Facas(Duvida)

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
MIG-25
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 341
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 6:52 pm

Facas(Duvida)

#1 Mensagem por MIG-25 » Ter Fev 09, 2010 8:04 pm

Eu Faço colecção de facas, tipo Butterfly e ponta e mola. Eu gostaria de saber se caso fosse apanhado numa operação stop ou algo do género possuindo uma faca destas o que me acontecia?
A lâmina da minha Butterfly é superior aos 10 cm, logo é ilegal, mas a lâmina da minha ponta e mola tem apenas 8 cm, sendo assim fico na duvida se é ilegal ou não?
Cumprimentos e obrigado.




Nick alterado de General Spínola para MIG-25 - Paisano.
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8380
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 246 vezes

Re: Facas(Duvida)

#2 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Fev 09, 2010 8:20 pm

Na prática (no Brasil, em Portugal, ou na Tailândia), quem vai decidir se você vai ter uma dor de cabeça enorme com a sua faca 2cm menor que o máximo permitido é o policial. Até você conseguir explicar, já recebeu instruções para por a faca no chão, mão na parede e documento para averiguação.
Como diria o meu pai, "arma na mão, um novo culhão", portanto eu aconselho você andar sem nada, ou no máximo, uma faca-chaveiro, so pra descascar uma fruta, aparafusar, ou cortar uma corda...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceram: 66 vezes

Re: Facas(Duvida)

#3 Mensagem por marcelo l. » Ter Fev 09, 2010 8:52 pm

Deve ser a legislação portuguesa...sem querer eu conheço essa lei...seu caso se enquadra no
Artigo 3.
f)
As armas brancas sem afectação ao exercício
de quaisquer práticas venatórias, comerciais,
agrícolas, industriais, florestais, domésticas ou
desportivas, ou que pelo seu valor histórico ou
artístico não sejam objecto de colecção;

http://www.mai.gov.pt/data/legislacao/p ... nicoes.pdf

Como se operaciona em Portugal não tenho idéia, mas em tese não seria crime você portar de forma esporádica por alguma razão ligada as práticas acima relacionadas.

No Brasil, para parte da doutrina é fato atipico entre eles o Guilherme Nucci...por que para essa corrente antes a conduta era tipificada pelo artigo 19 da lei de contravenções penais, como o legislador derrogou o artigo e cuidou só das armas de fogo posteriormente, ficamos sem o tipo penal...Mas, para ninguém diga que apoio alguém andar com Katanas na rua, se um policial parar no Brasil e quiser prosseguir tem jurisprudência dizendo que está correta, a razão que para esses doutrinadores o legislador só tratou de arma de fogo...e vc irá ser julgado pelo Juízado Especial Criminal.

Mas, na terra tupiniquim o pouco que conheço vai depender muito do local e sua atitude para o promotor propor ação penal.




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
Al Zarqawi
Sênior
Sênior
Mensagens: 1828
Registrado em: Ter Jul 03, 2007 8:07 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Facas(Duvida)

#4 Mensagem por Al Zarqawi » Ter Fev 09, 2010 9:06 pm

É,Marcelo l

Não conhecia a legislação sobre o assunto em Portugal.Mas foi bom saber,também possuo lâminas,algumas de grande dimensão.Pelo que li se enquadra na classe F (Artigo 3º)combinado com o Artigo 10º que menciona ter a nota de aquisição e licença de porte e uso.Agora onde se tira essa licença não sei.




Al Zarqawi - O Dragão!

"A inveja é doce,o olho grande é que é uma merda"Autor desconhecido.
Imagem
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Facas(Duvida)

#5 Mensagem por soultrain » Ter Fev 09, 2010 9:35 pm

Butterfly e ponta e mola na rua esquece. Eu tenho uma colecção espadas Históricas, de família e uma pequena colecção de baionetas mais recentes, mas em casa.

Sei de um caso, um dos maiores coleccionadores de canivetes do mundo, .com milhares de canivetes.

