F-16 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: F-16 News

#241 Mensagem por Túlio » Ter Mar 10, 2020 10:51 am

cabeça de martelo escreveu: Ter Mar 10, 2020 8:25 am Air Force F-16s Are Getting Pylons With Built-In Missile Warning Sensors And Countermeasures

The bolt-on upgrade will make aging F-16s more survivable by providing better awareness of missile threats and a better ability to fend them off.

Imagem

https://www.thedrive.com/the-war-zone/3 ... ermeasures
Taí o que venho dizendo, o F-16 está longe de obsoleto, por sua excelência de design e constantes updates/upgrades no que interessa, que é a aviônica (botem IRST em todos, POWS!!!). Bobear e até os Eurocanards saem de linha e ele continua. O bichim é FEROZ!!!




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: F-16 News

#242 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 10, 2020 12:05 pm

Só na USAF existem mais de 1 mil unidades do F-16, se contar a guarda nacional, esse número pode chegar perto de 2 mil. Então, pelo menos nos USA ele vai continuar por aí ainda uns vinte anos a mais.
Se considerar todas as modificações que estão fazendo neles, capaz de chegar a 30 anos.
Com a linha do F-35 a conta gotas do jeito que está e todos os atrasos do programa, é bem capaz de as mais de mil unidade que a USAF desejam só estejam todas em operação para lá de 2040.
No mais, a entrada dos F-35 deve disponibilizar muitos F-16 americanos para o mercado externo, principalmente para países que antes não receberiam este avião por questões políticas e estratégicas.
Enfim, o Falcon vai durar mais que o boneco homônimo.
Infelizmente. :mrgreen:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: F-16 News

#243 Mensagem por J.Ricardo » Ter Mar 10, 2020 2:28 pm

Sem contar que os EUA mantem a linha de produção aberta, comprando novos caças e aposentando aviões ainda em bom estado, pelo menos até pouco tempo atrás era assim, sem contar uma infinidade de opções de atualizações para seus aliados que mantem o produto sempre em um excelente nível de combate.
Essa é a grande diferença dele para outros concorrentes, como o Mirage 2000, o fabricante/governo colocam valores absurdos para atualizações e vão empurrando o Rafale muito mais caro para seus cliente/aliados...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: F-16 News

#244 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 10, 2020 6:19 pm

O Mirage 2000 tinha tudo para ser um grande concorrente, mas os franceses nunca foram bons mascates.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: F-16 News

#245 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Mar 16, 2020 5:53 pm

FCarvalho escreveu: Ter Mar 10, 2020 6:19 pm O Mirage 2000 tinha tudo para ser um grande concorrente, mas os franceses nunca foram bons mascates.

abs
Pois é, numa outra realidade já estaríamos com 24 Mirage 2000-5 operando na FAB desde a década antepassada mas.... o resto da história vocês já conhecem.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: F-16 News

#246 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 16, 2020 10:26 pm

Se o país fosse outro, os Mirage 2000-5 já deviam estar por aqui desde a primeira metade dos anos 1980, com as lições advindas das Malvinas. Ou na "pior" das hipóteses, estaríamos operando J-10C hoje... e pensando no J-31. :roll:

https://i.pinimg.com/originals/57/9f/d2/579fd2f6f0a9426a50a784c11fdc621f.jpg

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: F-16 News

#247 Mensagem por Túlio » Seg Mar 16, 2020 10:47 pm

FCarvalho escreveu: Seg Mar 16, 2020 10:26 pm Se o país fosse outro, os Mirage 2000-5 já deviam estar por aqui desde a primeira metade dos anos 1980, com as lições advindas das Malvinas. Ou na "pior" das hipóteses, estaríamos operando J-10C hoje... e pensando no J-31. :roll:

https://i.pinimg.com/originals/57/9f/d2/579fd2f6f0a9426a50a784c11fdc621f.jpg

abs
Perfeito, "se o país fosse outro", porque neste aqui o principal assunto entre homens adultos heterossexuais que trabalhavam eram muié, futebol e, fora disso, que a inflação estava uma desgraça por causa da dívida externa e que o governo civil que substituiria o militar por certo iria decretar MORATÓRIA e todos seríamos felizes.

Aliás, moratória era um dos raros consensos verticais e diagonais do Brasil, rico e pobre, branco e preto, sulista e nortista, direitista e esquerdista, crente e ateu, todo mundo concordava que era o melhor caminho, senão o único.

Quem seria DOIDO de anunciar caças num momento como esse?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: F-16 News

#248 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 16, 2020 11:07 pm

Mas bateu na trave Túlio. A FAB estava prontinha para arrumar os J-7 chineses quando "um milagre" aconteceu e do nada os americanos nos ofereceram um lindo pacote de 22 F-5 mais peças e sobressalentes direto de seus "estoques", e que até outro dia não estavam disponíveis.
Moratória, inflação, transição, me lembro dessa merda toda. E lembro também que o pessoal tava cagando e andando para tudo isso na FAB. Como aliás era de praxe nos negócios entre as forças. Até o dinheiro para a transação estava negociado.
Mas como por aqui sempre existe um mas...

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: F-16 News

#249 Mensagem por Túlio » Seg Mar 16, 2020 11:21 pm

FCarvalho escreveu: Seg Mar 16, 2020 11:07 pm Mas bateu na trave Túlio. A FAB estava prontinha para arrumar os J-7 chineses quando "um milagre" aconteceu e do nada os americanos nos ofereceram um lindo pacote de 22 F-5 mais peças e sobressalentes direto de seus "estoques", e que até outro dia não estavam disponíveis.
Moratória, inflação, transição, me lembro dessa merda toda. E lembro também que o pessoal tava cagando e andando para tudo isso na FAB. Como aliás era de praxe nos negócios entre as forças. Até o dinheiro para a transação estava negociado.
Mas como por aqui sempre existe um mas...

abs
Ou desaprendi a ler ou creio que mencionaste "primeira metade dos 80"; ou minha memória foi pro saco ou as coisas que mencionaste no post quotado aconteceram cerca de uma década depois e, entre estes dois períodos, nem foi feita menção a Mirage 2000. Ou será que peguei o Colonga e ele tem dois novos sintomas, dislexia e perda de memória? :lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: F-16 News

#250 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 16, 2020 11:47 pm

Aqui me permita uma correção meu caro amigo. Tratava-se do Mirage 2000 e não do -5 como mencionei. Nunca fui muito bom com números :roll: e a idade e a memória já não ajudam tanto. :|

Ele e outros caças foram considerados nos estudos do EMAER entre as possíveis alternativas para a substituição/complemento dos Mirage III/F-5 antes de 1985 ainda sob o rescaldo das Malvinas. O problema como sempre era, já naquela época, o preço. No final, ficou aquela "ameaça fantasma" chinesa no pós-1985 debelada pelos primos ricos em tempo antes do negócio ser fechado, quando viram que a coisa era séria mesmo.

No final, o Peru que sequer tinha economia para comprar que o valha, resolveu os seus problemas adquirindo a primeira versão do caça da Dassaut.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37828
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: F-16 News

#251 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mai 28, 2021 8:11 am

All RDAF F-16 Fighting Falcons Are Getting Have Glass V Color Scheme

Imagem
The first RDAF F-16AM to sport Have Glass V color scheme. (All images: Henrik Gram Jensen)

The RDAF (Royal Danish Air Force) F-16 Fighting Falcons are being painted in dark grey.

In October 2020, to celebrate the 70th anniversary of the Flyvevåbnet (Royal Danish Air Force), the F-16AM serial E-005 was given a new paint scheme instead of the traditional two-tone grey color scheme applied to all the RDAF F-16 Fighting Falcon jets. As we explained back them, the somewhat “special” livery was an overall Have Glass Grey (FS36170) applied to all the airframe but the radome.

As we explained back then, the Have Glass Grey sported by E-005 is the same applied to the new F-35A Lightning II of the RDAF, whose livery is mostly based on the FS36170 (the same as all the rest of the F-35s). What makes the Danish Lightnings a bit different from the F-35s of the other nations is the fact they feature a toned down version of the colored roundel and national flag: in fact, the Dannebrog, the Flag of Denmark, on the aircraft’s tail fin and the RDAF roundel, on the side of the air inlet, are painted in Insignia Red FS 31136, and light gray shade (instead of white) FS 36375.

Interestingly, the darker color scheme won’t be reserved to the 70th anniversary aircraft: gradually more RDAF F-16s are getting the new Have Glass V paint job, destined to become the new standard for all the Danish Vipers.

“So far E-005, E-007 and E-011 has been re-painted in the dark color,” Danish photographer Henrik Gram Jensen told us. “More F-16s will get this paint scheme as they go through their major maintenance at the Main Maintenance Center located at the air base in Aalborg.”

Imagem
The tone of the Have Glass V color scheme varies depending on the viewing angle and lighting conditions.

Have Glass V

Have Glass V, or “Have Glass 5th generation”, sported by the RDAF F-16 aircraft is the evolution of the standard two-tone grey Have Glass color scheme of the Fighting Falcon: all “Vipers” are covered with RAM (Radar Absorbent Material) made of microscopic metal grains that can degrade the radar signature of the aircraft.

The Have Glass V is the latest version of the special paint. Based on the Have Glass Grey (FS36170), we have started observing the new darker color scheme on U.S. F-16s beginning in 2012 when it was applied to the F-16CM (formerly CJ) Block 50 Fighting Falcon aircraft. Since then, many units have started using the new color scheme, that, as we explained almost 10 years ago, is slated to become the new standard in the Viper fleet: the 64th AGRS (Aggressor Squadron) at Nellis Air Force Base, the South Dakota ANG 175th Fighter Squadron and 85th TES at Eglin AFB, Florida, the 480th FS at Spangdahlem AB, Germany, and the 31st Fighter Wing at Aviano AB, Italy, fly or have flown Vipers painted with the new darker color scheme. Some (as this one from the 149th Fighter Wing, Texas Air National Guard) sport a slightly modified variant of the Have Glass V, with a have a darker radome and the two-letter tail code, serial number and squadron markings black in color, instead of light grey.

The RDAF F-16 jets are, to our knowledge, the first international Vipers to sport the Have Glass V color scheme.

https://theaviationist.com/2021/04/28/r ... ave-glass/




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: F-16 News

#252 Mensagem por J.Ricardo » Sex Jul 23, 2021 9:49 am

Túlio escreveu: Seg Mar 16, 2020 10:47 pm
FCarvalho escreveu: Seg Mar 16, 2020 10:26 pm Se o país fosse outro, os Mirage 2000-5 já deviam estar por aqui desde a primeira metade dos anos 1980, com as lições advindas das Malvinas. Ou na "pior" das hipóteses, estaríamos operando J-10C hoje... e pensando no J-31. :roll:

https://i.pinimg.com/originals/57/9f/d2/579fd2f6f0a9426a50a784c11fdc621f.jpg

abs
Perfeito, "se o país fosse outro", porque neste aqui o principal assunto entre homens adultos heterossexuais que trabalhavam eram muié, futebol e, fora disso, que a inflação estava uma desgraça por causa da dívida externa e que o governo civil que substituiria o militar por certo iria decretar MORATÓRIA e todos seríamos felizes.

Aliás, moratória era um dos raros consensos verticais e diagonais do Brasil, rico e pobre, branco e preto, sulista e nortista, direitista e esquerdista, crente e ateu, todo mundo concordava que era o melhor caminho, senão o único.

Quem seria DOIDO de anunciar caças num momento como esse?
Naquela época estavamos nos arrastando para manter o AMX e quase comprarmos o "fodastico" J-7... :?




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: F-16 News

#253 Mensagem por J.Ricardo » Sex Jul 23, 2021 9:56 am

FCarvalho escreveu: Seg Mar 16, 2020 11:47 pm Aqui me permita uma correção meu caro amigo. Tratava-se do Mirage 2000 e não do -5 como mencionei. Nunca fui muito bom com números :roll: e a idade e a memória já não ajudam tanto. :|

Ele e outros caças foram considerados nos estudos do EMAER entre as possíveis alternativas para a substituição/complemento dos Mirage III/F-5 antes de 1985 ainda sob o rescaldo das Malvinas. O problema como sempre era, já naquela época, o preço. No final, ficou aquela "ameaça fantasma" chinesa no pós-1985 debelada pelos primos ricos em tempo antes do negócio ser fechado, quando viram que a coisa era séria mesmo.

No final, o Peru que sequer tinha economia para comprar que o valha, resolveu os seus problemas adquirindo a primeira versão do caça da Dassaut.

abs
Carvalho, se não me engano, a FAB naquela época estava considerando o Mirage 50, mas nem esse demos conta de comprar...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: F-16 News

#254 Mensagem por Túlio » Sex Jul 23, 2021 10:03 am

J.Ricardo escreveu: Sex Jul 23, 2021 9:49 am
Túlio escreveu: Seg Mar 16, 2020 10:47 pm

Perfeito, "se o país fosse outro", porque neste aqui o principal assunto entre homens adultos heterossexuais que trabalhavam eram muié, futebol e, fora disso, que a inflação estava uma desgraça por causa da dívida externa e que o governo civil que substituiria o militar por certo iria decretar MORATÓRIA e todos seríamos felizes.

Aliás, moratória era um dos raros consensos verticais e diagonais do Brasil, rico e pobre, branco e preto, sulista e nortista, direitista e esquerdista, crente e ateu, todo mundo concordava que era o melhor caminho, senão o único.

Quem seria DOIDO de anunciar caças num momento como esse?
Naquela época estavamos nos arrastando para manter o AMX e quase comprarmos o "fodastico" J-7... :?
Outros tempos: eu tentei explicar ao @FCarvalho que no pós-Malvinas (primeira metade dos 80) não tinha ninguém falando em coisas assim. Dá até para ampliar: o AMX era apenas um projeto em andamento e boa parte dos Mirages e F-5 nem tinham completado sequer uma década na FAB.

Como e por que comprar mais caças com um País pra lá de quebrado? O então candidato que todo mundo sabia que ia ganhar (mas não levou) a eleição INdireta ia na tevê dizer que a primeira coisa que iria fazer ao assumir era tacar moratória, quem nos daria crédito?

Sobre isso é bom lembrar, podemos detestar os EUA o quanto quisermos mas, sem eles, a FAB teria ficado no chão, porque no que o Brasil entrou no SPC o Françuá só vendia seus produtos e serviços à vista; não foi de graça que a FAB não queria saber de Mirage 2000 nem Rafale...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: F-16 News

#255 Mensagem por Pablo Maica » Seg Jul 26, 2021 12:18 am

Sem falar no "pano preto" francês, que o pessoal da marinha chama de "caixa preta". Já ouvi oficias da FAB e da MB dizendo que os franceses deixam os americanos no chinelo nesse quesito.


Um abraço e t+ :)




Responder