Isso é arte?

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Isso é arte?

#1 Mensagem por rodrigo » Sex Set 17, 2010 3:55 pm

Imagem

Obra que estará na Bienal causa polêmica por "matar" FHC e Lula

A "Série Inimigos", de Gil Vicente, está causando polêmica antes mesmo de ser exposta na Bienal de São Paulo, que será inaugurada na próxima terça-feira. Nela, o artista retrata a si mesmo matando personagens famosos como Fernando Henrique Cardoso e Lula.

Nesta sexta-feira, a OAB-SP (Ordem dos Advogados de São Paulo) divulgou uma nota em que se coloca contra a exposição da série, "por fazer apologia ao crime".

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/ ... lula.shtml




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Isso é arte?

#2 Mensagem por rodrigo » Sex Set 17, 2010 3:57 pm

Imagem




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Isso é arte?

#3 Mensagem por tflash » Sex Set 17, 2010 4:03 pm

Infelizmente é! São originais feitos com técnica artística o que não coloca o autor acima da lei e pelo tema controverso já ganhou mais um pouco de fama.

Já vi manifestações artísticas mais discutíveis.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Isso é arte?

#4 Mensagem por Skyway » Sex Set 17, 2010 5:44 pm

Pô, genial. Adorei. :D




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Isso é arte?

#5 Mensagem por Bourne » Sex Set 17, 2010 6:14 pm

Ahhh...... É genial. 8-]




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Isso é arte?

#6 Mensagem por Túlio » Sex Set 17, 2010 6:16 pm

Deve ser TUCANO esse cara: todo mundo ele mata a tiro menos O LULA, que ele prefere...DEGOLAR... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Hader

Re: Isso é arte?

#7 Mensagem por Hader » Sex Set 17, 2010 10:03 pm

Sintomática a preferência pelo ferro branco... :mrgreen:




Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: Isso é arte?

#8 Mensagem por suntsé » Sex Set 17, 2010 10:21 pm

Eu achei uma obra de mau gosto. Este meliante deveria ser objeto de ação judicial. Para mim é uma clara apologiam ao crime.

Muitos artitas, diretosres se comportam como se não, tivesem respeito por nada....confundem liberdade com libertinagem.

Lamentavel.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Isso é arte?

#9 Mensagem por Bolovo » Sex Set 17, 2010 10:25 pm





"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Isso é arte?

#10 Mensagem por Clermont » Sáb Set 18, 2010 9:03 am

suntsé escreveu:Eu achei uma obra de mau gosto. Este meliante deveria ser objeto de ação judicial. Para mim é uma clara apologiam ao crime.

Muitos artitas, diretosres se comportam como se não, tivesem respeito por nada....confundem liberdade com libertinagem.

Lamentavel.
x 10.

Se, em nome da liberdade de expressão, uma sociedade deve tolerar uma aberração como esta, o que virá em seguida?

Uma exposição "artística" com imagens de menininhas de 4 anos de idade, sendo sodomizadas?

Eu sei que esta é uma questão espinhosa, e a gente, facilmente, pode cair nas garras de gente que adora fazer censura e impedir o livre arbítrio. Mas, diabos! É preciso um pouco de senso comum. Eu não consigo, de jeito nenhum, considerar isto como "livre expressão" e "obra de arte".




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Isso é arte?

#11 Mensagem por joao fernando » Sáb Set 18, 2010 9:33 am

Mas é arte, logo, tem que ser respeitada

A 500 anos, imaginar uma caixa branca (computador) que fala com vc, dava fogueira

O artista usa sua arte, pra mostrar o descontentamento com a instituição, o que é valido. E vai chamar a atenção pra causa defendida...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: Isso é arte?

#12 Mensagem por U-27 » Sáb Set 18, 2010 9:55 am

joao fernando escreveu:Mas é arte, logo, tem que ser respeitada

A 500 anos, imaginar uma caixa branca (computador) que fala com vc, dava fogueira

O artista usa sua arte, pra mostrar o descontentamento com a instituição, o que é valido. E vai chamar a atenção pra causa defendida...

la vem falar de fogueira, e dalhe mitologia

mas falando do topico, ora, não é arte, ponto, não é por que é uma suposta arte que deve ser respeitada.




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Isso é arte?

#13 Mensagem por joao fernando » Sáb Set 18, 2010 10:00 am

Quem falou em mitologia? Os tempos mudam, mas alguns ainda parecem viver no século 14... :twisted:

Eu heim... :roll:




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: Isso é arte?

#14 Mensagem por U-27 » Sáb Set 18, 2010 10:05 am

não tem problema, se eu pudesse vivia no seculo 10 hehe

mas para ter fogueira para queimar bruxaria só pode ser protestantes de que você fala




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Isso é arte?

#15 Mensagem por Skyway » Sáb Set 18, 2010 10:25 am

Isso aí...vamos todos contar piadas de quando o "lula morreu e foi falar com são pedro", ou falar que o Bush devia ter ido pro inferno...Vamos rir dos quadros do caceta e planeta matando Lula, Obama, FHC, Papa e etc. Vamos ver filmes americanos onde desde a década de 70 se encena a morte de autoridades de verdade como o Papa, a Rainha, Presidentes...em filmes sérios e comédias... Aí vem um cara e faz o dele, faz desenhos encenando a mesma coisa, e só por que é uma cena congelada e não um quadro de um ou dois minutos, ela da chance ao puritanismo que existe dentro de nós florescer e interferir em nosso julgamento.

Pô gente, qual é! É um DESENHO, não é NADA NOVO, todo mundo no Brasil e FORA fazem coisas assim a todo momentoe literalmente a séculos! Quantos livros, de textos, contos ou poesias, quantas músicas e filmes existem na história que versam sobre matar uma autoridade?

O que causa "indignação" é que o cara fez no papel o que podemos fazer(e fazemos) na cabeça sem nos sentirmos culpados de nada. Ele passou pro papel uma imagem, só isso.

Vamos botar a mão na consciência e ver se algum dia não nos expressamos com outras pessoas ou com nós mesmos sentimentos idênticos aos que esses desenhos passam.

Acho que é muito fácil julgar sem analisar...e os advogados de plantão que já são loucos pra enquadrar qualquer coisa, já voaram com tudo em cima disso. Assim como voariam a 40 anos em cima de um comercial de cerveja mostrasse uma mulher de Biquini...é a patrulha convenientemente puritana.

Um abraço...




AD ASTRA PER ASPERA
Responder