Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#76 Mensagem por rodrigo » Qui Jun 17, 2010 5:43 pm

Ah se você acha que .50 é antipessoal tudo bem
Para você saber a diferença só da um tiro em uma pessoa, com um 7.62 e uma 8.5... A 8.5 vai cortar o sujeito no meio.

O tipo anti pessoal, Anti-Material é propósito de imobilizar tal coisa...

Combate corpo a corpo é 3º Fase em diante de uma guerra, Superioridade Aérea, destruição a logística inimiga por meio de ataques, após isso se fala em tropa convencional.
Acho que você não sabe o que está falando. Pode ser o impacto do gol da Coréia do Norte :twisted:




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
vitor freitas
Júnior
Júnior
Mensagens: 117
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 11:23 am

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#77 Mensagem por vitor freitas » Qui Jun 17, 2010 7:40 pm

É a guerra deve então se começar com tropas depois vem o ataque depois a superioridade. E estou falando da guerra moderna na sua epoca[Pinochet] não era mesmo, pois 1915 mau tinha algo que se chama-se supremacia aérea. Isso se deu quase no Final da Primeira Guerra. :mrgreen:




Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1109
Registrado em: Sáb Mai 09, 2009 11:43 pm

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#78 Mensagem por Vitor » Qui Jun 17, 2010 9:03 pm

O .338 Lapua é considerado anti-pessoal. Se bem que pela lógica da imprensa brasileira, seria capaz de afundar um porta avião, já que qualquer ar-15 derruba helicóptero.




NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8380
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 246 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#79 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Jun 17, 2010 10:47 pm

Pra mim, o mais importante é a munição. Isso define o poder de penetração, mais que o calibre.... mas isso é opinião minha.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1109
Registrado em: Sáb Mai 09, 2009 11:43 pm

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#80 Mensagem por Vitor » Sex Jun 18, 2010 8:37 am

glauberprestes escreveu:Pra mim, o mais importante é a munição. Isso define o poder de penetração, mais que o calibre.... mas isso é opinião minha.
Depende muito, quanto maior o calibre maior, também tende a ser maior a densidade seccional do projétil, o que aumenta a penetração. Claro que sendo tudo igual, uma FMJ penetra mais do que uma HP.




NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#81 Mensagem por rodrigo » Sex Jun 18, 2010 2:11 pm

Para você saber a diferença só da um tiro em uma pessoa, com um 7.62 e uma 8.5... A 8.5 vai cortar o sujeito no meio.
O que é 8.5?




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#82 Mensagem por gaitero » Sex Jun 18, 2010 4:36 pm

glauberprestes escreveu:Pra mim, o mais importante é a munição. Isso define o poder de penetração, mais que o calibre.... mas isso é opinião minha.
Eu penso que inutilizar uma tropa, significa mais do que matar.

De todo modo, não sei até que ponto podemos imaginar que um tiro preciso dependa do calibre, da arma ou do desenvolvimento detalhado da construção da cabeça da munição. Vejo como fundamental a cabacidade de desenvolver e fabricar nacionalmente um fuzil tipo A ou B, e considero esta condição, como fator estratégico para qualquer país independente, mas até que ponto adquirir um FAL ou um Top Foda, faz diferença, são outros 500...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1109
Registrado em: Sáb Mai 09, 2009 11:43 pm

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#83 Mensagem por Vitor » Sex Jun 18, 2010 6:57 pm

rodrigo escreveu:
Para você saber a diferença só da um tiro em uma pessoa, com um 7.62 e uma 8.5... A 8.5 vai cortar o sujeito no meio.
O que é 8.5?
O .338 Lapua, 8.58x70.




NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1109
Registrado em: Sáb Mai 09, 2009 11:43 pm

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#84 Mensagem por Vitor » Sex Jun 18, 2010 6:58 pm

gaitero escreveu:
glauberprestes escreveu:Pra mim, o mais importante é a munição. Isso define o poder de penetração, mais que o calibre.... mas isso é opinião minha.
Eu penso que inutilizar uma tropa, significa mais do que matar.

