NAe SP hoje na TV!

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

NAe SP hoje na TV!

#1 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Jun 07, 2003 10:53 pm

Goulart de Andrade visita porta-aviões.

No Comando da Madrugada deste sábado, dia 07/06, Goulart de Andrade mostra como é o porta-aviões São Paulo. O apresentador passou dias a bordo do porta-aviões, que tem capacidade para 38 aviões e dois helicópteros, acompanhando todo o trabalho da tripulação e o treinamento dos pilotos da Marinha Brasileira.

(...)

O Comando da Madrugada vai ao ar à 00h30, pela Band.

Fonte: BAND




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#2 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Jun 08, 2003 2:07 am

Pessoal acabou de passar a reportagem sobre o SP.

Pra quem não viu vou resumir:

Foi a reportagem de maior duração e com maior quantidade de informações que eu vi até hoje sobre o São Paulo, muito boa mesmo o Goulart de Andrade é muito competente.

Vamos ver do início. Bem, primeiro ele estava à tarde no SP vazio, falou um pouquinho e no dia seguinte foi à Base Aero Naval de São Pedro D'Aldeia onde ficam todas as aeronaves da MB. Lá ele visitou os hangares do VF-1 e lá estavam todos os A-4, alguns completamente desmontados! A MB sabe montar um A-4 com facilidade, se fabricássemos as peças nós poderíamos até fazer nossos próprios A-4, aliás, da mesma forma que a FAB faz com seus aviões.

Depois ele voou no simulador do A-4, foi para pista onde os A-4 fizeram demonstrações. Na pista tem desenhado o convôo do SP para o treinamento dos pilotos sem precisar usar o SP.

Lá ele conversou com um dos pilotos da MB (Ten. Pontes se não me engano) e ele disse que a MB tem atualmente 8 pilotos e mais 3 estão em formação.

Depois ele foi falar com o Comandante do Centro de Instrução e ele falou que a formação dos pilotos da MB atualmente é feita pela FAB, na AFA e depois lá no CATRE em Natal. Depois de formados como pilotos de caça eles vão para o treinamento em NAes com a US Navy. Não há mais formação de pilotos pela Marinha Argentina (ARA).

Depois ele foi para o São Paulo, mostrou tudo do navio, pousos e decolagens dos A-4 e acabou a reportagem.

Antes de acabar a reportagem, o SP saiu para um exercício de combate. O GT era formado pelo SP e mais 6 escoltas (não especificaram quais), a missão era caçar um submarino inimigo que era representado por um de nossos Tupis (também não disseram qual).

Qual foi a surpresa?! Ou não. O SÃO PAULO FOI AFUNDADO!!! Isso mesmo, um de nossos submarinos passou pela escolta de 6 fragatas e afundou nosso Porta-Aviões!!! Constrangedor foi ouvir as explicações do Almirante do São Paulo, P da vida, sobre a derrota sofrida pelo GT para um único submarino!

Conclusões que eu tire dessa matéria:

Os A-4 só servem para treinamento como o próprio oficial da MB falou na reportagem.

O São Paulo é fantástico, mas ainda temos um bom caminho pela frente até a formação de nossa aviação embarcada.

Nossas escoltas precisam melhorar.

Nossos submarinos são espetaculares!

Alguém mais viu? Deixem comentários e perguntas porque não deu pra escrever tudo de uma vez só nessa mensagem, mas tem mais coisas pra contar.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#3 Mensagem por César » Dom Jun 08, 2003 2:20 am

Fala Vinicius! :wink:

Cara, também vi a reportagem, até agora foi realmente a mais completa feita pela imprensa leiga. Achei legal ele ter mostrado o São Paulo e a Base de São Pedro de Aldeia. No São Paulo, mostraram tudo, desde a sala de máquinas(as caldeiras e etc..) até os dormitórios, hangares e a cozinha. Só fiquei meio triste que eles motraram muito pouco o COC, que era o que eu mais tava esperando pra ver...
Essa do submarino foi doze né? O reporter perguntou o resultado pro comandante que tava P da vida. Ele falou "tomamos uma derrota fenomenal" ou coisa parecida. Mas é a vida, é com a derrota que aprendemos a vencer. Até marinhas de 1 mundo como a espanhola perderam seus PA´s para os nossos mortíferos tupis(Príncipe de Asturias).
Na minha opinião, o maior probema da reportagem era o reporter, o cara parecia um mímico :lol: :lol: Não parava de gesticular e mecher as mãos, além de repetir muito as informações, mas foi legal.




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#4 Mensagem por VICTOR » Dom Jun 08, 2003 2:42 am

Também vi a reportagem, graças à sua mensagem, Vinicius, obrigado! :)

Fantástica a reportagem (parabéns Goulart)! Acho que as mímicas que o César citou eram por causa do barulho extremo nos locais onde ele estava. Lembrando:

- cada piloto custa 1 milhão de dólares para sua formação! :shock:

- também fiquei feliz ao ver o Centro de Manutenção. Estão de parabéns.

- o preço de todo o pacote (23 A-4 + 20 motores reserva) foi tão barato que equivale ao preço de TRÊS caças zero-km novos! : shock:

- Apenas 11 países do mundo usam porta-aviões, e apenas quatro usam catapultas! Só acho que o oficial citou erradamente a Rússia junto com EUA, França e Brasil; acho que seria Argentina (25 de Mayo), já que o Ad. Kuznetzov não usa catapulta.

- o comandante do São Paulo comentou também que os equipamentos de defesa anti-submarino estavam em condições ruins, além da destreza do Sub Tupi. Confirma um pouco meus temores sobre a defesa anti-sunmarino na MB (e o pior é que na reportagem da Infomar sobre a revitalização da Niterói não achei nada sobre instalação de sonar rebocado, e ainda temos capacidade limitada de sonar imersível em nossos helicópteros, e esses dois tipos de dispositivo são os pilares da defesa anti-submarino desde a década de 80).




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#5 Mensagem por Slip Junior » Dom Jun 08, 2003 9:43 am

Quando eu cheguei em casa, já estava na metade da reportagem, mas mesmo assim, me agradou.

A respeito do valor da compra dos Skyhaws, o contrato foi de US$70 milhões e incluia também, além dos Skyhaws e dos motores como já foi observado pelo Victor, mísseis AIM-9H Sidewinder e bombas não-guiadas.

A Marinha Argentina já aposentou o 25 de Mayo há um bom tempo e, tb pelo que eu saiba são apenas 3 mesmos os países que atualmente utilizam NAe's com catapultas.

Ahh, e acho que já li em algum lugar que as Niteróis' irão receber sonares rebocados, porém não lembro onde foi.

Abraços




Avatar do usuário
LEO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3469
Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

#6 Mensagem por LEO » Dom Jun 08, 2003 10:06 am

No São Paulo, ainda não foram instalados todos os seus sistemas, né? Então, o SP foi pelado para o exercicio, pelo menos uma pequena desculpa :)

Quanto as escoltas ... :cry: 6 não conseguirem detectar um..... pelo menos tudo tem seu lado bom, né?


Ahh, e acho que já li em algum lugar que as Niteróis' irão receber sonares rebocados, porém não lembro onde foi



As classe Niteroi, não sei se as destinadas a ASW ou as modernizadas, (acho que são as destinadas a ASW) teriam o sonar EDO 700E VDS que é rebocado...



LEO




Avatar do usuário
Fox
Sênior
Sênior
Mensagens: 1405
Registrado em: Qui Mai 01, 2003 11:44 pm
Localização: São Paulo

#7 Mensagem por Fox » Dom Jun 08, 2003 12:20 pm

Blz pessoal,

Vinicius valeu pela informação.

Assistir, e ate gravei a reportagem, que por sinal foi muito boa.

Alem do Goulart, merece meus parabéns também a BAND, porque em um período pequeno, ela passou três reportagem sobre as FA’s, uma na AFA, outra sobre o Mirage ||| e a ultima sobre o A-12.

Com relação ao oficial, que mencionou que somente 4 paises possui NAe com catapultas, e ele pisou na bola, acho que ele queria dizer que só 4 paises possuem NAe de grande e médio porte e com pouso e decolagem na horizontal.

Sobre o A-4, não me lembro do oficial ter falado tão explicitamente que ele só serviria para treinamentos, o que ele disse e que a MB comprou o A-4 para retomar as atividades com caça embarcado, em todo caso eu vou assistir novamente a reportagem para ver se ele falou mesmo isso. Acho que se a MB quisesse somente treinar seu pilotos, teria adquirido juntamente com o A-12 os F-8 Crusader, ou ate mesmo o T-2 Buckeye (EUA possui 100 unidades) que proporcionaria o treinamento embarcado e depois de algum período ele poderiam ser descartados e substituído por um outro caça, para então a MB forma sua aviação de caça embarcado. Acho que a MB optou por adquirir uma aeronave que proporcionasse o treinamento ao sues pilotos, que poderiam sofre uma modernização, devido ao bom estado de suas células. E bom lembra que o oficial disse que a MB observou algumas opções e acabou optando pelo A-4.

Sobre o sonar rebocado, o Leo esta com razão, duas fragatas classe Niterói receberam o sonar EDO 700E VDS.


Ate mais.............................................................

Fox




Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!


Guilherme de Almeida
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#8 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Jun 08, 2003 12:46 pm

Fala Fox,

O oficial não disse tão explicitamente: "nossos A-4 não servem para nada além de treinamento." Mas pra mim foi muito claro o que ele quis dizer, e não o estou criticando, a MB acertou em cheio na escolha dos A-4. Interessante que ele não quis passar uma imagem de caças bem preparados, modernos, etc, ele deixou claro que eram caças que não se fabricavam mais, antigos, etc, mas que devido às conjunturas foram a melhor opção.

E a BAND está mesmo de prabéns, nos últimos tempo já fez diversas matérias sobre nossas FAs, além dos que você falou, teve também uma matéria no CTA.


-------------------------------------------------------------------------------------

Falando sobre a vitória do nosso sub, isso não é vergonha para ninguém, como o César disse, um de nossos tupis furou a escolta de mais de 6 navios da OTAN e afundou o NAe espanhol Príncipe de Austúrias no exercício Linked Seas. Isso é uma prova de que além dos equipamentos de qualidade as nossas tripulações são muito bem treinadas.

Também temos que levar em consideração de que, segundo o próprio Almirante, as condições do mar estavam mais favoráveis ao submarino.


Abraços,




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Fox
Sênior
Sênior
Mensagens: 1405
Registrado em: Qui Mai 01, 2003 11:44 pm
Localização: São Paulo

#9 Mensagem por Fox » Dom Jun 08, 2003 1:09 pm

Blz Vinicius,

Foi muito bom ele não ter falado que o A-4 da MB e um caça moderno, pois eles estariam passando uma informação errada. Mas não e porque o A-4 deixou de ser fabricado, que ele não poderá proporcionar uma boa capacitação a MB no futuro. E lógico que mesmo com uma modernização do A-4 a MB precisaria de um caça de defesa de frota para complementa-lo, mas para o cenário sul-americano o A-4 modernizado já será uma excelente aeronave
Se fosse assim, só porque uma aeronave não e fabricada mais, deveria ser utilizadas somente para o treinamento, então se FAB utilizar-se desse pensamento, teria que pegar os F-5 e converte-los para o treinamento. Eu acho que em um futuro próximo a MB devera executar uma modernização no A-4, assim como foi feita nos Lynx (passando a padrão de Super Lynx) Sea King e Super Puma.

Ate mais................................................................................................................................

Fox :wink:




Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!


Guilherme de Almeida
Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1434
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 40 vezes

...

#10 Mensagem por Super Flanker » Dom Jun 08, 2003 1:30 pm

As nossas televisões deveriam fazer mais reportagens sobre nossas Forças armadas. Elas estão muito esquecidas, deveria fazer mais propagandas sobre elas e mostrar a precaria situações delas.

Falows.




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#11 Mensagem por VICTOR » Dom Jun 08, 2003 8:17 pm

Juntando o que o Slip e o Fox falaram, dá pra entender que o que o oficial queria dizer era que são quatro os países que operam aviões de decolagem convencional (houve apenas o lapso sobre a catapulta no caso da Rússia). Foi interessante essa notícia do Slip sobre o 25 de Mayo (eu achava que ele estava na ativa porque no ano passado aquele argentino Toto postou no fórum velho umas fotos do NAe São Paulo ao lado do 25 de Mayo).

duas fragatas classe Niterói receberam o sonar EDO 700E VDS

Essa é uma ótima notícia, um grande aumento de qualidade na nossa ASW (naquele meu tópico sobre ASW/MB foi dito que ainda seria instalado).

Falando sobre a vitória do nosso sub, isso não é vergonha para ninguém, (...) Isso é uma prova de que além dos equipamentos de qualidade as nossas tripulações são muito bem treinadas.

