O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marcos de Carvalho
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 5:53 pm

O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#1 Mensagem por Marcos de Carvalho » Ter Nov 03, 2009 6:10 pm

O brasil está preparado para uma eventual guerra? De a sua opnião.




Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3190
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 205 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#2 Mensagem por jumentodonordeste » Ter Nov 03, 2009 6:49 pm

Depende contra quem.

Na AL estamos preparados para uma guerra, a situação é bem parecida com quase todos... Chile tem mais equipamentos modernos, mas não tem capacidade tecnológica.
Nós temos alguns equipamentos modernos, outros obsoletos, mas podemos produzir muitos (Argentina e México também, em uma escala diferente), isso é fundamental em uma guerra.




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#3 Mensagem por DELTA22 » Ter Nov 03, 2009 6:53 pm

Na minha leiga opinião, não. Não temos logística! :cry:

[]'s a todos.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60764
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6399 vezes
Contato:

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#4 Mensagem por Túlio » Ter Nov 03, 2009 8:49 pm

Bem, se durar menos de cinco minutos... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
wilsonjsjr
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 233
Registrado em: Seg Out 31, 2005 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 5 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#5 Mensagem por wilsonjsjr » Ter Nov 03, 2009 9:29 pm

Túlio escreveu:Bem, se durar menos de cinco minutos... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Cinco minutos não sei, mas cinco horas, no máximo!
Quem conhece nossas unidades de artilharia, por exemplo, tem uma idéia da quantidade de granadas 105, 155 estocadas.
Na minha época, metade do estoque em um paiol de uma grande unidade AP em Curitiba, era de 75mm para instrução nos velhos Krupp, uma parte era salva e calibre 7,62 e .50 e algumas granadas de bocal.
No pau brabo, os oficiais sabiam que dava pouco tempo e brincavam muito com isso. O resto é logistica e pedir para a diplomacia ir enrolando até o suprimento chegar.




Bender

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#6 Mensagem por Bender » Ter Nov 03, 2009 9:46 pm

Faz tempo que estamos em guerra no Rio e em São Paulo,e já demos provas que não estamos preparados para guerra nenhuma,pois para que o preparo exista e seja perene é necessário mais que equipamentos,é necessário o comprometimento humano,tanto na "educação" militar do soldado quanto no empenho político para a melhoria dos soldos dos mesmos,a presença da FP no Haiti é a prova de que material humano de alto nível existe.

Os políticos que fazem a estatística oficial dar um resultado que mostre sempre que a criminalidade está diminuindo,demonstram que nesse aspecto nós estamos mais que preparados.

Portanto se entrássemos em guerra de uma coisa nós poderíamos ter certeza,as Notas Oficiais diriam e "comprovariam" todos os dias que estávamos destroçando os oponentes.

Mesmo que fôssemos derrotados ainda assim estaríamos a beira de uma vitória retumbante! Como no Rio e São Paulo atuais,só que nesse caso,esqueceram de combinar com os facínoras.

Mas podes ter a certeza que os "soldados" seriam bravos,mesmo que as condições materiais e humanas não fossem as ideais,cairiam dentro com vontade,morreriam lutando,quanto aos políticos possivelmente fariam "acordos" com os vencedores para preservar seus nichos,ou até para ter trégua e "paz" durante os jogos olímpicos.

Sds.




GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#7 Mensagem por GustavoB » Ter Nov 03, 2009 10:08 pm

Em primeiro lugar, analisem o contexto histórico e o contemporêneo. Até agora a hipótese é que iremos dormir tranquilos e acordaremos amanhã em guerra. Então, a pergunta é mais complexa do que parece, mas, inevitavelmente, precisa ser complementada por "contra quem"?




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#8 Mensagem por jauro » Ter Nov 03, 2009 10:24 pm

CINCO quesitos precisam ser respondidos senão é tempo perdido.
Que tipo de Guerra, ataque? Defesa?
Contra quem?
Aonde, em que lugar?
Quando ? Desde já? ou daqui a algum tempo?
Com que meios?
E sobre os meios e pessoal que temos, o que fariam nossos marinheiros, aviadores, a indústria brasileira, a indústria de defesa, a logística nacional , os meios que a nação vai colocar à disposição dos seus soldados de terra mar e ar, os políticos, a sociedade civil, grandes e pequenas empresa aéreas, empresas de transportes terrestres, de navegação civil, a mídia, os hospitais, os produtores rurais, o empresariado brasileiro vai se envolver ou vão formar quintas colunas com os políticos e a mídia?
Guerra, no meu modesto modo de entender não é feita só com exército e artilharia.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#9 Mensagem por DELTA22 » Ter Nov 03, 2009 10:30 pm

Mobilização, esta é a palavra chave. :wink:
[]'s a todos.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#10 Mensagem por R.A.Barros » Ter Nov 03, 2009 11:00 pm

Mobilização?
O Brasil ta onde precisa em 24-48 horas. Moveram os xavantes de la do outro canto do Brasil pra cá no Mato Grosso do Sul em poucos dias, chegaram no lugar do acidente do Caravan da FAB em um dia.

Isso que você diz sobre mobilização?




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#11 Mensagem por DELTA22 » Ter Nov 03, 2009 11:04 pm

Não. Mobilização logística, na amplitude da expressão.
[]'s




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#12 Mensagem por R.A.Barros » Ter Nov 03, 2009 11:17 pm

DELTA22 escreveu:Não. Mobilização logística, na amplitude da expressão.
[]'s
O que seria Mobilização logística?
abraços




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#13 Mensagem por Skyway » Ter Nov 03, 2009 11:21 pm

Em matéria de mobilização, vou falar da parte que conheco...

Considerando a COMPETÊNCIA e TREINAMENTO, a aviação de transporte da FAB chega em qualquer lugar carregando o máximo que der, sem dúvida, e entrega a carga onde for preciso, sem precisar pousar. Eu duvidava muito que a FAB pudesse fazer isso, mas depois que vivi a aviação de transporte da FAB por uma semana, voando, conversando, acompanhando tudo...tive certeza que em caso de conflito, abastecimento de tropas e até mobilização das mesmas pode ser feito sem problemas, basta ter o dinheiro pra isso.

Mas se for considerar MEIOS...nós podemos falar que só temos prontos para conflito de média/grande intensidade os C-105 para o transporte...os C-130 estão quase todos parados, e em caso de guerra, demoraria um tempo até colocar mais C-130 disponíveis.

Portanto, acredito que munições, mantimentos e ferramentas não seriam problemas em um conflito... Mas a mobilização de pessoal é que pega se for contar só com os KC-135(Havendo pista), C-105 e Bandecos.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Guilherme Pereira
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Jul 28, 2009 12:56 pm

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#14 Mensagem por Guilherme Pereira » Ter Nov 03, 2009 11:27 pm

Se queremos viver em paz devemos nos preparar para a guerra, e não vejo isto sendo feito por nossos políticos, fui soldado BINFA em 1987 e de lá pra cá pouco vi dos lideres políticos boa vontade para preparar tecnologicamente nossos militares para uma eventual guerra, temos sim soldados que morreriam pela pátria, temos o melhor Exercito de Selva e lá tenho certeza que somos imbatíveis, mas dizer que estamos preparados para enfrentar uma potencia militar ai já não acredito, necessitamos de muitos investimentos nas três forças e espero que o tão falado PND sai realmente do papel.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#15 Mensagem por Bolovo » Ter Nov 03, 2009 11:27 pm

Boa pergunta. Eu não sei. Durante a Guerra Fria, os países da OTAN (e alguns outros que não são da aliança, como a França) tinham (ainda devem ter, só que em menor grau) planos interessantes de mobilização em caso de guerra contra o Pacto de Varsóvia. Por exemplo, havia sempre um "estoque de guerra", suficiente para uns 7~30 dias de guerra (esse valor varia entre os países, por exemplo, a Dinamarca tinha estoques de 7 dias, a Itália de 15 dias e a RFA de 30 dias), mobilização de todos o Exército em menos de um dia e reservistas em menos de dois/três, sem contar toda a infraestrutura existente, indústrias bélicas, etc. Acho que falta bastante para chegarmos a algo do tipo. Mas como o Jauro disso, há várias variáveis. Então, eu sei lá.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder