[Edit.] Chuvas e Enchentes!!!

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

[Edit.] Chuvas e Enchentes!!!

#1 Mensagem por Paisano » Seg Jan 25, 2010 12:42 am

Rio Paraíba transborda e inunda bairros

Fonte: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,16066.html - 25/01/2010 - atualizado às 01:39 horas
Na maior cheia do Rio Paraíba do Sul nos últimos dez anos, bairros de Volta Redonda e Barra Mansa foram inundados entre o final da noite de ontem (domingo) e a madrugada de hoje (segunda). Até mesmo bairros normalmente não afetados por enchentes - como Vila Mury e Aterrado, em Volta Redonda - tiveram várias ruas cobertas pelas águas.

A subida das águas foi rápida e pegou de surpresa moradores que estavam dormindo em bairros ribeirinhos das duas cidades. Um número ainda não estimado de famílias está desalojado nas duas cidades. Por volta de 1 hora da manhã de hoje o nível do Rio Paraíba do Sul chegou a 3,55 metros acima do normal.

Em Volta Redonda, boa área do Dom Bosco teve casas inundadas. O mesmo ocorreu no Barreira Cravo, onde alguns moradores chegaram a ser retirados em um bote conseguido pela Defesa Civil de Volta Redonda. Casas no Aterrado também inundaram e alguns prédios ficaram ilhados. A água chegou até a altura da delegacia de polícia, na Av. Lucas Evangelista.

O prefeito Neto monitorava durante a madrugada as ações da Defesa Civil, comandadas pelo major Rodrigo. Trinta homens, dois caminhões e um bote foram usados na ação que envolveu o pessoal da Defesa Civil, da Guarda Municipal e da garagem da prefeitura.

Em Barra Mansa, a Defesa Civil também teve trabalho para retirar moradores das áreas inundadas pelo Rio Paraíba.

A forte chuva que caiu na final da noite de domingo, em toda a região, foi a responsável pela inundação. A Represa do Funil acabou evitando uma tragégia maior ao reduzir a vazão às 10 horas da manhã de ontem. O efeito desta redução chegou a Volta Redonda por volta das 22 horas, já que as águas da represa levam cerca de dez horas para perfazer o trajeto. Foi por volta deste horário que o temporal desabou na região.

Os afluentes do Rio Paraíba no Médio Paraíba contribuíram para o aumento abrupto do seu nível. Tudo indica que o Rio Bananal possa ter sido um dos grandes responsáveis pela cheia. É que as fortes chuvas também atingiram a cidade de Bananal, em São Paulo, que faz divisa com Barra Mansa: "Caiu um dilúvio em Bananal", comentou um oficial da Polícia Militar daquela cidade.

Mesmo bairros que não são ribeirinhos ao Rio Paraíba foram alagados, em virtude da forte chuva, como Jardim Amália e Vila Rica, ambos em Volta Redonda.




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: Estou Ilhado!!!

#2 Mensagem por Dieneces » Seg Jan 25, 2010 3:52 am

Ilhado de gols pelo Dodô :mrgreen:




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Estou Ilhado!!!

#3 Mensagem por joao fernando » Seg Jan 25, 2010 12:13 pm

A Represa daqui de Santa Isabel, está quase 100% cheia. E desagua no Paraiba, alias, é parte do sistema do Médio Paraiba.

E nossa estimativa de chuvas, é muito acima da média.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Estou Ilhado!!!

#4 Mensagem por Paisano » Seg Jan 25, 2010 12:24 pm

Nível do Paraíba do Sul começa a baixar

Fonte: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,16073.html
O nível do Rio Paraíba do Sul já começou a baixar, mas em ritmo muito lento. A informação é do major da Defesa Civil, Rodrigo Ibiapina, que disse ainda que entre as 16h30 e a meia-noite de ontem choveu cerca de 64,8mm. Uma chuva normal costuma ser de 3 a 6mm, ocasionando a maior cheia dos últimos dez anos.

- Não choveu somente em Volta Redonda, toda a região foi afetada e com isso os afluentes descarregaram uma grande quantidade de água no Rio Paraíba do Sul - afirmou Rodrigo Ibiapina.

O pico do nível do rio foi registrado às 2h30, quando o Paraíba do Sul estava 3 metros e 67 centímetros acima do nível normal. A partir daí o volume d'água começou a diminuir lentamente. Às 9h de hoje, a Defesa Civil informou que o nível do rio estava em 3,36 metros acima do considerado normal.

Foram registrados alagamentos em vários pontos da cidade. Segundo Ibiapina, os bairros que apresentaram mais problemas foram: Barreira Cravo, Dom Bosco, São Luiz, Vila Mury, Vila Americana, Aero Clube e Aterrado. Houve deslizamentos no Retiro - nenhum causou vítimas.

Maior enchente em dez anos

Foi a maior cheia do Rio Paraíba do Sul nos últimos dez anos, na região do Médio Paraíba. Vários bairros de Volta Redonda e Barra Mansa foram inundados entre o final da noite de (domingo) e a madrugada de hoje (segunda). Até mesmo bairros normalmente não afetados por enchentes - como Vila Mury e Aterrado, em Volta Redonda - tiveram várias ruas cobertas pelas águas.

A subida das águas foi rápida e pegou de surpresa moradores que estavam dormindo em bairros ribeirinhos das duas cidades. Um número ainda não estimado de famílias está desalojado nas duas cidades. Por volta de 1 hora da manhã de hoje o nível do Rio Paraíba do Sul chegou a 3,55 metros acima do normal.

Em Volta Redonda, boa área do Dom Bosco teve casas inundadas. O mesmo ocorreu no Barreira Cravo, onde alguns moradores chegaram a ser retirados em um bote conseguido pela Defesa Civil de Volta Redonda. Casas no Aterrado também inundaram e alguns prédios ficaram ilhados. A água chegou até a altura da delegacia de polícia, na Av. Lucas Evangelista.

O prefeito Neto monitorava durante a madrugada as ações da Defesa Civil, comandadas pelo major Rodrigo. Trinta homens, dois caminhões e um bote foram usados na ação que envolveu o pessoal da Defesa Civil, da Guarda Municipal e da garagem da prefeitura.

Por volta das 22h, ônibus começaram a passar pelo bairro Jardim Normândia para chegar aos bairros Jardim Amália I e II.

Em Barra Mansa, a Defesa Civil também teve trabalho para retirar moradores das áreas inundadas pelo Rio Paraíba.

A forte chuva que caiu na final da noite de domingo, em toda a região, foi a responsável pela inundação. A Represa do Funil acabou evitando uma tragégia maior ao reduzir a vazão às 10 horas da manhã de ontem. O efeito desta redução chegou a Volta Redonda por volta das 22 horas, já que as águas da represa levam cerca de dez horas para perfazer o trajeto. Foi por volta deste horário que o temporal desabou na região.

Os afluentes do Rio Paraíba no Médio Paraíba contribuíram para o aumento abrupto do seu nível. Tudo indica que o Rio Bananal possa ter sido um dos grandes responsáveis pela cheia. É que as fortes chuvas também atingiram a cidade de Bananal, em São Paulo, que faz divisa com Barra Mansa: "Caiu um dilúvio em Bananal", comentou um oficial da Polícia Militar daquela cidade.

Mesmo bairros que não são ribeirinhos ao Rio Paraíba foram alagados, em virtude da forte chuva, como Jardim Amália e Vila Rica, ambos em Volta Redonda.

Guarda teve problemas

Com os alagamentos da Barreira Cravo e do Santo Agostinho, guardas municipais estão com dificuldade de chegar ao quartel, que fica ao lado do parque aquático da Ilha São João. O resultado é que o efetivo nas ruas está muito pequeno e o trânsito flui com lentidão em vários pontos da cidade.

