Super Tucano News
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Re: Super Tucano News
cabeça de martelo escreveu: ↑Ter Fev 06, 2024 2:55 pmIsso não, os veados são bichos, merecem mais respeito!..
Pronto, tinha que aparecer WOKE na charla...
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Re: Super Tucano News
Quanta viadagem social neste tópico.
Vamos falar de aviões senhoras. Deixem as missangas pra lá.
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Re: Super Tucano News
Embraer produziu vários A-29 Super Tucano mesmo sem clientes para eles
A Embraer já está há 3 anos sem entregar o avião de caça e ataque leve Super Tucano, mas continua a produzir o modelo.
https://aeroin.net/embraer-produziu-var ... para-eles/
Clientes com certeza não faltarão, a começar pela FAB que perdeu mais de 10 A-29 e sequer cogita comprar mais unidades do mesmo em substituição aos perdidos.
A Embraer já está há 3 anos sem entregar o avião de caça e ataque leve Super Tucano, mas continua a produzir o modelo.
https://aeroin.net/embraer-produziu-var ... para-eles/
Clientes com certeza não faltarão, a começar pela FAB que perdeu mais de 10 A-29 e sequer cogita comprar mais unidades do mesmo em substituição aos perdidos.
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Re: Super Tucano News
Paraguai avalia o Super Tucano
Santiago Rivas
No dia de hoje, 22 de fevereiro, a Embraer realizou a apresentação de um EMB-314E Super Tucano na I Brigada Aérea da Força Aérea Paraguaia (FAP), em Assunção. A aeronave, com matrícula PT-ZTV (c/n 314-00233), foi produzida originalmente para a Força Aérea do Mali.
https://tecnodefesa.com.br/paraguaia-av ... er-tucano/
Agora parece que finalmente o negócio sai. Falta o Uruguai agora.
Santiago Rivas
No dia de hoje, 22 de fevereiro, a Embraer realizou a apresentação de um EMB-314E Super Tucano na I Brigada Aérea da Força Aérea Paraguaia (FAP), em Assunção. A aeronave, com matrícula PT-ZTV (c/n 314-00233), foi produzida originalmente para a Força Aérea do Mali.
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Agora parece que finalmente o negócio sai. Falta o Uruguai agora.
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Re: Super Tucano News
FCarvalho escreveu: ↑Sex Fev 23, 2024 12:40 pm Paraguai avalia o Super Tucano
Santiago Rivas
No dia de hoje, 22 de fevereiro, a Embraer realizou a apresentação de um EMB-314E Super Tucano na I Brigada Aérea da Força Aérea Paraguaia (FAP), em Assunção. A aeronave, com matrícula PT-ZTV (c/n 314-00233), foi produzida originalmente para a Força Aérea do Mali.
https://tecnodefesa.com.br/paraguaia-av ... er-tucano/
Agora parece que finalmente o negócio sai. Falta o Uruguai agora.
Lembrar que são "negócios" com a FAB, não com a EMBRAER: a frota atual, já minguante, tende a desaparecer, e com ela as interceptações de avionetas dos narcos, acabando com mais esta capacidade na Força sem deixar substituto, como foi com estes:
Já um destes, mesmo em versão armada, será inviável para a missão:
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Re: Super Tucano News
Penso que deva estar claro - ao menos em tese - aos brigadeiro do atual comando da FAB que não existe um substituto a jato para a missão que os A-29 exercem nos esquadrões do 3o GAv. O Super Tucano foi projetado pela Embraer para e com a FAB, tendo o único propósito de fazer as mesmas missões do Xavante, mas com um custo bem abaixo dele. E, salvo prova em contrário, ele é o melhor naquilo que foi projetado para fazer, sendo a FAB e suas operações nas fronteiras, a prova concreta e objetiva disso.
Me parece, conquanto, que o Super Tucano desde a assinatura do FX2 e o advento do Gripen E\F começou a ser contestado amiúde dentro da FAB, não apenas como LIFT, mas como "caça leve" também. Não sei dizer exatamente o porque desta contestação, mas o que se vê claramente é a FAB perdendo anualmente quantidades seguidas de A-29, seja por acidente, falta de recursos e\ou indisponibilidade operacional. E sendo seu caça mais numeroso, chega a ser, no mínimo, questionável que se tenha aviões em reserva mesmo diante das (muitas) demandas que temos nas fronteiras. Pior, é serem negociados para venda como se nada demais fosse.
Sei lá o que anda passando na cabeça dos brigadeiros da FAB, mas alguma coisa me diz que diante do que se viu e vê nos últimos anos, parece que estão deixando o A-29 morrer paulatina e lentamente. E sem quaisquer contestação interna sabida.
Será que o Gripen E\F vale tudo isso? Eu acho que não.
Me parece, conquanto, que o Super Tucano desde a assinatura do FX2 e o advento do Gripen E\F começou a ser contestado amiúde dentro da FAB, não apenas como LIFT, mas como "caça leve" também. Não sei dizer exatamente o porque desta contestação, mas o que se vê claramente é a FAB perdendo anualmente quantidades seguidas de A-29, seja por acidente, falta de recursos e\ou indisponibilidade operacional. E sendo seu caça mais numeroso, chega a ser, no mínimo, questionável que se tenha aviões em reserva mesmo diante das (muitas) demandas que temos nas fronteiras. Pior, é serem negociados para venda como se nada demais fosse.
Sei lá o que anda passando na cabeça dos brigadeiros da FAB, mas alguma coisa me diz que diante do que se viu e vê nos últimos anos, parece que estão deixando o A-29 morrer paulatina e lentamente. E sem quaisquer contestação interna sabida.
Será que o Gripen E\F vale tudo isso? Eu acho que não.
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Re: Super Tucano News
Cairia bem uma nova aquisição de pelo menos uns 20 A-29 para compensação de atrito.
Sou a favor de a FAB adquirir o T-7, seja como LIFT (Lead-in fighter training), seja como um caça leve complementar, uma função que era feita pelo Xavante antigamente. Porém, como dito acima, isto não preenche a lacuna do A-29.
Sinceramente, acho que um A-29 é algo que só o Brasil pode fazer bem (técnica E comercialmente). Até porque o tipo de missão ar-ar que ele cumpre é bem característica de países da América Latina. Praticamente ninguém mais tem ameaças aéreas na forma de avionetas de tráfico e garimpo como nós na A.L. E se alguém hoje cogita comprar A-29 para ar-solo, já coça a cabeça, preferindo optar por drones armados, já amplamente acessíveis.
Então, acho que fora da FAB e vizinhança latinoamericana, o A-29 tem um futuro meio embaçado. A não ser que a Embraer se proponha a criar um X-29
Sou a favor de a FAB adquirir o T-7, seja como LIFT (Lead-in fighter training), seja como um caça leve complementar, uma função que era feita pelo Xavante antigamente. Porém, como dito acima, isto não preenche a lacuna do A-29.
Sinceramente, acho que um A-29 é algo que só o Brasil pode fazer bem (técnica E comercialmente). Até porque o tipo de missão ar-ar que ele cumpre é bem característica de países da América Latina. Praticamente ninguém mais tem ameaças aéreas na forma de avionetas de tráfico e garimpo como nós na A.L. E se alguém hoje cogita comprar A-29 para ar-solo, já coça a cabeça, preferindo optar por drones armados, já amplamente acessíveis.
Então, acho que fora da FAB e vizinhança latinoamericana, o A-29 tem um futuro meio embaçado. A não ser que a Embraer se proponha a criar um X-29
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amor fati
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Re: Super Tucano News
O que demonstra que a FAB está em uma sinuca de bico em relação ao A-29, e não sabe o que fazer, é o fato de até hoje, mais de 15 anos depois de sua entrada em operação, sequer um MLU foi pensado para ele, ou mesmo atualizações pontuais onde e quando possível. Podemos dizer que os Super Tucano da FAB em operação hoje são os mesmos aviões de vinte anos atrás, literalmente. A negativa em solicitar novas encomendas, mesmo sabendo que a Embraer tem unidades disponíveis para pronta entrega demonstra isso.
A mim me parece que na falta de verbas, e de saber o que fazer, eles estão cozinhando o avião da Embraer a panos mornos e deixando ele aí para ver até onde vai do jeito que está. É clara e inequívoca a discussão hoje no comando da FAB sobre o futuro da formação de novos caçadores, a começar por Natal, onde se forma os pilotos como alas, enquanto que nos esquadrões do 3o Gav eles são formados como líderes de esquadrilha, além da caça operacional em si, nas suas missões de vigilância de fronteira.
Até o momento esta linha de ação tem funcionado bem na FAB neste século tendo em vista os caças de primeira linha, como F-5M e A-1M. Mas a introdução do Gripen E\F mudou tudo desde 2014. Inclusive no sentido de contestar o atual treinamento em Natal e no 3o Gav. Conquanto, fato é que além de treinador, o Super Tucano é um vetor que cabe como uma luva para a realidade da defesa aérea das fronteiras, que não necessita e não pede um vetor a jato. Já em Natal, a questão fica mais complicada.
Acho eu aqui com os meus botões que um jato LIFT em Natal, para depois seguir para o A-29 em BV, PV e CG na cabeça de um jovem tenente caçador, vindo de um treinador a jato de alta performace, pode parecer um pé atrás de nível na sua carreira, o que penso, deva ser o mesmo que se passa na cabeça de alguns estrelados da caça no alto comando da FAB. Porém, a AEL junto com a Embraer já tem estudos em mãos para um possível MLU dos Super Tucano que deixaria o avião o mais próximo possível, em termos de sistemas de missão, dos F-39 na primeira linha. É algo com que a FAB também deva estar batendo cabeça agora, se vale a pena ou não.
