Armênia x Azerbaijão e o (jogo das potências)

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7415
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 83 vezes

Armênia x Azerbaijão e o (jogo das potências)

#1 Mensagem por FOXTROT » Sáb Jun 26, 2010 4:25 pm

Considerando as ultimas noticias, sobre forças estrangeiras em território do Azerbaijão, preparando se para atacar terceiros, crio esse tópico para debatermos mais um conflito entre as ex republicas soviéticas.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
França, EUA e Rússia pedem solução pacífica para Nagorny Karabaj
26 de junho de 2010

TORONTO, Canadá, 26 Jun 2010 (AFP) -França, Rússia e Estados Unidos pediram, este sábado, uma "solução pacífica" na conturbada região separatista de Nagorny Karabaj, apoiada pela Armênia.
Em um comunicado conjunto, divulgado à margem da cúpula do G8, os três países renovaram o compromisso "em apoiar os líderes da Armênia e do Azerbaijão" em sua busca por uma "solução pacífica para o conflito em Nagorny Karabaj".

As tensões aumentaram nos últimos meses em meio a negociações suspensas sobre o status da região, onde separatistas étnicos armênios apoiados por Erevan tomaram o controle de Baku em uma guerra no começo dos anos 1990. Estima-se que 30 mil pessoas tenham morrido no conflito.

O presidente azerbaijano, Ilham Aliyev, ameaçou no início do mês retirar-se das conversações de paz apoiadas por estrangeiros, depois de acusar a Armênia de obstaculizar as negociações.

Mas a região voltou a sofrer com o mais intenso conflito desde a guerra.

As forças armênias e azerbaijanas estão espalhadas ao longo de uma linha de cessar-fogo em e no entorno de Nagorny Karabaj e frequentemente se enfrentam, tornando comuns os tiroteios.




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7415
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 83 vezes

Re: Armênia x Azerbaijão e o (jogo das potências)

#2 Mensagem por FOXTROT » Dom Jun 27, 2010 11:41 pm

sexta-feira, 25 de junho de 2010
Israel, E.U. preparando para a guerra com o Irão
Relatório: Israel, E.U. preparando para a guerra com o Irão


fonte:http://www.israeltoday.co.il/default.as ... &nid=21385


tradução do google


Uma enxurrada de notícias sobre a semana passada indicam que Israel e os E.U. estão se preparando para um iminente ataque militar às instalações nucleares iranianas.
Na quarta-feira, semi-oficial iraniana Fars News Agency informou que cerca de uma semana atrás, um esquadrão de aviões militares israelenses desembarcaram numa pista militar na Arábia Saudita, de todos os lugares. Foi relatado mais cedo este mês que a Arábia Saudita havia concordado em deixar Israel passar por seu espaço aéreo para atacar o Irão.
A aviação israelense teria desembarcado no aeroporto de Tabuk, no noroeste da Arábia Saudita, que de acordo com o relatório vai servir de base central de operações da campanha aérea israelense contra o Irã.
Fars citou um morador da Arábia, que disse que a presença de Israel e da cooperação entre a decisão do príncipe saudita e local do Estado judeu foi a conversa da cidade.
Arábia Saudita não tem relações formais com Israel, e publicamente se refere ao estado judeu como um inimigo. Mas Riad é tão temerosos de uma bomba nuclear pelo Irã, de Israel, e provavelmente iria recorrer a qualquer meio para evitar que a sua influência económica regional perturbado.
Ao mesmo tempo, Press TV iraniana informou que um grande contingente de forças terrestres E.U. tinha reunido no vizinho Azerbaijão. O site de notícias independente do Azerbaijão Trend confirmou o relatório.
Esses relatórios veio poucos dias depois de o Pentágono confirmou que uma frota de navios de guerra invulgarmente grande E.U. tinha realmente passou por Suez do Egito Canal rota para o Golfo Pérsico. Pelo menos um navio de guerra israelense se uniu a armada americana.




