DESCOBERTAS E AVANÇOS DA CIÊNCIA

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

DESCOBERTAS E AVANÇOS DA CIÊNCIA

#1 Mensagem por Edu Lopes » Dom Jun 20, 2010 11:55 am

Resolvi abrir esse tópico para postarmos notícias sobre as grandes descobertas e os avanços da ciência. vou começar com uma muito interessante:
Descoberta pode levar à criação de dentes em laboratório

O esmalte é o revestimento mais externo e duro dos dentes

Uma equipe de cientistas da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, identificou o gene que controla a produção de esmalte dentário, a parte externa e dura dos dentes.

A descoberta pode abrir caminho para a reparação do esmalte sem obturações, a criação de dentes em laboratório e o fim das dentaduras.

Os pesquisadores descobriram esta função em testes com camundongos sem o gene Ctip2.

Este gene é considerado um "fator de transcrição" por regular a atividade ou expressão de outros genes. Já se sabia que ele tinha várias outras funções envolvendo respostas imunológicas e o desenvolvimento de pele e nervos.

"Não é incomum para um gene ter funções múltiplas, mas antes disto nós não sabíamos o que regulava a produção de esmalte dentário", disse Chrissa Kioussi, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Oregon.

"Este é o primeiro fator de transcrição que descobrimos que controla a formação e amadurecimento de ameloblastos, que são células que secretam esmalte."

Cáries

"Esmalte é um dos revestimentos mais duros encontrados na natureza, ele evoluiu para dar aos animais carnívoros os dentes rígidos e duradouros de que necessitavam para sobreviver", disse Kioussi.

A especialista acredita que pesquisas que incluam o controle do gene e a tecnologia de células-tronco podem, além de tornar possível a criação artificial de dentes, permitir ainda o fortalecimento do esmalte existente.

Com isso, seria possível reduzir cáries e a necessidade de obturações.

Algumas equipes de pesquisadores já haviam conseguido cultivar partes internas do dente em laboratório, mas não o esmalte.

A pesquisa foi divulgada em Proceedings of the National Academy of Sciences.


Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia ... riog.shtml




Editado pela última vez por Edu Lopes em Seg Jul 26, 2010 11:28 am, em um total de 1 vez.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

Re: DESCOBERTAS DA CIÊNCIA

#2 Mensagem por Edu Lopes » Qua Jun 23, 2010 6:55 pm

Cientistas descobrem região do cérebro que controla o medo e a coragem

Descoberta de pesquisadores israelenses poderá devolver coragem a pessoas medrosas

Do R7

Pesquisadores israelenses descobriram a parte do cérebro que controla nossos sentimentos de medo e de coragem. Com a descoberta, é possível que um dia seja possível devolver transformar pessoas medrosas em corajosas.

Cientistas identificaram uma região do cérebro, chamada córtex cingulado anterior subgenual (sgACC), que era ativada quando as pessoas tinham coragem.

Para testar a bravura dos participantes, os pesquisadores usaram cobras. Os voluntários foram divididos entre os que tinham medo dos animais e os que não tinham.

Os cientistas os testaram com um urso de pelúcia ou com uma cobra do milho, uma espécie americana que é criada como animal de estimação. Os participantes podiam escolher se queriam que o brinquedo ou a cobra fosse aproximada ou afastado deles.

Ao mesmo tempo, os cérebros dos voluntários foram examinados em uma máquina de ressonância magnética funcional (fMRI, na sigla em inglês). As imagens revelaram diferentes padrões na atividade cerebral quando os voluntários se rendiam ao medo e quando o superavam e mostravam coragem.

A atividade no sgACC aumentou de acordo com o grau de medo sentido pelos voluntários que detestavam cobras, mas que mostraram coragem enquanto ela era levada para perto deles. O que não aconteceu quando os voluntários se renderam ao medo e pediram para aumentar sua distância da cobra.

Além disso, a atividade em uma série de estruturas do lobo temporal do cérebro diminuiu quando o medo aumentou, mas foi superado. As descobertas foram anunciadas nesta quarta-feira (23) na revista científica Neuron.

Segundo Yadin Dudai, chefe da pesquisa, os resultados “mostram a importância de manter níveis altos de sgACC para superar o medo permanente e apontam para a possibilidade de manipular essa região para tratar distúrbios que envolvem uma falha para superar o medo”.


Fonte: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-cie ... 00623.html




ImagemImagem
Avatar do usuário
edson_spbr
Avançado
Avançado
Mensagens: 558
Registrado em: Sex Dez 19, 2003 10:50 am
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: DESCOBERTAS DA CIÊNCIA

#3 Mensagem por edson_spbr » Ter Jul 13, 2010 2:07 pm

Armadura líquida é testada com sucesso, dizem cientistas
O material poderá ser usado para fabricar coletes à prova de balas mais leves, flexíveis e eficientes para soldados

Uma armadura líquida conseguiu deter balas em testes realizados pelos cientistas da empresa BAE Systems, na cidade inglesa de Bristol. O novo material mistura um líquido com a fibra sintética Kevlar, da empresa DuPont, que já é usada em vestimentas à prova de bala.

Os pesquisadores estão mantendo os componentes do líquido em sigilo, mas disseram que o material absorve a força do tiro e responde a ele se tornando mais grosso e mais grudento.

Líquidos desse tipo não são novidade na pesquisa militar e o Exército americano já realizou testes com materiais similares.

Mas, segundo a BAE, os recentes testes trazem as primeiras provas de que a armadura líquida poderá proteger soldados de balas ou projéteis.

Os cientistas testaram 31 camadas de Kevlar e também 10 camadas de Kevlar combinado com o líquido.

Segundo eles, o líquido fez com que a fibra funcionasse mais rapidamente e que o impacto da bala não fosse tão profundo.


http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/ ... 59611.html




O rio atinge seus objetivos, pois aprendeu a contornar seus obstáculos.
Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

Re: DESCOBERTAS DA CIÊNCIA

#4 Mensagem por Edu Lopes » Ter Jul 13, 2010 7:44 pm

O vídeo da "armadura líquida":





ImagemImagem
Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

Re: DESCOBERTAS DA CIÊNCIA

#5 Mensagem por Edu Lopes » Sex Jul 23, 2010 9:23 am

Cientistas criam capa da invisibilidade feita de pequenos pedaços de vidro

Eles usaram ressonância magnética para capturar raios de luz e envolvê-los em objetos

Imagem
Detalhe do ressonador de vidro, que faz com que objetos
pareçam estar invisíveis ao olho humano


A capa da invisibilidade de Harry Potter está cada vez mais perto de virar realidade. Pesquisadores americanos descobriram um jeito de usar a ressonância magnética para capturar raios de luz, envolvê-los em torno dos objetos e torná-los invisíveis ao olho humano.

A equipe da pesquisadora Elena Semouchkina, professora de engenharia da computação da Universidade Michigan Tech, nos Estados Unidos, desenvolveu uma capa não metálica que usa pequenas partículas de vidro feitas de um material dielétrico (que não conduz eletricidade).

Em simulações de computador, a capa fez os objetos atingidos por ondas infravermelhas – com um comprimento de um mícron ou um milionésimo de um metro – sumirem de vista. Tentativas anteriores feitas por outros pesquisadores usaram anéis de metal e fios, explica Elena.

- O nosso é o primeiro a camuflar objetos cilíndricos com vidro.

A capa de invisibilidade usa meta materiais, que são matérias artificiais com propriedades que não existem na natureza, feitas de pequenas partículas de vidro dispostos em um padrão concêntrico na forma de um cilindro. Os “empurrões” causados pela configuração concêntrica produzem a ressonância magnética necessária para dobrar as ondas de luz em volta de um objeto, tonando-o invisível.

Elena e sua equipe agora estão testando uma capa de invisibilidade reconfigurada para funcionar em frequências de micro-ondas e feita de ressonadores cerâmicos.

Os pesquisadores querem chegar a altas frequências e comprimentos de onda menores. Segundo eles, “as aplicações mais interessantes estarão nas frequências de luz visível”.

No futuro, a polícia poderia usar a capa em operações secretas ou o exército poderia deixar um tanque invisível.


Fonte: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-cie ... 00723.html




ImagemImagem
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: DESCOBERTAS DA CIÊNCIA

#6 Mensagem por Guerra » Sex Jul 23, 2010 9:46 am

muito bom!! continue postando essas maluquices, edu!!




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

Re: DESCOBERTAS DA CIÊNCIA

#7 Mensagem por Edu Lopes » Sex Jul 23, 2010 9:59 am

Vai que dá certo...




ImagemImagem
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: DESCOBERTAS DA CIÊNCIA

#8 Mensagem por J.Ricardo » Sex Jul 23, 2010 11:01 am

Dinheiro velho vai virar adubo na Amazônia

JOÃO CARLOS MAGALHÃES
DE BELÉM

Antes deixada em lixões, parte das cédulas de dinheiro que o Banco Central joga fora terão agora um novo destino: serão adubo na Amazônia.

A proposta partiu de um funcionário do banco em Belém (PA), que por acaso cursa também agronomia na UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia).

Depois de mais de três anos de testes e negociações, o banco, a universidade, o governo do Pará e o sindicato de servidores do banco assinaram na semana passada um convênio de R$ 100 mil para desenvolver o projeto.

Inicialmente, serão usadas 11 toneladas de notas que o banco tritura todo mês na região Norte. Elas equivalem a aproximadamente R$ 17 mil.

Com isso, as cédulas, que contêm metais pesados, deixarão de ir para aterros sanitários ou ser queimadas, como já foi feito.

O adubo terá, além de dinheiro, restos de grama seca (chamada de palhada) e de outros vegetais, que se tornam lixo no Ceasa de Belém.

A potência do composto, disse Carlos Costa, professor de ecologia da UFRA que coordena o projeto, é comparável à das fezes da galinha, e superior à do esterco bovino.

