TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

#1 Mensagem por Túlio » Qui Abr 30, 2009 8:33 pm

Buenas, tigrada! Cheguei há pouco de um treino de qualificação para a minha 24/7 Police. Estou moído mas prefiro postar o que passou logo, antes que eu esqueça...

É uma pistola DAO (Double Action Only), ou seja, dispara sempre em dupla ação, como um revólver; diferente do revólver, ela não tem percussor externo (cão) mas apenas percutor interno (agulha). Assim, não pode ser 'engatilhada'. Tem a armação de polímero e o ferrolho de aço pintado, não oxidado. A tale de pintura é uma bela duma josta, a gente a arranha até com as unhas. O carregador de fila dupla permite até 15 cartuchos (mas botar o 15.º é kôza que exige força e jeito). A empunhadura de polímero é um doce, nunca empunhei nada tão gostoso em arma, gostaria de comparar a uma Glock 19 ou CZ-75...

:arrow: A desmontagem é meio que complicada, detesto ter de tirar peça fora antes mesmo de a arma estar 'pelada'; pois a 24/7 tem esse detalhe, a gente primeiro puxa o 'carro' todo para trás e prende, depois gira o pino de desmontagem no sentido horário e puxa alguns milímetros para fora, daí solta o ferrolho com a alavanca própria para isso (a do meio) e puxa o pino todo para fora, tirando-o da arma. Então procede-se à desmontagem da arma, sai o ferrolho (tem que ficar pressionando o gatilho durante esta operação), o cano e a mola, que é fixa com a guia e meio chatinha de botar de volta, além do que, ao montar de novo, o cano fica soltro e a gente tem que cuidar para que não recue para o interior da culatra, obrigando a desmontar e montar de novo. Em suma, dessa parte eu não gostei, as outras Taurus mais tradicionais são bem mais fáceis de desmontar e montar...

:arrow: Os comandos: são duas teclas e duas alavancas: pela ordem, na empunhadura a tecla do retém do carregador, no chassis (da retaguarda para a frente) a tecla de segurança (trava, totalmente desnecessária, revólver também é DAO e não tem trava), a seguir a do retém do ferrolho (mantém ele aberto) e finalmente a de desmontagem, já citada. A trava, como disse, me parece desnecessária; a do carregador poderia (deveria) ser maior, é meio complicado operá-la em condições de stress; a do ferrolho é adequada; a de desmontagem já foi descrita: DETESTEI!

:arrow: Atirando: pula que nem cavalo xucro, combinação do calibre potente com chassis leve, creio. Bastante precisa. Não posso falar muito das miras porque não as usei, fomos treinados num novo sistema, o anterior era o semi-visado instintivo, no qual se olhava apenas para a massa de mira (aquela da frente) e para o alvo e o atual é o puramente instintivo, no qual se leva a arma à altura do queixo e se olha apenas para o alvo. A filosofia por trás disso é a de que o indicador estará apontado para o alvo sem precisar olhar as miras. Funcionou comigo, não olho mais mira. O gatilho tem curso longo e macio, dá para usar como um de dois estágios, com bastante treino a gente pode se tornar praticamente um perito mas nunca vai ser muito rápido nas seqüências (olhem o filmezito do Double Tap, aquilo foi o mais rápido que consegui atirar sem 'flyer'). O chassis de polímero é muito liso, mesmo com a ranhura para o polegar da 'mão fraca' que faz a empunhadura auxiliar a mão escorrega para o segundo tiro, tem que empunhar com força ali...





Bueno, é que lembro agora, lembrar mais e edito este post. Tem fotos e outro filme no meu perfil do Orkut. :wink:

Valews aí!




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8380
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 246 vezes

Re: TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

#2 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Abr 30, 2009 9:29 pm

Muito legal a iniciativa, visto que existem muitos prováveis usuários aqui no fórum!!!! Mas responde uma coisinha: A dificuldade em se colocar a ultima bala nao seria pelo fato de o pente ainda estar muito novo?