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: Armênia x Azerbaijão e o (jogo das potências)

#3 Mensagem por suntsé » Seg Jun 28, 2010 12:46 pm

Chineses e Russos amadores, séculos de historia ainda não ensinou eles a fazerem diplomacia de forma competente, a quarta rodada de sanções aprovadas pelo conselho de segurança reforçou os argumentos dos falcões para uma ofensiva militar.

A Arrogancia deles não adimitiria que um país tupiniquim viese ensinar lições de diplomacia a estas sociedades seculares.

A Russia e a China não desejam a intervenção (pelo menois da boca para fora), mais a imcompetencia dos mesmos vai permitir que a unica super, mega, ultra potencia muldial passe por sima dos seus interesses como um trator.




Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7415
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 83 vezes

Re: Armênia x Azerbaijão e o (jogo das potências)

#4 Mensagem por FOXTROT » Dom Jul 04, 2010 2:07 pm

terra.com.br

Hillary: EUA oferece ajuda em acordo Armênia-Azerbaijão
04 de julho de 2010

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, assegurou neste domingo que seu país está disposto a ajudar o Azerbaijão e a Armênia a conseguir um acordo sobre o conflito do Alto Karabaj, que classificou de prioritário.

"Estamos dispostos a ajudar o Azerbaijão e a Armênia a conseguir um acordo de paz definitivo", afirmou Clinton, em uma coletiva de imprensa com seu colega do Azerbaijão, Elmar Mammadyarov. "É um assunto altamente prioritário para os Estados Unidos", acrescentou.

Depois da escala no Azerbaijão, Hillary visitará nesta segunda-feira a Armênia e a Geórgia. A situação do Cáucaso ocupa grande parte de suas conversações, especialmente este conflito do Alto Karabaj, uma região do Azerbaijão povoada majoritariamente pelos armênios.

Na recente cúpula do G20 de Toronto, França, Rússia e Estados Unidos se pronunciaram por um "solução pacífica" para esta guerra que conhece uma escalada de tensão.

Armênia e Azerbaijão se encontram envolvidos num conflito pelo encrave do Alto Karabaj, território incorporado a Azerbaijão durante o período soviético.

Os separatistas armênios conseguiram controle do encrave, cujos 150 mil habitantes são em sua maioria armênios, depois de um conflito armado que causou cerca de 30 mil mortos, entre 1988 e 1994.

Apesar de um cessar-fogo firmado em 1994, Bacu e Yerevan não conseguem um acordo sobre o status do Alto Karabaj, uma zona estratégica situada entre o Irã, a Rússia e a Turquia, e por isso os confrontos são freqüentes.




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7415
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 83 vezes

Re: Armênia x Azerbaijão e o (jogo das potências)

#5 Mensagem por FOXTROT » Qua Set 01, 2010 10:26 am

terra.com.br

Armênia responsabiliza Azerbaijão por conflito armado
01 de setembro de 2010

O ministro da Defesa da Armênia, Seiran Oganian, responsabilizou o Azerbaijão pelo confronto armado na região de Nagorno-Karabakh nessa terça-feira, e disse que o ataque foi realizado por um comando azeri, o que foi negado pelas forças do país vizinho.

"O adversário teve várias baixas, enquanto a parte armênia teve um ferido", disse o titular da Defesa, após participar da cerimônia de inauguração do ano letivo em uma escola da capital armênia.

Segundo a versão do Ministério da Defesa do Azerbaijão, pelo menos cinco soldados, três armênios e dois azeris, morreram em um ataque iniciado por um comando armênio no norte do enclave de Nagorno-Karabakh.

A disputa armênio-azerbaijana vem desde os tempos da antiga União Soviética, quando Nagorno-Karabakh, enclave armênio no Azerbaijão, pediu sua incorporação à Armênia, dando início a uma guerra entre os dois países entre 1991 a 1994.