Pessoalmente, creio que no caso da adoção de um jato LIFT em Natal, a linha de ação na formação de novos caçadores poderia se inverter, com a formação dos alas no 3o Gav, e depois de 2 ou 3 anos por lá, formados operacionalmente, seguiriam para Natal e seus jatos, para a formação de líderes de esquadrilha e conversão operacional para os Gripen E\F. Mas para isso funcionar direito, de preferência temos que ter um LIFT em Natal, qualquer que seja o modelo escolhido, que se aproxime também o mais possível dos sistemas de missão operados na primeira linha. Isso significa que o novo LIFT a jato precisa ter a maior comunalidade possível com os Gripen E\F, tanto logística como operacional, vide a tradição da FAB em se virar com o que tem na mão como primeira linha, mesmo que seja um vetor emprestado de outros setores.
Então, como nada vai mudar tão cedo na quantidade de caçadores formados, fica difícil justificar ao erário público a ampliação dos esquadrões de A-29 na fronteira, assim como a introdução de jatos em Natal, o que deixaria o custo de formação de pilotos mais caro. Caro demais até para os atuais padrões orçamentários de custeio e investimento da Defesa no Brasil.
A mim me parece que na falta de verbas, e de saber o que fazer, eles estão cozinhando o avião da Embraer a panos mornos e deixando ele aí para ver até onde vai do jeito que está. É clara e inequívoca a discussão hoje no comando da FAB sobre o futuro da formação de novos caçadores, a começar por Natal, onde se forma os pilotos como alas, enquanto que nos esquadrões do 3o Gav eles são formados como líderes de esquadrilha, além da caça operacional em si, nas suas missões de vigilância de fronteira.
Até o momento esta linha de ação tem funcionado bem na FAB neste século tendo em vista os caças de primeira linha, como F-5M e A-1M. Mas a introdução do Gripen E\F mudou tudo desde 2014. Inclusive no sentido de contestar o atual treinamento em Natal e no 3o Gav. Conquanto, fato é que além de treinador, o Super Tucano é um vetor que cabe como uma luva para a realidade da defesa aérea das fronteiras, que não necessita e não pede um vetor a jato. Já em Natal, a questão fica mais complicada.
Acho eu aqui com os meus botões que um jato LIFT em Natal, para depois seguir para o A-29 em BV, PV e CG na cabeça de um jovem tenente caçador, vindo de um treinador a jato de alta performace, pode parecer um pé atrás de nível na sua carreira, o que penso, deva ser o mesmo que se passa na cabeça de alguns estrelados da caça no alto comando da FAB. Porém, a AEL junto com a Embraer já tem estudos em mãos para um possível MLU dos Super Tucano que deixaria o avião o mais próximo possível, em termos de sistemas de missão, dos F-39 na primeira linha. É algo com que a FAB também deva estar batendo cabeça agora, se vale a pena ou não.
Pessoalmente, creio que no caso da adoção de um jato LIFT em Natal, a linha de ação na formação de novos caçadores poderia se inverter, com a formação dos alas no 3o Gav, e depois de 2 ou 3 anos por lá, formados operacionalmente, seguiriam para Natal e seus jatos, para a formação de líderes de esquadrilha e conversão operacional para os Gripen E\F. Mas para isso funcionar direito, de preferência temos que ter um LIFT em Natal, qualquer que seja o modelo escolhido, que se aproxime também o mais possível dos sistemas de missão operados na primeira linha. Isso significa que o novo LIFT a jato precisa ter a maior comunalidade possível com os Gripen E\F, tanto logística como operacional, vide a tradição da FAB em se virar com o que tem na mão como primeira linha, mesmo que seja um vetor emprestado de outros setores.
Então, como nada vai mudar tão cedo na quantidade de caçadores formados, fica difícil justificar ao erário público a ampliação dos esquadrões de A-29 na fronteira, assim como a introdução de jatos em Natal, o que deixaria o custo de formação de pilotos mais caro. Caro demais até para os atuais padrões orçamentários de custeio e investimento da Defesa no Brasil.
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Re: Super Tucano News
Embraer e Sierra Nevada demonstram A-29 Super Tucano para Força Aérea de Gana
https://www.cavok.com.br/video-embraer- ... ea-de-gana
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Re: Super Tucano News
Não me surpreenderia se o Paraguai estivesse esperando uma doação, a exemplo do que aconteceu com o Uruguai.FCarvalho escreveu: ↑Sex Fev 23, 2024 12:40 pm Paraguai avalia o Super Tucano
Santiago Rivas
No dia de hoje, 22 de fevereiro, a Embraer realizou a apresentação de um EMB-314E Super Tucano na I Brigada Aérea da Força Aérea Paraguaia (FAP), em Assunção. A aeronave, com matrícula PT-ZTV (c/n 314-00233), foi produzida originalmente para a Força Aérea do Mali.
https://tecnodefesa.com.br/paraguaia-av ... er-tucano/
Agora parece que finalmente o negócio sai. Falta o Uruguai agora.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Re: Super Tucano News
Está negociação é para venda de unidades novas via Embraer para o Paraguai.
Não são unidades usadas vida FAB.
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Re: Super Tucano News
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh