Página 1 de 1

PÁRA-QUEDISMO MILITAR NO BRASIL: PRIMEIROS PASSOS

Enviado: Sex Fev 27, 2009 8:00 am
por cabeça de martelo
PÁRA-QUEDISMO MILITAR NO BRASIL: PRIMEIROS PASSOS

Em 1944, ainda antes de terminar a 2ª Guerra Mundial, o então Capitão ROBERTO DE PESSÔA frequenta, com aproveitamento, um curso de pára-quedismo nos Estados Unidos da América (EUA).

Uma vez regressado ao Brasil elaborou um extenso e detalhado relatório, onde destacou as vantagens da introdução desta nova especialidade nas Forças Armadas brasileiras, sugerindo a ida de oficiais e sargentos para frequentarem o mesmo curso, nos EUA, com a finalidade (posterior) de activar uma Escola de Pára-quedismo em território nacional brasileiro.



:arrow: http://www.operacional.pt/o-primeiro-di ... rasileiro/


Imagem

Links:

miguelmachado@operacional.pt
http://www.operacional.pt

Re: PÁRA-QUEDISMO MILITAR NO BRASIL: PRIMEIROS PASSOS

Enviado: Sáb Fev 28, 2009 12:17 am
por Hugo Ribeiro
Essa tropa tem um belíssima história sem dúvidas. No final do ano passado tive o prazer de conhecer o General Roberto de Pessoa, e seu filho, o Coronel Pessoa. Uma história curiosa, um tio meu foi instrutor de Área de Estágios por 13 anos. O filho do Gen Roberto de Pessoa (Cel Pessoa), então com 14 anos, tinha uma vontade enorme de saltar, então o Gen mandou ele pra Área de Estágios para treinar aterragem com meu tio. Segundo o Cel Pessoa, seu pai disse: "Aprendendo com o Melquíades, posso ficar sussegado na hora do seu salto". No final do ano passado foi a cerimônia em comeração aos 50 anos de PQD do meu tio e o Cel Pessoa fez questão de apresentar seus filhos ao meu tio, com a mesma história de salto, mesmo meu tio não estando mais no EB. Mas são histórias assim que enriquecem mais o EB e principalmente a Bda Inf Pqdt.

Abraços

Re: PÁRA-QUEDISMO MILITAR NO BRASIL: PRIMEIROS PASSOS

Enviado: Sáb Fev 28, 2009 9:02 am
por Pereira
Ótimo !

Vale a pena conferir a matéria toda.

Re: PÁRA-QUEDISMO MILITAR NO BRASIL: PRIMEIROS PASSOS

Enviado: Sáb Fev 28, 2009 9:10 am
por cabeça de martelo
E pelo que o responsável do site disse (o senhor Tenente-Coronel Machado) vai haver no futuro um artigo sobre a cooperação entre os Pára-quedistas Portugueses e Brasileiros que foi relativamente forte entre as décadas de 50/70.