Aviões bombeiro

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FINGER
Júnior
Júnior
Agradeceu: 27 vezes

Aviões bombeiro

#1 Mensagem por FINGER » Qui Set 16, 2010 2:52 pm

Pessoal como todos têm acompanhado pela mídia, o Brasil este ano tem apresentado um aumento considerável no número de queimadas em todas as regiões. O país está literalmente "pegando fogo".

A FAB a cerca de uns 3 anos atrás comprou dois exemplares de um sistema modular denominado MAFFS para uso nos C-130, porém não tenho visto notícias do uso desse equipamento no combate efetivo aos incêndios (à exceção de uma operação na Bahia em novembro de 2008).

Alguém saberia dizer se o sistema tem sido utilizado? Se não, quais seriam os motivos do mesmo não estar sendo usado nas queimadas que assolam o país? Pode ter algo a ver com a baixa disponibilidades do C-130 da FAB? O sistema MAFFS pode ser utilizado também no C-105 Amazonas?

Em relação a outros países que também sofrem com queimadas (EUA, Espanha, Grécia, Austrália, etc), como é a utilização dos aviões bombeiro lá? Pertencem a órgãos governamentias ou são particulares? São realmente efetivos no combate a incêndios de grandes proporções?

Alguém teria links sobre a utilização desses aviões nesses países?

Obrigado a todos!

Silvano R Ferreira
Brasília - DF
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: Aviões bombeiro

#2 Mensagem por Skyway » Qui Set 16, 2010 3:00 pm

Os dois sistemas estão num hangar do 1º GTT. Regularmente eles botam o sistema pra funcionar, mas só pra treinar e não deixar o equipamento ocioso. Não tenho dúvida que a baixa disponibilidade do C-130 contribui para a subutilização do sistema no Brasil. Sem contar a complexidade do preparo e reabastecimento do sistema.

Ele não entra no C-105 Amazonas, é muito grande, feito para o C-130. Não sei se vai poder ser utilizado pelo KC-390.

É o que sei.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 420 vezes

#3 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Set 16, 2010 3:08 pm

na maioria das vezes, o Brasil usa ipanemas bombeiros, e helicópteros com bambi buckets.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
FINGER
Júnior
Júnior

#4 Mensagem por FINGER » Qui Set 16, 2010 3:12 pm

Sim Glauber sei do uso de aviões Ipanema e helicópteros. Porém parece-me que não são as soluções ideais (principalmente no caso do Ipanema) e sim uma espécie de jeitinho brasileiro.

Gostaria de saber era sobre o uso de aviões do tipo Canadair CL-215/415 nos países que mencionei. Quais resultados tem sido alcançados nesses países? O uso de um avião deste modelo seria apropriado no Brasil?

Silvano R Ferreira
Brasília - DF
Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#5 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Set 16, 2010 3:34 pm

A maioria (não digo 100%, porque eu não conheço todos) dos aviões agícolas podem operar como bombeiros, sem ser gambiarra. O Ipanema leva 950 litros de água, enquanto o CL-415 leva pouco mais de 6 mil litros. Não sei se haveria espaço útil para operá-lo de maneira satisfatória. Acho que o helicóptero S-64 Skycrane é mais apto para o serviço, fora que ele leva até 10 mil litros. Grandes aeronaves anfíbias não tem espaço para operar na região das maiores queimadas, como o cerrado...

Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#6 Mensagem por Justin Case » Qui Set 16, 2010 4:04 pm

Amigos,

Certamente aviões especializados no combate a incêndios são mais adequados ao cumprimento dessas tarefas.
No entanto, esses aviões são completamente inúteis, a não ser que estejam exatamente cumprindo sua missão, ou seja, combatendo incêndios.
No caso do Brasil, essa necessidade de combate a incêndios é muito eventual, se comparada com a de outros países como Canadá, Estados Unidos, Austrália,...
Não podemos nos dar ao luxo de ter aviões-bombeiro estacionados vários meses à espera de um incêndio.
Creio que a opção por kits para operação em aeronaves de carga ou helicópteros pesados é muito mais adequada para a nossa realidade.
Abraços,

Justin

gaitero
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por gaitero » Qui Set 16, 2010 5:02 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

Certamente aviões especializados no combate a incêndios são mais adequados ao cumprimento dessas tarefas.
No entanto, esses aviões são completamente inúteis, a não ser que estejam exatamente cumprindo sua missão, ou seja, combatendo incêndios.
No caso do Brasil, essa necessidade de combate a incêndios é muito eventual, se comparada com a de outros países como Canadá, Estados Unidos, Austrália,...
Não podemos nos dar ao luxo de ter aviões-bombeiro estacionados vários meses à espera de um incêndio.
Creio que a opção por kits para operação em aeronaves de carga ou helicópteros pesados é muito mais adequada para a nossa realidade.
Abraços,

Justin

Tem certeza que estamos falando sobre o Brasil?