O conflito armado, a primeira guerra entre duas antigas repúblicas soviéticas, concluiu com a expulsão dos azeris de Nagorno-Karabakh e a ocupação de uma vasta zona do Azerbaijão, que permitiu unir o enclave à Armênia.

No último dia 20, Armênia e Rússia assinaram um protocolo para prolongar até 2044 a permanência da base militar russa em território armênio, e pelo qual Moscou se comprometeu a garantir a segurança armênia.

"No âmbito militar, este tratado garante o equilíbrio de forças na região, evita a possibilidade do reatamento da guerra armênio-azerbaijana e torna inúteis as declarações belicistas do Azerbaijão", declarou o Ministério da Defesa armênio ao comentar a assinatura do documento.




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54732
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2300 vezes

Re: Armênia x Azerbaijão e o (jogo das potências)

#6 Mensagem por P44 » Qua Set 15, 2010 6:26 am

NATO not against Russian military base in Armenia - envoy

NATO does not object to the presence of a Russian military base in Armenia, the alliance's special representative for the Caucasus and Central Asia said on Wednesday.

"Armenia is a CSTO [Collective Security Treaty Organization] member and Russia's strategic partner," Robert Simmons told journalists in Yerevan. "The presence of the Russian base on Armenia's territory accounts for this factor."

Armenia has always expressed a readiness to develop cooperation with NATO, Simmons said.

"So no imbalance is observed; moreover, NATO is on good terms with Russia as well," he added.

Russia and Armenia signed a deal in August extending the term of a 1995 bilateral treaty on the Russian 102nd Military Base at Gyumri, northwestern Armenia, from 25 to 49 years.

The base, which is under the command of Russia's North Caucasus Military District, is part of the CIS integrated air defense system.



YEREVAN, September 15 (RIA Novosti)

http://www.en.rian.ru/exsoviet/20100915/160596003.html




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: Armênia x Azerbaijão e o (jogo das potências)

#7 Mensagem por suntsé » Qua Set 15, 2010 11:18 am

Particularmente, tenho muita simpatia pela historia do povo Armeno, espero que eles consigam construir uma paz duradoura e resolvão o coflito com o Azerbaijão.

Ele foram o primeiro país da historia a declarar o cristianismo como religião oficial, e sofreram com invasões e perseguições por parte dos "pacíficos e tolerantes" muçulmanos. Por incrível que pareça ele só conseguiram escapar das garras dos seus amiguinhos muçulmanos quando a união soviética estendeu a mão para eles.




Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7415
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 83 vezes

Re: Armênia x Azerbaijão e o (jogo das potências)

#8 Mensagem por FOXTROT » Dom Abr 03, 2016 12:00 pm

http://pt.euronews.com/2016/04/03/confr ... e-turquia/

Confrontos em Nagorno-Karabach ameaçam inflamar tensão entre Rússia e Turquia
03/04 01:08 CET | updated xx mn ago | updated at 03/04 - 06:5114596770671459638483



Síria: Assad disponível para realizar eleições antecipadas
03/04 14:20

Azerbaijão anuncia cessar-fogo unilateral
03/04 12:10

Semanário britânico revela alegações de doping entre atletas profissionais
03/04 10:30

Lituânia aceita pedido de asilo de refugiado afegão depois de ver vídeo no Youtube
03/04 08:35

Milhares manifestam-se na Colômbia contra o processo de paz com as FARC
03/04 04:56

Quénia à espera de respostas um ano após massacre de Garissa
03/04 04:47

EUA: Avioneta despenha-se numa autoestrada no sul da Califórnia
03/04 04:39

EUA: Trump ataca-se à NATO e promete fim da dívida pública em 8 anos
03/04 02:48

Grécia: Refugiados rejeitam deportação para a Turquia
02/04 23:10

Arte e cultura ensinadas a refugiados para refugiados
02/04 22:21

Bélgica: Tensão e detenções em Bruxelas
02/04 21:19

Voo para Faro na reabertura do aeroporto de Bruxelas
02/04 17:49

Mundo celebra dia internacional de luta de Almofadas
02/04 17:03

Síria: pressões aumentam sobre grupos extremistas
02/04 17:00

Choque em cadeia na China
02/04 16:59

Ministro egípcio afirma que morte de Regeni foi ato isolado
02/04 16:51

Foxconn completa aquisição de 66% da Sharp
02/04 15:24

Turquia: Protesto contra refugiados oriundos da Grécia
02/04 15:18

Nagorno Karabakh: tensões ao rubro entre Azerbaijão e Arménia
02/04 12:42

Wikileaks expõe planos de chantagem do FMI sobre Europa e Grécia
02/04 12:15
PreviousNextclose carousel
smaller_textlarger_text
A ONU e os Estados Unidos somaram-se, esta noite, às condenações internacionais da violação do cessar fogo no enclave de Nagorno-Karabach, na região do Cáucaso.

O reacender dos combates no território, disputado entre a Arménia e o Azerbaijão, provocaram a morte de pelo menos 30 militares, ferindo centenas de pessoas, desde sábado.

Baku e Yerevan trocam acusações sobre a responsabilidade da nova vaga de confrontos, a mais violenta das últimas duas décadas.

O Azerbaijão afirma ter retomado o controlo de várias zonas estratégicas do enclave, acusando o exército arménio de ter abatido vários drones, helicópteros militares e tanques de guerra do seu exército.

Os confrontos armados voltam a abalar o cessar-fogo assinado em 1994, após seis anos de um conflito que provocou mais de 30 mil mortos.

O grupo de Minsk responsável pela supervisão da trégua deverá reunir-se na terça-feira para analisar a situação, que ameaça inflamar as relações já tensas entre Rússia e a Turquia.

Moscovo apelou ao fim dos combates, enquanto Ancara condenou o que considerou ser “um ataque da Arménia”.




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7415
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 83 vezes

Re: Armênia x Azerbaijão e o (jogo das potências)

#9 Mensagem por FOXTROT » Dom Abr 03, 2016 1:52 pm

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... rabakh.htm

Azerbaidjão diz ter recuperado territórios.

Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceram: 205 vezes

Re: Armênia x Azerbaijão e o (jogo das potências)

#10 Mensagem por Lirolfuti » Dom Abr 03, 2016 2:18 pm

Imagem




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Armênia x Azerbaijão e o (jogo das potências)

#11 Mensagem por EDSON » Dom Abr 03, 2016 3:49 pm

Cenas do conflito.

Imagem




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Armênia x Azerbaijão e o (jogo das potências)

#12 Mensagem por EDSON » Dom Abr 03, 2016 4:19 pm

Mortos Azeires



Mortos Armênios




Frederico Vieira
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 190
Registrado em: Qui Ago 27, 2009 8:46 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: Armênia x Azerbaijão e o (jogo das potências)

#13 Mensagem por Frederico Vieira » Dom Abr 03, 2016 5:15 pm

Só uma pergunta: caso isso se estenda para um eventual onflito de larga escala, a Russia iria se posicionar a favor de que lado?




Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7415
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 83 vezes

Re: Armênia x Azerbaijão e o (jogo das potências)

#14 Mensagem por FOXTROT » Dom Abr 03, 2016 6:12 pm

A Rússia deve se posicionar a favor da Armênia já que possui bases lá, depois armenos e turcos são inimigos e o Azerbaijão é aliado turco, tanto que já relatos de tropas turcas em solo azebaijano.

Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Grep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1816
Registrado em: Dom Nov 25, 2012 3:21 pm
Agradeceram: 37 vezes

Re: Armênia x Azerbaijão e o (jogo das potências)

#15 Mensagem por Grep » Dom Abr 03, 2016 8:43 pm

A alguns anos aventaram a possibilidade de uso de bases aéreas azeris por Israel para atacar o Irã, imagino que os persas não tenham muita simpatia pelo Azerbaijão.




Responder