Legião Estrangeira, a minha experiência pessoal.

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: Legião Estrangeira, a minha experiência pessoal.

#151 Mensagem por R.A.Barros » Ter Out 19, 2010 12:23 pm

legionario..
Hoje em dia você recomendaria alguem a servir a legião?
de valer a pena?




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2059
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Legião Estrangeira, a minha experiência pessoal.

#152 Mensagem por Frederico Vitor » Ter Out 19, 2010 7:35 pm

Achei isso no Youtube:
.

.


.


.


.




Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2059
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Legião Estrangeira, a minha experiência pessoal.

#153 Mensagem por Frederico Vitor » Ter Out 19, 2010 7:59 pm

Mais isso:
.

.

.

.




legionario
Júnior
Júnior
Mensagens: 112
Registrado em: Dom Abr 05, 2009 6:04 am
Localização: Espaço Lusofono

Re: Legião Estrangeira, a minha experiência pessoal.

#154 Mensagem por legionario » Qua Out 20, 2010 7:51 am

R.A.Barros escreveu:legionario..
Hoje em dia você recomendaria alguem a servir a legião?
de valer a pena?
Eu nao posso generalizar . Servir a Legiao é uma decisao que cada interessado deve tomar depois de avaliar ele mesmo os "pros" e os "contras" e confrontar com as suas proprias aspiraçoes e maneira de ser e de vêr a vida. Uma das razoes porque escrevo a minha historia, é para que haja mais uma informaçao que permita aos interessados julgar com mais conhecimento de causa.

Existem, globalmente 3 tipos de candidatos :
-os aventureiros, aqueles que nao se conformam com uma "vida normalizada" (penso que é o meu caso) e que gostam de movimento, de mudar constantemente de ares, de conhecer coisas e sentimentos diferentes e insolitos...
-os fugitivos, aqueles que fogem de algo : da justiça, da mafia, os refugiados politicos...
-os "engagés gamelle" : aqueles que se alistaram pelo "tacho" ; foi o caso de uma boa parte dos candidatos dos paises de leste levados a alistar-se na legiao para poder ter "cama, mesa e roupa lavada".

Na realidade, tem que haver um bom motivo para alguem se alistar na legiao pois esta ideia nao ocorre a uma pessoa "normal". A cada um de tomar essa decisao sozinho !

Um outro ditado antigo na legiao diz que um legionario ao fim de 5 anos de serviço (o contrato inicial), fica inapto para a vida civil. Este ditado tem muita verdade, e eu desenvolverei este tema futuramente. Os candidatos a legionario nunca pensam no "depois" da legiao...




IN HOC SIGNO VINCES
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37909
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2612 vezes

Re: Legião Estrangeira, a minha experiência pessoal.

#155 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Out 20, 2010 9:09 am

Tenho que dizer que muitas pessoas em Portugal pensam o mesmo das Tropas Especiais cá em Portugal. Quando eu digo que isso é treta elas ficam um pouco perplexas, é que uma realidade é estar a levar no pêlo e ao fim-de-semana voltar para casa, estar a ser treinado para defender a SUA pátria, etc. Mesmo a brutalidade na instrução já não é a mesma, no tempo em que o Legionário esteve na PA era perfeitamente aceitável ir para casa todo partido, no meu tempo (10 anos atrás) houve uns quantos que tiveram encontros imediatos com os punhos de alguns cabos e de alguns instrutores, por causa disso ficaram no fim-de-semana na unidade para não haver marca dos esp...beijinhos e caricias. Hoje em dia é impensável, afinal eles têm tão poucos voluntários que se um desistir estão lixados! :shock:

A Legião é uma outra realidade, isso é bastante claro. Dos 2 Legionários que falei pessoalmente dá para ver que são pessoas que estão afectadas psicológicamente por tudo o que passaram. O último com que falei era super reservado e só soube que ele era Legionário porque começamos a falar mal do Exército Norte-Americano por uma reportagem na TV. Ainda falei com ele algumas vezes antes de ele voltar para França (já não está na Legião mas continua a trabalhar por lá).

Do meu tempo de tropa recordo-me dos bons tempos, dos maus já práticamente não me lembro. confesso que sai um pouco acelerado, mas hoje em dia práticamente não me distingo em nada dos meus amigos e familiares que nem sequer foram à tropa. Talvez conheço-me melhor a mim próprio que eles, de resto é igual.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Legião Estrangeira, a minha experiência pessoal.

