O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Everson Garcia
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 275
Registrado em: Dom Set 21, 2003 4:27 pm
Localização: sp-Brasil
Agradeceram: 5 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#151 Mensagem por Everson Garcia » Ter Out 11, 2011 7:55 am

:D O Brasil precisa resolver urgentemente o problema da previdencia militar, ela rouba bilhões de dolares das FAs.
Os militares precisam aceitar um sistema previdenciario igual ao de um ser humano normal, pois estamos vivendo uma situação semelhante ao do Imperio Austro-Hungaro quando esse pais direcionava a maior parte do seu orçamento militar para pagar pensões e salários.
Otto von Bismarck detectou essa fragilidade e a derrotou em uma rapida guerra.
Ou seja só estamos preparados para enfrentar alguns de nossos vizinhos e olhe lá.
Abraços




BRASIL ACIMA de TUDO
Avatar do usuário
Slotrop
Avançado
Avançado
Mensagens: 691
Registrado em: Sex Dez 12, 2008 9:23 pm

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#152 Mensagem por Slotrop » Ter Out 11, 2011 9:00 am

Aquela ponta no norte da Argentina se for ver no google earth é basicamente floresta, duvido qeu a agua passasse muito de la para o sul.




O Troll é sutil na busca por alimento.
Avatar do usuário
gingerfish
Sênior
Sênior
Mensagens: 1449
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 8:45 am
Localização: juiz de fora
Agradeceram: 84 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#153 Mensagem por gingerfish » Ter Out 11, 2011 9:04 am

DELTA22 escreveu:Causaria uma inundação grande na Argentina se abrirem todas as comportas da usina de Yaciretá, 400km abaixo de Itaipú e mesmo assim é difícil chegar a Buenos Aires. Acho que essa história de Itaipú inundar Buenos Aires é um dos maiores mitos coletivos que construíram na cabeça dos brasileiros da época e é um dos que permanecem até hoje.

[]'s a todos.
Caríssimo, enquanto você usar esse avatar aí, ninguém vai ousar te contrariar... :D :D :D
Mas o negócio é o seguinte... eu estava conversando com dois colegas meus, engenheiros e competentes, e eles falaram sobre esse lance de Itaipu. Dava a reputação dos caras, eu não tive outra escolha senão acreditar na teoria deles. Deopis disso, eu estava conversando com meu professor de História e perguntei a ele sobre isso, e ele não sabia muita coisa, não, mas ele disse que o governo argentino fez oposição à construção de Itaipu, e uns trecos lá que eu não me lembro... continuou ele dizendo que o Brasil tem um grande efetivo militar no Sul, just in case... saca?
Depois, eu, conversando com outro colega meu, que conhece pra caramba disso, a gente falava sobre guerra, e eu falei... "Ah! Os yankes são ******(...), eles param um submarino na costa, lançam um Tomahawk em Itaipu e fudeu"... e ele disse: "e fudeu pra Argentina, também"... e eu " :shock: :shock: :shock: :shock: "

[]'s




A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#154 Mensagem por Bolovo » Ter Out 11, 2011 9:16 am

Se a gente conta com uma represa pra resolver as coisas, é pq a coisa tá feia.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#155 Mensagem por DELTA22 » Ter Out 11, 2011 9:29 am

gingerfish escreveu:
DELTA22 escreveu:Causaria uma inundação grande na Argentina se abrirem todas as comportas da usina de Yaciretá, 400km abaixo de Itaipú e mesmo assim é difícil chegar a Buenos Aires. Acho que essa história de Itaipú inundar Buenos Aires é um dos maiores mitos coletivos que construíram na cabeça dos brasileiros da época e é um dos que permanecem até hoje.

[]'s a todos.
Caríssimo, enquanto você usar esse avatar aí, ninguém vai ousar te contrariar... :D :D :D
Mas o negócio é o seguinte... eu estava conversando com dois colegas meus, engenheiros e competentes, e eles falaram sobre esse lance de Itaipu. Dava a reputação dos caras, eu não tive outra escolha senão acreditar na teoria deles. Deopis disso, eu estava conversando com meu professor de História e perguntei a ele sobre isso, e ele não sabia muita coisa, não, mas ele disse que o governo argentino fez oposição à construção de Itaipu, e uns trecos lá que eu não me lembro... continuou ele dizendo que o Brasil tem um grande efetivo militar no Sul, just in case... saca?
Depois, eu, conversando com outro colega meu, que conhece pra caramba disso, a gente falava sobre guerra, e eu falei... "Ah! Os yankes são ******(...), eles param um submarino na costa, lançam um Tomahawk em Itaipu e fudeu"... e ele disse: "e fudeu pra Argentina, também"... e eu " :shock: :shock: :shock: :shock: "

[]'s
Caro conterrâneo, :wink:

O avatar é só figura, não sou o Serra (Tks God!), mas eu sou do bem!! :mrgreen:

Pois então, Itaipú tirou "potência" do rio Paraná. Yaciretá não pode aproveitá-lo todo pois Itaipú regula o rio, é a "torneira", saca? :twisted:
Se você fosse construir um cata-vento e seu vizinho construísse um muro tão grande que o vento não passaria pelo seu brinquedo como você reagiria? Não ficaria feliz, ficaria? :lol:
É, pois é... Itaipú é um problemão para quem queria "controlar" o rio.
Imagine: na seca, fecho minhas comportas, garanto a água para minha necessidade e você ai rio abaixo fica sem água e sem energia. No tempo chuvoso, eu encho minha barragem, abro os vertedouros para não pressionar a estrutura e você ai, rio abaixo, que se vire com a água extra que chegar... 8-]
Se bombardearem Itaipú pobre das cidades ribeirinhas, mas, só de Yaciretá esta dista 400 Km, vai aumentar o nível da água, sem dúvida, mas a "onda" se dissipa pelo caminho. Se a barragem de Yaciretá resistir, abrindo as comportas todas de uma vez, a planície que segue após a usina alaga em grandes proporções, se não resistir, alaga do mesmo jeito, mas com um desastre enorme para a região. Buenos Aires vai assistir e poder socorrer o País. Nós, sem energia de Itaipú, vamos ouvir pelo rádio a pilha as notícias...
Quanto ao estacionamento de tropas na fronteira, isso é questão histórica, muito antes de Itaipú.

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
gingerfish
Sênior
Sênior
Mensagens: 1449
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 8:45 am
Localização: juiz de fora
Agradeceram: 84 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#156 Mensagem por gingerfish » Ter Out 11, 2011 10:29 am

É, sobre o lance das tropas, isso devido à rivalidade entre Brasil e Argentina!!! Ai deles, se eles ganharem uma Copa do Mundo da gente!!!
E eu me lembrei depois, mas eu estava conversando com um tenente, colega meu, e ele disse que realmente eles (os militares) teriam essa alternativa em caso de confronto com a Argentina... acho que quem serve ao quartel sabe disso... mas eu acho que usar uma medida dessas seria radical demais... iria repercutir fortemente aqui no Brasil. A Argentina é um país, e o outro é só uma bacia hidrográfica... não vale à pena perder tanta água...

Conterrâneo? Que chiquereza, hein... na verdade, eu nasci em Cataguases, mas eu nasci normal... o pessoal daqui de JF odeia os cataguarinos, de tantos que já tem... pra vir pra cá, foi que nem entrar ilegalmente nos Estados Unidos... eu, meu pai, minha mãe e meu irmão viemos fantasiados de árvore... ficamos uma semana pra conseguir entrar em Juiz de Fora!!! Vocês são bem preconceituosos, hein... Abraços!!!




A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#157 Mensagem por DELTA22 » Ter Out 11, 2011 10:32 am

Buenoo... Seu amigo Tenente que lhe disse isso não deve ter visto o mapa e a distância de Itaipú para Buenos Aires... Enfim... :lol: :lol: :lol:

Não sou se JF também, não. Moro aqui, por enquanto. :wink:

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
gingerfish
Sênior
Sênior
Mensagens: 1449
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 8:45 am
Localização: juiz de fora
Agradeceram: 84 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#158 Mensagem por gingerfish » Ter Out 11, 2011 10:52 am

Caríssimo, acho que na AMAN eles aprendem um monte de coisas :D :D :D :D :D e a Argentina também não é só Buenos Aires... evidentemente, não consigo imaginar a Argentina TODA inundada de água... a menos, é claro, que se esvaziem todas e todas e todas as bacias hidrográficas brasileiras, e ainda pôr muita água do mar, pra ajudar. Acho que fazer isso seria dar um tiro de canhão no pé... mas, como eu disse, eu mesmo seria contra esse tipo ação... e, pra ser mais sincero, sou contra a guerra!!! Guerra, pra mim, é uma medida EXTREMA, como, por exemplo, a Argentina ganhar uma Copa do Mundo da gente...

[]'s




A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#159 Mensagem por DELTA22 » Ter Out 11, 2011 11:06 am

Com certeza na AMAN ensinam muita coisa... Ensinar que Itaipú alaga Buenos Aires e "boa parte" (quanto?) da Argentina, acho que não ensinam não. Não era essa a questão inicial? :mrgreen:

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#160 Mensagem por rodrigo » Ter Out 11, 2011 11:27 am

Se a gente conta com uma represa pra resolver as coisas, é pq a coisa tá feia.
Olha, tem que tomar uma vodka pra acreditar nisso. Vão destruir a principal usina hidrelétrica para derrotar a Argentina? Vitória de Pirro. E no caminho da devastação desse tsunami fluvial tem a central atômica de Atucha, que destruída, contaminaria muita coisa na região.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
gingerfish
Sênior
Sênior
Mensagens: 1449
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 8:45 am
Localização: juiz de fora
Agradeceram: 84 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#161 Mensagem por gingerfish » Ter Out 11, 2011 8:58 pm

Delta, quanto alaga eu não sei... (...) levantei essa questão porque, como disse, pessoas que eu considero 'letradas' falaram... e, quando caras do status dos caras que me falaram falam, eu não resisto muito, não, porque eu sei do conhecimento deles... o fato é que dizem que, em caso de confronto com a Argentina, ela poderia ser bombardeada por Itaipu... como eu disse, um colega, formado pela AMAN disse que o próprio Exército deu a eles esse tipo de instrução...
Olha, não ajuda muito, mas, é isso...

[]'s




A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#162 Mensagem por DELTA22 » Ter Out 11, 2011 9:12 pm

Caro Ginger, como disse o Rodrigo logo acima, seria a estratégia mais ridícula explodir Itaipú para ganhar uma guerra contra a Argentina. É absolutamente ilógico: bombardeia Itaipú, alaga 1% do território do extremo-norte da Argentina durante uma semana, alagamos também nossas cidades ribeirinhas e do Paraguai e perdemos a guerra porque não teríamos energia para manter a indústria no esforço de guerra. É um cenário hipotético que certamente nenhum Oficial estrategista do EB, ou de qualquer outra Força, levaria em consideração. A lógica estratégica corrobora com a lógica dos estudos técnicos: isso não existe!

[]'s.




Editado pela última vez por DELTA22 em Ter Out 11, 2011 9:14 pm, em um total de 1 vez.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
lelobh
Sênior
Sênior
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Set 21, 2005 11:48 am
Localização: Belo Horizonte
Agradeceram: 14 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#163 Mensagem por lelobh » Ter Out 11, 2011 9:13 pm

Bolovo escreveu:Se a gente conta com uma represa pra resolver as coisas, é pq a coisa tá feia.
kkk, boa.




Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
Avatar do usuário
gingerfish
Sênior
Sênior
Mensagens: 1449
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 8:45 am
Localização: juiz de fora
Agradeceram: 84 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#164 Mensagem por gingerfish » Qui Out 13, 2011 9:12 am

Delta, é aí que está... eu não disse que eu sou a favor disso, em caso de confronto... eu seria contra, indepentemente de acontecer a guerra, sabe? O fato é que, na AMAN, isso é ensinado aos cadetes pelos instrutores. É lógico que eles devem, também, falar dos efeitos colaterais, porque, porra, é uma academia militar e, não é possível, mas não é possível mesmo, que não haja dano colateral e bem como é impossível eles alagarem toda a Argentina... e eu concordo com você o quão isso seria burrice!!! O fato é que, como eu disse, eles ensinam isso na AMAN. Inacreditável eles ensinarem algo tão perverso na AMAN... só pode ser porque se trata de argentinos... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :o :shock: :shock: :shock: :shock: que isso, ow, os caras são gente como a gente...




A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceram: 323 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#165 Mensagem por Sterrius » Qui Out 13, 2011 11:08 am

eu me impressiono mais com a inutilidade da ação que o quão perverso é.

Como ja falaram. Com a usina abaixo de itaipu abrir todas as comportas é irrelevante e não inundaria nada realmente importante. Aquela represa em grande parte foi criada justamente pra isso.

Nada menos que a destruição completa da base ao topo de itaipu causaria volume de agua suficiente. (O que significaria todo o paredão de 100m de agua caindo rio abaixo e o fim da represa.

A outra opção é destruir tb completamente a represa abaixo, que mesmo danificada ainda conteria a maior parte da agua não tornando buenos aires muito pior do que SP ja fica normalmente em anos que alaga pra valer. (Logo irrelevante militarmente).

Mesmo assim como ja falaram. È uma ação estupida. Abdicar de 1/4 da energia do país e de 80% do paraguai pra inundar meia duzia de cidades militarmente importantes. A nao ser que a fronteira estive-se saturada de infantaria e marinha argentina os danos seriam maiores pro Brasil que pra própria Argentina.

Voltando ao fato ja exposto que se precisamos destruir uma represa pra vencer uma batalha/conflito é pq estamos realmente desesperados e pedindo por milagres.




Responder