PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

#1 Mensagem por Andre Correa » Seg Jul 19, 2010 4:50 pm

Como ainda não existe um tópico adequado, resolvi criar esse.
Sabemos que consta na END a previsão para 2 NAe's multiusos convencionais de aproximadamente 50.000 tons, ou seja, operarão tanto asas fixas como rotativas, o que exclui a possibilidade de apenas Porta Helicópteros, e por serem convencionais, terão Catapultas e não SkyJump, como no caso do Italiano Cavour.

Como já foi dito, provavelmente terão algumas características do NAe Nuclear Francês Charles de Gaulle (R91), mas com propulsão convencional, devido ao fim que se propõe (defender nosso território, através de projeção de poder, corrijam me se estiver errado).

Provavelmente, devido a limitação física, terão cerca de 2 catapultas, sendo 1 de vante e outro no convoo, e também, possivelmente, a Ilha será no estilho americano, recuada.

Fica aqui uma ideia, com 3 catapultas, sendo 2 de vante, permitindo uma maior velocidade de lançamentos:

Imagem

A França, possivelmente, também está a desenvolver um novo PA, e segundo informações, uns dos projetos poderiam ser esses:

Imagem

Mas há ainda a opção de desenvolver-se algo semelhante ao Charles de Gaulle, com a possibilidade de pequenas alterações:

Imagem

Fica aqui a ideia, aberta para debate, também sobre qual seria a sua ala aérea, tripulação, meios de defesa, radares, sistemas e afins. Já que a MB projeta o mesmo para 2025~2030, no nosso ritmo, podemos iniciar já a discussão :lol:




Editado pela última vez por Andre Correa em Seg Jul 19, 2010 9:01 pm, em um total de 2 vezes.
Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

#2 Mensagem por Hermes » Seg Jul 19, 2010 8:28 pm

Será que com essa parceria com a França não seria viável participar do projeto desse novo navio aeródromo a ser construido por eles? Poderíamos fazer uma versão nossa do mesmo.




...
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

#3 Mensagem por Andre Correa » Seg Jul 19, 2010 9:10 pm

Acho difícil, pois se eles forem de Nuclear novamente, vamos ter que adaptar para Convencional, e acredito que nem tudo no projecto deles vai de encontro com o que a MB deseja.




Audaces Fortuna Iuvat
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

#4 Mensagem por nveras » Seg Jul 19, 2010 9:34 pm

Gostei dos Rafale no deck do SP. :D :mrgreen:




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
MCesar
Novato
Novato
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Abr 25, 2010 10:57 am

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

#5 Mensagem por MCesar » Seg Jul 19, 2010 9:59 pm

Também gostei especialmente da projeção de um CdG Mod com um elevador na alheta de BB. Parabéns!

Mas, continuando na "viagem", não seria possível adaptar o desenho para duas catapultas de 90m?

É claro que mudaria consideravelmente o projeto original, mas não seria algo mais "disponível" nesse futuro fantasioso, já que a catapulta de 75m, ao que consta, é do Tio Sam?

Abs




Avatar do usuário
caixeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Dom Abr 20, 2008 10:34 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

#6 Mensagem por caixeiro » Seg Jul 19, 2010 10:08 pm

Se para viajar, ninguem pensa em alguns Tejas N para o Brasil ??




---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
Avatar do usuário
thiagokrioca
Júnior
Júnior
Mensagens: 57
Registrado em: Qui Abr 08, 2010 11:08 pm

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

#7 Mensagem por thiagokrioca » Seg Jul 19, 2010 10:34 pm

caixeiro escreveu:Se para viajar, ninguem pensa em alguns Tejas N para o Brasil ??
Seria um bom treinador para a marinha...

Também poderia ser ultilizado em missões mais simples para poupar os Rafales, mas seria interessante se a Embraer conseguisse produzir esse caça aqui, ou projetar um novo caça como esse por aqui, um novo caça para treinamento e ataque leve superior ao AMX e ao F5, para que seja ultilizado pela FAB e pela Marinha em conjunto com os Rafales.

Abraço a todos...




ImagemImagem
"Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se."
PRick

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

#8 Mensagem por PRick » Seg Jul 19, 2010 11:02 pm

alcluiz escreveu:Como ainda não existe um tópico adequado, resolvi criar esse.
Sabemos que consta na END a previsão para 2 NAe's multiusos convencionais de aproximadamente 50.000 tons, ou seja, operarão tanto asas fixas como rotativas, o que exclui a possibilidade de apenas Porta Helicópteros, e por serem convencionais, terão Catapultas e não SkyJump, como no caso do Italiano Cavour.

