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A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

Enviado: Seg Mai 18, 2009 7:20 am
por MARCOS RIBEIRO
Bem, resolvi abrir este tópico para compartilhar uma informação de um amigo (brigadeiro do ar)meu da ativa na Fab ao qual não citarei o nome , morou 2 anos em Washingtown e agora retornou ao Brasil. Estavamos batendo papo neste final de semana, sobre o que ia dar no FX.......ele achava que isso seria uma decisão política e achava que ia dar o Rafale mesmo apesar do seu alto preço. Cometou que achava o super-hornet um puta avião na opinião dele e que essa estória de restrição aos equipametos americanos era porque , segundo ele , a Fab não sabia pedir....rsrs....caso dos equipamentos de direção do tucano e outras coisas que sofriam restrições..."a prova disso é que depois que esclareciam o que queriam , tudo era sempre liberado"....rsrs....fiquei meio pasmo com tal declaração de um cara tão graduado e que conversava diretamente com os vendedores nos EUA.

Mas o fato que me chocou, foi qd ele começou a descrever que achava uma tremenda sacanagem o que estavam fazendo com os super-tucano, nos quais tinhamos esperança de venda para ser utilizado no Iraque. Ele disse para mim que estava puto de ver o que os norte-americanos fizeram com o projetista do avião na Embraer. Segundo ele criaram uma empresa, que nunca existiu antes,US Aircraft , somente para produzir e desenvolver uma cópia descarada do nosso Super-Tucano.....o bichinho se transformou, tava puto com tamanho descarameto. Ai então meio incrédulo, fui e pesquisei a situação.....olha o que eu achei :shock: :shock: .....

http://usaircraftcorp.com/

Bem o resto vejam e comentem o que achar pertinente, por isso abri o tópico , pois fiquei meio puto tb. Para finalizar ele me deu o nome ou sobrenome do FDP... falou que o nome do projetista é KOVAKS (provavelmente sobrenome) e agora é empregado dessa empresa de fachada criada só com essa finalidade ...... Tucanão pros EUA....BABAU. :evil:

NOTA:Essa mesma fonte, foi a que alguns anos atrás, me confidenciou sobre a compra dos Impalas...qd ninguém acreditava nisso...lembram...foi verdade mesmo.

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

Enviado: Seg Mai 18, 2009 8:31 am
por Túlio
Joseph Kovacs. O nome dele não consta da tale de empresa...

O avião realmente parece com o ST, como aliás TODOS os demais concorrentes...

Mas, ao menos que eu saiba, ele projetou o T-27, não o A/AT-29. Está inclusive desenvolvendo um 'mini-Tucano' de treinamento básico para substituir os T-25 aqui no Brasil (li a notícia no site DB)...

Mas sei lá, e se for mesmo uma cópia? Mal ou bem eles têm de desenvolver do zero e todos conhecemos a capacidade ianque de desenvolver um produto por um custo várias vezes maior do que o de um concorrente...

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

Enviado: Seg Mai 18, 2009 11:00 am
por soultrain
Isso já tens uns anos... Mas com a compra recente de 1 unidade ST...

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

Enviado: Seg Mai 18, 2009 5:14 pm
por kekosam
Bom, uma coisa é ser parecido, outra é ser igual, ou quase. Realmente, o Kovacs desenhou o T-27, mas não sei se participou do A-29. Como o Túlio disse, ele está desenvolvendo o K-51 Peregrino, pra ser usado como treinador básico (por sinal, é uma bela ave, parecendo um tucaninho mesmo). Em todo caso, parece que não voa, não tem nada integrado... vai demoraaaaarrrrr.

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

Enviado: Seg Mai 18, 2009 6:43 pm
por Cassio
kekosam escreveu:Bom, uma coisa é ser parecido, outra é ser igual, ou quase. Realmente, o Kovacs desenhou o T-27, mas não sei se participou do A-29. Como o Túlio disse, ele está desenvolvendo o K-51 Peregrino, pra ser usado como treinador básico (por sinal, é uma bela ave, parecendo um tucaninho mesmo). Em todo caso, parece que não voa, não tem nada integrado... vai demoraaaaarrrrr.
Essa história não é bem assim não...

O Kovacs é um senhor já de idade um tanto avançada, que trabalhou por um bom tempo na Embraer como líder de projeto. Foi dele (e da equipe dele) que nasceu o EMB-312 Tucano. Mas ele não teve participação no A-29, pois já não trabalhava na Embraer.

Ele agora é aposentado e pode ir trabalhar onde quiser. Se os caras o convidaram, melhor pra ele. Mas não se pode culpá-lo por nada.

Se o avião é, ou não (acredito que não seja), uma cópia do A-29, não tem nada a ver com a pessoa, ou com a interferência dele.

Sabem o tal treinador coreano, que compete com o Super-Tucano... pois é, ele também contou com a participação de outro importante engenheiro que, no passado, teve papel de destaque na Embraer. Muitos podem achar isso traição a pátria... mas eu não acho que seja. Traição é vender um projeto, entregar informações de propriedade de uma empresa pra outra.... mas usar sua experiência profissional, as lições que aprendeu na vida, em prol de outro projeto ou de outro fabricante, é normal. Afinal as pessoas são contratadas por causa de sua experiência, ou não?

A própria Embraer faz isso... tempos atrás, era comum trombar com russos, ucranianos, canadenses, americanos, e etc... todos senhores de cabelo branco, aposentados de grandes indústrias aeronáuticas, contratados para passar sua experiência para os jovens engenheiros brasileiros.

Sds,
Cassio

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

Enviado: Seg Mai 18, 2009 8:28 pm
por Palpiteiro
http://www.flightglobal.com/articles/20 ... -year.html

Boeing considers restarting OV-10 production after 23-year hiatus
By Stephen Trimble

Boeing is considering the possibility of restarting production of the OV-10 Bronco turboprop, a Vietnam-era light attack and observation aircraft last produced in 1976.

The company confirms that the OV-10 could be offered as either a light attack or intra-theatre light cargo aircraft for the US Air Force. The international market is also driving interest in the slow-flying aircraft, which blends some of the observational capabilities of a helicopter with the range of a fixed-wing aircraft.

Boeing has cited recent USAF interest in acquiring a light attack aircraft as a possible reason to revive OV-10 production.

Although known for its surveillance prowess, the OV-10 remains in combat service in four countries: Colombia (pictured below), Indonesia, the Philippines and Venezuela, with a weapons load at least equivalent to the Bell AH-1 Cobra attack helicopter. Some of those countries, and perhaps new customers, could seek remanufactured or new production OV-10s as their current fleets wear out.



© US Air Force


So far, the USAF has not decided whether to buy a light attack fleet, known as the OA-X. But the Air National Guard will experiment later this year with the Beechcraft AT-6 Texan II. The USAF is also buying dozens of AT-6s on behalf of the Iraqi air force. The Embraer EMB-314 Super Tucano and US Aircraft A-67 Dragon are also candidates for an OA-X order.

If the OA-X opportunity stalls, Boeing believes there could be interest in reviving the OV-10 as an intra-theatre transport for moving small groups of troops or medical services around the battlefield.

Boeing notes that the OV-10 revival idea is very preliminary. However, the company has created a marketing brochure, which has been circulated at defence industry events.

Unmanned air systems are being increasingly augmented by piloted aircraft for the persistent intelligence surveillance reconnaissance mission. The US Army and US Marine Corps have adapted the Shorts C-23B Sherpa with a wide-area surveillance sensor, and the USAF will deploy 37 MC-12W Project Liberty aircraft - modified Beechcraft King Air 350/350ERs, to augment unmanned operations.

The OV-10 has been considered for a similar role for several years. The Department of Defense contacted John Hodgson, president of the OV-10 Bronco Association, a few years ago to inquire about fleet availability.

Hodgson is not surprised by the rising interest in the observation platform. "It doesn't make any difference how good your UAV is," he says. "Nothing replaces a couple of eyeballs on a head that moves around."

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

Enviado: Seg Mai 18, 2009 9:31 pm
por Beronha
Na boa, não venderemos nadica para os americanos, estão desfrutando de uma platarforma que consideram ideal, coletando dados e mais dados e no fim, instalarão todo o aparato COIN em um Bronco ou em algum UAV
e zé fini...

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

Enviado: Seg Mai 18, 2009 10:13 pm
por Penguin
Neste mundo de Deus quase tudo se "copia" e se adapta...

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A-1 Skyraider (1945)
T-28 Trojan (1949)

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PA-48 (1971)

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PC-7 (1978)

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EMB-312 (1980)

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PC-9/T-6A Texan II (1984)

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ST (1999)

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PC-21 (2002)

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T-6B Texan II (???)

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

Enviado: Seg Mai 18, 2009 10:23 pm
por Cassio
De todos estes aí, o nosso Tucano foi o mais inovador e a frente de seu tempo de todos!!!

Tanto é que, depois dele, as soluções por ele adotadas se tornaram o padrão da indústria, para este tipo de aeronave.

Sds,
Cassio

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

Enviado: Seg Mai 18, 2009 11:25 pm
por Carlos Lima
Lembrar que muitas vezes o visual se parece porque acima de tudo os requerimentos acabam chegando a solucoes semelhantes...

Nem tudo o que 'e parecido 'e copia :D !

[]s
CB_Lima

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

Enviado: Seg Mai 18, 2009 11:41 pm
por Glauber Prestes
Só pra constar, essa é a imagem atual do A-67:

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Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

Enviado: Ter Mai 19, 2009 12:48 am
por Bolovo
glauberprestes escreveu:Só pra constar, essa é a imagem atual do A-67:
Pulta que o pario! Parece de Lego, sei lá!!! [085]
kekosam escreveu:Bom, uma coisa é ser parecido, outra é ser igual, ou quase. Realmente, o Kovacs desenhou o T-27, mas não sei se participou do A-29. Como o Túlio disse, ele está desenvolvendo o K-51 Peregrino, pra ser usado como treinador básico (por sinal, é uma bela ave, parecendo um tucaninho mesmo). Em todo caso, parece que não voa, não tem nada integrado... vai demoraaaaarrrrr.
NÃO, NÃO, NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!


O K-51 Peregrino é um avião experimental, desenhado por Kovacs, para ser um avião 'unlimited' da vida. Voou pela primeira vez em 1998 aqui em Saint Joseph of Fields. O avião que ele está desenvolvendo para ser treinador básico é o T-XC, que possivelmente substituirá o T-25. O fabricante será a Novaer, uma nova que apareceu aqui em SJC recentemente. Deseninho tosco do aviãozeco. Terá versão civil com 4 lugares.

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Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

Enviado: Ter Mai 19, 2009 11:26 am
por Glauber Prestes
Bolovo escreveu:
glauberprestes escreveu:Só pra constar, essa é a imagem atual do A-67:
Pulta que o pario! Parece de Lego, sei lá!!! [085]

E isso me deixa muito tranquilo... falta visibilidade, agilidade e sobra tamanho... ele NUNCA vai ser um empecilho para o nosso ST.


Bolovo escreveu: NÃO, NÃO, NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!


O K-51 Peregrino é um avião experimental, desenhado por Kovacs, para ser um avião 'unlimited' da vida. Voou pela primeira vez em 1998 aqui em Saint Joseph of Fields. O avião que ele está desenvolvendo para ser treinador básico é o T-XC, que possivelmente substituirá o T-25. O fabricante será a Novaer, uma nova que apareceu aqui em SJC recentemente. Deseninho tosco do aviãozeco. Terá versão civil com 4 lugares.

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espero que seja um aviãozeco mesmo, mas com um mínimo de manobrabilidade e conta corrente.

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

Enviado: Ter Mai 19, 2009 12:39 pm
por joao fernando
Pessoal, mais respeito com o Kovacs. Alem de avião bom, são bonitos. Alias, bonito voa bem, vide Rafale.

Quanto ao K51, pensem num P51, ok? É um irmão lindissimo.

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

Enviado: Ter Mai 19, 2009 12:44 pm
por soultrain
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tabela comparativa com o Super Tucano, Beechcraft e Pilatus

http://usaircraftcorp.com/AircraftComparison.pdf