SpaceShipTwo, primeira nave para turismo espacial
Moderador: Conselho de Moderação
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceram: 180 vezes
SpaceShipTwo, primeira nave para turismo espacial
Meus prezados:
A SpaceShipTwo (a parte central na foto acima) foi mostrada ontem ao público pela primeira vez.
Passeios além da atmosfera na SpaceShipTwo, da empresa Virgin Galactic, custarão o equivalente a R$ 346,8 mil por passageiroDepois de cinco anos de construção em segredo, finalmente foi revelada ontem ao público a primeira nave destinada a fazer voos de turismo no espaço.
A expectativa é de que a SpaceShipTwo – resultado da união entre o multimilionário britânico Richard Branson, proprietário do grupo Virgin, e o famoso projetista Burt Rutan – possa começar a operar comercialmente já em 2011. A experiência não custará barato. Pelo privilégio de entrar em órbita pouco acima do limite superior da atmosfera terrestre, em um voo de duas horas e meia de duração, cada passageiro terá de pagar US$ 200 mil (R$ 346,8 mil). Mesmo assim, bem menos do que os US$ 20 milhões ou mais que alguns bilionários gastaram para ir à Estação Espacial Internacional (ISS) em naves russas. A SpaceShipTwo tem capacidade para até seis pessoas.
– Queremos que isso marque o começo de uma nova era de viagens espaciais – disse Branson, que pretende estar a bordo da nave, juntamente com sua família e Rutan, no voo inaugural.
Conforme a empresa Virgin Galactic, criada por Branson, cerca de 300 clientes já pagaram adiantado a passagem de US$ 200 mil ou fizeram um depósito de parte do valor.
– A Nasa (agência espacial dos EUA) gastou milhões e milhões de dólares em viagens ao espaço e só conseguiu levar 480 pessoas. Nós, ao contrário, queremos enviar milhares de pessoas ao espaço nos próximos anos. Queremos estar certos de termos construído uma nave 100% segura – afirmou o empresário.
Tecnologia revolucionária será usada na reentrada
A SpaceShipTwo (a parte do meio do aparelho na fotografia acima) será carregada até uma grande altitude por uma "nave-mãe", uma aeronave batizada de WhiteKnightTwo (as partes da esquerda e da direita), que lembra um catamarã (barco de dois cascos paralelos). Em um certo ponto do voo, a SpaceShipTwo se soltará e disparará a uma velocidade supersônica, até chegar a uma altitude de aproximadamente cem quilômetros acima da superfície da Terra – já além do barulho e do calor da atmosfera. Depois de apenas alguns minutos no espaço – período durante o qual os passageiros terão a experiência de falta de peso –, a nave reingressará na atmosfera. Para isso, se valerá do que está sendo apresentado como uma tecnologia revolucionária que permite ao aparelho encontrar o ângulo correto de reentrada sem a intervenção do piloto ou de computadores.
fonte:Los Angeles, via jornal "Zero Hora" 8 dez 2009
A SpaceShipTwo (a parte central na foto acima) foi mostrada ontem ao público pela primeira vez.
Passeios além da atmosfera na SpaceShipTwo, da empresa Virgin Galactic, custarão o equivalente a R$ 346,8 mil por passageiroDepois de cinco anos de construção em segredo, finalmente foi revelada ontem ao público a primeira nave destinada a fazer voos de turismo no espaço.
A expectativa é de que a SpaceShipTwo – resultado da união entre o multimilionário britânico Richard Branson, proprietário do grupo Virgin, e o famoso projetista Burt Rutan – possa começar a operar comercialmente já em 2011. A experiência não custará barato. Pelo privilégio de entrar em órbita pouco acima do limite superior da atmosfera terrestre, em um voo de duas horas e meia de duração, cada passageiro terá de pagar US$ 200 mil (R$ 346,8 mil). Mesmo assim, bem menos do que os US$ 20 milhões ou mais que alguns bilionários gastaram para ir à Estação Espacial Internacional (ISS) em naves russas. A SpaceShipTwo tem capacidade para até seis pessoas.
– Queremos que isso marque o começo de uma nova era de viagens espaciais – disse Branson, que pretende estar a bordo da nave, juntamente com sua família e Rutan, no voo inaugural.
Conforme a empresa Virgin Galactic, criada por Branson, cerca de 300 clientes já pagaram adiantado a passagem de US$ 200 mil ou fizeram um depósito de parte do valor.
– A Nasa (agência espacial dos EUA) gastou milhões e milhões de dólares em viagens ao espaço e só conseguiu levar 480 pessoas. Nós, ao contrário, queremos enviar milhares de pessoas ao espaço nos próximos anos. Queremos estar certos de termos construído uma nave 100% segura – afirmou o empresário.
