otimizado para desempenho de longo alcance.
Como está cito no texto da matéria, o processo é de atualização e não modernização. São termos que podem confundir, mas tem emprego e sentido diferentes, embora complementares.
Os E-99 foram extensamente modificados, desde a célula, passando pelos sensores embarcados e aviônica de voo. No caso dos R-99, como citei antes, ele recebeu modificações pontuais que permitem um melhor desempenho de suas atividades.
Comparado com o que foi feito nos AEW&C o que foi feito nos R-99 é bem distinto, e diria até que foi um processo bem razoável, para não dizer, superficial.
Modernizar = deixar moderno.
Atualizar = deixar atual.

Considere que, por algum motivo inimaginável, são coisas diferentes.

Isso que dá ficar assistindo o Caiafa quando ele falava que não tinham planos pra modernizar 1A5, ai veio e ele "ain, num é mudernização, é atualizassaum".

É duro ver alguém comparando a modernização do E-99 com o que foi feito no R-99!




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#564 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 18, 2021 8:20 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Dez 18, 2021 7:55 pm É duro ver alguém comparando a modernização do E-99 com o que foi feito no R-99!
De forma bem simplória para tu e quem mais quiser entender.

E-99 - mudou quase tudo, desde a célula até os sistemas embarcados e de voo.
R-99 - adição de um sensor eletro-óptico novo, e nada mais.

Qual a diferença entre ambos os processos? Todas.
Mas deixa pra lá. Estão aí voando. Se moderno ou atual, f...-se não vai fazer diferença nenhuma.
Aliás, queria fazer isso também nos ERJ-145, mas como não tem grana para KCete então não tem para outras coisas tão ou mais importantes, também.
Azar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#565 Mensagem por henriquejr » Sáb Dez 18, 2021 9:38 pm

Acredito que os R-99 estão em um nível tecnológico adequado para a missão que desempenha, sofrendo apenas algumas melhorias pontuais (como a troca do sensor eletro-optico, na justificando gastar milhões em casa aeronave no momento. Quem sabe a FAB não está deixando uma modernização de todo o sistema mais para a frente?

Não tem que comparar o R-99 com o E-99. Em comum, ambos os sistemas compartilham apenas o vetor (EMB-145). Os E-99 vão operar em conjunto com os F-39, talvez por este motivo tenham passado por uma modernização....




.
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#566 Mensagem por gabriel219 » Sáb Dez 18, 2021 11:33 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Dez 18, 2021 8:20 pm
gabriel219 escreveu: Sáb Dez 18, 2021 7:55 pm É duro ver alguém comparando a modernização do E-99 com o que foi feito no R-99!
De forma bem simplória para tu e quem mais quiser entender.

E-99 - mudou quase tudo, desde a célula até os sistemas embarcados e de voo.
R-99 - adição de um sensor eletro-óptico novo, e nada mais.

Qual a diferença entre ambos os processos? Todas.
Mas deixa pra lá. Estão aí voando. Se moderno ou atual, f...-se não vai fazer diferença nenhuma.
Aliás, queria fazer isso também nos ERJ-145, mas como não tem grana para KCete então não tem para outras coisas tão ou mais importantes, também.
Azar.
Já que você tem extenso conhecimento sobre a funcionalidade do R-99, o que tem que modernizar nele. Diga ai, por gentileza.

Tá chorando fazem meses em relação a isso, mas diga algo útil, o que tem que modernizar nele, botar um canhão 155 mm?




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#567 Mensagem por Pablo Maica » Dom Dez 19, 2021 12:38 am

Lucubus escreveu: Sáb Dez 18, 2021 4:16 pm
Os R-99 foram modernizados


https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/ ... 0Pa%C3%ADs

sds
Era o que eu já imaginava, o R-99 não demanda um processo de modernização tão extenso quanto o E-99. Atualizando pontualmente alguns equipamentos ele já fica no estado da arte novamente, já o E-99 além de precisar estar preparado para operar de maneira eficiente e otimizada com o Gripen, ainda precisa atuar em um perfil de missão onde a guerra eletrônica é muito mais intensa.


Um abraço e t+ :)




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#568 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Dez 19, 2021 10:30 pm

@FCarvalho e @gabriel219: menos fígado, mais cérebro. Cérebro para propor uma ideia, e cérebro para responder.
Os dois estão errando nisso. E com uma certa frequência.
Debatam.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#569 Mensagem por Viking » Ter Dez 21, 2021 4:23 pm

Túlio escreveu: Sáb Dez 18, 2021 3:59 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Dez 18, 2021 3:55 pm Até onde eu sei, a FAB não estimou nenhuma modernização dos R-99 até o momento.
Não ao menos da envergadura dos E-99. Apenas questões pontuais.
E como são apenas 3 aviões, talvez o custo não valha o investimento.
Por essa e outras que sou a favor de pegar os 8 ERJ-145 que ainda tem voando na FAB e transformar em E/R-99. Muito melhor aproveitados do que como estão hoje.
Mas esse sou eu aqui pensando com os meus botões.

Só pra saber: não eram 5 (cinco) E-99 e 4 (quatro) R-99? [085] [085] [085] [085]

Parabéns.
Excelente ideia: Converter os 8 ERJ 145 de transporte em E99. Estes deveriam acrescentar sonda de REVO.
[009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009]




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#570 Mensagem por J.Ricardo » Ter Dez 21, 2021 5:03 pm

Se fizerem isso com eles, a FAB vai ter que substituir por outros mais novos pra ficar levando político pra todo canto do país.
Se for pra aumentar a quantidade de unidades especializadas, melhor comprar aviões mais capazes e deixar os políticos voando com o que tem hoje.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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