Notícias Ferroviárias

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Re: Notícias Ferroviárias

#136 Mensagem por Túlio » Dom Jul 28, 2013 1:54 pm

Bueno, pelo que entendi, então a coisa está ao menos encaminhada. Claro, do papel assinado à ação infelizmente demora demais por aqui...




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Re: Notícias Ferroviárias

#137 Mensagem por Bourne » Dom Jul 28, 2013 2:10 pm

Também existem aberrações. Por exemplo, de Curitiba a São Paulo de carro se paga 10,20 reais para percorrer uns 400 km trazendo as características das concessões atuais que foram bem melhor desenhadas e baratas para o usuário.

Enquanto o trecho de menos de 100 km entre Curitiba e Ponta Grossa sai por 15,60 reais que trás as características das concessões aberrantes dos anos 1990 que eram caras que envolveram Paraná e São Paulo. Pelo menos in paraná o contrato acaba em 2017 e, mesmo com a pressão do governador, não será prorrogado por mais uma ou duas décadas. Provavelmente, na próxima gestão que espero não ser do atual governador Beto Richa, o custo do pedágio deve cai para patamares civilizados. Confesso que a estrada está boa, mas a BR116.

Se não como vou trabalhar na UEPG? Só de pedágio vão 30 reais por dia que sai o mesmo valor da gasolina. Se fosse só quatro reais por dia estava ótimo.




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Re: Notícias Ferroviárias

#138 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jul 28, 2013 2:13 pm

Túlio escreveu:Mas se o problema é que falta porto para tanto trem e caminhão e não temos dinheiro para fazer todos os que precisamos
Com os bilhões desviados na copa, a desculpa da falta de dinheiro já está muito gasta...




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Re: Notícias Ferroviárias

#139 Mensagem por Túlio » Dom Jul 28, 2013 2:16 pm

Mas é a que usam. Parece que vem aí mais um corte de uns dez bi...




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Re: Notícias Ferroviárias

#140 Mensagem por Bourne » Seg Jul 29, 2013 12:17 pm

Só falta um novo trecho de ferrovia moderna para subir e descer a serra. Usar a BR-277 para isso vai sobrecarregar e entravar tudo.
Empresas retomam projetos em Pontal

Na esteira da italiana Techint, a cobiçada área da Ponta do Poço, no litoral paranaense, deve ganhar outros três empreendimentos privados

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/economia ... -em-Pontal

Do ano passado para cá, a retomada das atividades da italiana Techint em Pontal do Paraná, de construção de unidades de exploração de petróleo em alto mar, parece ter animado as outras empresas que também têm áreas na região da Ponta do Poço a investir em novos projetos. No último mês de março, o Porto de Pontal do Paraná, do empresário João Carlos Ribeiro, conseguiu, mediante 23 condicionantes, a renovação de sua Licença Prévia (LP) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A ideia é tirar proveito das águas profundas da região (que chegam a 20 metros em alguns pontos) e instalar um terminal de movimentação de contêineres. “A MP dos Portos abriu novamente a possibilidade de novos terminais privados, coisa que o Decreto 6620 [de 2008] tinha travado. Já pedimos autorização à Antaq [Agência Nacional de Transportes Aquaviários] também e acredito que, com a sanção do marco regulatório, o empreendimento finalmente se realize”, explica Ribeiro.

De olho nesse mercado, o dono da Real Litoral Imóveis, Walmir Meira Santos, adaptou a empresa para contratos de longo prazo. “Loquei todas as casas que tinha disponível e estou com 16 pessoas na fila de espera”, diz. A maioria dos locatários é de funcionários da Techint. Em média, o aluguel de uma casa em Pontal do Paraná é de R$ 800. Em meados do ano passado, estava em R$ 280.

A Construtora Norberto Odebrecht S.A também conseguiu renovar a LP de sua área no Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para a criação de um estaleiro, mas admitiu à Gazeta do Povo que o empreendimento está em banho-maria, após ter perdido uma concorrência da Petrobras para a qual ele seria destinado. Sua LP segue válida até 2015. Da mesma forma, a Melport Terminais Marítimos, controlada da Cattalini – empresa que já atua em Paranaguá – deu entrada no ano passado no processo de licenciamento pelo IAP, com a intenção de construir um píer de atracação e instalações de caldeiraria e montagens mecânicas em aço para plataformas e equipamentos navais.

Os estudos ambientais indicam a criação de 3 mil empregos diretos e indiretos com os novos projetos. É um contingente que faria Pontal reviver a década de 1980, quando FEM, Techint e Tenenge (cuja área hoje é da Odebrecht) usaram os mesmos terrenos para a construção de plataformas de petróleo. Para saírem do papel, porém, os projetos têm de vencer obstáculos de acesso (leia mais nesta página) e saber conviver com, ao menos, cinco reservas ambientais.

Aluguel já triplicou na cidade

Oswaldo Eustáquio, correspondente

Os cerca de dois mil trabalhadores da Techint estão morando em alojamentos dentro da empresa ou tentando fechar a locação direto com o proprietário, porque a maioria das imobiliárias locais prefere trabalhar apenas com diárias de locação para veraneio. Como a demanda é muito maior que a oferta, a cidade de Pontal também teve um boom de novas construções. A maioria das novas moradias deve ficar pronta entre o segundo semestre deste ano e o início de 2014.




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Re: Notícias Ferroviárias

#141 Mensagem por Bourne » Sáb Ago 03, 2013 3:48 pm

Duplicação da Br-116 no trecho da serra do cafezal. Depois de décadas em que a estrada que luga o sul/mercosul com o resto do país será duplicada.



Para quem passou pelo trecho sabe que descer a serra é um inferno por ser pista simples e não ter como ultrapassar os caminhões. É um funil que atrapalha o trânsito. Nos demais pontos da estrada não estão ruins. Na verdade estão bem melhores do que as minhas lembranças pré concessão.




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Re: Notícias Ferroviárias

#142 Mensagem por Bourne » Qui Set 05, 2013 6:47 pm

Exemplo de como se usa o caminhão. O cara tem um veículo novo, sabe usar e transporta peças de alto valor agregado.



O caminhão não é para levar soja e minério cruzando o país.




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Re: Notícias Ferroviárias

#143 Mensagem por Pedro Gilberto » Sáb Dez 07, 2013 8:04 pm

Locomotivas ganham status de veículo nacional
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MODELO AC44: mais de 3 500 itens fabricados no Brasil

Um marco histórico no setor ferroviário foi alcançado este ano pela GE Transportation, maior produtora de locomotivas do país. A empresa, com sede em Contagem, Minas Gerais, concluiu, em abril, a fabricação de seu primeiro modelo nacional. Com mais de 3 500 itens fabricados no Brasil, a locomotiva de carga AC44 saiu da linha de montagem com índice de nacionalização de 63%, superando a marca de 60% exigida pelo governo federal para que o produto seja considerado nacional. “Essa conquista demonstra o compromisso da GE Transportation com o desenvolvimento do Brasil. Estamos muito orgulhosos em trazer inovação para o país, ao mesmo tempo em que ajudamos a gerar emprego e renda”, diz Rogério Mendonça, presidente e CEO da GE Transportation para América Latina.

Com 51 anos de atuação em território nacional, a empresa é a maior fabricante local de locomotivas. Mais de 1 300 veículos com a marca GE já foram vendidos a operadores ferroviários do país ou comercializados para outros países.

O projeto de nacionalização do modelo AC44 foi firmado em 2008 com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e recebeu investimentos de 20 milhões de dólares. Em dezembro do ano passado, a empresa assumiu o compromisso de elevar para 60%, até 2015, o uso de peças nacionais em outra locomotiva, a Dash 9.

A nacionalização do processo produtivo gerou cerca de 1 100 empregos diretos e indiretos. Parte do valor investido foi direcionada ao desenvolvimento de 56 fornecedores locais, que receberam cerca de 300 000 horas de treinamentos e homologação.

Mais trens no trilho – Com a fabricação de locomotivas nacionais, a GE se capacita a atender à forte demanda que deve surgir a partir Programa de Investimentos em Logística (PIL). Lançado pelo governo federal no ano passado, o programa dará forte impulso ao setor, fazendo com que a malha ferroviária do país passe de 28 600 quilômetros para 40 000 quilômetros nas próximas três décadas. Confira, no vídeo abaixo, os esforços da GE Transportation para fazer locomotivas cada vez mais brasileiras.



http://exame.abril.com.br/publicidade/g ... =Widget-GE
[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
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Re: Notícias Ferroviárias

#144 Mensagem por Pedro Gilberto » Sáb Dez 07, 2013 8:15 pm

02/12/2013 09:00
Motor de última geração moderniza locomotivas
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Os novos motores para locomotivas poderão tracionar 60% mais carga

A partir do início de 2014, começarão a ser entregues os novos motores para locomotivas projetados e fabricados na planta da GE Transportation em Contagem, Minas Gerais. Além de modernizar a malha ferroviária nacional, eles devem reduzir o custo de logística do transporte ferroviário de carga, tornando esse modal mais competitivo.

A novidade desses novos motores é que eles são dotados de uma tecnologia de corrente alternada, que dobra sua capacidade de tração em relação aos motores de corrente contínua, fabricados nos anos 1970 e 1980 e usados até hoje. As novas peças irão equipar locomotivas que rodam sobre trilhos de bitola métrica (nome dado aos trilhos que possuem um metro de distância entre as partes internas de suas superfícies), e que estão presentes em 80% dos 28 000 quilômetros da malha ferroviária brasileira.

Nacionalização - O desenvolvimento desse motor integra a estratégia de nacionalização da GE Transportation para a América Latina, iniciada com a fabricação, no Brasil, da locomotiva AC44i, em 2008.

De acordo com Marc Flammia, diretor de produto e engenharia da GE Transportation para a América Latina, os novos motores de tração com tecnologia de corrente alternada representam um marco tecnológico para a empresa, pois foram totalmente concebidos pela equipe local de engenheiros, projetistas e desenhistas.

“Essas locomotivas tracionam 60% mais carga em relação àquelas equipadas com motores de corrente contínua”, diz Flammia. Segundo ele, enquanto são necessárias 300 carretas para transportar 10 000 toneladas de carga, uma única locomotiva dá conta do recado. “Isso reduz os custos com logística e torna o país mais competitivo. Os novos motores aumentarão a eficiência e a segurança operacional do setor ferroviário. Estamos aqui para ajudar a mover o Brasil”, diz Flammia.

http://exame.abril.com.br/publicidade/g ... =Widget-GE
[]´s




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Re: Notícias Ferroviárias

#145 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Nov 12, 2014 3:55 pm





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: Notícias Ferroviárias

#146 Mensagem por Wingate » Sáb Nov 15, 2014 7:50 pm

Indústria do Ceará (Brasil) fabrica trens completos para transporte urbano:

http://www.bomsinal.com/

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Re: Notícias Ferroviárias

#147 Mensagem por Wingate » Qui Dez 24, 2015 2:09 pm

Não são de verdade mas são o sonho de consumo de muito adulto por aí:


http://www.frateschi.com.br



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Re: Notícias Ferroviárias

#148 Mensagem por Wingate » Qua Fev 10, 2016 2:53 pm

Trens de passageiros voltarão a circular no estado de São Paulo (os velhos tempos voltaram?):

Trem de Sorocaba a São Paulo opera em 2017

http://exame.abril.com.br/brasil/notici ... ra-em-2017


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Re: Notícias Ferroviárias

#149 Mensagem por Wingate » Dom Dez 25, 2016 7:57 pm

Ferrovias no esforço de guerra (EUA-1944):


:


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Re: Notícias Ferroviárias

#150 Mensagem por Bolovo » Seg Jan 16, 2017 11:36 pm

Queria postar em algum tópico de geopolítica, economia mundial, mas vai aqui mesmo.

Isso é fantástico. O início de uma nova era. A geografia econômica do mundo irá mudar. Leiam os dois artigos.

Silk Road route back in business as China train rolls into London
After 16 days and 7,456 miles, the locomotive’s arrival heralds the dawn of a new commercial era

Imagem


https://www.theguardian.com/world/2017/ ... ls-london/

http://www.dailymail.co.uk/news/article ... -era.html/




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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