Como já foi dito, provavelmente terão algumas características do NAe Nuclear Francês Charles de Gaulle (R91), mas com propulsão convencional, devido ao fim que se propõe (defender nosso território, através de projeção de poder, corrijam me se estiver errado).

Provavelmente, devido a limitação física, terão cerca de 2 catapultas, sendo 1 de vante e outro no convoo, e também, possivelmente, a Ilha será no estilho americano, recuada.

Fica aqui uma ideia, com 3 catapultas, sendo 2 de vante, permitindo uma maior velocidade de lançamentos:

A França, possivelmente, também está a desenvolver um novo PA, e segundo informações, uns dos projetos poderiam ser esses:


Mas há ainda a opção de desenvolver-se algo semelhante ao Charles de Gaulle, com a possibilidade de pequenas alterações:

Imagem

Fica aqui a ideia, aberta para debate, também sobre qual seria a sua ala aérea, tripulação, meios de defesa, radares, sistemas e afins. Já que a MB projeta o mesmo para 2025~2030, no nosso ritmo, podemos iniciar já a discussão :lol:
Não podemos esquecer o seguinte, dado os pesos de decolagem e o tamanho dos caças, um CdG modificado de 45.000/50.000 toneladas só poderá operar um único caça naval full em produção no mundo, RAFALE M.

O Tejas e o Mig-29K não podem usar catapultas, teriam que sofrer muitas modificações, e o TEJAS não está a altura de Rafale, F-18E, Mig-29.

O F-18E e o futuro F-35C devem usar catapultas de 90 metros, quer dizer pelo menos umas 55.000/60.000 toneladas. Isso falando em NAe´s CTOL.

[]´s




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

#9 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Jul 20, 2010 12:10 am

Alcluiz, não bem sei o motivo mas gostei muito desse projeto fictício. 8-]

Parabéns pelo tópico e pelo trabalho. :)

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Lucius Clay
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 156
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 6:21 pm

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

#10 Mensagem por Lucius Clay » Qua Jul 21, 2010 10:05 am

Acho muito interessante esses desenhos, bem que poderíamos estar costurando uma parceria para início da construção de pelo menos dois desses navios, quem sabe três, com a oferta a clientes como a Argentina e o Chile, então, poderíamos ter um número interessante, de pelo menos cinco porta-aviões para produção localmente da grande maioria das peças dos navios.

Outra questão não seria apenas o desenvolvimento de uma aeronave de caça leve para esses navios, mas uma de reabastecimento e de vigilância e patrulha, poderíamos construi-los junto com a Embraer, quem sabe a nossa economia realmente continue essa trajetória de crescimento e nos permita dominar o Atlântico Sul. Acho que com um mercado, tudo tende a acontecer...

Bem é só uma idéia, e parabéns pelo tópico.




"A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportem bem, o sistema promete uma boa poltrona".(Eduardo Galeano)
Avatar do usuário
capsantanna
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 265
Registrado em: Sáb Jul 21, 2007 2:16 am
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

#11 Mensagem por capsantanna » Qua Jul 21, 2010 4:25 pm

PRick escreveu:
alcluiz escreveu:Como ainda não existe um tópico adequado, resolvi criar esse.
Sabemos que consta na END a previsão para 2 NAe's multiusos convencionais de aproximadamente 50.000 tons, ou seja, operarão tanto asas fixas como rotativas, o que exclui a possibilidade de apenas Porta Helicópteros, e por serem convencionais, terão Catapultas e não SkyJump, como no caso do Italiano Cavour.

Como já foi dito, provavelmente terão algumas características do NAe Nuclear Francês Charles de Gaulle (R91), mas com propulsão convencional, devido ao fim que se propõe (defender nosso território, através de projeção de poder, corrijam me se estiver errado).

Provavelmente, devido a limitação física, terão cerca de 2 catapultas, sendo 1 de vante e outro no convoo, e também, possivelmente, a Ilha será no estilho americano, recuada.

Fica aqui uma ideia, com 3 catapultas, sendo 2 de vante, permitindo uma maior velocidade de lançamentos:

A França, possivelmente, também está a desenvolver um novo PA, e segundo informações, uns dos projetos poderiam ser esses:


Mas há ainda a opção de desenvolver-se algo semelhante ao Charles de Gaulle, com a possibilidade de pequenas alterações:

Imagem

Fica aqui a ideia, aberta para debate, também sobre qual seria a sua ala aérea, tripulação, meios de defesa, radares, sistemas e afins. Já que a MB projeta o mesmo para 2025~2030, no nosso ritmo, podemos iniciar já a discussão :lol:
Não podemos esquecer o seguinte, dado os pesos de decolagem e o tamanho dos caças, um CdG modificado de 45.000/50.000 toneladas só poderá operar um único caça naval full em produção no mundo, RAFALE M.

O Tejas e o Mig-29K não podem usar catapultas, teriam que sofrer muitas modificações, e o TEJAS não está a altura de Rafale, F-18E, Mig-29.

O F-18E e o futuro F-35C devem usar catapultas de 90 metros, quer dizer pelo menos umas 55.000/60.000 toneladas. Isso falando em NAe´s CTOL.

[]´s
Se a situação for essa mesmo, então teremos de replanejar o deslocamento dos futuros porta-aviões brasileiros. Como eles são apenas planejamento "futuro", podem ser "alterados" livremente.

Um deslocamento de 60 mil toneladas não seria tão absurdo e permitiria usarmos catapultas maiores e com maior capacidade, o que não criaria nenhum tipo de gargalo para seu uso. Além disso, possibilitaria termos três catapultas para lançamento, ao invés de duas, como inicialmente planejado.

Seria uma grande melhoria em relação ao que se "planeja" hoje.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

#12 Mensagem por Bolovo » Qua Jul 21, 2010 4:28 pm

Cara, eu odeio onde fica essa catapulta do CdG. Puta coisa porca.

Se for fazer um PA de verdade, queria que fosse no shape do São Paulo, só que um pouco mais gordinho e mais longo, com dois elevadores laterais, um antes e outro após a torre, duas catapultas de 75m e capacidade de operar a catapulta da frente simultaneamente com os pousos.

E fim. Nele um GAE com uns 16 caças (1 esq de caça), 2 AEW e sei lá quantos helicópteros.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

#13 Mensagem por Valdemort » Qui Jul 22, 2010 6:01 am

Bolovo escreveu:Cara, eu odeio onde fica essa catapulta do CdG. Puta coisa porca.

Se for fazer um PA de verdade, queria que fosse no shape do São Paulo, só que um pouco mais gordinho e mais longo, com dois elevadores laterais, um antes e outro após a torre, duas catapultas de 75m e capacidade de operar a catapulta da frente simultaneamente com os pousos.

E fim. Nele um GAE com uns 16 caças (1 esq de caça), 2 AEW e sei lá quantos helicópteros.
Pelo que foi dito pelo Corsario deve ser por ai . Disse que o SP tem uma navegabilidade maravilhosa , que deve utilizar esse desenho com 50.000ton + .

Agora pelo amor de Deus ... Aviao Indiano , nem pensar ...




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

#14 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jul 22, 2010 8:56 am

Valdemort escreveu:
Bolovo escreveu:Cara, eu odeio onde fica essa catapulta do CdG. Puta coisa porca.

Se for fazer um PA de verdade, queria que fosse no shape do São Paulo, só que um pouco mais gordinho e mais longo, com dois elevadores laterais, um antes e outro após a torre, duas catapultas de 75m e capacidade de operar a catapulta da frente simultaneamente com os pousos.

E fim. Nele um GAE com uns 16 caças (1 esq de caça), 2 AEW e sei lá quantos helicópteros.
Pelo que foi dito pelo Corsario deve ser por ai . Disse que o SP tem uma navegabilidade maravilhosa , que deve utilizar esse desenho com 50.000ton + .

Agora pelo amor de Deus ... Aviao Indiano , nem pensar ...
Olha, o aviunzin indiano, tem apenas um motor..., custo mais baixo portanto. Ea Dilma vai seguir esta linha de integração BRICs..., não duvido nada que , à título de cooperação Sul-Sul apareçam uma dúzia de LCA Naval por aqui.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

#15 Mensagem por Alitson » Qui Jul 22, 2010 1:01 pm

Pelo menos esse cabe no A-12!!!! :lol: :lol: :lol:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Responder