Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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cabeça de martelo
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Re: Super Tucano News

#5221 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jul 06, 2023 10:35 am

The Netherlands, Portugal and Austria are potential customers of the A-29N Super Tucano

Countries were mentioned by the CEO of Embraer Defense & Security during a media event in Portugal.

The new variant of the Embraer Super Tucano adapted for operations in European countries, especially among NATO member nations, the A-29N may receive its first orders later this year.

This is what the CEO of Embraer Defense & Security, Bosco da Costa Junior, revealed in an interview with Flight Global during a media event in Portugal.

“We expect to have a launch customer [of the A-29N] this year”. Among the possible interested parties in the Super Tucano in Europe, Bosco indicated the Netherlands and Portugal, both members of NATO, in addition to Austria.

The head of the defense division explained that the A-29N is being offered for defensive training, join attack terminal controller (JTAC) and reconnaissance missions.

According to the Brazilian manufacturer, the A-29N will be equipped with features compatible with NATO operational requirements, including a new datalink system and single-pilot operation.

Embraer, however, has not yet defined the additional content that the European Super Tucano can receive. “We have intentions to add additional equipment,” said Costa Junior, citing a smart display.

In a recent interview, the chief executive of Embraer Defense & Security pointed out that there is a potential market of US$ 6.5 billion for 500 Super Tucano aircraft over the next 20 years.

Europe is still an untouched market for the Super Tucano, unlike other regions of the world. There are currently around 260 Embraer attack turboprops in service in 16 countries in Africa, Latin America, Asia-Pacific, the Middle East and North America.

In service with the Brazilian Air Force since 2003, the Super Tucano is an evolution of the EMB-312 Tucano. The aircraft that can be used in different military activities is one of the greatest export successes in the history of the Brazilian military industry, and is also considered the most efficient aircraft in the world in its category.

:arrow: https://www.airdatanews.com/the-netherl ... er-tucano/




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: Super Tucano News

#5222 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jul 07, 2023 7:48 am

Quantos ST se compram com 206 milhões de euros?

Imagem




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Re: Super Tucano News

#5223 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 07, 2023 11:47 am

Segundo este site aqui, cerca de 18 milhões de dólares a preços de 2018.

https://aerocorner.com/aircraft/embraer-super-tucano/

Mas o valor real vai depender muito de vários fatores que compõe cada contrato. A mim me parece um preço adequado para um avião com custo de hora-voo por volta de mil dólares.
Talvez o modelo A-29N possa custar um pouco mais, ou um pouco menos, vai saber, por causa dos insumos da OTAN que vão dispor neles e das modernizações que o avião deve receber também, em vista até do que a AEL e Embraer dispõe para ele no momento e negocia com a FAB.
Mas, teorizando, com 208 milhões dá para comprar no máximo uns 10 aviões e ainda sobrar uns trocados para os adendos necessários que este tipo de venda trás consigo.
Para a FAP creio que está de bom tamanho uma compra com tais quantidades. Suficiente para prover o treinamento avançado e ainda dispor de um vetor COIN e multiuso para várias outras missões em que um F-16 não se paga ou é caro demais.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Super Tucano News

#5224 Mensagem por Lucubus » Sáb Jul 08, 2023 10:13 am

cabeça de martelo escreveu: Sex Jul 07, 2023 7:48 am Quantos ST se compram com 206 milhões de euros?

Imagem

DEFESA COM EUR206 MILHÕES PARA AVIÕES BRASILEIROS

Expresso
2023-07-07 06:00:14

Exigências encaixam nos Tucanos, da Embraer, coproduzidos em Portugal

Portugal prevê EUR206 milhões para aviões brasileiros. Tudo aponta para os Super Tucano da brasileira Embraer, que assim encaixa mil milhões desde 2019. Mas há dúvidas.

O Ministério da Defesa já tinha a decisão tomada quando, no passado dia 24 de abril, em Alverca, nas instalações da OGMA, António Costa e o Presidente brasileiro Lula da Silva assinaram um memorando de entendimento para “o desenvolvimento de tecnologias relacionadas com o avião A-29 Super Tucano, na sua recém--lançada versão A-29N voltada para responder às necessidades dos países da NATO”, segundo a descrição oficial no site do Governo. Nesse momento, a proposta de Lei de Programação Militar (LPM), ainda em elaboração, já previa a compra de uma “aeronave de apoio aéreo próximo”, de asa fixa (como os Super Tucano) para suporte de forças terrestres, como os comandos e os paraquedistas na missão da ONU na República Centro-Africana.

Segundo um documento anexo à proposta de revisão da LPM, da autoria do gabinete de Helena Carreiras, ministra da Defesa, a proposta de revisão da lei prevê EUR206,04 milhões para estas aeronaves “aptas a operar em ambientes instáveis, mas também em muitas regiões de África”, pois “proporcionam uma proteção armada ao movimento de forças terrestres, que efetuem ações de reconhecimento e de vigilância, com rapidez e em profundidade, em ambientes permissivos e semipermissivos”. A soma deste programa com o dos cinco aviões de transporte KC-390 comprados por EUR872 milhões, para a Força Aérea substituir os velhos Hércules C-130, representará uma faturação para a empresa brasileira superior a mil milhões de euros, desde 2019, com a venda de armamento a Portugal (onde a Embraer detém 65% da OGMA).

A Defesa, no entanto, não admite que o projeto (e futuro concurso) esteja feito à medida dos Super Tucano, apesar de a cooperação industrial, à imagem do que aconteceu com os KC-390 ser um passaporte para os brasileiros entrarem no mercado da NATO: “Quando chegar o momento serão definidos os requisitos técnicos e serão seguidos os procedimentos aplicáveis à aquisição de meios militares”, respondeu fonte oficial do gabinete da ministra. Este projeto, que consiste no único programa novo de aquisições da LPM, “foi uma lacuna identificada no sistema de forças para apoio armado às Forças Nacionais Destacadas” no exterior, explica o mesmo documento, a que o Expresso teve acesso, e que justifica assim a opção: “Numa avaliação sobre as necessidades de capacidade operacional, é mais adequada uma aeronave ligeira de asa fixa, capaz de operar a partir de pistas semipreparadas, pelas suas características de autonomia, alcance, capacidade e precisão de fogo (armamento guiado e não guiado) e rapidez de resposta, assente numa componente logística e de manutenção de apoio reduzida.”

Tucanos compatíveis com os KC-390

Embora esta descrição encaixe nos Super Tucano, o documento ainda fala na compatibilidade destes aviões com os KC-390, que a Embraer está a fornecer à Força Aérea, tendo já sido entregue uma unidade. “Uma aeronave ligeira de asa fixa”, refere o texto, “permitirá satisfazer os requisitos expedicionários, tanto pela possibilidade de projeção através do KC-390, que comporta duas aeronaves, assim como pela possibilidade de efetuar voos de longa distância, com recurso a depósitos de combustível suplementares”. Segundo o gabinete da ministra, a proposta de LPM, que será aprovada agora na Assembleia, contempla outros “projetos estruturantes” e não anula o programa do Helicóptero de Apoio, Proteção e Evacuação. “São capacidades distintas, mas complementares no contexto da amplitude de missões realizadas pelas Forças Armadas”. De acordo com o ministério, estes helicópteros também se destinam a “operações de apoio, de proteção e de evacuação de forças terrestres, permitirá a projeção, sustentação e posicionamento tático de pessoal e de equipamento, proporcionando acesso rápido a serviços médicos de emergência ou a retirada de feridos, pelo que será determinante em missões internacionais”. A Defesa não revela se estas aeronaves serão operadas pela Força Aérea ou pelo Exército.

Esta opção, porém, não é consensual. O tenente-general Alfredo Cruz (na reforma), antigo comandante operacional da Força Aérea e ex-comandante do Centro de Operações Conjunto da NATO, diz ao Expresso que o “avião Super Tucano é bom”, mas ressalva que, “no estado calamitoso em que estão as Forças Armadas, há que definir prioridade, que não podem ser esta”. Na mesma semana em que o general Cartaxo Alves, chefe do Estado-Maior da Força Aérea disse que lhe faltavam 1400 militares e que estavam em risco as missões no curto prazo, o general aponta outra emergência: “A prioridade devia ser o mar, e termos navios e aviões de patrulhamento, não há volta a dar.”

