Página 1 de 7
Suicida joga avião em shopping de Goiânia
Enviado: Sex Mar 13, 2009 11:51 am
por rodrigo
13/03/2009 - 07h46
Homem rouba avião e cai em GO; piloto tinha intenção de atingir o shopping, diz delegado
da Agência Folha
da Folha de S.Paulo, em Brasília
Após agredir e brigar com a mulher, um homem roubou um avião monomotor, foi seguido por uma aeronave da Aeronáutica e um helicóptero da PM e caiu em um estacionamento do maior shopping de Goiânia, por volta das 18h de quinta-feira (12). Os dois ocupantes do avião, Cléber Barbosa da Silva e a filha Penélope, de cinco anos, morreram.
O delegado Jorge Moreira, titular da Delegacia de Homicídios de Goiânia, afirma que Silva, 30, que pilotava o monomotor, só não conseguiu atingir o prédio do Shopping Flamboyant, o mais movimentado de Goiânia, porque colidiu com árvores nas imediações. Para ele, o piloto tinha a intenção deliberada de atingir a entrada principal.
Segundo a direção do shopping, cerca de 5.000 pessoas estavam em seu interior na hora da queda, pouco depois das 18h.
"Ele sequestrou um avião com a intenção clara de provocar uma tragédia. Não fez isso para jogar flores. Jogou-o claramente na direção do shopping, para atingir a entrada principal. Isso é óbvio", afirmou Moreira.
De acordo com o diretor técnico-administrativo do Flamboyant, Miranides Matos, o monomotor parou a cerca de 10 m da porta de entrada do shopping e a 5 m de uma marquise.
Ele disse que, conforme testemunhas, o piloto "claramente" tentou jogar o avião contra o shopping. "Todo mundo viu o avião voando baixo, mas ninguém poderia imaginar que ele faria isso."
Segundo o delegado, em "mais de três vezes", Cléber, em contato via rádio com o avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que o seguia, disse que iria se matar e que "estava disposto a provocar uma tragédia". A FAB, em nota, negou ter conseguido contato com o piloto.
A direção do Flamboyant informou que não houve danos na estrutura. O shopping deve abrir normalmente hoje. Apenas parte do estacionamento pode permanecer isolada para perícia e retirada de destroços.
O roubo
De acordo com o boletim de ocorrência registrado na 1ª Delegacia Distrital de Luziânia, Cléber foi ao aeroclube na cidade e pediu um passeio panorâmico com a filha. Não apresentava sinal de nervosismo.
Entrou no avião acompanhado de um instrutor e da filha. Às 16h15, durante o taxiamento, apontou uma arma para o instrutor, informou que era um assalto mandou que ele descesse e disse: "Já matei um hoje, quer ser o próximo?".
Cléber não chegou a pagar pelo passeio (R$ 420 por hora). O avião, que poderia voar por cinco horas sem reabastecer, não estava segurado.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 3988.shtml
Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia
Enviado: Sex Mar 13, 2009 11:53 am
por rodrigo
12/03/2009 - 22h09
Nota sobre acidente aeronáutico em Goiânia
Com relação ao roubo da aeronave PT-VFI, pertencente ao aeroclube de Brasília, localizado em Luziânia - GO, e ocorrido na tarde de hoje, 12 de março, o Comando da Aeronáutica (COMAER) presta as seguintes informações:
• Ao ser notificado da ocorrência do roubo, o Primeiro Centro Integrado de Defesa e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA I) informou o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) que, por sua vez, ordenou a imediata decolagem de aeronaves em alerta de defesa aérea.
• O acompanhamento por caças da FAB aconteceu durante todo o tempo em que o PT-VFI permaneceu em vôo, primeiramente, por um MIRAGE 2000 e, posteriormente, por um avião T-27 Tucano.
• Por medida de segurança, o COMDABRA determinou a suspensão de pousos e decolagens do aeroporto de Goiânia, a fim de garantir a segurança das aeronaves em geral e, particularmente, para proporcionar as melhores condições de pouso para o PT-VFI.
• Até o momento em que a aeronave colidiu com o solo, os órgãos de controle de tráfego aéreo e os pilotos da FAB que acompanharam a aeronave roubada não conseguiram contato-rádio com o piloto do PT-VFI.
• Consumado o acidente aeronáutico, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) conduzirá as investigações necessárias a fim de identificar os fatores que contribuíram para a ocorrência.
• Todos os procedimentos adotados pelo COMAER, através do COMDABRA, foram permanentemente acompanhados pelo Exmo. Sr. Ministro da Defesa Dr Nelson Jobim.
Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Fonte: CECOMSAER
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=2486
Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia
Enviado: Sex Mar 13, 2009 1:08 pm
por WalterGaudério
Algum colega aí de Goiânia poderia informar em que bairro fica este shopping Flanboyant, para que eu possa tentar visualiza-lo via Google Earth.
Grato pela atenção.
Walter
Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia
Enviado: Sex Mar 13, 2009 1:58 pm
por rodrigo
Não sou de Goiânia, mas conheço a cidade. Ache o aeroporto, em frente a cabeceira 32 tem a BR-060, vá descendo sul, você verá o estádio Serra Dourada, e depois um supermercado carrefour junto à BR, ao seu lado está o shopping alvo.
Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia
Enviado: Sex Mar 13, 2009 2:02 pm
por rodrigo
Entre Luziânia e Goiânia, o suicida só faltou passar em cima da Base Aérea de Anápolis e dar uma c@g@d@ na cabeça do pessoal em terra. De resto, fez a festa. Poderia ter matado dezenas se o combustível não tivesse acabado. Voou horas sobre área urbana, fazendo manobras arriscadas, e todas as autoridades assistindo.
Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia
Enviado: Sex Mar 13, 2009 2:12 pm
por Frederico Vitor
O Shopping Flamboyant fica localizado no Jardim Goiás, uma área nobre de Goiânia, ao lado do maior edifício do Centro-Oeste, o Evidence Office, com seus 120 metros de altura. O Shopping é o maior do Estado e um dos maiores do Centro-Oeste, ao seu lado, localizam-se dois Hiper Mercados, sendo eles o Wal Mart e o Carrefour, além de estar próximo de um condomínio fechado de alto padrão, o Alpha Ville Goiânia, e do Centro Cultural Oscar Niemeyer, uma edificação que recebe o nome do próprio arquiteto.
Esse desventurado indivíduo ficou sobrevoando a região metropolitana de Goiânia, durante quarenta minutos, sendo perseguido por um helicóptero Esquilo da Polícia Militar de Goiás e uma aeronave T-27 Tucano da FAB, sendo essa célula, pertencente à Base Aérea de Anápolis. Tivemos notícias que uma aeronave Mirage 2000 do 1º GDA também interceptou tal avião, porém foi substituído por um T-27 Tucano na tarefa de escolta do avião seqüestrado. Tenho fontes que o Mirage foi para Brasília, fazer a proteção aérea da capital federal caso o avião raptado voasse em direção do DF.
Meu irmão foi testemunha ocular do fato, já que o mesmo é universitário do curso de Direito da Universidade Católica de Goiás, cujo campus, localiza-se próximo ao Shopping e ao Estádio Serra Dourada, que também fica a poucos metros da área do ocorrido. Segundo ele, o avião seqüestrado estava fazendo manobras bruscas e arriscadas, passando perto de edificações residenciais e comerciais comuns aquela região de grandes construções verticais.
Senhores, o que tenho a dizer é que os cidadãos que estavam no shopping naquele momento tiveram muita sorte, pois pelo que a pericia apurou, o suicida desejava lançar o monomotor para cima do Shopping, ou seja, era para a tragédia ser bem maior. O Flamboyant Shopping Center é o maior da cidade, a sua média diária de visitantes, gira em torno de 20 a 30 mil pessoas, sendo que naquele período, segundo fontes da Policia Militar de Goiás, estavam presentes naquele centro comercial, aproximadamente 10 mil pessoas.
Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia
Enviado: Sex Mar 13, 2009 2:27 pm
por Tchelo
Houve algum momento em que o suicida passou por alguma área desabitada? Se SIM...pq não foi abatido??
Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia
Enviado: Sex Mar 13, 2009 2:31 pm
por RenaN
Isso prova os boatos que dizem que a Lei do Abate não vale de nada.
Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia
Enviado: Sex Mar 13, 2009 2:35 pm
por Skyway
Não é assim que se abate uma aeronave gente. Não sou o mais indicado para isso, sei que tem outros membros muito mais qualificados para explicarem isso melhor.
Um abraço!
Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia
Enviado: Sex Mar 13, 2009 2:54 pm
por Frederico Vitor
Pelo que foi apurado, o avião sobrevoou boa parte da região metropolitana de Goiânia, sendo que o seqüestrador fez algumas “firulas” sobre o aeroporto Santa Genoveva, quase se chocando com um Airbus A320 da TAM que estava taxiando na pista, causando pânico entre os passageiros e cancelamentos de vôos decorrente ao fechamento da pista para pousos e decolagens. Depois disso, ele seguiu para uma região periférica da cidade, já no município de Aparecida de Goiânia, na grande Goiânia, onde ele fez algumas manobras arriscadas sobre outro Shopping e um parque de diversões. Soube-se também que ele sobrevoou a região onde morava, depois, seguindo para região onde caiu com a aeronave. Isso tudo acompanhado de perto de um helicóptero da Polícia Militar e de longe pela aeronave da FAB, um T-27 Tucano. Lembrando que o suicida estava acompanhado de sua filha de apenas cinco anos de idade.
Enquanto ao abate, aguardamos respostas das autoridades para nos esclarecer a respeito. Esse maníaco roubou um avião, um monomotor Tupi de fabricação nacional, do aeroclube de Brasília, que se localiza em Luziânia, no Estado de Goiás, á 45 km de Brasília. É de costume, pessoas pagarem para fazer vôo panorâmicos, infelizmente, o vôo de ontem, teve outro desfecho. Lembrando que o suicida acompanhado de sua própria filha rendeu o piloto do avião com uma arma de fogo, expulsou o mesmo dali, e seguiu o vôo rumo a Goiânia. A polícia não conseguiu encontrar em meio aos destroços da aeronave a arma de fogo usada para render o piloto do avião. Sabe-se que ele não tinha brevê, porém esteve provado que ele tinha conhecimentos práticos de vôo.
.
.
Segue uma foto com a cara do meliante e da aeronave seguida de perto pelo helicóptero da PMGO:
Links de fotos do ocorrido:
http://noticias.uol.com.br/album/090312 ... abrefoto=9
.
http://www.dm.com.br/galeriazoom/319/
Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia
Enviado: Sex Mar 13, 2009 2:58 pm
por Frederico Vitor
Força Aérea conta como acompanhou aeronave sequestrada
A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou uma nota na noite desta quinta-feira (12) sobre o acidente com a aeronave PT-VFI em que pai e filha morreram ao caírem no estacionamento do Shopping Flamboyant, em Goiânia. A FAB disse que não conseguiu contato com o piloto pelo rádio.
De acordo com a nota, aeronaves da Defesa Aérea foram acionadas assim que a FAB foi informada do sequestro do monomotor por Kléber Barbosa da Silva, 31, que teria feito a filha dele, Penélope Barbosa Corrêa, 5, refém.
"Por medida de segurança, o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA)determinou a suspensão de pousos e decolagens do aeroporto de Goiânia", diz a nota.
Veja a íntegra da nota da Força Aérea Brasileira:
Com relação ao roubo da aeronave PT-VFI, pertencente ao aeroclube de Brasília, localizado em Luziânia - GO, e ocorrido na tarde de hoje, 12 de março, o Comando da Aeronáutica (COMAER) presta as seguintes informações:
• Ao ser notificado da ocorrência do roubo, o Primeiro Centro Integrado de Defesa e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA I) informou o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) que, por sua vez, ordenou a imediata decolagem de aeronaves em alerta de defesa aérea.
• O acompanhamento por caças da FAB aconteceu durante todo o tempo em que o PT-VFI permaneceu em vôo, primeiramente, por um MIRAGE 2000 e, posteriormente, por um avião T-27 Tucano.
• Por medida de segurança, o COMDABRA determinou a suspensão de pousos e decolagens do aeroporto de Goiânia, a fim de garantir a segurança das aeronaves em geral e, particularmente, para proporcionar as melhores condições de pouso para o PT-VFI.
• Até o momento em que a aeronave colidiu com o solo, os órgãos de controle de tráfego aéreo e os pilotos da FAB que acompanharam a aeronave roubada não conseguiram contato-rádio com o piloto do PT-VFI.
• Consumado o acidente aeronáutico, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) conduzirá as investigações necessárias a fim de identificar os fatores que contribuíram para a ocorrência.
• Todos os procedimentos adotados pelo COMAER, através do COMDABRA, foram permanentemente acompanhadas pelo Exmo. Sr. Ministro da Defesa Dr Nelson Jobim.
Fonte:http://www.dm.com.br/ultimas/cidades/13 ... questradab
Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia
Enviado: Sex Mar 13, 2009 3:22 pm
por talharim
A TAB mostra mais uma vez sua incompetencia.
Se fosse um barco sem identificação o que a MB faria ?
Se fosse um pelotão das FARC o que o EB faria ?
A TAB é covarde e incompetente e alei do abate é a desculpa perfeita para tirar a responsabilidade de si de sua covardia bestial.
Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia
Enviado: Sex Mar 13, 2009 3:30 pm
por gaitero
Não sei Talha, mas acho que se fosse um avião das FARC eles teriam derrubado, mas tratava-se de cidadãos brasileiros, acho que atirar seria só em caso de extrema necessidade.
O mesmo se faz caso haja um sequastro de um carro ou de um barco, ninguem (exceto a polícia do rio ) iria meter bala no carro.
Só que a situação no ar é ainda mais complicada, pois não se pode impedir a passagem do avião, ou tentar render o piloto, era ou atirar ou esperar e acredito que a opção de esperar se deu porque ninguem imaginava tal atitude.
Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia
Enviado: Sex Mar 13, 2009 3:34 pm
por wagnerm25
Havia uma criança de 5 anos no avião. Pode-se argumentar que outras tantas estavam em Terra correndo risco, mas pergunto... qual político, no caso O NJ, teria coragem para mandar derrubar o avião sabendo dessa situação? E quem garante que o fato de abater o avião não poderia causar mais vítimas em terra a depender do local em que fosse derrubado?
Enfim, é uma situação bastante complexa e sujeita a toda espécie de imprevistos.
Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia
Enviado: Sex Mar 13, 2009 3:39 pm
por Frederico Vitor