Tecnologia revolucionária será usada na reentrada
A SpaceShipTwo (a parte do meio do aparelho na fotografia acima) será carregada até uma grande altitude por uma "nave-mãe", uma aeronave batizada de WhiteKnightTwo (as partes da esquerda e da direita), que lembra um catamarã (barco de dois cascos paralelos). Em um certo ponto do voo, a SpaceShipTwo se soltará e disparará a uma velocidade supersônica, até chegar a uma altitude de aproximadamente cem quilômetros acima da superfície da Terra – já além do barulho e do calor da atmosfera. Depois de apenas alguns minutos no espaço – período durante o qual os passageiros terão a experiência de falta de peso –, a nave reingressará na atmosfera. Para isso, se valerá do que está sendo apresentado como uma tecnologia revolucionária que permite ao aparelho encontrar o ângulo correto de reentrada sem a intervenção do piloto ou de computadores.
fonte:Los Angeles, via jornal "Zero Hora" 8 dez 2009
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceram: 812 vezes
Re: SpaceShipTwo, primeira nave para turismo espacial
Tem um detalhe incorreto nesta notícia.
A Space Ship Two não entrará em órbita, ela chegará ao espaço (cima de 100 km de altitude) em um vôo vertical, e retornará à atmosfera da Terra cerca de seis minutos depois. As duas horas de vôo compreendem a decolagem do avião lançador, sua subida até 15 Km que é a altitude de separação, a subida propulsada por foguete até uma certa altitude (40 Km?), o vôo vertical por inércia de seis minutos (subida até 110 Km e descida), a reentrada na atmosfera mais densa a cerca de 30 Km e o vôo planado de volta até a pista de pouso.
A velocidade máxima adquirida durante o trajeto será de cerca de 4200 km/h, muito abaixo dos mais de 27000 km/h necessários para entrar em órbita.
Leandro G. Card
A Space Ship Two não entrará em órbita, ela chegará ao espaço (cima de 100 km de altitude) em um vôo vertical, e retornará à atmosfera da Terra cerca de seis minutos depois. As duas horas de vôo compreendem a decolagem do avião lançador, sua subida até 15 Km que é a altitude de separação, a subida propulsada por foguete até uma certa altitude (40 Km?), o vôo vertical por inércia de seis minutos (subida até 110 Km e descida), a reentrada na atmosfera mais densa a cerca de 30 Km e o vôo planado de volta até a pista de pouso.
A velocidade máxima adquirida durante o trajeto será de cerca de 4200 km/h, muito abaixo dos mais de 27000 km/h necessários para entrar em órbita.
Leandro G. Card
Re: SpaceShipTwo, primeira nave para turismo espacial
Parece que a terceira versão será a que vai entrar em órbita...
As GATs e RPs estão em toda cidade!
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceram: 812 vezes
Re: SpaceShipTwo, primeira nave para turismo espacial
Muita calma nesta hora, é cedo demais para se pensar nisso e nada sobre este assunto foi anunciado oficialmente, no máximo foi apresentada alguma idéia para um futuro não previsível.ZeRo4 escreveu:Parece que a terceira versão será a que vai entrar em órbita...
Passar de um veículo como o Space Ship Two para uma nave orbital é um passo enorme. Talvez um dia até seja possível, mas terá que ser um desenvolvimento novo e muito mais ambicioso (e com isso quero dizer caro).
Leandro G. Card
Re: SpaceShipTwo, primeira nave para turismo espacial
Leandro, você que precisa ficar calmo brother Em nenhum momento eu disse que a terceira versão seria para agora e fica mais lógico isso pelo fato do primeiro vôo da segunda versão se dar somente em 2011, caso não sofra atrasos, se somarmos mais os anos da exploração da segunda versão, veremos que realmente isso não é coisa para agora.
Apenas comentei que li em algum lugar que a terceira versão seria projetada para orbitar a terra, o que é uma evolução natural do projeto. É evidente, também, que é bem diferente projetar algo para ir ao espaço e algo para entrar em órbita, mas dps da SpaceX que já colocou um foguete 100% privado em órbina e que planeja além de uma versão maior uma nave espacial, me parece as únicas pessoas incapazes de colocar um humano em órbita somos nós.
ABÇ!
Apenas comentei que li em algum lugar que a terceira versão seria projetada para orbitar a terra, o que é uma evolução natural do projeto. É evidente, também, que é bem diferente projetar algo para ir ao espaço e algo para entrar em órbita, mas dps da SpaceX que já colocou um foguete 100% privado em órbina e que planeja além de uma versão maior uma nave espacial, me parece as únicas pessoas incapazes de colocar um humano em órbita somos nós.
ABÇ!
As GATs e RPs estão em toda cidade!
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceram: 812 vezes
Re: SpaceShipTwo, primeira nave para turismo espacial
Ah tá, entendido!
Grande abraço,
Leandro G. Card
Grande abraço,
Leandro G. Card