Notícias Ferroviárias

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Re: Notícias Ferroviárias

#121 Mensagem por Boss » Sex Nov 30, 2012 10:19 pm

Eu acho o TAV muito caro para o que propõe. Isso que teremos os comuns desvios e atrasos, que aumentam o valor final.

Melhorar o transporte aéreo e terrestre seria mais prático.




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Re: Notícias Ferroviárias

#122 Mensagem por Brasileiro » Sex Nov 30, 2012 10:37 pm

Boss escreveu:Eu acho o TAV muito caro para o que propõe. Isso que teremos os comuns desvios e atrasos, que aumentam o valor final.

Melhorar o transporte aéreo e terrestre seria mais prático.
Não é bem assim.

Embora o Estado assuma parte dos riscos, o TAV será um empreendimento essencialmente privado, e o dinheiro público será via empréstimo, financiamento.

Sendo um empreendimento privado, não faz muito sentido falar em desvios, e nesta natureza de obra, atrasos são uma coisa difícil de ser tolerada, já que atrasa também a amortização do investimento. E, também por causa disto, não faz muito sentido se falar em uma obra "cara demais", já que ela não é uma obra pública, mas sim uma concessão.

Melhorar o transporte aéreo ajuda. Viracopos será duplicada, Guarulhos com novos terminais e acesso via CPTM, pousos e decolagens simultâneas. Tudo isto ajudará. Mas isto é olhar para o agora, para o 2020. O TAV é uma infra-estrutura para estar operando em 2040, 2050! Como será o padrão dos deslocamentos na megalópole até lá? Temos de planejar isto agora.

Com uma demanda aérea crescendo como está, não dá para chegar em 2040 fazendo remendo no que temos agora. É preciso criar um novo paradigma, uma alternativa rápida e de grande capacidade.
Transporte rodoviário... De SP a RJ são cerca de 5 horas de viagem, dependendo das condições de trânsito pode ser mais. Um trem de alta velocidade concorre diretamente com os aviões, e dependendo do preço da poltrona é capaz de atrair passageiros de carro. São 500 passageiros de uma só vez, numa só viagem de 90 minutos, não é pouca coisa.


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Re: Notícias Ferroviárias

#123 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Nov 30, 2012 11:02 pm

Boss escreveu:Melhorar o transporte aéreo
E onde contruir aeroportos? Como levar as pessoas até esses aeroportos?
Boss escreveu:e terrestre seria mais prático.
Mas não é para isso que existe a porposta do TAV?




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Re: Notícias Ferroviárias

#124 Mensagem por Brasileiro » Sáb Dez 01, 2012 12:24 am

Marechal-do-ar escreveu:
Boss escreveu:Melhorar o transporte aéreo
E onde contruir aeroportos? Como levar as pessoas até esses aeroportos?
Boss escreveu:e terrestre seria mais prático.
Mas não é para isso que existe a porposta do TAV?
É justamente isto.

O TAV pressupõe uma ligação entre aeroportos, tanto em São Paulo, quanto em Campinas como no Rio de Janeiro. E será integrado aos trens regionais, que por sua vez, serão interligados com a rede metropolitana e os carros e ônibus rodoviários. Uma malha.

Não é uma simples questão de "concorrer com o avião", ou com o carro ou com qualquer transporte x. O TAV é um meio que tanto receberá passageiros destes modais como entregará passageiros aos aeroportos para que peguem outros vôos.



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Re: Notícias Ferroviárias

#125 Mensagem por Brasileiro » Seg Jan 28, 2013 10:03 pm

Um novo paradigma para o entorno da região metropolitana de São Paulo
Trem regional de São Paulo terá 416 km em cinco linhas

Projeto prevê investimentos de R$ 9,2 bi; iniciativa privada deverá bancar 70% da rede

28 de janeiro de 2013 | 17h 33

Fernando Nakagawa, correspondente da Agência Estado

LONDRES - O governo de São Paulo anunciou planos ambiciosos para o transporte sobre trilhos. Nesta segunda-feira, foi apresentado projeto para construção de uma ampla rede de 416 quilômetros em cinco linhas que ligarão diversas cidades a um raio de pouco mais de 100 quilômetros da capital paulista. A intenção do Palácio dos Bandeirantes é atrair investimentos de US$ 9,2 bilhões para retirar carros das grandes rodovias que chegam à capital paulista, como a Anhanguera, a Bandeirantes, a Dutra, a Ayrton Senna, a Anchieta e a Imigrantes.



O projeto prevê que 70% dos US$ 9,2 bilhões serão bancados pela iniciativa privada e 30% pelo governo do Estado. Atualmente em estudo, o edital deve ser divulgado até novembro de 2013, mas já se sabe que o modelo de escolha do operador será por menor pagamento anual exigido do Estado ou menor demanda de investimento público para o projeto. Segundo o vice-governador, 465 mil pessoas devem usar os trens regionais quando o sistema estiver pronto. A PPP será de 30 anos.

O projeto apresentado aos investidores estrangeiros prevê cinco linhas, todas construídas em Parceria Público Privada (PPP): São Paulo - Sorocaba, São Paulo - ABC, São Paulo - Campinas, São Paulo - São José dos Campos e ABC - Santos, que permitirá a ligação entre São Paulo e Santos. Diferentemente do sistema atual operado pela CPTM na Grande São Paulo, as novas linhas terão menos estações e trens mais modernos e rápidos - a velocidade máxima chegará a 160 km/h. Ao apresentar o projeto, o vice-governador Guilherme Afif Domingos disse que a intenção é "retirar os carros que congestionam as estradas" que chegam a São Paulo.


As linhas serão implantadas em três fases. A primeira prevê a ligação entre a capital e o ABC, com estações em São Caetano do Sul, Santo André e Mauá, e também entre São Paulo e Jundiaí. Na segunda fase, será construído o ramal do ABC até Santos, o trecho entre Jundiaí e Campinas - com ligação até Americana - e a linha entre a capital e Sorocaba. A última fase prevê a rota entre São Paulo e São José dos Campos, com extensão até Taubaté.


Ao apresentar o projeto aos investidores estrangeiros, Afif disse que ele "conversa" com os planos de construção do Trem de Alta Velocidade entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. "O trem regional vai ligar essas regiões e também vai alimentar o trem de alta velocidade", disse. Segundo ele, a intenção do trem regional é competir com o transporte de carros entre as cidades e o objetivo do trem bala é competir com o transporte aéreo.
economia.estadao.com.br/noticias/economia%20geral,trem-regional-de-sao-paulo-tera-416-km-em-cinco-linhas,142083,0.htm


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Re: Notícias Ferroviárias

#126 Mensagem por Pedro Gilberto » Seg Jan 28, 2013 10:54 pm

Boas notícias, mudanças na matriz de transporte indo na direção correta.
Ferrovia já é responsável por 30% da matriz de transportes no País

Participação do transporte rodoviário caiu de 58% para 52% em 2011 e deve continuar caindo, segundo o secretário de Política Nacional de Transporte, Marcelo Perrupato. Crescimento das ferrovias pode alterar Plano Nacional de Logística e Transporte

07/11/2012 15h30
Silas Colombo, repórter do Portal Transporta Brasil

O crescimento da participação do modal ferroviário na divisão da matriz de transportes do País superou as expectativas e pode forçar o governo federal a revisar a meta do Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT), que previa o modal ocupando 36% do montante em 2025, uma vez que, já em 2011, foi registrado que as ferrovias respondem por 30% de toda carga transportada.

A informação foi dada ontem (06) pelo secretário de Política Nacional de Transporte do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato, no painel de abertura do 1º Congresso Metroferroviário Brasileiro, em São Paulo, realizado na feira Brasil nos Trilhos, evento que conta com apoio de mídia do Portal Transporta Brasil.

Em 2005, quando o PNLT foi lançado, o segmento ferroviário respondia por 25% da matriz de transporte e o sistema rodoviário por 58%. Já no ano passado, o rodoviário caiu para 52% e o ferroviário subiu cinco pontos.

Segundo Perrupato, a revisão deverá elevar a meta do ferroviário para 40%, trazendo equilíbrio entre as modalidades, inclusive com o rodoviário, que, segundo ele, deve continuar caindo.

Perrupato atribuiu o crescimento do modal ferroviário ao aumento do transporte de commodities por trens, graças aos investimentos feitos em ferrovias e em terminais e citou como exemplo, o aumento do transporte de soja do Mato Grosso com construções de ramais e terminais pela ALL Logística em direção aos processadores de grãos e aos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). Isso, segundo ele, já está refletindo na retirada de 800 mil caminhões das rodovias por ano.

Por outro lado, ele defendeu os investimentos do governo na ferrovia Nova Transordestina, como elemento indutor de desenvolvimento da região e que, segundo ele, já está atraindo investimentos ao longo da linha em construção, com crescimento muito superior às regiões Sul e Sudeste.

Imagem

http://www.transportabrasil.com.br/2012 ... s-no-pais/
[]´s




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Re: Notícias Ferroviárias

#127 Mensagem por Andre Correa » Dom Mar 24, 2013 12:55 am

Imagem




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Re: Notícias Ferroviárias

#128 Mensagem por Bourne » Dom Mar 24, 2013 2:24 am

Sem infraestrutura no porto não. :mrgreen: :lol:




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Re: Notícias Ferroviárias

#129 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mar 24, 2013 6:20 am

Realmente Bourne, apesar da ferrovia ao longo da estrada boa parte dos veículos da foto são caminhões...




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Re: Notícias Ferroviárias

#130 Mensagem por Bourne » Dom Mar 24, 2013 7:11 am

Estrada é feita para caminhões que transportam cargas importantes e/ou urgentes. Os trens são para as cargas de baixo valor e urgência. No fim os dois modelos se complementam. Não por acaso a maior frota de caminhões do mundo é norte-americana e viagens longas são comuns tais como as clássicas viagens entre costa leste e oeste, chicago ao texas, new york a florida.

Agora eles (sabem eles da imprensa golpista) veem as filas de caminhões nos portos e põe a culpa nos caminhões. Quando na real não tem como embarcar/desembarcar a carga e estoura na fila de caminhões e navios. Com ou sem trens sempre terá grande fluxo dos caminhões que transportam contêiner pela necessidade de velocidade e rearranjo das cargas entre portos.




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Re: Notícias Ferroviárias

#131 Mensagem por Andre Correa » Dom Mar 24, 2013 2:54 pm

Mas não dá para culpar a falha em um sector, pela incapacidade de outro.
O Governo Federal deve aplicar o dinheiro pago pelos cidadãos em todas as áreas, e no Brasil, o custo de transporte adiciona e muito ao problema dos altos preços em praticamente tudo.

O Brasil é um dos países mais caros para se fazer compra, em praticamente todas as areas, dentre vários países que já visitei. E não há porque ser assim, pois não é um país tão rico (digo, a riqueza não é tão bem dividida), já que, ao invés de trazer estrangeiros para fazerem compras no país, causa o efeito contrário, já que vemos milhares e milhares de Brasileiros a irem a países com Paraguai, EUA ou aqui à Europa, que mesmo no meio de uma crise grave, tem preços muito, mas muito menores, e que, em alguns casos, a compra de 2 ou 3 produtos, basta para compensar os custos das passagens e hospedagem.

Porque paga-se mais em tudo, se não ganham mais do que todos? Melhorar a maneira de escoar os produtos, poderia reduzir os custos, na hora de compor os preços finais ao consumidor.

Um país tão grande, com estados mal divididos, com uma distribuição de estradas ainda pobre, e muitas de baixa qualidade, e com o transporte aéreo ainda a iniciar o seu crescimento, o transporte ferroviário é vital, mesmo que para o mercado interno.

[009]




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Re: Notícias Ferroviárias

#132 Mensagem por Brasileiro » Qui Abr 18, 2013 7:07 pm

Um dado para incrementar:
Rio-São Paulo é a terceira rota aérea mais movimentada do mundo

Pesquisa mostra que o trecho aéreo entre cidades de Rio e São Paulo teve mais de 7,7 milhões de passageiros em 2012
por Thaís Meinicke | 16 de Abril de 2013

Rio-São Paulo: trecho aéreo é o terceiro mais movimentado do mundo (Foto: Alexandre Macieira|Riotur)

Um estudo divulgado nesta terça (16) mostra que a rota aérea entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo é a terceira mais movimentada do mundo e transportou mais de 7,7 milhões de pessoas em 2012. Ainda assim, o resultado foi inferior ao de 2011, quando o trecho ocupou a segunda posição no ranking e teve 1% a mais em número de passageiros. Os dados são da divisão de Inteligência de Tráfego Aéreo da Amadeus, empresa que cria ferramentas tecnológicas para o mercado de turismo no mundo.

Das dez rotas mais movimentadas do mundo, sete estão localizadas na Ásia. O trecho Jeju-Seul, na Coreia do Sul, ficou em primeiro lugar, com um total de 10,1 milhões de passageiros no ano passado. Entre 2011 e 2012, o tráfego aéreo cresceu 5% no mundo. Os continentes que apresentaram os maiores índices de crescimento foram a Ásia, com 9%, e a América Latina, com 6%.

Confira abaixo a tabela com as dez rotas aéreas mais movimentadas do mundo:

Rotas mais movimentadas Número de passageiros em 2012 (em milhões)
Jeju-Seul (Ásia) 10,156
Sapporo-Tóquio (Ásia) 8,211
Rio de Janeiro-São Paulo (América Latina) 7,716
Pequim-Xangai (Ásia) 7,246
Melbourne-Sydney (Pacífico) 6,943
Osaka-Tóquio (Ásia) 6,744
Fukuoka- Tóquio (Ásia) 6,64
Hong Kong- Taipei (Ásia) 5,513
Okinawa-Tóquio (Ásia) 4,584
Cidade do Cabo-Joanesburgo (África) 4,407
http://vejario.abril.com.br/especial/ri ... il_vejario&

A terceira mais movimentada, e com perspectiva de crescimento.

De TODAS essas 10 rotas mais movimentadas do mundo, apenas Hong-Kong/Taipei não possui uma ligação ferroviária de alta velocidade, porque há um oceano entre as duas, além de São Paulo/Rio, a terceira mais densa.

E AINDA DIZEM QUE FALTA DEMANDA, QUE 'NÃO PRECISA'???

Uma ligação ferroviária de alta velocidade RJ/SP é de suma importância diante da saturação dos transportes rodoviário e aéreo, e mais do que isto, é uma opção a mais para o passageiro, e um concorrente a mais para os outros transportes, pressionando e regulando suas tarifa, que serão forçadas a se tornarem mais competitivas. Sem contar o benefício à dinâmica das metrópoles, já que este transporte será integrado ao resto da rede de transporte público, além do econômico, ambiental e à qualidade de vida dos milhões que utilizam estes transportes.


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Re: Notícias Ferroviárias

#133 Mensagem por Bourne » Dom Jul 28, 2013 12:23 pm

Camaradas,

Faço a rota SP-Curitiba por voo aéreo e rasteiro (ônibus :lol: ). Na BR-116 percebi duas coisas.

A primeira que a empresa que assumiu a concessão realmente cuida da estrada. Existem obras ocorrendo nas partes de serrada com manutenção, ampliação da infraestrutura de segurança e da ampliação da via. Aparentemente se tornou bem menos perigosa do que na década de 1990 e 2000. O que ajudam a viagens terrestres durarem duas ou três horas a mais, principalmente de dia quando os trabalhos são feitos.

A segunda que a estrada é sobrecarregada. Qualquer horário do dia ou noite está cheia com caminhões carregadas com cargas de bens industriais, prazo de entrega urgente e/ou de alto valor. Portanto, a maioria vai de caminhão e a estrada é a melhor opção. Além disso, faz parte da ligação terrestre entre os portos de Santa Catarina, Paraná e São Paulo em que são usados para ajustar a distribuição de cargas entre os navios.

A solução seria ter mais uma estrada moderna ou uma faixa adicional na BR-116 com mudanças de traçado para dar vazão aos caminhões. Como também, ferrovia para as cargas de commodities e cargas sem urgência complementada pela transporte marítimo entre porto. Enfim, falta muita coisa para ter uma estrutura de transporte descente e funcional.

Mais a frente reclamo do aeroporto. :mrgreen:




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Re: Notícias Ferroviárias

#134 Mensagem por Túlio » Dom Jul 28, 2013 12:53 pm

Mas se o problema é que falta porto para tanto trem e caminhão e não temos dinheiro para fazer todos os que precisamos, por que não liberar a quem queira investir e faturar no setor? No fim acho que vamos sair ganhando, a produção se escoará com maior facilidade - ganhos - mesmo que pagando a estrangeiros - perdas. No fim, o custo-benefício ainda me parece bem legal...




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Re: Notícias Ferroviárias

#135 Mensagem por Bourne » Dom Jul 28, 2013 1:40 pm

Tipo isso. [005]
16/05/2013 19h49 - Atualizado em 16/05/2013 19h49

Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/20 ... resso.html

Entenda os principais pontos da MP dos Portos aprovada pelo Congresso
Medida provisória tem como objetivo modernizar portos do país.
Aprovação do texto na Câmara e no Senado durou quase 50 horas.
Fábio Amato e Nathália Passarinho
Do G1, em Brasília

O Congresso aprovou na noite desta quinta-feira (16), a 4 horas e meia de perder a validade, a MP dos Portos. A medida provisória, que pretende ampliar investimentos e modernizar o setor no país, segue agora para sanção presidencial. Após mais de 41 horas de debates no plenário, somando dez sessões realizadas nas últimas terça e quarta, a Câmara concluiu a votação da medida e enviou o texto, com 50 páginas, ao Senado, que votou o texto em 8 horas.
Entenda a MP dos Portos

A medida provisória 595/2012, conhecida como MP dos Portos, estabelece novos critérios para a exploração e arrendamento (por meio de contratos de cessão para uso) para a iniciativa privada de terminais de movimentação de carga em portos públicos. Leia mais
Veja a seguir os principais pontos do relatório final aprovado no Congresso:

Terminal indústria

Prevê a autorização para exploração de "terminais indústria", espaços localizados fora dos portos públicos que vão servir para movimentação exclusiva de carga pertencente à empresa autorizada a operar um terminal desse tipo. Nos portos privados (TUPs), autoriza movimentação de carga de terceiros. Com isso, o governo espera aumentar a estrutura portuária e a competição no setor, o que deve levar à redução de preços e ganho de competitividade para as empresas exportadoras brasileiras.