Um Avião bombeiro no Brasil, não ficaria parado nem mesmo 1 segundo, dada a magnitude dos incêncios que são registrados diariamente.

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
FINGER
Júnior
Júnior

#8 Mensagem por FINGER » Qui Set 16, 2010 5:14 pm

Concordo com Gaitero.

O Brasil, é tão grande que quando é seca em uma região em outra está chuvosa, ou seja, esses aviões teriam trabalho garantido para o ano todo.

A questão é:
- Não possuimos aviões dedicados ao combate a incêndios florestais. Parece-me que o CPBM do Rio era o único que possui um Air Tractor, mas o mesmo foi perdido em acidente.
- Os kits MAFFS adquiridos pela FAB, aparentemente não estão sendo usados com frequência (quais seriam os motivos?)
- Para o país seria viável aviões do porte do Canadair CL-215/415?

Silvano R Ferreira
Brasília - DF
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#9 Mensagem por WalterGaudério » Qui Set 16, 2010 5:24 pm

FINGER escreveu:Concordo com Gaitero.

O Brasil, é tão grande que quando é seca em uma região em outra está chuvosa, ou seja, esses aviões teriam trabalho garantido para o ano todo.

A questão é:
- Não possuimos aviões dedicados ao combate a incêndios florestais. Parece-me que o CPBM do Rio era o único que possui um Air Tractor, mas o mesmo foi perdido em acidente.
- Os kits MAFFS adquiridos pela FAB, aparentemente não estão sendo usados com frequência (quais seriam os motivos?)
- Para o país seria viável aviões do porte do Canadair CL-215/415?
BERIEV 200?

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#10 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Set 16, 2010 5:26 pm

Eu acho que o CL-415 não é o ideal para o Brasil. Temos muitos rios, certo, mas quantos dão a possibilidade de pousar, coletar a água, e voltar? Por isso eu sou mais o S-64...

Cuidado com os sintomas.

Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#11 Mensagem por Justin Case » Qui Set 16, 2010 6:20 pm

Amigos,

A pouca utilização dos kits do nosso C-130 dá uma dimensão da nossa necessidade.
Em todo caso, entre as soluções, eu prefiro a do helicóptero pesado + bucket.
Já vi um Chinook italiano reabastecendo de água. Qualquer laguinho próximo ao incêndio serve.
Para reabastecer uma aeronave (requer pista) ou hidroavião é bem mais complicado e demorado.
E ainda, enquanto não há fogo para apagar, um helicóptero pesado é um "carrinho de mão" :D
Abraço,

Justin

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 155 vezes
Agradeceram: 444 vezes

#12 Mensagem por prp » Qui Set 16, 2010 6:49 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

A pouca utilização dos kits do nosso C-130 dá uma dimensão da nossa necessidade.
Em todo caso, entre as soluções, eu prefiro a do helicóptero pesado + bucket.
Já vi um Chinook italiano reabastecendo de água. Qualquer laguinho próximo ao incêndio serve.
Para reabastecer uma aeronave (requer pista) ou hidroavião é bem mais complicado e demorado.
E ainda, enquanto não há fogo para apagar, um helicóptero pesado é um "carrinho de mão" :D
Abraço,

Justin
Pois é, eu também acho melhor um heli pesado para a tarefa.
Será quantos litros de água um mi26 carrega.

Tem uma empresa em Minas ou SP, que tem um avião para combate a incendio, Acho que eles tem um contrato com o governo de Minas para apagar incendios na serra da canastra.

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#13 Mensagem por alcmartin » Qui Set 16, 2010 10:29 pm

Avião ou helicóptero, o que sei é que a missão é a maior roubada para o piloto... :? :shock: [002] [002] [001]

tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#14 Mensagem por tflash » Sáb Set 18, 2010 12:19 pm

Portugal tem uma época de incêndios que vai desde Junho a Setembro e investiu numa empresa que opera meios aéreos de combate a incêndios e meios próprios permanentes.

http://www.ema-sa.pt/

usam os Kamov 32A e os Ecureuil na frota permanente, tendo quase comprado Beriev B200 que avaliaram.
Quando chega a época dos fogos, alugam mais meios.

Antes disso, eram os C130 que largavam calda retardante, mas penso que não seja tão eficaz.

Imagem

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6887 vezes
Agradeceram: 7165 vezes
Contato:

#15 Mensagem por Túlio » Sáb Set 18, 2010 12:31 pm

Os Russos fabricam umas bombas que podem ser lançadas por aviões de combate comuns: ao detonarem, apagam tudo num raio de trocentos metros. A tecnologia para fazer isso não deve ser esse terror todo para desenvolver aqui e ainda já se tem os aviões e seria um excelente treinamento para os Pilotos...

Aliás, lembro de ter postado aqui mesmo, no DB, anos atrás, quando eu ainda tinha login na Rosoboronexport, fotos das bombas em ação e dados de seu funcionamento...

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Responder