Alguns bem grandes, aqueles de exposição. Foi acordado a meio da noite, porta arrombada pela policia de intervenção, agredido e tudo apreendido. Noticiado como fosse um traficante de armas, foi mesmo inacreditável, tem uma acção contra o estado.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: Facas(Duvida)

#6 Mensagem por pafuncio » Ter Fev 09, 2010 9:37 pm

Na Revista Magnum, lembro ter lido um arquivo rebatendo essa idéia. Não haveria restrição legislativa à posse de facas com lâminas superiores a 10 cm, trata=se de um uso e costume policial,sem amparo legal, de algumas unidades federativas.

É o que me lembro, talvez tenha sido uma herança efêmera de uma legislação getulista logo revogada.

Salu2.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Facas(Duvida)

#7 Mensagem por soultrain » Ter Fev 09, 2010 9:39 pm

Alex, estamos a falar de Portugal.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Facas(Duvida)

#8 Mensagem por tflash » Ter Fev 09, 2010 10:46 pm

Um conselho em relação ao uso de facas na rua (mais virado para Portugal mas penso que também é útil no Brasil)

Eu penso da seguinte forma. Ao usar qualquer tipo de lâmina mesmo que permitida pelas autoridades, temos que ter em conta a nossa capacidade de a usar. ou seja se eu vou trazer um meio de defesa tenho que ser proficiente no seu uso.

O facto de eu trazer uma faca não me garante que esteja mais seguro porque um assaltante normal trás pelo menos uma faca. Já é normal, hoje em dia, que este traga uma arma de fogo. Ao sacar-mos uma faca como oposição a alguém que já sacou de uma estamos a escalar a situação para um confronto inevitável onde o assaltante tem mais experiência. ou seja estamos em desvantagem.

Depois ainda existem as consequências de se ferir o assaltante. Ficamos neste caso como sendo nós os agressores com todas as consequências legais que isso trás.

Aparte de fazer colecção, desaconselho o uso na rua para autodefesa. recomendo em vez disso o estudo de uma arte marcial estilo Krav Maga ou parecido para aquelas situações em que o bom senso não resolve.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: Facas(Duvida)

#9 Mensagem por pafuncio » Ter Fev 09, 2010 11:40 pm

Ops, sorry, álcool não devidamente metabolizado. :oops:




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60640
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: Facas(Duvida)

#10 Mensagem por Túlio » Qua Fev 10, 2010 12:04 am

pafuncio escreveu:Ops, sorry, álcool não devidamente metabolizado. :oops:

Não querendo me meter, Xandão véio, mas tem um colega com uma campanha sobre algo como 'não beber antes de postar'. Eu a estou seguindo (e vendo meus posts ficarem cada vez mais chatos e sem graça) escrupulosamente... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas não entendi a ressalva, se o tópico era exclusivamente referente a Portugal isso deveria constar no título, a meu ver. :wink:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Al Zarqawi
Sênior
Sênior
Mensagens: 1828
Registrado em: Ter Jul 03, 2007 8:07 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Facas(Duvida)

#11 Mensagem por Al Zarqawi » Qua Fev 10, 2010 12:41 am

tflash escreveu:Um conselho em relação ao uso de facas na rua (mais virado para Portugal mas penso que também é útil no Brasil)

Eu penso da seguinte forma. Ao usar qualquer tipo de lâmina mesmo que permitida pelas autoridades, temos que ter em conta a nossa capacidade de a usar. ou seja se eu vou trazer um meio de defesa tenho que ser proficiente no seu uso.

O facto de eu trazer uma faca não me garante que esteja mais seguro porque um assaltante normal trás pelo menos uma faca. Já é normal, hoje em dia, que este traga uma arma de fogo. Ao sacar-mos uma faca como oposição a alguém que já sacou de uma estamos a escalar a situação para um confronto inevitável onde o assaltante tem mais experiência. ou seja estamos em desvantagem.

Depois ainda existem as consequências de se ferir o assaltante. Ficamos neste caso como sendo nós os agressores com todas as consequências legais que isso trás.

Aparte de fazer colecção, desaconselho o uso na rua para autodefesa. recomendo em vez disso o estudo de uma arte marcial estilo Krav Maga ou parecido para aquelas situações em que o bom senso não resolve.

Concordo.Agora eu possuo lâminas de algumas tropas especiais pelo mundo (com nota fiscal,impostos recolhidos e etc),mas não ando com isso na rua.Tenho algum interesse por esses objectos e não para poderio bélico,apenas como um minusculo colecionador (acho que nem isso).As lâminas que possuo nem são de portabilidade fácil,algumas parecem espadas.Só lâminas temáticas e com história.Nos aeroportos sei o que fazer,agora na rua seja em Portugal ou no Brasil não.




Al Zarqawi - O Dragão!

"A inveja é doce,o olho grande é que é uma merda"Autor desconhecido.
Imagem
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Facas(Duvida)

#12 Mensagem por soultrain » Qua Fev 10, 2010 9:55 am

Al Zarqawi escreveu:
tflash escreveu:Um conselho em relação ao uso de facas na rua (mais virado para Portugal mas penso que também é útil no Brasil)

Eu penso da seguinte forma. Ao usar qualquer tipo de lâmina mesmo que permitida pelas autoridades, temos que ter em conta a nossa capacidade de a usar. ou seja se eu vou trazer um meio de defesa tenho que ser proficiente no seu uso.

O facto de eu trazer uma faca não me garante que esteja mais seguro porque um assaltante normal trás pelo menos uma faca. Já é normal, hoje em dia, que este traga uma arma de fogo. Ao sacar-mos uma faca como oposição a alguém que já sacou de uma estamos a escalar a situação para um confronto inevitável onde o assaltante tem mais experiência. ou seja estamos em desvantagem.

Depois ainda existem as consequências de se ferir o assaltante. Ficamos neste caso como sendo nós os agressores com todas as consequências legais que isso trás.

Aparte de fazer colecção, desaconselho o uso na rua para autodefesa. recomendo em vez disso o estudo de uma arte marcial estilo Krav Maga ou parecido para aquelas situações em que o bom senso não resolve.

Concordo.Agora eu possuo lâminas de algumas tropas especiais pelo mundo (com nota fiscal,impostos recolhidos e etc),mas não ando com isso na rua.Tenho algum interesse por esses objectos e não para poderio bélico,apenas como um minusculo colecionador (acho que nem isso).As lâminas que possuo nem são de portabilidade fácil,algumas parecem espadas.Só lâminas temáticas e com história.Nos aeroportos sei o que fazer,agora na rua seja em Portugal ou no Brasil não.
como é que fazes nos Aeroportos?





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: Facas(Duvida)

#13 Mensagem por pafuncio » Qua Fev 10, 2010 10:01 am

Ele viaja de navio, fío ...

PS - :mrgreen: , também fiquei curioso.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceram: 66 vezes

Re: Facas(Duvida)

#14 Mensagem por marcelo l. » Qua Fev 10, 2010 10:06 am

Sem conhecer as particularidades de Portugal, o local de entrega da documentação aparece no site da PSP.

http://www.psp.pt/Pages/armasexplosivos ... spx?menu=6.




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Facas(Duvida)

#15 Mensagem por soultrain » Qua Fev 10, 2010 10:11 am

Túlio escreveu:
pafuncio escreveu:Ops, sorry, álcool não devidamente metabolizado. :oops:

Não querendo me meter, Xandão véio, mas tem um colega com uma campanha sobre algo como 'não beber antes de postar'. Eu a estou seguindo (e vendo meus posts ficarem cada vez mais chatos e sem graça) escrupulosamente... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas não entendi a ressalva, se o tópico era exclusivamente referente a Portugal isso deveria constar no título, a meu ver. :wink:
O tópico é sobre tudo, mas a duvida do colega é sobre Portugal.

No resto concordo com o colega, qualquer porte de qualquer arma deve ser bem pensado. Quem porta deve estar bem treinado e preparado para usar, ou corre bem pior do que se não tiver nada.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Responder