#156 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Seg Nov 15, 2010 10:55 pm

cabeça de martelo escreveu:Tenho que dizer que muitas pessoas em Portugal pensam o mesmo das Tropas Especiais cá em Portugal. Quando eu digo que isso é treta elas ficam um pouco perplexas, é que uma realidade é estar a levar no pêlo e ao fim-de-semana voltar para casa, estar a ser treinado para defender a SUA pátria, etc. Mesmo a brutalidade na instrução já não é a mesma, no tempo em que o Legionário esteve na PA era perfeitamente aceitável ir para casa todo partido, no meu tempo (10 anos atrás) houve uns quantos que tiveram encontros imediatos com os punhos de alguns cabos e de alguns instrutores, por causa disso ficaram no fim-de-semana na unidade para não haver marca dos esp...beijinhos e caricias. Hoje em dia é impensável, afinal eles têm tão poucos voluntários que se um desistir estão lixados! :shock:

A Legião é uma outra realidade, isso é bastante claro. Dos 2 Legionários que falei pessoalmente dá para ver que são pessoas que estão afectadas psicológicamente por tudo o que passaram. O último com que falei era super reservado e só soube que ele era Legionário porque começamos a falar mal do Exército Norte-Americano por uma reportagem na TV. Ainda falei com ele algumas vezes antes de ele voltar para França (já não está na Legião mas continua a trabalhar por lá).

Do meu tempo de tropa recordo-me dos bons tempos, dos maus já práticamente não me lembro. confesso que sai um pouco acelerado, mas hoje em dia práticamente não me distingo em nada dos meus amigos e familiares que nem sequer foram à tropa. Talvez conheço-me melhor a mim próprio que eles, de resto é igual.

Cabeça-de-martelo falando mal do exército imperial?!!!!

O mundo vai acabar!!




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: Legião Estrangeira, a minha experiência pessoal.

#157 Mensagem por Moccelin » Ter Nov 16, 2010 7:15 am

O que aconteceu com a história? C'est fini?




The cake is a lie...
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37909
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2612 vezes

Re: Legião Estrangeira, a minha experiência pessoal.

#158 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Nov 16, 2010 7:29 am

Porquê Ilya? Não devo nada aos Norte-Americanos, nem aos Russos, nem aos marcianos, etc.

Posso dizer-te que o pessoal das SF (Green Berets) vão a Tancos periodicamente e segundo os militares que fizerm exercicios com eles, eles pouco ou nada têm para nos ensinar (Páras Portugueses).




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37909
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2612 vezes

Re: Legião Estrangeira, a minha experiência pessoal.

#159 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Nov 16, 2010 7:32 am

Moccelin escreveu:O que aconteceu com a história? C'est fini?
A última vez que falei com o Legionário ele disse que estava com pouco tempo por causa do trabalho.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FoxTroop
Sênior
Sênior
Mensagens: 1477
Registrado em: Qui Mai 27, 2010 11:56 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 112 vezes

Re: Legião Estrangeira, a minha experiência pessoal.

#160 Mensagem por FoxTroop » Ter Nov 16, 2010 10:29 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:Cabeça-de-martelo falando mal do exército imperial?!!!!

O mundo vai acabar!!
Encontrará poucos portugueses que tenham servido com americanos ou mesmo simples intercambio militar no ambito de exercicios, que não tenha uma impressão pouco simpatica para com eles. Tirando os elementos das forças de elite, a qualidade geral dos militares americanos é sofrivel. Trabalhei com Marines, alguns AA e com a US Cavalry em diversas vezes e apesar de quadros (sargentos e oficiais) geralmente bastante competentes, a massa humana nem merece menção. É recrutada entre o pior de que existe numa sociedade e, na esmagadora maioria dos casos, servem apenas para fazer numero.

Agora a capacidade material....... Isso é outra história. Nada dá mais pica que saltar de um Black Hawk com os Apache a dar cobertura de fogo. Um gajo sente-se o maior da rua. Ou olhar para o parque e ver todos aqueles M1A e M3 Bradley.

Dos russos não posso falar muito, apenas tive contacto com VDV's, eram máquinas como poucos (não me parece que fossem a VDV "normal" pois o grupo do tamanho de secção reforçada, tinha como CMDT o equivalente a Tenente-Coronel) e os gajos pura e simplesmente não se misturavam connosco, nem na D-FAC. Aliás o único a meter conversa foi o CMDT deles, que tentou negociar comigo a troca da minha faca de mato pelo relógio dele (dizia o gajo que era um relogio igual ao que o Gagarin levou para o espaço :lol: :lol: :lol: ).




Imagem
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Legião Estrangeira, a minha experiência pessoal.

#161 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Nov 16, 2010 10:37 pm

FoxTroop escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu:Cabeça-de-martelo falando mal do exército imperial?!!!!

O mundo vai acabar!!
Encontrará poucos portugueses que tenham servido com americanos ou mesmo simples intercambio militar no ambito de exercicios, que não tenha uma impressão pouco simpatica para com eles. Tirando os elementos das forças de elite, a qualidade geral dos militares americanos é sofrivel. Trabalhei com Marines, alguns AA e com a US Cavalry em diversas vezes e apesar de quadros (sargentos e oficiais) geralmente bastante competentes, a massa humana nem merece menção. É recrutada entre o pior de que existe numa sociedade e, na esmagadora maioria dos casos, servem apenas para fazer numero.

Agora a capacidade material....... Isso é outra história. Nada dá mais pica que saltar de um Black Hawk com os Apache a dar cobertura de fogo. Um gajo sente-se o maior da rua. Ou olhar para o parque e ver todos aqueles M1A e M3 Bradley.

Dos russos não posso falar muito, apenas tive contacto com VDV's, eram máquinas como poucos (não me parece que fossem a VDV "normal" pois o grupo do tamanho de secção reforçada, tinha como CMDT o equivalente a Tenente-Coronel) e os gajos pura e simplesmente não se misturavam connosco, nem na D-FAC. Aliás o único a meter conversa foi o CMDT deles, que tentou negociar comigo a troca da minha faca de mato pelo relógio dele (dizia o gajo que era um relogio igual ao que o Gagarin levou para o espaço :lol: :lol: :lol: ).
Deveria ter trocado, pois igual só na China...
:lol: :lol:




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37909
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2612 vezes

Re: Legião Estrangeira, a minha experiência pessoal.

#162 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Nov 17, 2010 9:30 am

FoxTroop escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu:Cabeça-de-martelo falando mal do exército imperial?!!!!

O mundo vai acabar!!
Encontrará poucos portugueses que tenham servido com americanos ou mesmo simples intercambio militar no ambito de exercicios, que não tenha uma impressão pouco simpatica para com eles. Tirando os elementos das forças de elite, a qualidade geral dos militares americanos é sofrivel. Trabalhei com Marines, alguns AA e com a US Cavalry em diversas vezes e apesar de quadros (sargentos e oficiais) geralmente bastante competentes, a massa humana nem merece menção. É recrutada entre o pior de que existe numa sociedade e, na esmagadora maioria dos casos, servem apenas para fazer numero.

Agora a capacidade material....... Isso é outra história. Nada dá mais pica que saltar de um Black Hawk com os Apache a dar cobertura de fogo. Um gajo sente-se o maior da rua. Ou olhar para o parque e ver todos aqueles M1A e M3 Bradley.

Dos russos não posso falar muito, apenas tive contacto com VDV's, eram máquinas como poucos (não me parece que fossem a VDV "normal" pois o grupo do tamanho de secção reforçada, tinha como CMDT o equivalente a Tenente-Coronel) e os gajos pura e simplesmente não se misturavam connosco, nem na D-FAC. Aliás o único a meter conversa foi o CMDT deles, que tentou negociar comigo a troca da minha faca de mato pelo relógio dele (dizia o gajo que era um relogio igual ao que o Gagarin levou para o espaço :lol: :lol: :lol: ).

FoxTroop eu por acaso tive o prazer de trocar ideias com um Pára Francês e o tipo queixou-se que no exercício que fez com Aerotransportados Russos da VDV, eles tiveram vários problemas. Os tipos eram segundo ele, umas bestas. Fisicamente eram muito a cima da média, mas depois não tiveram o desempenho que seria esperado. O motivo que ele deu foi que entre os oficiais e os praças estavam um quadro de sargentos sem qualquer poder. O resultado desse sistema eram uns oficiais com um bruta complexo que eram os maiores e melhores do mundo e o resto da tropa sem qualquer poder decisório. Como tu deves saber melhor que eu, uma Tropa Especial em que cada elemento não se saiba desenrascar por si só, é uma tropa castrada. Como é do conhecimento geral, a tropa Portuguesa no Kosovo foi extremamente eficiente porque uma das coisas que nos separavam dos seguintes contingentes era a possibilidade dos comandantes de patrulha em accionar operações de cerco e busca se tivesse suspeitas de actividades suspeitas, mesmo que não conseguisse entrar em contacto com os seus superiores hierárquicos. Ou seja, a nossa tropa era muito mais pró-activa que as restantes. O resultado final foi um elevado número de apreensões de armas.

PS: houve um exercicio em Tancos em que os Páras Norte-Americanos nem sequer conseguiram fazer a Pista Vermelha na sua totalidade... :twisted: :lol:

Mas têm cá uns meios do outro mundo... :cry:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: Legião Estrangeira, a minha experiência pessoal.

#163 Mensagem por Moccelin » Qua Nov 17, 2010 10:11 am

Esse problema da falta de um corpo de sargentos atuantes e eficiente é um problema antigo do exército russo, que vem do tempo soviético, e do uso político do oficialato (praticamente todos os oficiais eram do PC), e da criação de um distanciamento enorme entre entre os Oficiais e Praças, mesmo os sargentos, e aí lá se vai a iniciativa!

Provavelmente nas tropas de forças especiais isso deve ser diferente, porque operadores sem iniciativa eu não consigo conceber!

Tem um tópico, não lembro qual, que foi postado que problema similar ocorre nos exércitos árabes, e todos sabem o que isso causou durante TODAS as guerras que participaram, pelo que o relato do Cabeça indica se ocorresse uma guerra total entre OTAN e Varsóvia não seria diferente, massas e massas de soldados totalmente incoesas.

Isso seria uma boa pergunta pro Legionário... Como é a relação dos oficiais com os praças na Legião, é até um ponto mais importante, já que, como ele falou, os Oficiais não são, necessariamente, legionários de formação.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
FoxTroop
Sênior
Sênior
Mensagens: 1477
Registrado em: Qui Mai 27, 2010 11:56 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 112 vezes

Re: Legião Estrangeira, a minha experiência pessoal.

#164 Mensagem por FoxTroop » Qua Nov 17, 2010 11:28 am

cabeça de martelo escreveu:FoxTroop eu por acaso tive o prazer de trocar ideias com um Pára Francês e o tipo queixou-se que no exercício que fez com Aerotransportados Russos da VDV, eles tiveram vários problemas. Os tipos eram segundo ele, umas bestas. Fisicamente eram muito a cima da média, mas depois não tiveram o desempenho que seria esperado. O motivo que ele deu foi que entre os oficiais e os praças estavam um quadro de sargentos sem qualquer poder. O resultado desse sistema eram uns oficiais com um bruta complexo que eram os maiores e melhores do mundo e o resto da tropa sem qualquer poder decisório. Como tu deves saber melhor que eu, uma Tropa Especial em que cada elemento não se saiba desenrascar por si só, é uma tropa castrada. Como é do conhecimento geral, a tropa Portuguesa no Kosovo foi extremamente eficiente porque uma das coisas que nos separavam dos seguintes contingentes era a possibilidade dos comandantes de patrulha em accionar operações de cerco e busca se tivesse suspeitas de actividades suspeitas, mesmo que não conseguisse entrar em contacto com os seus superiores hierárquicos. Ou seja, a nossa tropa era muito mais pró-activa que as restantes. O resultado final foi um elevado número de apreensões de armas.

PS: houve um exercicio em Tancos em que os Páras Norte-Americanos nem sequer conseguiram fazer a Pista Vermelha na sua totalidade... :twisted: :lol:

Mas têm cá uns meios do outro mundo... :cry:
Cabeça, eu penso que não eram a VDV "normal", pelo desempenho que tiveram. Não posso afirmar que eram comandos do GRU (spetsnaz) mas não me pareceram "simples" páras, apesar do equipamento ser do mais regular. O que afirmaste acima é a verdade sobre a maneira doutrinatória da FA russas, pelo feedback que tive de outros que têm um conhecimento e contacto directo com eles. Mas esse problema também é bem visivel nos americanos. Se lhes falta o elo superior na cadeia de comando a "máquina" para. Penso que é o problema das máquinas de guerra demasiado complexas, deixam pouco espaço para o rasgo individual (que muitas vezes decide um confronto).

Desenrascanso, a palavra portuguesa que faz muita falta no vocabulário dessa gente. (e que nos tem safado e muito, por esse mundo fora)




Imagem
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: Legião Estrangeira, a minha experiência pessoal.

#165 Mensagem por Moccelin » Qua Nov 17, 2010 11:40 am

Aqui no Brasil também, militar que é militar tem que "dar seus pulos", se virar, senão... Isso deve estar sendo útil para o pessoal que está lá no Haiti.




The cake is a lie...
Responder