De todo modo, não sei até que ponto podemos imaginar que um tiro preciso dependa do calibre, da arma ou do desenvolvimento detalhado da construção da cabeça da munição. Vejo como fundamental a cabacidade de desenvolver e fabricar nacionalmente um fuzil tipo A ou B, e considero esta condição, como fator estratégico para qualquer país independente, mas até que ponto adquirir um FAL ou um Top Foda, faz diferença, são outros 500...
Muitas vezes o que mata apenas incapacita, logo o que tem inteção de capacitar pode acabar causando um dano que no calor da batalha quem sofreu continue a lutar.




NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8380
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 246 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#85 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Jun 18, 2010 7:34 pm

Não gente, acho que eu fui mal-interpretado. Falaram lá atrás que o calibre define a função (anti pessoal ou material). Eu não concordo. Um 7,62 com a munição apropriada pode muito bem paralisar um blindado. Da mesma forma, o Barret .50 pode ser empregado de maneira anti pessoal. Dependendo da munição utilizada (cabeça oca, explosiva, jaquetada, etc...), podemos usar o mesmo fuzil para multiplas missões. Claro que alguns calibres são otimizados para certas capacidades, mas em geral, na teoria, dá.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37942
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2616 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#86 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jun 19, 2010 7:17 am

O que se está a ver cada vez mais é o abandono do 7.62 para espingardas de precisão. Está-se a usar cada vez mais calibres intermédios entre o 7.62 e o 12.7.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1109
Registrado em: Sáb Mai 09, 2009 11:43 pm

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#87 Mensagem por Vitor » Sáb Jun 19, 2010 8:14 pm

cabeça de martelo escreveu:O que se está a ver cada vez mais é o abandono do 7.62 para espingardas de precisão. Está-se a usar cada vez mais calibres intermédios entre o 7.62 e o 12.7.
Bem, o 7.62 nunca foi o calibre mais ideal para precisão, o 6.5 consegue fazer a mesma distância com bem menos recuo. Se bem que recentemente os EUA adotaram uma versão aprimorada do .300 Winchester Magnum para seus M24. O projétil tem peso de 220 grains (123 grains é o 7.62 de AK, de 147 a 175 são o do .30 Otan).




NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#88 Mensagem por rodrigo » Seg Jun 21, 2010 2:40 pm

o 6.5 consegue fazer a mesma distância com bem menos recuo
O 6,5 é calibre esportivo, completamente descartado para funções de combate.

O 7,62 ainda vai dominar por muito tempo, os calibres que surgem são exceções e para tarefas específicas, como disparos em distância superiores ao emprego do 7,62 e contra alvos protegidos com vidro blindado.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1109
Registrado em: Sáb Mai 09, 2009 11:43 pm

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#89 Mensagem por Vitor » Ter Jun 22, 2010 12:17 pm

rodrigo escreveu:
o 6.5 consegue fazer a mesma distância com bem menos recuo
O 6,5 é calibre esportivo, completamente descartado para funções de combate.

O 7,62 ainda vai dominar por muito tempo, os calibres que surgem são exceções e para tarefas específicas, como disparos em distância superiores ao emprego do 7,62 e contra alvos protegidos com vidro blindado.
Questão de burocracia e logística, mas o 6,5 em si é completamente viável para funções de combate.




NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#90 Mensagem por rodrigo » Ter Jun 22, 2010 2:19 pm

Questão de burocracia e logística, mas o 6,5 em si é completamente viável para funções de combate.
Negativo, inclusive o EB já analisou isso. O calibre 6,5 foi adotado nas equipes esportivas, porque o Brasil estava ficando muito atrás continuando a atirar com o 7,62 em competições. Ao se estudar a adoção esportiva do 6,5, foi sugerida a padronização do calibre para uso esportivo e de caçador, devido à grande precisão. Depois dos testes, ficou patente que depois dos 300m, o 6,5 perde estabilidade e tem o poder de parada muito reduzido, o que o tornou inferior ao 7,62 para a função.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Responder