Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#136 Mensagem por CFB » Qua Nov 02, 2016 11:35 pm

Marechal-do-ar escreveu:Mas, vamos falar a verdade, um fuzil com 1,5m de comprimento e entre 10kg e 15kg não tem nada de prático, além do mais, só é útil contra jipes que ninguém em sã consciência manda para a linha de frente, contra pessoal os atiradores de elite tem preferido outro calibre, o .338 lapua, e contra um blindado 6x6, por exemplo, o Carl Gustav se sai muito melhor que qualquer .50.
Não é bem assim não meu caro, um tiro bem dado de um fuzil desses pode, por exemplo, tirar um Cascavel de combate. No Iraque a notícias de que os americanos conseguiram tirar CC iraquianos do combate com estas armas.




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#137 Mensagem por Wingate » Qui Nov 03, 2016 2:43 am

CFB escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:Mas, vamos falar a verdade, um fuzil com 1,5m de comprimento e entre 10kg e 15kg não tem nada de prático, além do mais, só é útil contra jipes que ninguém em sã consciência manda para a linha de frente, contra pessoal os atiradores de elite tem preferido outro calibre, o .338 lapua, e contra um blindado 6x6, por exemplo, o Carl Gustav se sai muito melhor que qualquer .50.
Não é bem assim não meu caro, um tiro bem dado de um fuzil desses pode, por exemplo, tirar um Cascavel de combate. No Iraque a notícias de que os americanos conseguiram tirar CC iraquianos do combate com estas armas.
Segue um exemplo interessante (mas bem instrutivo) do passado. Os fuzis anti-material de hoje com certeza são bem mais sofisticados e eficazes:

Nota: esperar um pouco até a introdução do desenho animado acabar.



Wingate




CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#138 Mensagem por CFB » Qui Nov 03, 2016 5:03 pm

Wingate escreveu:
CFB escreveu: Não é bem assim não meu caro, um tiro bem dado de um fuzil desses pode, por exemplo, tirar um Cascavel de combate. No Iraque a notícias de que os americanos conseguiram tirar CC iraquianos do combate com estas armas.
Segue um exemplo interessante (mas bem instrutivo) do passado. Os fuzis anti-material de hoje com certeza são bem mais sofisticados e eficazes:

Nota: esperar um pouco até a introdução do desenho animado acabar.



Wingate
Por estas coisas que penso, até a sua substituição, não poderíamos melhorar, de algum modo, a blindagem dos nossos Cascavéis.




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#139 Mensagem por JL » Qui Nov 03, 2016 8:30 pm

Com o anel da torre do Cascavel reformado a tarefa ficou ainda mais fácil, tem também a parede vertical dos M 113, sem falar de certa vulnerabilidade dos sofisticados sistemas optrônicos dos carros de combate modernos.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#140 Mensagem por CFB » Qui Nov 03, 2016 8:37 pm

JL escreveu:Com o anel da torre do Cascavel reformado a tarefa ficou ainda mais fácil, tem também a parede vertical dos M 113, sem falar de certa vulnerabilidade dos sofisticados sistemas optrônicos dos carros de combate modernos.
Não sei se seria possível colocar isto nos Cascavéis, mas existem alguns CCs, como o T-84 Oplot M e o T-14 Armata que possuem, além da blindagem, um sistema sistema de defesa passivo.




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#141 Mensagem por JL » Qui Nov 03, 2016 9:03 pm

Qualquer sistema defensivo que se acrescente faz muita diferença, mas também custa muito caro. Creio que este Cascavel é um arremedo, de colocar novas tecnologias em um veículo super antigo. Não vejo muito jeito não, a única defesa deste carro é correr, correr o mais rápido possível para que ninguém o acerte, se marca parado já era. Agora claro que fumígenos e outros tipos de granadas de defesa é uma opção que pode ser melhorada, combinada com detector de laser etc. Mas que isso creio ser totalmente inviável, inclusive blindagem reativa a chapa não aguenta, o apliques de cerâmico, pois aumentaria o peso etc. Não tem muito o que fazer. Quanto ao anel, deveriam ter tapado, pelo menos iria esconder a vulnerabilidade e ficaria muito mais bonito. Fechar com qualquer coisa leve que der continuidade a blindagem.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#142 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Nov 03, 2016 11:31 pm

CFB escreveu:Não é bem assim não meu caro, um tiro bem dado de um fuzil desses pode, por exemplo, tirar um Cascavel de combate. No Iraque a notícias de que os americanos conseguiram tirar CC iraquianos do combate com estas armas.
"Pode", mas a que custo? Mesmo que um tiro perfure a blindagem do Cascavel não é garantia de que ele vai acertar alguma coisa la dentro para tirar o veículo de combate, por outr lado, o tiro vai entregar a posição do atirador, ai o canhão de 90mm mira e...

Não é muito mais fácil usar um Carl Gustaf com muito mais garantia de que vai tirar o Cascavel de combate?


Armas anti-tanque já foram fuzis 20mm, esses fuzis desapareceram por um bom motivo.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#143 Mensagem por CFB » Qui Nov 03, 2016 11:56 pm

Marechal-do-ar escreveu:
CFB escreveu:Não é bem assim não meu caro, um tiro bem dado de um fuzil desses pode, por exemplo, tirar um Cascavel de combate. No Iraque a notícias de que os americanos conseguiram tirar CC iraquianos do combate com estas armas.
"Pode", mas a que custo? Mesmo que um tiro perfure a blindagem do Cascavel não é garantia de que ele vai acertar alguma coisa la dentro para tirar o veículo de combate, por outr lado, o tiro vai entregar a posição do atirador, ai o canhão de 90mm mira e...

Não é muito mais fácil usar um Carl Gustaf com muito mais garantia de que vai tirar o Cascavel de combate?


Armas anti-tanque já foram fuzis 20mm, esses fuzis desapareceram por um bom motivo.
É bom lembrar que as tropas que usam este tipo de arma são tropas treinadas especificamente para isto, são atiradores de elite, também é bom lembrar que é possível se dar mais de um tiro, apesar de não ser recomendável, pois denúncia a possível, há um custo muito mais baixo do que um míssil, só lembrando que um não exclui o outro, pois são armamentos de classes diferentes.




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#144 Mensagem por JL » Sex Nov 04, 2016 8:54 am

Não é objetivo do fuzil anti material ser usado como arma anticarro, mesmo porque somente poderá ter chances para pegar um carro parado, aí funciona mais como um atirador de elite, um sniper. Agora temos que considerar por exemplo o teatro urbano em termos de ações policiais, como ocorre no Rio. Até agora lançadores de rojão, não foram usados por criminosos, mas por exemplo o Barret .50 já esta por aí. Também é comum se ver blindados parados em cruzamentos ou trafegando lentamente em vias estreitas. Aí esta formado o cenário para um tiro de .50 no anel da torre e lembre-se, quando o projétil entrar o interior é apertado para caramba, certamente vai acerta alguém e o projétil vai ricochetear dentro do carro, ferimentos não tripulação é uma condição de alta probabilidade se o projétil entrar no compartimento de combate. Talvez algum material moderno possa ser colocado no lado exterior da blindagem e uma fibra na parte interna para segurar estilhaços, possa ser acrescido para viaturas para este tipo de ação. Mas tem o $$$$$$$$$.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#145 Mensagem por CFB » Sex Nov 04, 2016 7:00 pm

JL escreveu:Não é objetivo do fuzil anti material ser usado como arma anticarro, mesmo porque somente poderá ter chances para pegar um carro parado, aí funciona mais como um atirador de elite, um sniper. Agora temos que considerar por exemplo o teatro urbano em termos de ações policiais, como ocorre no Rio. Até agora lançadores de rojão, não foram usados por criminosos, mas por exemplo o Barret .50 já esta por aí. Também é comum se ver blindados parados em cruzamentos ou trafegando lentamente em vias estreitas. Aí esta formado o cenário para um tiro de .50 no anel da torre e lembre-se, quando o projétil entrar o interior é apertado para caramba, certamente vai acerta alguém e o projétil vai ricochetear dentro do carro, ferimentos não tripulação é uma condição de alta probabilidade se o projétil entrar no compartimento de combate. Talvez algum material moderno possa ser colocado no lado exterior da blindagem e uma fibra na parte interna para segurar estilhaços, possa ser acrescido para viaturas para este tipo de ação. Mas tem o $$$$$$$$$.
Infelizmente meu carro, já foram apreendidos bazucas com a malandragem do Rio de Janeiro sim.
Está aí um dos casos http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/p ... s-13112013
Até um CC já foi apreendido com a malandragem de São Paulo http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2 ... paulo.html
A situação está tensa mesmo.




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#146 Mensagem por Bolovo » Sex Nov 04, 2016 9:36 pm

CFB escreveu:
JL escreveu:Não é objetivo do fuzil anti material ser usado como arma anticarro, mesmo porque somente poderá ter chances para pegar um carro parado, aí funciona mais como um atirador de elite, um sniper. Agora temos que considerar por exemplo o teatro urbano em termos de ações policiais, como ocorre no Rio. Até agora lançadores de rojão, não foram usados por criminosos, mas por exemplo o Barret .50 já esta por aí. Também é comum se ver blindados parados em cruzamentos ou trafegando lentamente em vias estreitas. Aí esta formado o cenário para um tiro de .50 no anel da torre e lembre-se, quando o projétil entrar o interior é apertado para caramba, certamente vai acerta alguém e o projétil vai ricochetear dentro do carro, ferimentos não tripulação é uma condição de alta probabilidade se o projétil entrar no compartimento de combate. Talvez algum material moderno possa ser colocado no lado exterior da blindagem e uma fibra na parte interna para segurar estilhaços, possa ser acrescido para viaturas para este tipo de ação. Mas tem o $$$$$$$$$.
Infelizmente meu carro, já foram apreendidos bazucas com a malandragem do Rio de Janeiro sim.
Está aí um dos casos http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/p ... s-13112013
Até um CC já foi apreendido com a malandragem de São Paulo http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2 ... paulo.html
A situação está tensa mesmo.
Esse é um tubo de AT4 usado. Tem a mesma utilidade que um peso de papel. Já o M41, bem, o EB fez leilão deles, né?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#147 Mensagem por CFB » Sex Nov 04, 2016 10:20 pm

Bolovo escreveu:
CFB escreveu: Infelizmente meu carro, já foram apreendidos bazucas com a malandragem do Rio de Janeiro sim.
Está aí um dos casos http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/p ... s-13112013
Até um CC já foi apreendido com a malandragem de São Paulo http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2 ... paulo.html
A situação está tensa mesmo.
Esse é um tubo de AT4 usado. Tem a mesma utilidade que um peso de papel. Já o M41, bem, o EB fez leilão deles, né?
Pode ser meu caro, mas não abranda a situação, também já vi caso de bazucas argentinas apreendidas com a malandragem do Rio de Janeiro. Mas, voltando ao assunto do tópico, o que eu defendo é que os fuzis anti-materiais sejam integrados aos batalhões de infantaria do nosso Exército, como também de sniper, não apenas pelo seu poder bélico, mas também pelo seu poder de observação.




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#148 Mensagem por JL » Sex Nov 04, 2016 11:26 pm

Não tenho notícia do uso de lança rojão pelo crime, mas pode acontecer, agora munição AP e fuzil anti material já esta em uso, aqui no litoral no assalto a Protege usaram um Barret .50 e eu pude ter a desagradável sensação de ouvir os disparos vindo do outro lado, pois estava próximo ao local quando aconteceu o roubo. Então proteção para este calibre é essencial para blindados em ações de segurança urbana aqui no Brasil, mas do que proteção contra minas ou IED.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#149 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 29, 2017 3:08 pm

Estava eu na internet, e olha só o que eu encontrei em calibre 20mm. Também Sul-africano. 8-]

http://www.thefirearmblog.com/blog/wp-content/uploads/2016/12/Truvelo-CMS-1-1.jpg

http://www.thefirearmblog.com/blog/2016 ... iel-rifle/

Aqui o site da empresa. Uma boa surpresa.

http://www.truvelo.co.za/armoury/manufa ... ccessories

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#150 Mensagem por knigh7 » Dom Jun 24, 2018 11:28 am

Pessoal,

Eu venho procurando a energia cinética de uma .50 durante a trajetória. Alguém por acaso tem dados sobre isso?
O motivo pelo qual procuro é saber a partir de qual distância o projétil terá o mesmo efeito que um 7.62mm perfurante de tungstênio que é o padrão de proteção Stanag nível 3. Tanto o Guarani quanto o Lince da Iveco do EB é previsto para ter esse nível de proteção.




Responder