Página 1 de 2

EB vai ajudar a libertar reféns em poder das FARC

Enviado: Seg Jan 26, 2009 9:08 am
por crubens
Notícia no G1
fonte:http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL ... +FARC.html
"Exército brasileiro vai ajudar a libertar reféns em poder das Farc

Comitê Internacional da Cruz Vermelha pediu o apoio do governo brasileiro.


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou que o Exército Brasileiro vai participar de uma operação para libertar reféns em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).


O Comitê Internacional da Cruz Vermelha pediu o apoio do governo brasileiro. Nelson Jobim não informou quando nem como será a ajuda brasileira."

Alguém especula como vai ser essa ajuda ?

Re: EB vai ajudar a libertar reféns em poder das FARC

Enviado: Seg Jan 26, 2009 9:39 am
por Bolovo
assim :mrgreen:

Imagem

Re: EB vai ajudar a libertar reféns em poder das FARC

Enviado: Seg Jan 26, 2009 9:41 am
por FOXTROT
Olá crubens,
O governo esta analisando a possibilidade de locar helicópteros na Colômbia e usar pilotos militaes brasileiros, ou então, usar helicópteros das forças armadas brasileiras memso.

Re: EB vai ajudar a libertar reféns em poder das FARC

Enviado: Seg Jan 26, 2009 11:19 am
por crubens
Valeu !! :wink:

Re: EB vai ajudar a libertar reféns em poder das FARC

Enviado: Dom Fev 01, 2009 8:13 am
por Piffer
Os dois Cougar já estão na Colômbia.

http://vootatico.com/?p=1291

Abraços,

Re: EB vai ajudar a libertar reféns em poder das FARC

Enviado: Dom Fev 01, 2009 3:42 pm
por bruno mt
Grupo de quatro reféns das Farc é libertado na Colômbia


Os três policiais e o soldado colombianos que seriam libertados neste domingo pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) já estão livres e em poder da missão humanitária que os recebeu em um ponto do sul da Colômbia, informaram emissoras de rádio e televisão.

A Rádio Caracol e a rede de TV RCN informaram que os quatro sequestrados pelas Farc em 2007 foram entregues à missão humanitária liderada pela senadora colombiana Piedad Córdoba, da oposição.

Os reféns libertados são o soldado do exército William Giovanny Domínguez Castro, sequestrado em 20 de janeiro de 2007, e os policiais Walter José Lozano Guarnizo, Alexis Torres Zapata e Juan Fernando Galícia Uribe, membros de uma unidade antiseqüestro e qye estavam em poder da guerrilha desde 9 de junho do ano retrasado.

Os quatro sequstrados foram recebidos por Piedad Córdoba, ativistas e representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em helicópteros disponibilizados pelo Brasil. Segundo a imprensa colombiana, os quatro estão bem de saúde e falaram com suas famílias por telefone.

Agora, os helicópteros brasileiros levarão todos até a cidade de Villavicencio, capital do Departamento de Meta, 120 km a leste de Bogotá, onde parentes, defensores dos direitos humanos e um grande número de repórteres aguardam os ex-reféns.

Os aparelhos cedidos pelo governo do Brasil, que estão identificados com símbolos da Cruz Vermelha, decolaram para o resgate às 8h15 locais (11h15 de Brasília), em meio ao mau tempo.

Da missão, participam Piedad Córdoba, três representantes da Cruz Vermelha, os jornalistas Daniel Samper Pizano e Jorge Enrique Botero e a ativista Olga Amparo Sánchez - como testemunhas -, além de cinco tripulantes.

A expectativa agora é que as Farc libertem amanhã o ex-governador do departamento de Meta Alan Jara, sequestrado em 2001, e, na terça, o ex-deputado regional de Valle del Cauca Sigifredo López, em poder das Farc desde 2002.

Re: EB vai ajudar a libertar reféns em poder das FARC

Enviado: Dom Fev 01, 2009 11:58 pm
por Tupi
Não sei se alguém já colocou em algum lugar, mas achei interessante.
Tem uma reportagem geral e um filminho da chegada hoje dos reféns.
Fonte:

http://www.caracoltv.com/articulo113903 ... rados-farc

Re: EB vai ajudar a libertar reféns em poder das FARC

Enviado: Seg Fev 02, 2009 12:50 am
por Skyway
Imagem
Imagem

Re: EB vai ajudar a libertar reféns em poder das FARC

Enviado: Seg Fev 02, 2009 10:27 pm
por Skyway
Pô, ninguem comenta? Olha nosso helicóptero no fundo das fotos, tem até a tripulação brasileira na primeira foto, de frente com um guerrilheiro!

Mandamos bem. :D

Re: EB vai ajudar a libertar reféns em poder das FARC

Enviado: Ter Fev 03, 2009 10:49 pm
por Pablo Maica
Muito bem mesmo Sky!!! Um dos motivos da escolha da AVEX para essa missão é que segundo o relatório da cruz vermelha é que apenas nossos pilotos e quipagens tinham condições tecnicas e experiência para efetuar com sucesso a missão!!! 8-] 8-] 8-] 8-]


UM GRANDE SALUTE AO EB E A AVEX!!!


Um abraço e t+ :D

Re: EB vai ajudar a libertar reféns em poder das FARC

Enviado: Qua Fev 04, 2009 7:23 pm
por Pablo Maica
Imagem
Alan Jara, right, former governor of the Colombian state of Meta and former hostage of the Revolutionary Armed Forces of Colombia, or FARC, is embraced by his son Alan Felipe, center, as his wife Claudia Rujeles looks on, upon his arrival at Villavicencio, Colombia, Tuesday, Feb. 3, 2009. Jara, who was released Tuesday, had been captive by The FARC for more than seven years. AP Photo by Fernando Vergara
Da-lhe AVEX!!! 8-]


Um abraço e t+ :D

Re: EB vai ajudar a libertar reféns em poder das FARC

Enviado: Qui Fev 05, 2009 4:27 pm
por Pablo Maica
Imagem


Um abraço e t+ :D

Re: EB vai ajudar a libertar reféns em poder das FARC

Enviado: Qui Fev 05, 2009 4:28 pm
por crubens
O Chapolin colorado deve está até agora se roendo... :mrgreen:

Re: EB vai ajudar a libertar reféns em poder das FARC

Enviado: Qui Fev 05, 2009 4:40 pm
por César
04/02/2009 - 23h06
Brasileiro descreve como "prazerosa" participação em resgate das Farc

da Efe, em Villavicencio

O coronel Achiles Furlan Neto, chefe do grupo de militares brasileiros que participa da missão humanitária que resgatou cinco reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) nos últimos quatro dias, disse nesta quarta-feira que amanhã concluirá sua missão com "uma sensação prazerosa".

Segundo o compromisso assumido pelas Farc, está prevista para esta quinta a entrega do ex-deputado regional Sigifredo López, sequestrado pela guerrilha em 2002.

Em declarações à agência Efe, o coronel Furlan disse que ele e seus companheiros chegarão "esperançosos" para o resgate de amanhã, que tem como ponto de partida e de chegada a cidade de Cali, a 430 quilômetros de Bogotá.

Os dois helicópteros emprestados pelo governo do Brasil para ajudar nos resgates, que não estão armados e foram identificados com emblemas do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), decolaram nesta quarta-feira de Villavicencio com destino a Cali.

Devido ao relevo acidentado, os encarregados da missão humanitária contrataram um piloto civil colombiano para guiar os militares brasileiros, disseram fontes da organização humanitária.

Poder participar "da libertação de cinco sequestrados que puderam se reencontrar com suas famílias é algo tão bonito que te faz seguir" adiante, declarou o brasileiro sobre a experiência.

Resgates

Nos dois resgates dos quais participaram, os pilotos brasileiros só souberam das coordenadas do local em que seria feita a entrega dos sequestrados depois que o helicóptero decolou.

Na primeira fase da operação, no último domingo, uma das testemunhas da operação, o jornalista colombiano Jorge Enrique Botero, declarou ao canal Telesur que as forças militares colombianas atrapalharam a missão humanitária com sobrevoos.

"Não sei nada" sobre interferências, declarou Furlan, que disse não poder falar dos contatos com as Farc nem do local das entregas, por não estar autorizado.

Diante dessas restrições, o coronel preferiu falar da "sensação prazerosa de ajudar as pessoas" da Colômbia e destacou que trabalhar para uma missão humanitária como esta é "uma honra".

"É muito bonito. Sentimo-nos bem e essa sensação é vivida por todos os membros da tripulação. A equipe deu todo seu apoio, até o membro da equipe que se encontra no Brasil deu seu apoio, que eu não me esqueça", ressaltou.

Furlan ressaltou que a concentração e o entrosamento da missão humanitária foi tão grande que sente ter encontrado "seis membros de uma nova família".

Formou-se "um laço que não existia de forma natural", disse.

Nesta terça-feira, depois da libertação do ex-governador Alan Jara, o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, anunciou que ia entrar em contato com seu colega do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para agradecer o apoio dado à missão.

"Nós não temos mais palavras de agradecimento e assim nos expressamos ao chanceler do Brasil, ao presidente Lula e ao embaixador do Brasil na Colômbia, pela forma como eles, discretamente, silenciosamente e com o ânimo de cooperar, nos acompanharam neste processo", disse o governo colombiano, que anunciou uma visita do presidente Álvaro Uribe a Brasília para 17 de fevereiro.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mund ... 9124.shtml

----------------------------------------

05/02/2009 - 15h57
Farc soltam último político refém; Brasil participa de ação na Colômbia

da Folha Online

O ex-deputado colombiano de Valle del Cauca Sigifredo López foi libertado nesta quinta-feira pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e entregue a uma missão humanitária, confirmou o porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Yves Heller.

Neste momento, López, refém da guerrilha por quase sete anos, está sendo levado à cidade de Cali, acrescentou o responsável da organização.

A volta para casa do político coloca fim à libertação de seis reféns prometida pela guerrilha, que, no domingo, entregou três policiais e um soldado e, na terça-feira, o ex-governador Alan Jara, à missão humanitária liderada pela senadora de oposição Piedad Córdoba.

Os helicópteros fornecidos pelo Brasil para a missão humanitária chegaram nesta quarta-feira a Cali, capital do departamento (Estado) de Valle del Cauca, e na quinta-feira partiram, por volta das 8h (11h de Brasília), em busca do político.

López é o único sobrevivente dos 12 membros da Assembleia departamental de Valle del Cauca sequestrados pelas Farc em 11 de abril de 2002 em um violento ataque à sede da corporação, no centro de Cali, capital departamental.

Sequestro

Nesse dia, um comando das Farc invadiu a assembleia, após assassinar um policial, e fez os deputados regionais acreditarem que se tratava de uma remoção por causa de uma bomba instalada no local.

Os políticos foram levados em um ônibus em direção às montanhas que cercam Cali e, ali, foram notificados de que era um sequestro e levados ao alto da cordilheira, onde quase todos seriam fuzilados.

Imagem
Imagem de arquivo de Sigifredo López, que deve ser libertado


Os 11 companheiros de López foram assassinados em junho de 2007 em uma troca de tiros, segundo as Farc, mas as autoridades afirmam que os guerrilheiros os mataram como vingança pela captura do líder da frente que os havia capturado em um combate com o Exército.

A entrega dos restos dos legisladores foi outro calvário aos parentes, que conseguiram, por fim, enterrá-los semanas mais tarde em Cali.

Sigifredo López conseguiu se salvar porque tinha ficado doente e sido levado a outro acampamento rebelde.

López era o ultimo político em poder das Farc. Atualmente há 22 membros das forças de segurança da Colômbia reféns da guerrilha. No total, estima-se que as Farc mantenham cerca de 700 pessoas em cativeiro.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mund ... 9442.shtml

Re: EB vai ajudar a libertar reféns em poder das FARC

Enviado: Qui Fev 05, 2009 6:07 pm
por Skyway
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,M ... OMBIA.html

No link acima tem um vídeo extremamente emocionante do momento que o último refém chega no helicóptero do EB....alem de MUITO emocionante, da um enorme orgulho ver o EB participando disso.


Parabens EB!