O caminho para se melhorar as coisas é reconhecer o que está errado. Toda vez que se diz que algum equipamento nosso possa não ser o mais adequado, é com o intuito de aprimorar as coisas. Poxa, até quando o NAe é afundado, isso é um ótimo sinal, é sempre o submarino que é espetacular e não nossa ASW que é deficiente? Discordo disso. Toda vez que um defeito é apontado, vem uma resposta dizendo "não se preocupe, nós somos os melhores e está tudo sob controle". Sinceramente, eu me preocupo. Pode não ser uma vergonha, mas também não vejo motivos para comemorar.

Super Flanker, concordo com você: nossas FA's deveriam investir mais na melhoria de sua imagem junto à população. Fui comentar sobre essa reportagem com uns conhecidos (que não são entusiastas do assunto como nós), e o que ouvi foi "aquele ferro-velho que compramos da França" etc. O país só tem a ganhar se a população adquirir respeito e admiração pelas nossas FA's.
abraço galera! :)




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#12 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Jun 08, 2003 8:38 pm

O caminho para se melhorar as coisas é reconhecer o que está errado. Toda vez que se diz que algum equipamento nosso possa não ser o mais adequado, é com o intuito de aprimorar as coisas. Poxa, até quando o NAe é afundado, isso é um ótimo sinal, é sempre o submarino que é espetacular e não nossa ASW que é deficiente? Discordo disso. Toda vez que um defeito é apontado, vem uma resposta dizendo "não se preocupe, nós somos os melhores e está tudo sob controle". Sinceramente, eu me preocupo. Pode não ser uma vergonha, mas também não vejo motivos para comemorar.


Mas eu sei que está errado, mas qual o problema em elogiar o sub? Eu mesmo falei que nossas escoltas precisam melhorar. Acho que nós temos que tirar bons ensinamentos até das piores situações, se por um lado nossa força de superfície deixou a desejar, por outro ficou comprovada a qualidade de nossa força submarina.

Eu vejo motivos para comemorar: submarinos bem preparados, exercícos navais apesar da falta de verbas, boa disponibilidade de vetores (foram 8 de uma vez só), crescimento de nossa experiência de operações com NAes...

Mas eu também vejo motivos de preocupação: um único submarino convencional passou por 6 escoltas e afundou a nau-capitânea sem sequer ser detectado...

Agora, o GT do A-12 perdeu esse exercício em si, mas quantos ele já não ganhou? Agente não sabe. O AMX ganhou 2 vezes contra um F-18 e outras contra F-16. Alguém quer discutir a superioridade desses vetores frente ao avião brasileiro?

Uma gerra é feita de vitórias e derrotas, nessa nós perdemos. O que resta é aprender com isso e trabalhar para que isto não se repita.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1434
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 40 vezes

...

#13 Mensagem por Super Flanker » Dom Jun 08, 2003 8:39 pm

Agora a gente precisa saber se os nossos submarinos são muito bom ou que o grupo tarefa é muito ruim.
Para saber se os nossos submarinos são muitos bons só fazendo um exercicio com uma Marinha boa.

Falows.




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Avatar do usuário
Fox
Sênior
Sênior
Mensagens: 1405
Registrado em: Qui Mai 01, 2003 11:44 pm
Localização: São Paulo

#14 Mensagem por Fox » Dom Jun 08, 2003 9:08 pm

Blz Victor,

Ocorreu um pequeno erro de português meu , na verdade duas das seis fragatas classe Niterói serão equipadas com o sonar EDO 700E VDS. Segundo o Site http://www.infomarmb.hpg.ig.com.br, a Fragata F-41 Defensora já esta modernizada e conseqüentemente já utiliza sonar rebocado. A outra fragata que receberá o sonar rebocado e a F-40 Niterói, que esta em fase de modernização.


Ate mais...................................................................................................

Fox :wink:




Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!


Guilherme de Almeida
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#15 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Jun 08, 2003 10:50 pm

Blz SF,

Para saber se os nossos submarinos são muitos bons só fazendo um exercicio com uma Marinha boa.


Mas eu já dei um exemplo aqui sobre isso. No exercício Linked Seas, não me lembro o ano, um de nossos tupis furou o bloqueio de várias escoltas da OTAN e afundou o NAe espanhol Príncipe de Austúrias. Em exercícos contra a US Navy não raramente nossos submarinos saem vencedores de combates. Se isso não é prova de qualidade eu não sei o que mais é.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder