Concepção artística do foguete VS-15 do IAE, será plágio?

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brazilian Space
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 261
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 12:26 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Concepção artística do foguete VS-15 do IAE, será plágio?

#1 Mensagem por Brazilian Space » Ter Ago 04, 2009 5:16 am

Olá amigos!

Tomei conhecimento de uma notícia hoje através de um e-mail enviado para mim por uma de minhas fontes (não tenho autorização para divulgar seu nome) que me deixou estarrecido, triste e decepcionado com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Segundo essa fonte, a concepção artística do foguete VS-15 (já divulgada no meu blog por diversas vezes) apresentada pelo IAE em diversos eventos relativos a propulsão líquida através do país, seria plagiado da concepção artística de um projeto de um foguete do Laboratório Suíço de Propulsão (Swiss Propulsion Laboratory - SPL) conhecido como X-BOW-I.

É inegável a semelhança das duas concepções artísticas como o próprio forista poderá observar. Essa situação é lamentável, desnecessária e só vem manchar e colocar dúvida quanto à seriedade e capacidade tecnológica do instituto.

Convido os amigos foristas a visitarem o site do laboratório da Suiça pelo link abaixo e checarem o plágio:

http://www.spl.ch/

É só os amigos clicarem em “projects” e verão o foguete X-Bow I.

A outra opção é visitar o meu blog pelo lik abaixo e verificar as duas concepções artísticas juntas na última postagem feita por mim ontem.

http://brazilianspace.blogspot.com/

Pois é caros amigos foristas, mais uma do Programa Espacial Tupiniquim. Com a palavra o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Duda Falcão




Editado pela última vez por Brazilian Space em Ter Ago 04, 2009 10:24 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Concepção artística do foguete VS-15 do IAE, será plágio?

#2 Mensagem por LeandroGCard » Ter Ago 04, 2009 10:01 am

Brazilian Space escreveu:Olá amigos!

Tomei conhecimento de uma notícia hoje através de um e-mail enviado para mim por uma de minhas fontes (não tenho autorização para divulgar seu nome) que me deixou estarrecido, triste e decepcionado com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Segundo essa fonte, a concepção artística do foguete VS-15 (já divulgada no meu blog por diversas vezes) apresentada pelo IAE em diversos eventos relativos a propulsão líquida através do país, seria plagiado da concepção artística de um projeto de um foguete do Laboratório Suíço de Propulsão (Swiss Propulsion Laboratory - SPL) conhecido como X-BOW-I.

É inegável a semelhança das duas concepções artísticas como o próprio forista poderá observar. Essa situação é lamentável, desnecessária e só vem manchar e colocar dúvida quanto à seriedade e capacidade tecnológica do instituto.

Convido os amigos foristas a visitarem o site do laboratório da Suiça pelo lik abaixo e checarem o plágio:

http://www.spl.ch/

É só os amigos clicarem em “projects” e verão o foguete X-Bow I.

A outra opção é visitar o meu blog pelo lik abaixo e verificar as duas concepções artísticas juntas na última postagem feita por mim ontem.

http://brazilianspace.blogspot.com/

Pois é caros amigos foristas, mais uma do Programa Espacial Tupiniquim. Com a palavra o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Duda Falcão
Este tipo de coisa só confirma a impressão que eu já tenho do programa espacial brasileiro, de que ele é composto por uma coleção de pesquisadores acadêmicos que trabalham apenas desenvolvendo estudos muito específicos e limitados sobre teorias e conceitos que talvez quem sabe um dia sejam aplicáveis a foguetes, mas na prática com uma capacidade muito reduzida de idealizar e projetar o sistema completo ou seja, os foguetes reais.

Não é a primeira vez que desenhos e esquemas feitos por entidades estrangeiras são apresentados como fruto do trabalho do próprio IAE (lembra dos desenhos da “Família Cruzeiro do Sul”?). E o pior é que isto não seria necessário, eu pessoalmente posso fazer esquemas de foguetes até mais detalhados que o apresentado nesta imagem em uma tarde de trabalho no meu sistema CAD, e se me der uma semana coloco até as especificações de materiais, construção e componentes. Se eu posso fazer, porque os engenheiros do IAE não podem? Estarão eles tão ocupados assim? Com o quê afinal, se os lançamentos de foguetes aqui no Brasil são espaçados às vezes de anos?

Outra situação vergonhosa para nós brasileiros, como o affair da ISS. Começo a achar até que é de propósito, para desacreditar todo o programa e evitar qualquer reclamação quando for anunciado seu fechamento.

Lamentável.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Brazilian Space
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 261
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 12:26 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: Concepção artística do foguete VS-15 do IAE, será plágio?

#3 Mensagem por Brazilian Space » Ter Ago 04, 2009 10:23 am

Olá Lendro!

Pois é amigo, depois dessa "cag...." do IAE só espero que eles se manifestem oficialmente sobre o assunto (apesar de que eu não acredito que o façam) já que é possivel que alguns integrantes do mesmo frequentem esse fórum. Acho que no minímo a comunidade científica e integrantes da sociedade cívil brasileira que participaram dos eventos onde essa concepção artística do VS-15 foi apresentada merecem um esclarecimento sobre esse assunto. Com a palavra o IAE.

Abs

Duda Falcão




ninjanki
Avançado
Avançado
Mensagens: 612
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 6:31 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: Concepção artística do foguete VS-15 do IAE, será plágio?

#4 Mensagem por ninjanki » Ter Ago 04, 2009 10:48 am

Talvez o problema seja o seguinte: Estão colocando cientistas para fazer o trabalho de engenheiros. Quem desenvolve teoria e conceito de tecnologia é cientista. Quem desenvolve aplicação, aparelhos, ferramentas e foguetes são engenheiros. Se trocarem as posições, não sai uma teoria ou idéia que preste, e do outro lado, certamente nenhum projeto que funcione ou seja viável...

Como já dizem os poetas: Ado ado ado...

Allan

ps. Já ví muito cientista tirando umas de engenheiro nos institutos de pesquisa. Nada contra eles pesquisarem, mas na hora do projeto, dá para sentir a tosquice à distância...




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Concepção artística do foguete VS-15 do IAE, será plágio?

#5 Mensagem por LeandroGCard » Ter Ago 04, 2009 12:54 pm

ninjanki escreveu:Talvez o problema seja o seguinte: Estão colocando cientistas para fazer o trabalho de engenheiros. Quem desenvolve teoria e conceito de tecnologia é cientista. Quem desenvolve aplicação, aparelhos, ferramentas e foguetes são engenheiros. Se trocarem as posições, não sai uma teoria ou idéia que preste, e do outro lado, certamente nenhum projeto que funcione ou seja viável...

Como já dizem os poetas: Ado ado ado...

Allan

ps. Já ví muito cientista tirando umas de engenheiro nos institutos de pesquisa. Nada contra eles pesquisarem, mas na hora do projeto, dá para sentir a tosquice à distância...
É exatamente este o ponto.

No início do programa os militares contrataram uma equipe de pesquisadores para dar conta da parte teórica básica do desenvolvimento dos foguetes, que realmente à época era praticamente desconhecida no Brasil. Por sorte (e ao mesmo tempo azar) encontraram um brasileiro que trabalhava na França exatamente nesta área, como pesquisador (Jaime Boscov). Este cientista (pois era um cientista) era o que tinha a formação acadêmica mais avançada na equipe inicial, e como para os militares título é posto, ele foi colocado como chefe da equipe, encarregado de gerenciar todo o projeto.

O resultado é que de início a coisa foi bem, pois ele trouxe para nosso país o que já havia desenvolvido na França e o programa de foguetes andou relativamente rápido (na certa tão rápido quanto as verbas permitiram). Mas aí chegou-se ao limite do que o próprio Boscov já havia desenvolvido, e tornou-se necessário avançar mais. Aí a coisa degringolou.

Ao invés de especificar objetivos claros a alcançar e encarar os problemas que apareciam como problemas de engenharia, passou-se a desenvolver uma série de trabalhos de pesquisa teórica básica para entender a fundo cada fenômeno envolvido com cada problema, o que podia levar (e de fato levou) anos! Ninguém tinha coragem de desenhar uma peça sequer e mandar construí-la se toda a base teórica não estivesse plenamente dominada, e ao que parece é isto que acontece até agora. Existe um grupo de pesquisadores que estuda até o nível da física quântica cada pequeno detalhe de cada pequena peça a ser incorporada ao projeto dos foguetes, mas ninguém toma a iniciativa de determinar como os foguetes completos deveriam ser em função dos aspectos construtivos, operacionais, etc... e define cronogramas a serem perseguidos ou a sequência de eventos para concluir os projetos.

A impressão que fica é que sequer existem projetos novos, todos os foguetes que vi ultimamente usam basicamente arranjos diferentes dos mesmos motores desenvolvidos para o programa Sonda na década de setenta do século passado, com no máximo aperfeiçoamentos marginais. Nem mesmo o motor pequeno e simples que deveria ser o quarto estágio do VLM jamais foi desenvolvido!

E aí para fingir que algum trabalho novo está de fato sendo desenvolvido aparecem estas apresentações e imagens plagiadas de terceiros e apresentadas como sendo feitas pelo IAE. Duvido que os próprios pesquisadores estejam divulgando este tipo de coisa, mas acho um absurdo que alguém (provavelmente da área administrativa e ligado ao governo) tenha a necessidade de fazê-lo. Falando sério, as informações que constam nestes desenhos, imagens e diagramas que de vez em quando aparecem estão pouco além do nível do segundo grau, nem precisaria de um engenheiro formado para gerar este tipo de material para divulgação! O recurso ao plágio mostra que a coisa está realmente no fundo do poço!

É, fica cada vez mais difícil levar a sério!


Leandro G. Card




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Concepção artística do foguete VS-15 do IAE, será plágio?

#6 Mensagem por joao fernando » Ter Ago 04, 2009 2:31 pm

Ja escrevi isso aqui, e repito: conheci excelentes engenheiros, que tiveram que ouvor de "letrados" de SJC que ele era apenas um cientista frustado. Isso porque o projeto dele, em 1 ano, fez mais que o afamado campus de SJC em 40 anos.

De teoria tá cheio, quero ver colocar a mão na graxa. Nossos cientistas não sabem nem apertar parafuso, quiçá disparar foguetes.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Concepção artística do foguete VS-15 do IAE, será plágio?

#7 Mensagem por LeandroGCard » Ter Ago 04, 2009 6:13 pm

joao fernando escreveu:Ja escrevi isso aqui, e repito: conheci excelentes engenheiros, que tiveram que ouvor de "letrados" de SJC que ele era apenas um cientista frustado. Isso porque o projeto dele, em 1 ano, fez mais que o afamado campus de SJC em 40 anos.

De teoria tá cheio, quero ver colocar a mão na graxa. Nossos cientistas não sabem nem apertar parafuso, quiçá disparar foguetes.
Sabe o que é mais engraçado, O problema não está nos cientistas de SJC. Eles até estão (ou deveriam estar) fazendo trabalhos importantes e úteis ao programa espacial brasileiro, dentro de áreas de especialização que exigem realmente grande dedicação e profundos conhecimentos no campo científico.

Era só eles não estarem projetando os foguetes, e haver engenheiros fazendo isso! Os cientistas deviam prestar consultoria aos engenheiros responsáveis pelos projetos, e não projetarem eles mesmos. e são os responsáveis pelo programa, administradores e políticos, que tem (ou deveriam ter) a responsabilidade de montar esta equipe de engenharia, para assumir os projetos (provavelmente na maioria dos casos criá-los desde o zero) e deixar os cientistas fazendo o trabalho deles.

As pesquisas servirão para um dia aperfeiçoar ainda mais os projetos já existentes. Mas se nenhum projeto já foi lançado e funcionou, os cientistas trabalham para aperfeiçoar o que?


Leandro G. Card




Responder