BOEING X AIRBUS

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: BOEING X AIRBUS

#76 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 14, 2020 11:11 pm

Mas esse tempo também pode dar tempo para a concorrência...

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: BOEING X AIRBUS

#77 Mensagem por Bourne » Qua Abr 15, 2020 1:56 pm

O problema é que nos últimos anos surgiram concorrentes ao redor do mundo. E que podem aproveitar a crise na aviação e nas gigantes para se inserir no mercado. Seja por terem produtos mais interessantes em termos de preço ou técnicos ou por lobby e protecionismo. Entre possíveis concorrentes estão Embraer entre outros que podem aproveitar a janela de oportunidade.

Ou seja, a justificativa para fusão entre Embraer e Boeing de que era necessária para sobrevivência da empresa considerava furada na época. Agora a motivação do negócio perdeu o sentido. O mercado dava indicações que estava mudando rapidamente. Agora deu cambalhotas e a gente não sabe para onde vai.

Tomando como base o que aconteceu com a GM as condições para Boeing receber o suporte do governo e apoiado pelo Congresso.

:arrow: Separar as empresas de aviação civil e de defesa
:arrow: Enxugar a estrutura, vender subsidiárias e reestruturar o foco de atuação
:arrow: Desenvolver novos projetos em solo norte-americano, que criem empregos para norte-americanos

A Boeing deixar aviação civil não é esquisito. A lockheed Martin viu que não tinha como competir e passou a focar na área de defesa. E a McDonnell Douglas errou tanto na aviação civil que acabou sendo comida pela Boeing. O problema é que nos EUA não tem ninguém que possa comer a Boeing. Ao mesmo tempo, para o estado norte-americano não é aceitável perder a industria de aviação civil.

Aconteceu com a General Motors. A GM antes da crise de 2008 era gigantes, atuação global em mercados, fábricas e desenvolvimento de produtos, comprava toda marca que achasse interessante. Na época tinha matérias que a GM colocaria US$ 2 bi no projeto da F1 e tratado como troco.

Depois da crise de 2008 virou uma montadora de pick-ups e SUV com foco nos EUA. Para isso, se desfez de marcas norte-americanas e estrangeiras (Opel, por exemplo), saiu da maioria dos mercados estrangeiros (coreia, Europa, Austrália, boa parte da América Latina) e enxugou a gama de modelos produzidos. Hoje o desenvolvimento e produção de carros ficou para os sócios chineses e ainda atua no Brasil com gama de produtos de origem chinesa. E com o advento da crise é bem possível que venda a operação de carros para os chineses e fique apenas nos EUA.

O mundo deu tantas cambalhotas nessa década que no último ano a PSA (os franceses da Citroen e Peugeot com dinheiro do governo francês e sócio chinês) estava interessada em comprar a General Motors para entrar no mercado norte-americano.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: BOEING X AIRBUS

#78 Mensagem por Túlio » Qua Abr 15, 2020 2:59 pm

As conclusões me parecem focadas num único modelo, sem qualquer olhada para a chamada Big Picture: enquanto a Airbus produzia e vendia normalmente seus principais modelos (A32X especialmente), a Boeing produzia e estocava muitas centenas de MAX, até serem resolvidas as questões de segurança e consequente homologação. No que deu essa treta de histeria, a Airbus começou fechando uma de suas linhas mais importantes, a que fica na China, e continuava com muitos pedidos por atender, o que passou a fazer com as que tinha na Europa e EUA, ainda que começando a estourar prazos e tomar multas por isso. Quando começou a fechar linha na Europa e depois nos EUA, a grande diferença: a Airbus continua com pedidos mas sem aeronaves prontas nem prazo para recomeçar, já a Boeing tem quase MIL 737 prontinhos e parados, aguardando pela nova homologação, daí é só fazer as modificações - porque o pânico não vai durar muito mais, até alguns dos seus mais laureados propagadores já começam a rever suas posições, tendo finalmente visto o que até um MANOLO que nem eu viu desde o começo: isso não é nem tem como ser sustentável - e aguardar a reabertura das linhas e retomada das atividades das companhias para sair entregando aviões que já estão prontos, só esperando o dono vir buscar.

Sobre o papel da EMBRAER nisso e a questão do "vai - não vai" da BBC, preferiria debater no tópico correspondente, aqui é Boeing vs Airbus. E para mim a Boeing continua MUITO na frente, ainda mais com o longo tempo extra que ganhou com essa histeria toda (quase que dá para chamar o Vírus da China de Vírus da Boeing :mrgreen: , pois me parece ser a que mais ganhou/ganha com isso)...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: BOEING X AIRBUS

#79 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 09, 2020 9:19 pm

Nada definido
Boeing poderá lançar 767 remotorizado e um derivado do 757
Projeto NMA depende dos desdobramentos da crise atual e do futuro do 737 MAX

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... fjlJNMJ86E




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viper PT
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 153
Registrado em: Sex Jan 26, 2018 10:28 pm
Agradeceram: 3 vezes

Re: BOEING X AIRBUS

#80 Mensagem por Viper PT » Ter Mai 26, 2020 6:26 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Mai 09, 2020 9:19 pm Nada definido
Boeing poderá lançar 767 remotorizado e um derivado do 757
Projeto NMA depende dos desdobramentos da crise atual e do futuro do 737 MAX

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... fjlJNMJ86E
Esperemos que a pressa não produza mais gambiarras tipo 737 Max!
Esperemos!!!




EX DSA
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: BOEING X AIRBUS

#81 Mensagem por Túlio » Ter Mai 26, 2020 6:35 pm

Neste momento os papéis das que eu marco, BA, AIR.PA e LMT estão subindo. Bonitinho de ver mas não confio nem um pouquinho, creio que vem chumbo muito mais gro$$o por aí, os chinas recém começaram a atacar...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: BOEING X AIRBUS

#82 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 26, 2020 9:20 pm

Neste momento a Boeing só não está falida e entregue as baratas porque tem o tio Sam por trás e a sua veia militar para segurar as pontas.
Na seara comercial, duvido que a empresa produza algo novo, porque antes vai ter que resolver, e muito bem, os problemas com os atuais projetos.
Até o 777-X estava dando para trás dia desses.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder