SisFron

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Strike
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 347
Registrado em: Dom Dez 23, 2007 2:08 pm
Agradeceram: 85 vezes

Re: SisFron

#256 Mensagem por Strike » Ter Mai 03, 2022 8:39 pm

Vídeo interessante a respeito do importante radar Sentir M20



Imagem
Radar Sentir M20 instalado no Guarani




Brava Gente Brasileira ..!
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6174
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 426 vezes

Re: SisFron

#257 Mensagem por Matheus » Ter Mai 03, 2022 9:51 pm

Strike escreveu: Ter Mai 03, 2022 8:39 pm Vídeo interessante a respeito do importante radar Sentir M20



Imagem
Radar Sentir M20 instalado no Guarani
Muito legal!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: SisFron

#258 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 04, 2022 5:20 pm

Com cerca de 25 PEF ao longo da fronteira norte, e supondo que o M20 Sentir seja um sistema simples de operar e manter, não vejo porque a sua adoção em massa naquelas OM aqui na região de imediato. Independente do SISFRON. Assim também o M60, que é um sistema básico de radar de cobertura aérea de curta distância.

Aliás, a adoção de VANT cat 0 e cat 1 em cada PEF, no mínimo, seria de extrema importância para nós, já que permitiria uma maior consciência situacional das áreas sob a responsabilidade de cada OM.

Aliás, os BIS que funcionam como comandos de fronteira deveriam receber ao menos um sistema completo de VANT para tarefas ISR nas suas áreas de responsabilidade. Não faltam opções nacionais sendo propostas neste momento, mas o EB parece não estar muito empolgado com a sua adoção em larga escala, preferindo deixar que a coisa toda role a esmo na dependência do andar do SISFRON e sua eterna falta de recursos e cronogramas atrasados.

Sinceramente, tem coisas que não tem como defender e nem explicar. Com as demandas existentes aqui e as soluções sendo apresentadas pela BID anos seguidos, e nada acontece, o que falta acontecer para o EB fazer o que é mais simples e lógico que é ajudar a indústria nacional com encomendas mínimas que sejam dos produtos e soluções apresentados, e que nos servem :?:

Isso de querer esperar para comprar insumos nacionais só se for dentro do SISFRON já se mostrou uma tremenda roubada. Existem vários sistemas previstos no SISFRON que podem ser adotados sem necessariamente impor mudanças ou alterações nas OM da região norte, e que com um pouco de investimento na formação e treinamento de pessoal, se amplificaria as capacidades de vigilância e proteção das áreas de fronteira. Qual o problema de comprar 25 radares M-20 Sentir em um ano e no outro comprar outros 25 radares M-60 e ano seguinte comprar 25 sistemas de VANT cat 1 e assim sucessivamente. Eu duvido que os valores envolvidos sejam altos demais que o EB não possa pagar por eles. E sabendo economizar em outras áreas onde os recursos não são tão necessários ou prioritários, ainda sobra para fazer a manutenção e manter um nível de operacionalidade bastante razoável.

A diferença que um Nauru ou Atobá da vida fariam aqui é incomensurável. Mas parece que só nós ainda não entendemos isso.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: SisFron

#259 Mensagem por knigh7 » Sáb Jul 16, 2022 12:52 am

do Relatório de Gestão do MD sobre 2021:
Imagem




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: SisFron

#260 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jul 16, 2022 12:50 pm

Cavalaria Mecânica foi foda, é uma Brigada feita por Actros?




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: SisFron

#261 Mensagem por knigh7 » Sáb Jul 16, 2022 3:09 pm

Ainda bem que eu coloquei o print e não CTRL+C e CTRL+V. :D




Avatar do usuário
NaScImEnTToBR
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 341
Registrado em: Ter Out 29, 2019 2:24 pm
Localização: UF:RJ. Mun: Rio de Janeiro
Agradeceram: 224 vezes

Re: SisFron

#262 Mensagem por NaScImEnTToBR » Sáb Jul 16, 2022 4:17 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Jul 16, 2022 12:50 pm Cavalaria Mecânica foi foda, é uma Brigada feita por Actros?
É essa cavalaria que será contratada pra modernizar o CC Leopard 1A5 e o VBR Cascavel. Reza a lenda que foi ela que revitalizou, aos moldes do programa Lata Velha do Luciano Huck, o M113.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: SisFron