Vítor Matos




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Re: Super Tucano News

#5225 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 08, 2023 12:55 pm

Qualquer coisa é só substituir os F-16A\B por Super Tucanos e equipar eles com mísseis ar-ar e tudo resolvido. Sobra recursos às pencas para comprar navios, aviões e vagas para a força aérea. :twisted:
Para quem tem uma OTAN da vida bem ao lado, pra quê caças de segunda mão se os A-29N já fazem o papel mais que bem para a vossa realidade insular ibérica. :mrgreen:




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Re: Super Tucano News

#5226 Mensagem por angelogalvao » Ter Ago 15, 2023 12:00 pm

Vazou imagens do Super Tucano MLU:





Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
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Re: Super Tucano News

#5227 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 20, 2023 10:10 pm

Olhando os (muitos) sistemas eletrônicos que a indústria israelense de defesa dispõe no mercado na area de C4ISR, EW, e plataformas ISTAR, me veio à cabeça a possibilidade de adaptar o Super Tucano para estas missões de acordo com o quadro do TO a operar e a viabilidade de apor-se as soluções necessárias e possíveis.

O A-29 já se mostrou ser uma plataforma versátil, e que se adapta rápida e facilmente aos mais diferentes requerimentos dos cliente. E como se sabe, ele é basicamente um "caça de pobre", dada sua utilização acaba sendo muito mais ampla do que aquelas para as quais foi criado originalmente.

A modularidade e a micro dimensão da imensa maioria dos sensores eletrônicos hoje permite que se embarque em plataformas bem pequenas, até drones, sistemas que antes não seriam possíveis. Neste aspecto, os israelenses são prolíficos em sistemas e soluções embarcadas para EW, ISR e outras missões que demandem inteligência e consciência situacional tática e estratégica.

Assim, me parece que no momento em que a FAB começa a estudar as alternativas para a modernização de seus A-29, vislumbrar a possibilidade de dar a estes caças certas capacidades para operar como uma plataforma de EW e\ou ISR é algo sério a ser pensado, até porque, este tipo de vetores estão migrando paulatinamente de aeronaves grandes para tipos executivos, quando não simples "papa-tango", a depender das necessidades e interesses de cada cliente. As possibilidades são muitas. E as oportunidades, pelo que vejo, maiores ainda. É um vasto campo a ser explorado pela Embraer.

A ver.




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Re: Super Tucano News

#5228 Mensagem por pewdiepie » Qui Nov 16, 2023 4:21 pm

2 Super Tucanos da Indonesia. Infelizmente 4 vítimas fatais. QEPD





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Re: Super Tucano News

#5229 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 16, 2023 4:50 pm

A Indonésia não é conhecida pela prudência e tecnicidade de seus militares. Acidentes por lá acontecem frequentemente com material das forças armadas.
Infelizmente acho que vamos ver mais acidentes como este com os ST indonésios.
A geografia do país também não ajuda muito em relação as operações de aviões por lá.




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Re: Super Tucano News

#5230 Mensagem por Guilherme » Ter Jan 30, 2024 7:07 am





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Re: Super Tucano News

#5231 Mensagem por gusmano » Ter Jan 30, 2024 11:17 am

Curiosidade, alguem que conhença dos sistemas do ST sabe pq o aviso de landing gear durante os disparos?

abs




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Re: Super Tucano News

#5232 Mensagem por Túlio » Ter Jan 30, 2024 11:31 am

gusmano escreveu: Ter Jan 30, 2024 11:17 am Curiosidade, alguem que conhença dos sistemas do ST sabe pq o aviso de landing gear durante os disparos?

abs
Talvez o outro estivesse tão baixo que algum sensor desse o alerta disso ao Piloto do ST; ou talvez estivesse tão lento (para forçar o ST a um overshoot - ultrapassar a aeronave em perseguição) que tenha sido necessário "sujar" a configuração para desacelerar e se manter atrás do teco-teco.

Baixar o trem de pouso seria útil para isso.




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Re: Super Tucano News

#5233 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 30, 2024 11:47 am

Dizem que as ffaa's estão cobrando R$ 1 milhão por dia para manterem as operações de apoio aos Ianomami, algo que obviamente deve ter chocado um monte de gente em Brasília, e gerado muitas reclamações. Mas, os caras finalmente estão jogando o jogo como ele deve ser jogado. Querem que as ffaa's sejam madrinhas de ACISO e MMI pela eternidade e façam isso de graça, rindo e sem reclamar. Bom, finalmente parece que a realidade bateu à porta do MD e acabou a frescura, e também essa empáfia de ficar fazendo tudo sem reclamar e só levando nas costas, e depois no final ainda sair de ruim, quando não fazem o que querem, por qualquer motivo que seja.

Enfim, AVGAS custa caro, manutenção também, pagar o rancho, equipamento, descanso, e outras dezenas de necessidades individuais de milhares de efetivos deslocados de suas atividades primárias custa mais ainda. Nada é de graça. E muito menos deve sair do bolso do MD, já que tais atividades não lhe dizem respeito.

O 1o\3o Gav em Boa Vista está voando além do normal, com os recursos destinados anualmente, e esta operação não estava no planejamento orçamentário da OM. São poucos A-29 para cumprir na intensidade desejada, e necessária, a fim de impedir todo e qualquer tráfego aéreo na área indígena Ianomami. Se já não conseguiam fazer antes, agora é que não vão fazer mesmo, com todas as limitações de recursos que o esquadrão tem, e que não são notadas e muito menos levadas em consideração por quem quer fazer auto propaganda com a desgraça daquela gente.

A ver se as coisas melhoram agora. Já passou do tempo das ffaa's ficarem bancando a babá de pobre e de indigente só porque o governo de plantão quer.




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Re: Super Tucano News

#5234 Mensagem por gusmano » Qua Jan 31, 2024 10:30 am

Túlio escreveu: Ter Jan 30, 2024 11:31 am
gusmano escreveu: Ter Jan 30, 2024 11:17 am Curiosidade, alguem que conhença dos sistemas do ST sabe pq o aviso de landing gear durante os disparos?

abs
Talvez o outro estivesse tão baixo que algum sensor desse o alerta disso ao Piloto do ST; ou talvez estivesse tão lento (para forçar o ST a um overshoot - ultrapassar a aeronave em perseguição) que tenha sido necessário "sujar" a configuração para desacelerar e se manter atrás do teco-teco.

Baixar o trem de pouso seria útil para isso.
Faz sentido mesmo..

abs




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Re: Super Tucano News

#5235 Mensagem por Túlio » Qua Jan 31, 2024 12:01 pm

gusmano escreveu: Qua Jan 31, 2024 10:30 am
Túlio escreveu: Ter Jan 30, 2024 11:31 am

Talvez o outro estivesse tão baixo que algum sensor desse o alerta disso ao Piloto do ST; ou talvez estivesse tão lento (para forçar o ST a um overshoot - ultrapassar a aeronave em perseguição) que tenha sido necessário "sujar" a configuração para desacelerar e se manter atrás do teco-teco.

Baixar o trem de pouso seria útil para isso.
Faz sentido mesmo..

abs
A primeira hipótese me parece melhor, graças a uma olhada mais atenta no HUD: a velocidade está oscilando entre pouco acima e pouco abaixo de 130 kts, o que ainda é confortável para o ST, cuja velocidade de estol fica abaixo dos 100 kts; a mim parece que a treta do trem de pouso surge por causa da combinação com a altitude, que cai de FL008 para perto de FL007, o que pode indicar que a aeronave está em aproximação para o pouso, o que não deixa de ser curioso, podes ver, lá embaixo está escrito DGFT, ou seja, o HUD em está em modo dogfight, para o que voar baixo e lento, no caso do ST, é praxe.

Mas é a única explicação satisfatória que achei; outra coisa que me deixou intrigado foi a contagem dos disparos, simplesmente não bate com a cadência nominal da Browning M3, que é de mais de 1000 RPM, e como são duas, deveria ser muito mais. Tanto o som quanto os números bateriam melhor com um Fz Ass ou mesmo MAG regulada para a menor cadência, coisa de menos de 700 RPM.




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