PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#4186 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 10, 2020 8:51 pm

Uma matéria antiga, mas interessante.

Não, o Su-57 não é ‘lixo’: Seis características que gostamos no novo caça da Rússia
Luiz Padilha por LUIZ PADILHA 04/05/2018 - 18:47 em Geopolítica 21

https://www.defesaaereanaval.com.br/geo ... -da-russia




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#4187 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 23, 2020 8:04 pm

Su-57 na África deve desequilibrar forças no Mediterrâneo

https://www.edrotacultural.com.br/su-57 ... Nx4u05zKa0




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#4188 Mensagem por EDSON » Sex Nov 27, 2020 11:21 am

Contrato argelino para Sukhoi Su-57


Imagem

O Sputnik da Rússia relata que o governo argelino assinou recentemente um contrato final para quatorze caças stealth Su-57 (codinome da OTAN Felon).

Já há um ano, em dezembro de 2019, MENA Defense relatou que a Argélia se tornaria o primeiro cliente de exportação para o Sukhoi Su-57 e o Sukhoi Su-34. De acordo com vários meios de comunicação, o acordo inicial foi assinado em 2019. O contrato final para o Su-57 está avaliado em quase US $ 2 bilhões.

Os Su-57 são parte de um contrato maior, que visa a substituição da maior parte da frota de caças envelhecida. Além dos quatorze Su-57s, a Força Aérienne Algérienne (FAA, Força Aérea da Argélia) também encomendou ou encomendou quatorze aviões de caça / bombardeiro Su-34 e quatorze caças Su-35 multifuncionais com opções de Su-34s e Su-35s adicionais. O contrato total deve ser concluído até 2025.

A Argélia é uma ex-colônia francesa que conquistou sua independência em 1962. A força aérea do país é um importante cliente de aeronaves russas, especialmente aeronaves de caça. No total, as forças armadas obtêm 67% de suas armas das indústrias militares russas.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#4189 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 27, 2020 12:36 pm

Vamos ver o que os vizinhos europeus acham disso.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#4190 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Nov 27, 2020 2:29 pm

FCarvalho escreveu: Sex Nov 27, 2020 12:36 pm Vamos ver o que os vizinhos europeus acham disso.

abs
Os vizinhos europeus não acham nem têm que achar, já Marrocos pode estar a fazer contas à vida para comprar uns F-35.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#4191 Mensagem por Brasileiro » Sex Nov 27, 2020 2:50 pm

Esses Su-57 da Argélia vão ainda demorar bastante para dar as caras. Ao menos em boas quantidades. Pelo menos até 2028, toda a produção vai estar voltada para atender o lote inicial de 76 aeronaves da VKS. Duvido que sacrifiquem da própria encomenda para adiantar os da Argélia, não por esta década.
Depois, quando a produção já alcançar plena carga, já com a segunda etapa, talvez tenham folga para exportações.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#4192 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 28, 2020 7:00 pm

cabeça de martelo escreveu: Sex Nov 27, 2020 2:29 pm
FCarvalho escreveu: Sex Nov 27, 2020 12:36 pm Vamos ver o que os vizinhos europeus acham disso.
abs
Os vizinhos europeus não acham nem têm que achar, já Marrocos pode estar a fazer contas à vida para comprar uns F-35.
Pela quantidade de coisas que eles andaram a comprar nos últimos anos, tanto de americanos como de europeus, não duvido que ano que vem teremos assunto sobre isso.
Resta saber se o novo governo irá aquiescer F-35 para países africanos.
Até agora nenhum levou, e os árabes só conseguiram depois de tirar o chapéu para Israel.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#4193 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 28, 2020 7:05 pm

Brasileiro escreveu: Sex Nov 27, 2020 2:50 pm Esses Su-57 da Argélia vão ainda demorar bastante para dar as caras. Ao menos em boas quantidades. Pelo menos até 2028, toda a produção vai estar voltada para atender o lote inicial de 76 aeronaves da VKS. Duvido que sacrifiquem da própria encomenda para adiantar os da Argélia, não por esta década.
Depois, quando a produção já alcançar plena carga, já com a segunda etapa, talvez tenham folga para exportações.
Os russos parecem estar sempre a precisar de grana para tocar o projeto do PAK-FA. Não sei se eles seriam assim tão inflexíveis quanto a adiantar apenas 14 undes para os argelinos caso eles peçam($$).
Por outro lado, vão comprar também Su-35 e Su-34, o que não é pouca coisa. Estes podem ser entregues em todo caso, já no ano que vem, conforme acordarem.
De qualquer forma, antes do caça ter o seu FOC na VKS, presumo que não sai nenhum para o exterior. E penso que os argelinos não tem essa pressa toda também de receber o caça para ontem, e menos ainda sem todas os devidos abits das autoridades de aviação russa.
E isso leva pelo menos mais 2 a 4 anos no atual ritmo.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54732
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2300 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#4194 Mensagem por P44 » Sáb Dez 05, 2020 3:55 pm





Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#4195 Mensagem por EDSON » Sáb Dez 05, 2020 7:00 pm





Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#4196 Mensagem por Brasileiro » Ter Dez 08, 2020 8:40 pm

Coincidência = 0

Imagem




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#4197 Mensagem por Brasileiro » Qui Dez 10, 2020 1:28 pm

A tecnologia não está apenas na máquina, mas também no processo de fabricação da máquina. O emprego da realidade aumentada na linha de montagem do Su-57:





----------------
amor fati
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#4198 Mensagem por EDSON » Sáb Jan 30, 2021 12:01 pm





Avatar do usuário
JavaLindo66
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 330
Registrado em: Ter Nov 26, 2019 9:07 pm
Localização: Salvador
Agradeceram: 114 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#4199 Mensagem por JavaLindo66 » Seg Fev 08, 2021 7:14 pm

Caça Su-57 de quinta geração possui cockpit automatizado ao máximo
Afirmação veio da projetista chefe da Sukhoi.
por Fernando Valduga | 08/02/2021

Imagem

Ao criar a cabine do caça multifuncional Su-57 de 5ª geração, produzido em série pela United Aircraft Corporation (parte da Corporação Estatal Rostec), os projetistas forneceram ao piloto as condições ideais para seu trabalho.

“Automação, integração de informações e suporte intelectual são os requisitos que definem a ergonomia da cabine de um caça moderno”, disse Nikita Dorofeev, chefe do Sukhoi Design Bureau (parte do UAC), em entrevista à revista corporativa UAC Horizons.

Segundo ele, o Su-57 alcançou a máxima automação dos processos de pilotagem e uso de sistema de combate “de rotina”. Graças a esta automação, foi possível criar um caça multifuncional monoposto. “Teoricamente, após a decolagem e até o momento do pouso, um piloto pode não voar, mas sim buscar e atacar alvos. Além disso, este processo também é suficientemente automatizado”, explicou Nikita Dorofeev.

Imagem

A integração de informações provenientes de diferentes fontes tornou-se um requisito necessário devido ao grande volume de informações recebidas e às rígidas restrições geométricas da cabine de um caça monoposto. Levando em consideração os requisitos por trás da visualização da cabine e garantindo o alcance dos controles na cabine de qualquer caça, a área possível das telas indicadoras é limitada. O caça é equipado com indicadores multifuncionais que podem fornecer ao piloto uma grande quantidade de informações – tanto sobre a situação tática quanto sobre o funcionamento dos sistemas da aeronave. Portanto, todas as informações sobre eles tiveram que ser combinadas dependendo da fase do voo e da tarefa que estava sendo executada. Isso tornou possível apresentar ao piloto apenas a parte das informações que é necessária no momento.

A tecnologia de apoio intelectual auxilia o piloto do Su-57 na solução de problemas, levando em consideração a situação atual e a previsão de seu desenvolvimento.

“Nossa tarefa é deixar o piloto ciente da situação, para que ele saiba o que o avião está fazendo. É necessário um equilíbrio: por um lado, um alto nível de automação, que permite ao sistema “homem-máquina” resolver com sucesso as tarefas atribuídas, e por outro, o piloto deve controlar o processo, entender que modo está sendo executado , como os sistemas funcionam e o que vai acontecer a seguir”, acredita Nikita Dorofeev.

Artigo: https://www.cavok.com.br/caca-su-57-de- ... -ao-maximo




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54732
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2300 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#4200 Mensagem por P44 » Seg Fev 15, 2021 3:48 pm





Triste sina ter nascido português 👎
Responder