Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1298
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Super Tucano News

#5281 Mensagem por Cassio » Dom Mai 05, 2024 4:02 pm

O preço depende do que está no contrato, e dificilmente são somente as aeronaves. Fica difícil saber quanto custa cada aeronave.

Depende da configuração das aeronaves, do pacote de suporte, do pacote de spare parts, se vai ter simulador de voo, etc, etc.

Portugal, por exemplo, comprou um simulador de voo do KC-390. Se for igual ao simulador que a Embraer tem, e que é usado no treinamento dos pilotos da FAB... vou te falar deve custar uma baita grana. É simplesmente algo único. Vcs não fazem ideia do que é este simulador. É o mais avançado do mundo.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36354
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Super Tucano News

#5282 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 05, 2024 4:58 pm

Acho eu que por tudo o que o ST já dispõe hoje e é utilizado nas versões de exportação, apenas o avião já deve custar uma nota preta.
Se formos colocar nele tudo e mais um pouco que, por exemplo, os norte americanos colocaram nos A-29 afegãos, então o preço vai às alturas mesmo.
No caso da FAB, a própria inviabilidade de um MLU ao longo do processo de uso destes aviões, e a invariável posição em não comprar sequer unidades para substituir as perdas, já indica que os custos do ST não devem ser dos mais baratos. E sem prioridades em investimentos, é o que vemos aí.
Se o pacote que anda sendo negociado com a FAB integrar muito do que já existe no Gripen E\F em termos de eletrônica e capacidades de defesa e armamento, bom, duvido muito que algum dia a FAB irá comprar unidades novas de fábrica novamente. Azar o nosso.
6 unidades mais CLS, treinamento e outras coisas custaram aos paraguaios 100 milhões de dólares.
Imagina se a FAB resolvesse comprar 162 unidades novas e que seriam necessárias para formar os 9 esquadrões que defendo aqui, em substituição aos aviões atuais. Sem contar o 2o\5o Gav.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8380
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 246 vezes

Re: Super Tucano News

#5283 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Mai 05, 2024 8:41 pm

Túlio escreveu: Sáb Mai 04, 2024 12:46 am
Glauber Prestes escreveu: Sex Mai 03, 2024 10:56 pm 68 unidades

https://tecnodefesa.com.br/brasil-assin ... er-tucano/
Tem coisa que achei meio exagerada, por mim uma aviônica capaz de preparar Pilotos para o Gripen e capacidade anticarro (pod de navegação/detecção/designação/guiagem) para msl AC, bomba laser e se sobrar $ a integração de AAM WVR, além de capacidades defensivas contra MANPADS/V-SHORAD, já dava certinho para as nossas HE.
Pode ser uma modernização pra virar vitrine, mostrar o que dá pra fazer.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60640
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6366 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#5284 Mensagem por Túlio » Dom Mai 05, 2024 8:51 pm

Glauber Prestes escreveu: Dom Mai 05, 2024 8:41 pm
Túlio escreveu: Sáb Mai 04, 2024 12:46 am

Tem coisa que achei meio exagerada, por mim uma aviônica capaz de preparar Pilotos para o Gripen e capacidade anticarro (pod de navegação/detecção/designação/guiagem) para msl AC, bomba laser e se sobrar $ a integração de AAM WVR, além de capacidades defensivas contra MANPADS/V-SHORAD, já dava certinho para as nossas HE.
Pode ser uma modernização pra virar vitrine, mostrar o que dá pra fazer.
Uma vitrine de SESSENTA E OITO CÉLULAS, meu cupincha? De onde sai o tutu pra isso tudo? A "arrecadação" (leia-se assalto a mão armada legalizado) só cai em valor real, a despesa só sobe idem, para mim essa conta não fecha, e olhes que IMHO o desastre orçamentário de 2023/24 é só o tiro de advertência para o que virá no ano que vem... 😬




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8380
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 246 vezes

Re: Super Tucano News

#5285 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Mai 05, 2024 9:13 pm

Túlio escreveu: Dom Mai 05, 2024 8:51 pm
Glauber Prestes escreveu: Dom Mai 05, 2024 8:41 pm

Pode ser uma modernização pra virar vitrine, mostrar o que dá pra fazer.
Uma vitrine de SESSENTA E OITO CÉLULAS, meu cupincha? De onde sai o tutu pra isso tudo? A "arrecadação" (leia-se assalto a mão armada legalizado) só cai em valor real, a despesa só sobe idem, para mim essa conta não fecha, e olhes que IMHO o desastre orçamentário de 2023/24 é só o tiro de advertência para o que virá no ano que vem... 😬
Eu li de novo, e eu vou assumir a culpa por não ter lido o artigo direito. Tem um monte de "a modernização pode envolver", e "isso pode incluir".
Tão mostrando o que dá colocar. A realidade provavelmente será diferente.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder