noticias do Norte essa é de Roraima...

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2700
Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
Agradeceram: 86 vezes

noticias do Norte essa é de Roraima...

#1 Mensagem por cassiosemasas » Qui Nov 26, 2009 12:47 pm

FRONTEIRA BRASIL VENEZUELA - Vereadores discutem problemas com representantes de ministérios venezuelanos

Da redação

Na manha desta quarta-feira (18), os vereadores do município de Pacaraima e do município de Gran Sabana (Santa Elena), reuniram-se com uma comitiva composta por representantes do Ministério de Educação, Saúde, de Relações Exteriores, dos Povos Indígenas e da pasta de imigração do Governo do país vizinho. O objetivo do encontro realizado no plenário da Câmara venezuelana foi discutir os principais problemas da fronteira.

Esta foi a segunda reunião dos vereadores dos dois países com a finalidade de unir forças para resolver os problemas. Contudo, aproveitaram a visita da comitiva nacional que busca diagnosticar as necessidades de Santa Elena e as carências existentes no município de fronteira. Os parlamentares entregarão uma carta com reclamações e propostas que será levada aos Ministérios e apresentada ao presidente Chávez.

De acordo com o chefe da Divisão de Estrangeiro da Venezuela, Enrique Remlawi, o governo formou a comitiva para verificar a situação da fronteira com o Brasil tendo em vista a entrada da Venezuela ao Mercosul. “Virão outros grupos para trabalhar na estrutura da cidade, pois devemos ter qualidade de serviços para receber os visitantes e propiciar o desenvolvimento da região”, explicou o profissional.

Um dos temas mais discutidos foi o abuso de poder das autoridades venezuelanas ao abordar os brasileiros. Os vereadores venezuelanos fizeram questão de contar aos representantes dos Ministérios a realidade sobre o tratamento dispensado aos brasileiros que visitam Santa Elena e que viajam até Margarita. Sobre isso foi proposto criar um serviço de fiscalização de funcionários na fronteira.

O pagamento de propina, as humilhações, os problemas com o combustível e a saúde também foram citados. “Infelizmente aqui na Venezuela tudo se resolve pagando, tudo tem um preço. Quando vamos ao Brasil nunca temos problemas, por isso devemos buscar uma forma de resolver isso, pelo menos minimizar”, questionou o presidente da Câmara de Vereadores de Gran Sabana, Alfonso Albuquerque.

O presidente da Câmara de Pacaraima, Adauto Pires (PMDB), questionou a necessidade de mais estrutura para a saúde na fronteira, nos dois países, para que todos os habitantes possam se beneficiar, principalmente a carência de especialistas nos hospitais. Sobre os problemas com as autoridades venezuelanas espera que possam ser resolvidas com o dialogo.






fonte:http://www.roraimahoje.com.br/view.php?Id=5029




...
Responder