"Isso é inédito no mundo. Acho que deve incentivar outros bancos centrais a fazer", afirmou Costa sobre a ideia, que será patenteada.

O adubo deve, dentro de um ano, começar a ser distribuído para pequenos produtores rurais de cidades próximas a Belém.
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... onia.shtml

São idéias simples que se tornam muito relevantes para a sociedade!!!




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
magoo32
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 176
Registrado em: Qui Dez 29, 2005 4:24 pm
Localização: São Leopoldo/RS

Re: DESCOBERTAS DA CIÊNCIA

#9 Mensagem por magoo32 » Sex Jul 23, 2010 12:58 pm

Com isso, as cédulas, que contêm metais pesados, deixarão de ir para aterros sanitários ou ser queimadas, como já foi feito.
Desculpem a ignorancia, mas os metais pesados não serão absorvidos pelo solo da mesma maneira que nos lixões?
E sendo usado como adubo, esses metais não seriam absorvidos pelas plantações e por conseguinte nos consumidores destes produtos???




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: DESCOBERTAS DA CIÊNCIA

#10 Mensagem por joao fernando » Sex Jul 23, 2010 1:30 pm

magoo32 escreveu:
Com isso, as cédulas, que contêm metais pesados, deixarão de ir para aterros sanitários ou ser queimadas, como já foi feito.
Desculpem a ignorancia, mas os metais pesados não serão absorvidos pelo solo da mesma maneira que nos lixões?
E sendo usado como adubo, esses metais não seriam absorvidos pelas plantações e por conseguinte nos consumidores destes produtos???
Bem, uma autentica ideia de jirico :twisted:




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
edson_spbr
Avançado
Avançado
Mensagens: 558
Registrado em: Sex Dez 19, 2003 10:50 am
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: DESCOBERTAS DA CIÊNCIA

#11 Mensagem por edson_spbr » Sex Jul 23, 2010 2:47 pm

Unesp desenvolve novo curativo à base de sangue

Ainda indisponível no mercado, produto acelera processo de cicatrização de feridas de difícil tratamento.



http://economia.ig.com.br/inovacao/unes ... 89902.html




O rio atinge seus objetivos, pois aprendeu a contornar seus obstáculos.
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: DESCOBERTAS DA CIÊNCIA

#12 Mensagem por J.Ricardo » Sex Jul 23, 2010 4:20 pm

J.Ricardo escreveu:
Dinheiro velho vai virar adubo na Amazônia

JOÃO CARLOS MAGALHÃES
DE BELÉM

Antes deixada em lixões, parte das cédulas de dinheiro que o Banco Central joga fora terão agora um novo destino: serão adubo na Amazônia.

A proposta partiu de um funcionário do banco em Belém (PA), que por acaso cursa também agronomia na UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia).

Depois de mais de três anos de testes e negociações, o banco, a universidade, o governo do Pará e o sindicato de servidores do banco assinaram na semana passada um convênio de R$ 100 mil para desenvolver o projeto.

Inicialmente, serão usadas 11 toneladas de notas que o banco tritura todo mês na região Norte. Elas equivalem a aproximadamente R$ 17 mil.

Com isso, as cédulas, que contêm metais pesados, deixarão de ir para aterros sanitários ou ser queimadas, como já foi feito.

O adubo terá, além de dinheiro, restos de grama seca (chamada de palhada) e de outros vegetais, que se tornam lixo no Ceasa de Belém.

A potência do composto, disse Carlos Costa, professor de ecologia da UFRA que coordena o projeto, é comparável à das fezes da galinha, e superior à do esterco bovino.

"Isso é inédito no mundo. Acho que deve incentivar outros bancos centrais a fazer", afirmou Costa sobre a ideia, que será patenteada.

O adubo deve, dentro de um ano, começar a ser distribuído para pequenos produtores rurais de cidades próximas a Belém.
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... onia.shtml

São idéias simples que se tornam muito relevantes para a sociedade!!!
Também fiquei com esta dúvida e mandei um e-mail para a universidade, vamos ver se eles respondem...
Mas com certeza este fator deve ter sido considerado nos experimentos, não acredito que sejam juvenis a este ponto e muito menos que seja uma idéia de jirico...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: DESCOBERTAS DA CIÊNCIA

#13 Mensagem por Guerra » Sex Jul 23, 2010 5:26 pm

Tem que ser muito amador para fazer algo assim.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: DESCOBERTAS DA CIÊNCIA

#14 Mensagem por Túlio » Dom Jul 25, 2010 9:33 pm

Amador nada, aqui é O BRASIL, POWS!!!

Dinheiro véio ainda é dinheiro e serve para fazer compras, daí um Túlio da vida embolsa uns milhõezitchos de cada vez e bota jornal recortado no lugar, até completar as tales de 11 toneladas... :wink: :twisted: 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: DESCOBERTAS DA CIÊNCIA

#15 Mensagem por Francoorp » Dom Jul 25, 2010 10:05 pm

Pernas Biônicas para paraplégicos:





As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Responder