Agora, o vídeo... Não sei se fico feliz pelo fato de ter ido bem, -e ainda ganhou um zoom nas ¨porpança¨-, ou se fico triste pelo fato de você não ter ganhado um tapinha nas costas do instrutor....




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

#3 Mensagem por Túlio » Qui Abr 30, 2009 10:22 pm

Ué, mas aos 20s dá para ouvir bem o Seixas dizer: 'muito bom, Tulião', daí dá um tapinha no Dário e diz 'muito bom aqui também'... :wink:

E aquela de filmar o meu véio traseiro foi idéia (idiota, claro) do AP Bitelo, o Diretor, que estava no curso também, daí pedi a ele para filmar, num adianta, chefe é tudo igual... :roll: :mrgreen:

Quanto aos carregadores, vamos então esperar que fiquem véios... :twisted:

Ah, e a SUSEPE encomendou 1500 pistolas Taurus, só que agora do modelo PT-100, mas já avisei que não troco, aquele baita cano lá em cima, aquela borrachenta ação de gatilho do tempo do guaraná de rolha, aff...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Léo Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Qui Dez 29, 2005 3:52 pm
Localização: Vitória da Conquista-BA
Agradeceram: 8 vezes

Re: TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

#4 Mensagem por Léo Brito » Sex Mai 01, 2009 12:05 am

Túlio, qual o motivo de escolherem o modelo DAO?




"Falsa é a idéia de utilidade que sacrifica mil reais vantagens (...) As leis que proibem o porte de armas são leis de tal natureza. Elas desarmam somente aqueles que não estão nem dispostos a cometer crimes."(Cesare Beccaria)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

#5 Mensagem por Túlio » Sex Mai 01, 2009 12:17 am

Queriam uma arma realmente moderna, ou seja, polímero, trilho e DAO, considerada a melhor para trabalho Policial. A Glock, como se sabe, não tem fábrica aqui no RS e somos meio que...bairristas...heheheheh

Pelo jeito se arrependeram de ter comprado, a consideraram frágil, após a compra e distribuição de apenas 200 unidades. Não vi nada disso e considero sua ação de gatilho muitíssimo melhor do que aquela das Taurus antigas (a PT-100 não é mais do que uma PT-92 em .40, e olhes que a '92 em 9mm já sofria com aquele baita cano lá em cima e aquele gatilho horrendo), além de ser menor e mais leve... :wink:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

#6 Mensagem por ZeRo4 » Sex Mai 01, 2009 2:38 pm

Túlio,

Excelente tópico. A opção pela PRO foi considerada ou só consideraram a DAO mesmo??? Meu irmão adquiriu uma Pro Tatical e eu gostei muito, pois tem a opção de tiros em ação simples.

Infelizmente aqui é muito difícil conseguir acautelar arma do sistema, tem que ter muito QI e mesmo assim as pistolas adquiridas aqui foram as PT-100, ou seja, andaram para trás.

Por enquanto tenho que me contentar com a 59 mesmo. A Taurus está com a 638 no forno, falta o apostilamento... é o que diz o site! mas a 638 é do mesmo tamanho que a Millenium! Ser mal-tratado é flórida! já passou da hora da Taurus lançar uma 24/7 em CAL .380!

Grande Abraço!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

#7 Mensagem por henriquejr » Sex Mai 01, 2009 6:09 pm

Túlio escreveu:Queriam uma arma realmente moderna, ou seja, polímero, trilho e DAO, considerada a melhor para trabalho Policial. A Glock, como se sabe, não tem fábrica aqui no RS e somos meio que...bairristas...heheheheh

Pelo jeito se arrependeram de ter comprado, a consideraram frágil, após a compra e distribuição de apenas 200 unidades. Não vi nada disso e considero sua ação de gatilho muitíssimo melhor do que aquela das Taurus antigas (a PT-100 não é mais do que uma PT-92 em .40, e olhes que a '92 em 9mm já sofria com aquele baita cano lá em cima e aquele gatilho horrendo), além de ser menor e mais leve... :wink:
Acho que a escolha da 24/7 DAO foi uma infeliz. Se queriam realmente uma pistola moderna, fabricada pela TAURUS e adquada ao uso operacional (policial) a escolha deveria recair sobre a 24/7 Pro Tatical ou a velha PT-100 mesmo.

A 24/7 Pro Tatical é uma versão da 24/7 projetada especificamente para o serviço policial. O problema do grande recuo causado pela munição .40 em uma arma leve foi bastante melhorado com a adição do Compensador de Recuo, 12 eventos (furos) de cada lado da massa.

Na minha opinião a melhor pistola produzida no Brasil para uso policial é a Imbel MD5. A Glock não poderia ser adquirida no calibre .40 pois o EB restringe a venda de armas nestes calibres apenas para fabricantes nacionais.




.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

#8 Mensagem por Túlio » Sex Mai 01, 2009 6:29 pm

ZeRo4 escreveu: Túlio,

Excelente tópico. A opção pela PRO foi considerada ou só consideraram a DAO mesmo??? Meu irmão adquiriu uma Pro Tatical e eu gostei muito, pois tem a opção de tiros em ação simples.
Não, queriam DAO mesmo. O novo lote de PT-100 pelo jeito será, como sempre, DASA, mas há uma especificação para as 1500 a serem adquiridas que preconiza: DAO e sem trava de segurança (sem a tecla).
ZeRo4 escreveu:Infelizmente aqui é muito difícil conseguir acautelar arma do sistema, tem que ter muito QI e mesmo assim as pistolas adquiridas aqui foram as PT-100, ou seja, andaram para trás.
Por enquanto ainda é assim aqui nos Pampas também, mas apenas até ter pistola que chegue para todo mundo. Claro, eu tenho QI, pois faço parte da Direção da PMO, fazer o que... :roll:
ZeRo4 escreveu:Por enquanto tenho que me contentar com a 59 mesmo. A Taurus está com a 638 no forno, falta o apostilamento... é o que diz o site! mas a 638 é do mesmo tamanho que a Millenium! Ser mal-tratado é flórida! já passou da hora da Taurus lançar uma 24/7 em CAL .380!

Grande Abraço!
Acho aquele site da Taurus uma josta, nem mostra as diferentes versões das armas. A PT-100, por exemplo, me foi dito pelo Seixas (não é apenas instrutor, é o responsável por todas as armas da SUSEPE, foi ele quem escolheu a 24/7 e foi ele que convenceram a trocar pela PT-100) que vai ser uma versão diferente da 'padrão', disse qual mas esqueci, vou falar com ele na semana que vem e perguntar de novo...
henriquejr escreveu: Acho que a escolha da 24/7 DAO foi uma infeliz. Se queriam realmente uma pistola moderna, fabricada pela TAURUS e adquada ao uso operacional (policial) a escolha deveria recair sobre a 24/7 Pro Tatical ou a velha PT-100 mesmo.
Nunca atirei com a PRO, fico devendo essa. O Seixas encomendou uma para ele, diz que é superior à Police pela melhor dosagem do recuo/muzzle mas a considera complicada demais para usuários pouco afeitos à manutenção. A PT-100 é tudo de ruim mas é potente e suporta muito mais maus tratos, é verdadeiramente uma arma de GUERRA.
henriquejr escreveu:A 24/7 Pro Tatical é uma versão da 24/7 projetada especificamente para o serviço policial. O problema do grande recuo causado pela munição .40 em uma arma leve foi bastante melhorado com a adição do Compensador de Recuo, 12 eventos (furos) de cada lado da massa.
Já comentado acima: não gosto de compensadores, é menos cano para mais massa e volume. Ademais, ao menos no RS, não encontras gente da Segurança Pública que goste de algo que não seja DAO, passamos tempo demais com revólveres, depois nos deram PT-940 (argh) que ninguém gostou e agora...

Entendas, compensador é kôza de lone wolf do IPSC, aqui treinamos e atuamos em grupo, daí estou eu meio agachado e um colega em pé ao meu lado numa progressão, um provendo cobertura ao outro, daí efetuo um disparo e mando um jato de gases incandescentes desviados pelo compensador bem na cara dele, ia ser sodas, não? Quem atua em grupo sabe muito bem a josta que é ficar levando estojo vazio no rosto, na cabeça, etc, daí a querer levar mais kôza... 8-]
henriquejr escreveu:Na minha opinião a melhor pistola produzida no Brasil para uso policial é a Imbel MD5. A Glock não poderia ser adquirida no calibre .40 pois o EB restringe a venda de armas nestes calibres apenas para fabricantes nacionais.
Pior ainda, uma 1911 bifilar (enorme, gorda e pesadona) em .40 e SA. No, thanx...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

#9 Mensagem por Skyway » Sex Mai 01, 2009 7:12 pm

Vixe, mas a Tia é exigente com pistolas.... :lol:
Dêem logo uma Beretta 950B .22 Short pro Tulitcho, aí não vai poder reclamar de recuo e manutenção complicada. :mrgreen:



To brincando heim! hehehehehe




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

#10 Mensagem por Túlio » Sex Mai 01, 2009 10:35 pm

Tigrada, para melhor ilustrar, VOSMEÇÊS tinham de ver a seqüência que fiz com meu véio Taurus mod 80 em .38 +P+ após o treinamento, cinco tiros BEM ligeirito e um lindo agrupamento. Gatilho de revólver é um MUST!!!

Pois é, o josta aqui não filmou, que diabos... :roll: :cry:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

#11 Mensagem por Booz » Sáb Mai 02, 2009 2:45 am

O "80" foi um dos melhores feitos da Taurus.
Quanto a 24/7, realmente nota-se que o sacudir delas nas mãos é excessiva. Fazer o que, apesar de termos de prestigiar a indústria nacional, comprar Glocks seria uma embate ferrenho com o EB. A PF para comprá-las teve ameçar dizer que estava desarmada (porque recusou às Taurus nos testes).
De qualquer forma,não faltando treino, que como sempre é praticamente às nossas custas e a legalidade da munição para eles é "interpretável", é um avanço frente aos armamentos dos vagabas.
Parabéns à SUSEP e ao close da parte calipígia do nosso bravo gaudério. Aliás, creio que suas formas, retro-harmoniosas, seja fruto do balanco/massagem do cavalgar sobre algum tordilho. :mrgreen:




Imagem
Avatar do usuário
Pereira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1727
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 12:26 am
Localização: Minas Gerais
Agradeceram: 1 vez

Re: TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

#12 Mensagem por Pereira » Sáb Mai 02, 2009 10:01 am

O coice é fortinho em !

Alguém sabe dizer em quanto o compesador reduz de alcance efetivo ?




Avatar do usuário
rodrigo malaquias
Júnior
Júnior
Mensagens: 60
Registrado em: Ter Out 18, 2005 12:41 pm
Localização: Passo Fundo
Agradeceram: 2 vezes

Re: TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

#13 Mensagem por rodrigo malaquias » Sáb Mai 02, 2009 11:27 am

Tulio a BM recebeu pistolas Imbel MD5 LX para os Batalhões de Operações Especiais, vieram da FNSP junto com os MD97LC. Mas a laguns dias vi um oficial com uma 24/7 com miras novak de tritium!!!




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

#14 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 02, 2009 11:41 am

jp escreveu: O "80" foi um dos melhores feitos da Taurus.
Verdade. Pode ser meio feinho mas uma delícia de atirar, ao menos na versão que tenho, com empunhadura de borracha.

jp escreveu: Quanto a 24/7, realmente nota-se que o sacudir delas nas mãos é excessiva. Fazer o que, apesar de termos de prestigiar a indústria nacional, comprar Glocks seria uma embate ferrenho com o EB. A PF para comprá-las teve ameçar dizer que estava desarmada (porque recusou às Taurus nos testes).
O que me enche na Glock é aquele percutor lançado, equivale a portar uma arma semi-engatilhada, sei lá, para mim o 'safety device' é o dedo indicador, se a kôza não depende só dele, fica pouco palatável para mim...

jp escreveu: De qualquer forma,não faltando treino, que
como sempre é praticamente às nossas custas e a legalidade da munição para eles é "interpretável", é um avanço frente aos armamentos dos vagabas.
Parabéns à SUSEPE
Treinar com ela é sodas, tem uns índios da PC que vendem munição que sobrou da carga a cinco pilas a unidade, manter um mínimo de proficiência vai me custar uns duzentos reais por mês... :(

jp escreveu: e ao close da parte calipígia do nosso bravo gaudério. Aliás, creio que suas formas, retro-harmoniosas, seja fruto do balanco/massagem do cavalgar sobre algum tordilho. :mrgreen:
Vou fazer de conta que não entendi... :twisted:

Pereira escreveu: O coice é fortinho em !
Ô se é... :wink:

Pereira escreveu:
Alguém sabe dizer em quanto o compesador reduz de alcance efetivo ?
Pistolas e revólveres são armas de alcance curto, um compensador não chega a reduzir significativamente a velocidade nem a precisão nos alcances apropriados a tales armas, tanto que são um must em atividades como IPSC, eis que reduzem significativamente o muzzle (elevação do cano), facilitando a recuperação da visada para o disparo subseqüente. O problema, ao menos para mim, é que compensador dificulta muito ações em grupo, pois manda gases muito quentes para cima e para o lado, o que pode machucar/atrapalhar algum colega muito próximo. Ademais, encurta a alma raiada ao mesmo tempo em que alonga o cano (onde há compensador não pode haver raiamento, ali é liso) e lhe aumenta o peso. É, portanto, acessório para atividades ESPORTIVAS, não profissionais... :wink:

rodrigo malaquias escreveu:Tulio a BM recebeu pistolas Imbel MD5 LX para os Batalhões de Operações Especiais, vieram da FNSP junto com os MD97LC. Mas a laguns dias vi um oficial com uma 24/7 com miras novak de tritium!!!
MD5 no BOE? Sei lá eu o que vão fazer com elas, a tigrada por aqui não gosta nada de SAO, deve ser para operações MUITO especiais, sair na rua com um monstrengo desses não é de bueno alvitre, até onde sei. Quanto a miras de tritium, como falei acima, agora se treina SEM usar as miras, é tiro instintivo mesmo...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Léo Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Qui Dez 29, 2005 3:52 pm
Localização: Vitória da Conquista-BA
Agradeceram: 8 vezes

Re: TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

#15 Mensagem por Léo Brito » Sáb Mai 02, 2009 1:10 pm

Túlio escreveu:Treinar com ela é sodas, tem uns índios da PC que vendem munição que sobrou da carga a cinco pilas a unidade, manter um mínimo de proficiência vai me custar uns duzentos reais por mês... :(
Ô cupincha, da um chego no clube de tiro de Caxias, a munição recarregada lá não deve ser muito cara. E tb tu corre o risco de apreciar um assado de Javaporco bem matreiro 8-]




"Falsa é a idéia de utilidade que sacrifica mil reais vantagens (...) As leis que proibem o porte de armas são leis de tal natureza. Elas desarmam somente aqueles que não estão nem dispostos a cometer crimes."(Cesare Beccaria)
Responder