Afudamento do Kursk: Uma vergonha para a Rússia
Enviado: Sex Out 15, 2004 3:45 am
Fala pessoal,
Um tempo atrás eu terminei de ler o livro "Kursk: O Orgulho perdido da Rússia", de Peter Truscott. Então pra quem gostaria de saber algo mais sobre o afundamento, vou falar bem por cima o que aconteceu(segundo esse autor).
O Kursk estava baseado na península de Kola, no Noroeste da Rússia. Sua principal função era a de ataque contra Forças Tarefas capitaneadas por NAe´s estrangeiros(leia-se americanos). Subordinado à Frota do Norte, era o mais mortífero submarino da Marinha da Rússia.
A sua tripulação vivia, em sua maioria, no miserável vilarejo de Vidyayevo.Ficava próxima a cidades importantes como Kursk, e bases navais da Frota do Norte como Severomorsk e Murmansk.
Pois bem, em Agosto de 2000 o Kursk iria participar da maior manobra naval Russa desde os tempos da URSS, no mar de Barents. Uma de suas missões no exercício seria lançar um protótipo de um velho torpedo, uma espécie de adaptação, com uma nova bateria. Esse torpedo era impulsionado por Peroxido de Hidrogênio, um combustível altamente instável que já havia afundado um submarino Britânico. Fora esse armamento antiqüado, o Kursk estava armado com 18 torpedos e 23 mísseis "Granit", a jóia dos mísseis anti-navio da Rússia.
No dia 12 de Agosto de 2000, o Kursk plotou o seu "alvo" principal. O Cruzador pesado Pyotr Veliky(Pedro, o Grande), Capitânea da esquadra "inimiga". A idéia era lançar esse torpedp de teste por baixo do Cruzador. Porém, quando estava quase pronto para ser disparado, quase entrando em seu silo de lançamento, esse torpedo explodiu.Após isso um incêndio se seguiu, matou quase instantaneamente os marinheiros no CCC(Cabine de Comando Central), onde ficavam os mais modernos equipamentos do submarino. Com o incêndio no compartimento dos torpedos, a temperatura se elevou de tal modo que outros também detonaram, resultando em uma explosão 100 vezes mais forte que a inicial. Essa segunda explosão acabou com qualquer chance de sobrevivência a tripulação restante, que ainda estava viva.
Agora vou entrar nos motivos do porquê do do título desse tópico. Indo por partes. Por que o acidente ocorreu?
1- Negligência: A falta de treinamento mais contínuo fez com que as tripulações de praticamente todos os submarinos Russos desobedecessem Normas de segurança por puro comodismo. Por exemplo, no momento da explosão do Torpedo no seu tubo lançador, a porta do compartimento que separa esse setor de outros(incluindo o CCC, onde ficava o comandante do Navio) não estava fechada e lacrada. Isso possibilitou uma destruição muito maior que a prevista no Submarino caso essa porta estivesse lacrada. Caso o CCC estivesse operacional, teria sido possível acionar os tanques de lastro, que forçariam o Submarino a emergir. Com o CCC ativo, teria sido possível lançar um sinal de alerta de socorro. Mas com ele destruído, isso ficou praticamente impossível. Além disso, a principal, e praticamente única, via de escape do submarino para uma fuga ficava no CCC, que ficou inacessível. De qualuqer forma, mesmo que a porta estivesse fechada, não seria possível fugir pois a segunda explosão pulverizaria o CCC com ou sem porta.
Ajuda podia ter sido pedida de outras áreas do submarino. No caso isso aconteceria com o lançamento de boias sinalizadoras, mostrando que havia algo errado. Infelizmente por uma irresponsabilidade desastrosa as bóias não podiam ser lançadas por falta de cuidados no porto.
O que aconteceu é que uma operação de resgate só foi lançada muitas horas depois, pois o comando Naval da Frota do Norte não sabia se tinha acontecido ou não alguma coisa com o Kursk. Eles ficaram parados, imóveis, a espera de um sinal de rádio que nunca viria.
2- Falta de Condições de Trabalho: Sabiam que o comandante do Submarino, Capitão Lyachin, ganhava um salário após 20 anos de serviço para a Marinha, de 200 dólares?
Não? Pois agora estão sabendo. E isso que ele era o comandante do submarino, o oficial mais bem remunerado dentre todos ali. Na média os salários eram de 50 dólares ou menos.
Era impossível se viver com esse salário. A tripulação vivia em uma vila decadente, congelante e sem aquecimento e energia muitas vezes. Há relatos de tripulantes que deixavam de comer pra sua família não passar fome(o que acontecia de qualquer forma). E até um caso que um tripulante(que não me recordo o nome) viveu os últimos dias antes de embarcar no Kusrk(que era confortável, diga-se de passagem) a base de cogumelos selvagens!?
Portanto não era difícil ver que a tripulação estava desanimada com aquelas condições de vida. Fora isso, a Marinha não realizava quase nunca treinamentos para mantê-la atualizada e preparada. Eles praticamente nunca treinavam para fuga e sobrevivência em caso de acidentes, e a estrutura dos navios de resgate da Marinha era calamitosa.
A Operação de resgate do Kursk foi lançada mais de 12 horas após o afundamento. Nessa hora a tripulação já estava toda morta, mas, mesmo que estivesse viva, de nada adiantaria. Por mais de uma semana consecutiva de tentativas e a Marinha não conseguiu nada mais que iludir os parentes com supostos "sinais de batidas no casco com sinais de socorro".
3- Mentiras: Após o afundamento, o que se viu foi um show de mentiras por parte das autoridades Russas. Com medo de que os segredos militares do Kursk fossem vistos por estrangeiros, eles rejeitaram todos as ofertas de ajuda de todas as partes do mundo. Alegavam que o ângulo de inclinação no Kursk era enorme(mais de 70 graus) o que impossibilitava a utilização de minisubmarinos estrangeiros. Na realidade, a inclinação era menor que 10 graus.
A constante recusa de ajuda estrangeiras selou qualquer chance de sobrevivência à tripulação(que, na realidade, já estava morta). Somente muitos dias depois é que eles autorizariam o moderno minisubmarino britânico LR5. Até lá, só operavam as sucatas flutuantes que eram os minisubmarinos russos.
De qualquer forma, mesmo quando o LR5 chegou, ele não foi autorizado a descer.
E, pra não continuar com esse enorme texto, tem o fato que os Russos alegaram insistentemente que o que causou o afundamento do Kursk foi um "grande objeto submerso", ou seja, um submarino estrangeiro. De fato, o Kursk estava sendo seguid por 2 submarinos Classe Los Angeles americanos na ocasião(USS Memphis e USS Toledo), mas não ouve colisão.
Mas os Russos continuaram a insistir tanto nessa versão que os submarinistas mortos foram acusados(antes do término das investigações) de violações nas normas de trânsito no Mar e Negligência.
Portanto, se estivessem vivos, seriam punidos com 10 a 14 anos de Prisão!!!
Caramba, cansei. Espero que tenham gostado do relato deste que vos fala.
Abraço a todos
César
Um tempo atrás eu terminei de ler o livro "Kursk: O Orgulho perdido da Rússia", de Peter Truscott. Então pra quem gostaria de saber algo mais sobre o afundamento, vou falar bem por cima o que aconteceu(segundo esse autor).
O Kursk estava baseado na península de Kola, no Noroeste da Rússia. Sua principal função era a de ataque contra Forças Tarefas capitaneadas por NAe´s estrangeiros(leia-se americanos). Subordinado à Frota do Norte, era o mais mortífero submarino da Marinha da Rússia.
A sua tripulação vivia, em sua maioria, no miserável vilarejo de Vidyayevo.Ficava próxima a cidades importantes como Kursk, e bases navais da Frota do Norte como Severomorsk e Murmansk.
Pois bem, em Agosto de 2000 o Kursk iria participar da maior manobra naval Russa desde os tempos da URSS, no mar de Barents. Uma de suas missões no exercício seria lançar um protótipo de um velho torpedo, uma espécie de adaptação, com uma nova bateria. Esse torpedo era impulsionado por Peroxido de Hidrogênio, um combustível altamente instável que já havia afundado um submarino Britânico. Fora esse armamento antiqüado, o Kursk estava armado com 18 torpedos e 23 mísseis "Granit", a jóia dos mísseis anti-navio da Rússia.
No dia 12 de Agosto de 2000, o Kursk plotou o seu "alvo" principal. O Cruzador pesado Pyotr Veliky(Pedro, o Grande), Capitânea da esquadra "inimiga". A idéia era lançar esse torpedp de teste por baixo do Cruzador. Porém, quando estava quase pronto para ser disparado, quase entrando em seu silo de lançamento, esse torpedo explodiu.Após isso um incêndio se seguiu, matou quase instantaneamente os marinheiros no CCC(Cabine de Comando Central), onde ficavam os mais modernos equipamentos do submarino. Com o incêndio no compartimento dos torpedos, a temperatura se elevou de tal modo que outros também detonaram, resultando em uma explosão 100 vezes mais forte que a inicial. Essa segunda explosão acabou com qualquer chance de sobrevivência a tripulação restante, que ainda estava viva.
Agora vou entrar nos motivos do porquê do do título desse tópico. Indo por partes. Por que o acidente ocorreu?
1- Negligência: A falta de treinamento mais contínuo fez com que as tripulações de praticamente todos os submarinos Russos desobedecessem Normas de segurança por puro comodismo. Por exemplo, no momento da explosão do Torpedo no seu tubo lançador, a porta do compartimento que separa esse setor de outros(incluindo o CCC, onde ficava o comandante do Navio) não estava fechada e lacrada. Isso possibilitou uma destruição muito maior que a prevista no Submarino caso essa porta estivesse lacrada. Caso o CCC estivesse operacional, teria sido possível acionar os tanques de lastro, que forçariam o Submarino a emergir. Com o CCC ativo, teria sido possível lançar um sinal de alerta de socorro. Mas com ele destruído, isso ficou praticamente impossível. Além disso, a principal, e praticamente única, via de escape do submarino para uma fuga ficava no CCC, que ficou inacessível. De qualuqer forma, mesmo que a porta estivesse fechada, não seria possível fugir pois a segunda explosão pulverizaria o CCC com ou sem porta.
Ajuda podia ter sido pedida de outras áreas do submarino. No caso isso aconteceria com o lançamento de boias sinalizadoras, mostrando que havia algo errado. Infelizmente por uma irresponsabilidade desastrosa as bóias não podiam ser lançadas por falta de cuidados no porto.
O que aconteceu é que uma operação de resgate só foi lançada muitas horas depois, pois o comando Naval da Frota do Norte não sabia se tinha acontecido ou não alguma coisa com o Kursk. Eles ficaram parados, imóveis, a espera de um sinal de rádio que nunca viria.
2- Falta de Condições de Trabalho: Sabiam que o comandante do Submarino, Capitão Lyachin, ganhava um salário após 20 anos de serviço para a Marinha, de 200 dólares?
Não? Pois agora estão sabendo. E isso que ele era o comandante do submarino, o oficial mais bem remunerado dentre todos ali. Na média os salários eram de 50 dólares ou menos.
Era impossível se viver com esse salário. A tripulação vivia em uma vila decadente, congelante e sem aquecimento e energia muitas vezes. Há relatos de tripulantes que deixavam de comer pra sua família não passar fome(o que acontecia de qualquer forma). E até um caso que um tripulante(que não me recordo o nome) viveu os últimos dias antes de embarcar no Kusrk(que era confortável, diga-se de passagem) a base de cogumelos selvagens!?
Portanto não era difícil ver que a tripulação estava desanimada com aquelas condições de vida. Fora isso, a Marinha não realizava quase nunca treinamentos para mantê-la atualizada e preparada. Eles praticamente nunca treinavam para fuga e sobrevivência em caso de acidentes, e a estrutura dos navios de resgate da Marinha era calamitosa.
A Operação de resgate do Kursk foi lançada mais de 12 horas após o afundamento. Nessa hora a tripulação já estava toda morta, mas, mesmo que estivesse viva, de nada adiantaria. Por mais de uma semana consecutiva de tentativas e a Marinha não conseguiu nada mais que iludir os parentes com supostos "sinais de batidas no casco com sinais de socorro".
3- Mentiras: Após o afundamento, o que se viu foi um show de mentiras por parte das autoridades Russas. Com medo de que os segredos militares do Kursk fossem vistos por estrangeiros, eles rejeitaram todos as ofertas de ajuda de todas as partes do mundo. Alegavam que o ângulo de inclinação no Kursk era enorme(mais de 70 graus) o que impossibilitava a utilização de minisubmarinos estrangeiros. Na realidade, a inclinação era menor que 10 graus.
A constante recusa de ajuda estrangeiras selou qualquer chance de sobrevivência à tripulação(que, na realidade, já estava morta). Somente muitos dias depois é que eles autorizariam o moderno minisubmarino britânico LR5. Até lá, só operavam as sucatas flutuantes que eram os minisubmarinos russos.
De qualquer forma, mesmo quando o LR5 chegou, ele não foi autorizado a descer.
E, pra não continuar com esse enorme texto, tem o fato que os Russos alegaram insistentemente que o que causou o afundamento do Kursk foi um "grande objeto submerso", ou seja, um submarino estrangeiro. De fato, o Kursk estava sendo seguid por 2 submarinos Classe Los Angeles americanos na ocasião(USS Memphis e USS Toledo), mas não ouve colisão.
Mas os Russos continuaram a insistir tanto nessa versão que os submarinistas mortos foram acusados(antes do término das investigações) de violações nas normas de trânsito no Mar e Negligência.
Portanto, se estivessem vivos, seriam punidos com 10 a 14 anos de Prisão!!!
Caramba, cansei. Espero que tenham gostado do relato deste que vos fala.
Abraço a todos
César