Arrendamento e concessões em portos públicos

Mantém a obrigação de licitação para escolha de empresa concessionária ou arrendatária de bem público destinado à atividade portuária, mas elimina parágrafo do texto original que previa que a concessão poderia abranger, no todo ou em parte, a exploração de porto organizado (público) e sua administração.

Vigência dos contratos

Determina que os contratos de concessão e arrendamento de áreas dentro dos portos públicos terão prazo de 25 anos, garantida a prorrogação uma única vez e por igual período, desde que o concessionário ou arrendatário promova investimentos para modernização e expansão das instalações portuárias. No texto original enviado ao Congresso, a prorrogação do contrato ficava a critério do governo.

Critérios para licitação

A definição do vencedor das licitações seguirá: maior capacidade de movimentação de carga, menor tarifa ou menor tempo de movimentação de carga, entre outros estabelecidos no edital. No texto original, seria escolhida a proposta que oferecesse a maior movimentação de carga com menor tarifa. Também veda a participação nas disputas de empresas com participação societária superior a 5% em companhias de navegação marítima, excluídas empresas públicas.

Quem faz a licitação

As licitações, em princípio, serão de responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Entretanto, foi incluída no texto a possibilidade de o governo repassar à administração do porto a responsabilidade pela redação do edital e a realização do processo licitatório para escolha dos concessionários e arrendatários de seus terminais.

Instalações portuárias privadas sob autorização

O texto aprovado pela Câmara estabelece que a exploração de TUPs, estações de transbordo de carga, instalação portuária pública de pequeno porte, instalação portuária de turismo e terminais indústria será feita mediante autorização, precedida de processo seletivo público.

Prazo das autorizações

As autorizações terão prazo de 25 anos, prorrogáveis por períodos sucessivos sob a condição de que as empresas autorizadas mantenham as atividades portuárias e realizem investimento na ampliação e modernização de sua infraestrutura. Caberá à Antaq a fiscalização do cumprimento do cronograma e, se necessária, a adoção de sanções, inclusive a cassação da autorização, caso o cronograma seja descumprido. Assim como nos terminais de portos públicos, as autorizações para instalação portuária são vedadas às empresas com participação superior a 5% em companhia de navegação marítima, exceto se empresa pública.

Requerimento

Os interessados poderão requerer a autorização na Antaq a qualquer tempo, mas a agência deverá tornar esse pedido público e verificar a existência de interesse de outras empresas em fazer investimento semelhante, na mesma região.

Chamada pública

A Antaq também poderá fazer uma chamada pública para conceder a interessados autorização para fixar instalação portuária em uma determinada região. As autorizações serão concedidas no caso de candidato único ou múltiplo, mas, no último, desde que as propostas não inviabilizem os projetos. Se for identificada essa possibilidade, a Antaq realiza processo seletivo para escolha da proposta. A Antaq, antes de expedir a autorização, deverá consultar autoridade aduaneira e a prefeitura da cidade.

Guarda portuária

Delega à autoridade portuária dos portos públicos a competência para organizar a Guarda Portuária, responsável pela vigilância e a segurança do porto.

Portos públicos e trabalhadores

Determina que os operadores portuários de portos públicos não poderão contratar trabalhadores temporários. E que os trabalhadores avulsos deverão estar inscritos em cadastro que ateste a sua qualificação profissional para desempenho das atividades relacionadas.
Renovação de contratos antigos

Os contratos de arrendamento celebrados antes de 1993 deverão ser automaticamente renovados por mais um único período não inferior ao prazo previsto em contrato. Os que entraram em vigor depois também poderão ser prorrogados uma única vez, pelo prazo máximo previsto no contrato, mas “desde que o arrendatário promova os investimentos necessários para a expansão e modernização das instalações portuárias.” Já os contratos de concessão de portos públicos a empresas privadas celebrados antes de 1993 poderão, a critério do governo, ser renovados uma única vez pelo prazo de até 5 anos.

Metas de desempenho das Docas

O texto final aprovado pela Câmara manteve a obrigação de que as companhias Docas, que administram portos públicos, firmem com a Secretaria de Portos da Presidência da República compromisso de metas de desempenho




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