Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Super Tucano News

#5236 Mensagem por gabriel219 » Qua Jan 31, 2024 1:12 pm

Túlio escreveu: Qua Jan 31, 2024 12:01 pm
A primeira hipótese me parece melhor, graças a uma olhada mais atenta no HUD: a velocidade está oscilando entre pouco acima e pouco abaixo de 130 kts, o que ainda é confortável para o ST, cuja velocidade de estol fica abaixo dos 100 kts; a mim parece que a treta do trem de pouso surge por causa da combinação com a altitude, que cai de FL008 para perto de FL007, o que pode indicar que a aeronave está em aproximação para o pouso, o que não deixa de ser curioso, podes ver, lá embaixo está escrito DGFT, ou seja, o HUD em está em modo dogfight, para o que voar baixo e lento, no caso do ST, é praxe.

Mas é a única explicação satisfatória que achei; outra coisa que me deixou intrigado foi a contagem dos disparos, simplesmente não bate com a cadência nominal da Browning M3, que é de mais de 1000 RPM, e como são duas, deveria ser muito mais. Tanto o som quanto os números bateriam melhor com um Fz Ass ou mesmo MAG regulada para a menor cadência, coisa de menos de 700 RPM.
Sommelier de traveco, a M3 pode ter cadência reduzida em até 800-850 tpms e, salvo engano maior, o A-29 pode ser configurado para as metralhadoras dispararem de forma simultânea.

Quanto a M3 poder reduzir sua cadência, eu tenho a certeza pois já vi isso em algum lugar e quanto ao A-29 foi algo que já escutei, mas não tenho confirmação.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#5237 Mensagem por Túlio » Qua Jan 31, 2024 1:53 pm

gabriel219 escreveu: Qua Jan 31, 2024 1:12 pm
Túlio escreveu: Qua Jan 31, 2024 12:01 pm
A primeira hipótese me parece melhor, graças a uma olhada mais atenta no HUD: a velocidade está oscilando entre pouco acima e pouco abaixo de 130 kts, o que ainda é confortável para o ST, cuja velocidade de estol fica abaixo dos 100 kts; a mim parece que a treta do trem de pouso surge por causa da combinação com a altitude, que cai de FL008 para perto de FL007, o que pode indicar que a aeronave está em aproximação para o pouso, o que não deixa de ser curioso, podes ver, lá embaixo está escrito DGFT, ou seja, o HUD em está em modo dogfight, para o que voar baixo e lento, no caso do ST, é praxe.

Mas é a única explicação satisfatória que achei; outra coisa que me deixou intrigado foi a contagem dos disparos, simplesmente não bate com a cadência nominal da Browning M3, que é de mais de 1000 RPM, e como são duas, deveria ser muito mais. Tanto o som quanto os números bateriam melhor com um Fz Ass ou mesmo MAG regulada para a menor cadência, coisa de menos de 700 RPM.
Sommelier de traveco, a M3 pode ter cadência reduzida em até 800-850 tpms e, salvo engano maior, o A-29 pode ser configurado para as metralhadoras dispararem de forma simultânea.

Quanto a M3 poder reduzir sua cadência, eu tenho a certeza pois já vi isso em algum lugar e quanto ao A-29 foi algo que já escutei, mas não tenho confirmação.

C'um caraças, tás-me a zuaire pá? [004] [033] [053] [065]

(Quem gosta destas cousas é o @cabeça de martelo 😏)




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Super Tucano News

#5238 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jan 31, 2024 2:07 pm

E no entanto quem é solteiro és tu, já eu estou casado com uma metro e meio de mau feitio.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#5239 Mensagem por Túlio » Qua Jan 31, 2024 2:57 pm

cabeça de martelo escreveu: Qua Jan 31, 2024 2:07 pm E no entanto quem é solteiro és tu, já eu estou casado com uma metro e meio de mau feitio.
Fuetos, sino yo pienso que tu pareja es un hombre de mala cara! jejejjjjj




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Super Tucano News

#5240 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jan 31, 2024 4:35 pm

Túlio escreveu: Qua Jan 31, 2024 2:57 pm
cabeça de martelo escreveu: Qua Jan 31, 2024 2:07 pm E no entanto quem é solteiro és tu, já eu estou casado com uma metro e meio de mau feitio.
Fuetos, sino yo pienso que tu pareja es un hombre de mala cara! jejejjjjj
Isso querias tu!




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#5241 Mensagem por Túlio » Qua Jan 31, 2024 5:18 pm

cabeça de martelo escreveu: Qua Jan 31, 2024 4:35 pm
Túlio escreveu: Qua Jan 31, 2024 2:57 pm

Fuetos, sino yo pienso que tu pareja es un hombre de mala cara! jejejjjjj
Isso querias tu!

Achei-te! [003] [003] [003] [003]


Imagem




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Super Tucano News

#5242 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jan 31, 2024 5:20 pm

Essas tuas fantasias...tu és solteiro, força!




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Super Tucano News

#5243 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 01, 2024 10:35 am

O tema do tópico é Super Tucano e os caras feito dois meninos barrigudos de 14 anos discutindo "o meu é maior que o teu" a 5 mil km um do outro. :mrgreen: :lol:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#5244 Mensagem por Túlio » Qui Fev 01, 2024 11:40 am

FCarvalho escreveu: Qui Fev 01, 2024 10:35 am O tema do tópico é Super Tucano e os caras feito dois meninos barrigudos de 14 anos discutindo "o meu é maior que o teu" a 5 mil km um do outro. :mrgreen: :lol:
Compreendo mas quase não há mais o que discutir sobre o ST em si, tanto que o melhor que achei foi dar uma olhada no HUD durante um abate de teco-teco; muitos de nós já fizemos coisas assim em tópicos quase abandonados antes e a Moderação nunca incomodou por compreender o motivo (claro, se o tema "esquenta" o OT passa a ser desencorajado).

Mas, para não ser chato, aqui um vídeo de um canal de Piloto de Caça da ativa da FAB que me ajudou a entender melhor o lance do HUD do ST (o cara simula outros caças também, tipo o F-5M):






"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

Re: Super Tucano News

#5245 Mensagem por Guilherme » Sex Fev 02, 2024 3:57 am

Postei um vídeo do Super Tucano fazendo disparos de aviso e a conversa chegou em "sommelier de traveco". :lol:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#5246 Mensagem por Túlio » Sex Fev 02, 2024 1:19 pm

Guilherme escreveu: Sex Fev 02, 2024 3:57 am Postei um vídeo do Super Tucano fazendo disparos de aviso e a conversa chegou em "sommelier de traveco". :lol:
De vez em quando o Gaybriel larga uma dessas... [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Super Tucano News

#5247 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 04, 2024 11:33 am

A quem possa interessar, o estado de Roraima possui 224.303,19 km2 e 1.922 km de fronteira com Venezuela e Guiana. Para vigiar, controlar e defender toda essa extensão do território brasileiro o Esquadrão Escorpião conta com pouco mais de uma dezena de unidades do A-29. Os números exatos ficam entre 15 e 20 aviões, com uma disponibilidade de pouco mais de 50% da frota. O território Yanomami tem pouco mais de cem mil km2, o que corresponde à quase metade do território do estado de Roraima. A fronteira dentro da reserva tem mais de 500 km de linhas divisórias com a Venezuela.

Como o A-29 é um turbohélice com velocidade máxima na faixa dos 600 km\h, seu raio de ação e alcance atendem às expectativas da FAB no que tange o trabalho de vigiar e controlar o espaço aéreo dentro daquele estado, mas não de defender, uma vez que a sua capacidade de interceptação está limitada pelo seu tipo de propulsão. Neste sentido, a capacidade do Super Tucano permanecer em voos de longa duração ao longo das fronteiras e daí partir para eventuais interceptações dos aviões do tráfico, garimpo e crime organizado tornar-se o modus operandi natural daquele esquadrão. Este padrão é sustentado pela visão quase que onipresente dos A-29 carregando sempre dois tanques subalares sob as asas.

Vale lembrar que os pilotos dos 3o Gav podem voar um pouco mais que seus congêneres da primeira linha devido as conhecidas qualidades de baixo custo de operação dos aviões que pilotam, se comparados aos caças a jato. E a FAB tem tentando manter um certo "equilíbrio" entre ambas de forma a permitir o maior nível de adestramento e operacionalidade possível a ambas.

Mesmo assim, já há muito tempo que os pilotos de caça brasileiros não sabem o que é voar mais do que 100 horas\ano. Na verdade tem voado menos que isso, por volta de 80 horas\ano devido a infindável falta de recursos para investimento e custeio. O pessoal do terceiro neste aspecto tem sorte por poder voar pouco mais que aquele primeiro número. Mas isso não é garantido todo ano. E os últimos anos tem sido bastante duros em relação a este aspecto.

Enfim, para obter a plena capacidade de realizar todas as tarefas primárias de um grupo de caça naquele estado, o 1o\3o Gav precisa dispor, primeiro, de mais unidades do A-29, segundo, mais recursos para horas de voo\ano aos seus caçadores, e por fim, mais recursos para manutenção e logística operacional, pois não adianta colocar 50 aviões em Boa Vista se a disponibilidade deles for de 10%.

A ver como, e se, haverá indicações de solução para este imbróglio no extremo norte do país. A mesma situação se repete nos outros dois esquadrões do 3o GAC em Porto Velho e Campo Grande.

Com a palavra o ministério da defesa.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

Re: Super Tucano News

#5248 Mensagem por Guilherme » Seg Fev 05, 2024 8:28 am





Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

Re: Super Tucano News

#5249 Mensagem por Guilherme » Seg Fev 05, 2024 8:32 am





Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#5250 Mensagem por Túlio » Seg Fev 05, 2024 2:41 pm

Não adianta jogar isca @Guilherme, se eu comentar me chamam de viado de novo. [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder