Página 1 de 1

O GPS está perdido?

Enviado: Seg Jun 01, 2009 2:13 pm
por jambockrs
Meus prezados:
O GPS está perdido?
Envelhecimento da frota de satélites ameaça serviço de posicionamento globalUma ameaça paira (literalmente) sobre as cabeças dos milhões de usuários do Sistema de Posicionamento Global, o GPS. O serviço que permite localizar com precisão de centímetros a posição de pessoas, carros, navios, aviões e é utilizado por um número crescente de finalidades de comunicação, informação, transporte e infraestrutura, corre o risco de ficar inativo nos próximos meses.

O GPS funciona graças a uma constelação de 31 satélites, posicionados a 20 mil quilômetros de altitude, que emitem um sinal contínuo de navegação informando aos usuários sua exata latitude, longitude e altitude em determinado momento. Para oferecer uma localização apurada de qualquer ponto do globo, são necessários pelo menos 24 satélites.

O problema é que a maior parte deles já superou ou está perto de ultrapassar a sua vida útil sem que os militares americanos (que criaram e operam o sistema há 20 anos e o alugam para empresas comerciais) tenham um plano imediato de substituição da envelhecida esquadrilha. Com a falta de investimentos, os satélites poderão começar a falhar.

A força aérea americana afirma estar gastando US$ 1,3 bilhão para atualizar o sistema, mas o US Government Accountability Office (GAO) – uma espécie de tribunal de contas do governo federal americano – adverte que o investimento previsto não é suficiente.

– Não é certo que a força aérea será capaz de adquirir novos satélites e ao mesmo tempo manter o serviço sem interrupção. Se não conseguir, algumas operações militares e usuários civis serão afetados – diz um recente relatório do GAO, que estima que há “uma chance em cinco” de que a esquadrilha de satélites funcionais caia para menos de 24 entre 2011 e 2012.

http://www.clicrbs.com.br/pdf/6452362.pdf

Atualmente, o único outro serviço de localização por satélite é o russo Glonass Russian, que conta com 19 satélites em órbita, cinco a menos do que o necessário para cobrir todo o globo. A China espera contar com seu próprio GPS em 2011, enquanto o sistema civil europeu Galileo ainda engatinha e deve ter apenas quatro satélites daqui a três anos.
fonte: jornal "Zero Hora" 1º jun 2009
Um abraço e até mais...

Re: O GPS está perdido?

Enviado: Seg Jun 01, 2009 2:36 pm
por Túlio
Logo agora que nossas JDAMs brazucas estavam ficando prontas, vai pro saco o GPS... :roll:

Não adianta, Brasil é sodas, tiver que todo mundo comer josta, num dia falta prato, no outro colher, no outro josta...afffffffffffff

Re: O GPS está perdido?

Enviado: Seg Jun 01, 2009 3:57 pm
por crubens
Não só as nossas Túlio, mas de todo o mundo!!

Re: O GPS está perdido?

Enviado: Seg Jun 01, 2009 7:42 pm
por Carlos Mathias
Negativo meus amigos, nossas bombas usam tanto GPS como o Galileu e o GLOSNASS. :wink: :D

Re: O GPS está perdido?

Enviado: Seg Jun 01, 2009 7:49 pm
por alcmartin
Na boa, estava previsto... :twisted: um dia eles iam entregar a conta...

Re: O GPS está perdido?

Enviado: Ter Jun 02, 2009 3:48 pm
por jambockrs
Meus prezados:
Força Aérea dos EUA desmente risco de falha do GPS
Após a notícia de que o sistema de GPS poderia começar a falhar em 2010, publicada na semana passada, a preocupação tomou conta dos usuários do serviço. Para arrefecer os ânimos, a Força Aérea correu para noticiar em seu Twitter que não há motivo para preocupações, afirmando que tudo está sob controle. "Desde 1995, o GPS nunca falhou em exceder os padrões de performance", declaram.
GPS pode falhar em 2010 por falta de fundos, diz relatório

A notícia anterior, publicada no site The Guardian, informava que a Força Aérea americana estaria adiando a manutenção dos satélites, programada para 2007 e nunca realizada. A falta de reparos poderia acarretar em falhas no Sistema de Posicionamento Global, prejudicando inúmeras pessoas ao redor do globo.
"Temos mais de 30 satélites em órbita nesse momento. Lançaremos outros em agosto desse ano, por volta de dez. Não vai acontecer de ficarmos abaixo de 24 satélites", declarou o órgão em sua "conferência" no Twitter. Para que o sistema opere com perfeição, são necessários 24 satélites em órbita, preocupação levantada pela matéria da semana passada.

"O problema está sob controle. Estamos trabalhando duro para resolver o problema. A questão não é a queda no funcionamento do GPS. Há apenas um pequeno risco de não podermos oferecer nossa performance padrão. Concordamos que há um risco em potencial, mas o GPS não cairá do céu ¿ temos planos alternativos de risco e prevenção de falhas", completou o Coronel Dave Buckman, do Comando Espacial da Força Aérea na conferência, noticiou o site Information Week.
Geek.
Um abraço e até mais...