#263 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 10, 2022 8:31 pm

Eu quero acreditar que como se trata de uma Cia Com Mecanizada ela no futuro migrará seus equipamentos motorizados para a família Guarani, seja 4x4, 6x6 ou que mais vier.
Em tempo, eu ainda sou e opinião que já que temos uma puta dificuldade para tirar a maioria das VBE Guarani do papel, e com as VBL da Avibrás há tempos adotadas e plenamente operacionais e conhecidas do exército, que não seria nenhuma panaceia adotar estes veículos ao menos para funções as quais ele pode assumir desde já, posto que possui versões para tanto nos GMF, quais sejam as versões de posto de comando, comunicações e orientação de tiro propostas.
Este veículo tem estrutura modular, e sua flexibilidade é reconhecida pelo EB. Uma lástima que ninguém se mova no sentido de ampliar a já natural capacidade dos bldos da Avibras.
Conquanto, espero que com mais de 20 veículos em carga para realizar a missão de comunicações na fronteira a 14a Cia Com Mec venha um dia a ser contemplada com a VBE específica da família Guarani. O que penso, ainda deve demorar no mínimo uma década tal a lentidão do avanço do processo de incorporação destes bldos.





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: SisFron

#264 Mensagem por knigh7 » Sáb Mai 06, 2023 4:08 am

Da apresentação do Comandante do EB na Comissão de Rel Exteriores e Def Nacional. 04/05/23:

Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: SisFron

#265 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 07, 2023 1:03 pm

Mais de 10 mil km de fronteira e nós aqui como sempre na rabeira do Sisfron.
Somos importantes. Somos prioridade. Somos.
Pero non mucho.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: SisFron

#266 Mensagem por knigh7 » Qua Set 06, 2023 1:49 am

ref a 2022:
Imagem


Obs: o orçamento do SISFRON para 2024 teve um aumento de 1/3.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: SisFron

#267 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 07, 2023 6:17 pm

Com todos os cortes de verbas havidos até aqui, o SISFRON esta mais que atrasado e não consegue sair do entro oeste e da fronteira com Paraguai.
Imagina quanto tempo vai levar para terminar quando chegar na minha região.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: SisFron

#268 Mensagem por knigh7 » Qui Set 07, 2023 6:21 pm

FCarvalho escreveu: Qui Set 07, 2023 6:17 pm Com todos os cortes de verbas havidos até aqui, o SISFRON esta mais que atrasado e não consegue sair do entro oeste e da fronteira com Paraguai.
Imagina quanto tempo vai levar para terminar quando chegar na minha região.
O SISFRON e o PROSUB (no tocante aos submarinos convencionais) foram os 2 programas que tiveram um aumento substancial para 2024.O Orçamento enviado pelo Governo ao Congresso do SISFRON é de R$500 milhões, uma elevação de cerca de 40% e bem acima da média.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: SisFron

#269 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 07, 2023 6:32 pm

Duvido que tenham feito isso pelos lindos olhos azuis que o EB não tem.
Se estão colocando mais grana no SISFRON, é porque o alvo é outro nas regiões que mais consomem drogas on país.
A Defesa em si mesma não justifica aumento no investimento nele.
Aliás, como 500 milhões talvez consigam finalmente finalizar o projeto em MS e ver se chega no vizinho ao lado, ou PR ou MT, que são as principais entradas de drogas no país.
Criar um sistema policial decente para dar conta dessas coisas na fronteira que é bom, nada.
Toca o barco.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: SisFron

#270 Mensagem por knigh7 » Qui Set 07, 2023 6:56 pm

FCarvalho escreveu: Qui Set 07, 2023 6:32 pm Duvido que tenham feito isso pelos lindos olhos azuis que o EB não tem.
Se estão colocando mais grana no SISFRON, é porque o alvo é outro nas regiões que mais consomem drogas on país.
A Defesa em si mesma não justifica aumento no investimento nele.
Aliás, como 500 milhões talvez consigam finalmente finalizar o projeto em MS e ver se chega no vizinho ao lado, ou PR ou MT, que são as principais entradas de drogas no país.
Criar um sistema policial decente para dar conta dessas coisas na fronteira que é bom, nada.
Toca o barco.
No tocante ao SISFRON ficaram prontas as propostas de obtenção de meios de apoio a decisão para os PEF viculados a 16ª e 2ª Bdas de Selva. Irão continuar os investimentos para as 2 Bdas do CMO que ainda faltam completar o sistema, que é a 18ª e a 13ª Bdas.

No tocante ao programa, o EB está passando a dar mais atenção ao Noroeste do CMA.




Responder