A Guarda Municipal registrou pelo menos três acidentes entre a noite de ontem e a madrugada de hoje (25). Duas ocorrências aconteceram na Avenida Lucas Evangelista, no Aterrado - às 22h ocorreu uma batida entre um carro de passeio e um ônibus e o acidente das 2h15 de hoje envolveu dois carros de passeio. Às 00h15, dois carros bateram na Rua Belém, no bairro Santo Agostinho.

Funil interrompe vazão

Furnas interrompeu, às 00h10 de hoje (25), a vazão de água na Represa do Funil- o fechamento de vertedouros foi uma medida de controle de cheias do Rio Paraíba do Sul. Não há previsão para abertura das comportas.

Às 8h30 de hoje (25), o reservatório estava com 68,25% da capacidade




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: Estou Ilhado!!!

#5 Mensagem por pafuncio » Seg Jan 25, 2010 12:36 pm

Força, Paisano. Cuidado com a leptospirose, um amigo meu falou de um pobre coitado que morreu desta doença no Pr, justamente por causa das cheias.

salu2.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Estou Ilhado!!!

#6 Mensagem por Paisano » Seg Jan 25, 2010 12:55 pm

Volta Redonda - RJ:

Bairro Aterrado:
Imagem
Imagem
Imagem

Bairro Barreira Cravo:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Bairro Niterói:
Imagem

Bairro Vila Americana:
Imagem
Imagem

Bairro Vila Mury:
Imagem
Imagem
Imagem

Barra Mansa - RJ:

Bairro Vista Alegre:
Imagem
Imagem

Fonte: http://www.diariodovale.com.br




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Estou Ilhado!!!

#7 Mensagem por Paisano » Seg Jan 25, 2010 1:05 pm

pafuncio escreveu:Força, Paisano. Cuidado com a leptospirose, um amigo meu falou de um pobre coitado que morreu desta doença no Pr, justamente por causa das cheias.

salu2.
Brigadão. :wink:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60722
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6391 vezes
Contato:

Re: Estou Ilhado!!!

#8 Mensagem por Túlio » Seg Jan 25, 2010 1:08 pm

Mas que kôza bem feia... :shock: :shock: :shock: :shock:

Isso é que nem aqui, ou seja, volta e meia acontece, ou é raro?




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Estou Ilhado!!!

#9 Mensagem por Paisano » Seg Jan 25, 2010 1:17 pm

A última vez que aconteceu uma enchente desse tipo aqui em VR foi há 10 anos e a penúltima vez foi há mais de 40 anos.

PS: A fotos do Bairro Aterrado foram tiradas quase em frente do prédio onde eu moro.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54818
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2316 vezes

Re: Estou Ilhado!!!

#10 Mensagem por P44 » Seg Jan 25, 2010 1:20 pm

Força Paisano, já devias estar habituado, afinal a Madeira tb é uma ilha...




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Estou Ilhado!!!

#11 Mensagem por Paisano » Seg Jan 25, 2010 1:23 pm

P44 escreveu:Força Paisano, já devias estar habituado, afinal a Madeira tb é uma ilha...
:wink:




Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

Re: Estou Ilhado!!!

#12 Mensagem por Edu Lopes » Seg Jan 25, 2010 1:27 pm

Nunca vi chover tanto no RJ como de 2009 pra cá. Agora todo dia tem temporal à tarde. Meu No-Break estala que é uma beleza.

De qualquer maneira, boa sorte pra vocês ai, Paisano.




ImagemImagem
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Estou Ilhado!!!

#13 Mensagem por Paisano » Seg Jan 25, 2010 1:29 pm

Brigadão, Edu. :wink:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Estou Ilhado!!!

#14 Mensagem por Bolovo » Seg Jan 25, 2010 1:30 pm

Pelo menos não é toda hora, como é em São Paulo. Ainda não sei como o homem de lata Bender não enferrujou.

Se cuida, Paisano.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Estou Ilhado!!!

#15 Mensagem por Paisano » Seg Jan 25, 2010 1:56 pm

:wink:




Responder