Mirage 2000

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mirage 2000

#1 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Nov 07, 2008 9:27 pm

Para esquecer um pouco o FX-2, um tópico que é uma homenagem a um dos melhores e mais bonitos aviões já produzidos, admirado por muitos e atuante no Jaguar da FAB, nossos queridos "Matusas".

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Um vídeo clássico:



Mirage 2000 It's My Life.

[]'s




Editado pela última vez por AlbertoRJ em Sex Nov 07, 2008 9:59 pm, em um total de 1 vez.
Alberto -
Carlos Mathias

Re: Mirage 2000 - Imagens e comentários

#2 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Nov 07, 2008 9:35 pm

Um dos mais belos aviões já produzidos. Na minha cabeça ficam este e o SU-27. O Matusão é bonito pacas mesmo.




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Mirage 2000 - Imagens e comentários

#3 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Nov 07, 2008 9:41 pm

Os françuá acertaram a mão com ele, magnífico.

[]'s




Alberto -
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Mirage 2000

#4 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Nov 07, 2008 10:59 pm

Pequeno histórico operacional:

- 1995 - Mirage 2000 franceses participaram na operação "Deliberate Force" sobre a Bósnia.
- 1996 - Mirage 2000 grego abateu um F-16D turco (serial 91-0023) com um míssil R550 Magic II.
- 1999 - Mirage 2000 franceses na operação "Allied Force", no Kosovo, com quase 100% de aproveitamento.
- 1999 - Mirage 2000 indianos participam do conflito de Kargil em ataques à grande altitude (515 sortidas e 240 missões de ataque).
- 2000/2001 - Mirage 2000 franceses participam da intervenção da OTAN Afganistão.
- 2007 - Mirage 2000D franceses em apoio às tropas da OTAN no Afganistão.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Mirage 2000

#5 Mensagem por Paisano » Sex Nov 07, 2008 11:32 pm

Fico curioso como poderia ser uma atualização para a versão M (ou BR, como queiram) dos Mirage 2000C da FAB. :?




Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

Re: Mirage 2000

#6 Mensagem por Jacobs » Sex Nov 07, 2008 11:40 pm

Eu ainda sou a favor de comprar mais um lote de matuzões pra complementar os F-5M. E com um pequena modernização (integração do Derby e disponibilização de Data-link) eles seriam bem mortiferos. :evil:




Imagem
Knight
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 289
Registrado em: Dom Jul 08, 2007 12:26 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: Mirage 2000

#7 Mensagem por Knight » Sex Nov 07, 2008 11:44 pm

Paisano escreveu:Fico curioso como poderia ser uma atualização para a versão M (ou BR, como queiram) dos Mirage 2000C da FAB. :?
Com apenas 12 podemos pensar no data-link (acredito que vale à pena, mas tem que combinar)
Com 24 já pode ser considerado usar o derby (mas fica caro)
Com 36 podemos homologar armamento padrão da FAB (mas fica caro), talvez até considerar o padrão 2000-5 (mas fica muito caro).

Sem falta de grana, podemos ter a versão BR, melhor que o 2000-5 com vida útil de 15 anos pela frente (mas fica realmente caro, quase um Gripen).

Obs. Suposições, não fiz a conta em detalhes.

[]´s

Knight_MSoares




Knight
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 289
Registrado em: Dom Jul 08, 2007 12:26 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: Mirage 2000

#8 Mensagem por Knight » Sex Nov 07, 2008 11:49 pm

Jacobs escreveu:Eu ainda sou a favor de comprar mais um lote de matuzões pra complementar os F-5M. E com um pequena modernização (integração do Derby e disponibilização de Data-link) eles seriam bem mortiferos. :evil:
SE o escolhido for o Rafale, isso fica 'quase' de brinde (é negociável por pouco mais que o preço do primeiro lote).

É uma questão de urgência e vontade.

Principalmente, devemos resolver primeiro o FX2.
Os outros candidatos podem oferecer soluções rápidas se for do nosso interesse.

[]´s

Knight_MSoares




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Mirage 2000

#9 Mensagem por Juniorbombeiro » Sáb Nov 08, 2008 12:01 am

Sem dúvida trata-se (na minha opinião) do avião de combate mais lindo já construído. Conseguiu unir a tecnologia moderna (fly-by-wire, FADEC, Digibus, Glass cockpit, etc) com o design classico dos anos 50. Notem como sua fuselagem é limpa e suas proporções são harmoniosas (asas e deriva no tamanho certo, nariz afilado, fuselagem esguia e arredondada, entradas de ar proporcionais), um primor de engenharia, uma verdadeira obra de arte com asas, deveria haver um exposto no Louvre.

Bom já puxei o saco bastante, agora vou destilar um pouco de veneno, meu antigo hobby de bombeiro voluntário não aconselha fazer isso, mas vou botar um pouco de fogo neste tópico. :twisted:

/Hellmanns Mode On:/
Trata-se de um avião que não goza de unanimidade aqui no fórum, mas ele é muito bonito para ser aposentado :lol: . Eu gostaria de vê-lo modernizado e em maior quantidade, cumprindo a missão que cabe ao GDA, defesa aerea. Ums 3 GDAs (centro-oeste para cuidar da capital, norte para cuidar do Chapolim e sudeste para cuidar da nossa infra-estrutura industrial). Podemos exercer opção de compra de mais 4, tentar comprar os do Peru, que eles não usam muito e comprar mais um lote dos Croasantes. Poderiam ter revisão estrutural com ampliação da vida útil e padrão -5/9 com os quatro pilones ventrais para misseis e maior capacidade de combustível (feito com a Dassault, para acalmá-los pela perda do FX-2 :twisted:), aviônica da Elbit, databus MIL 1553B (parece que as versões a partir do -5 já usam no lugar da tranqueira do Digibus), datalink padrão FAB, armamento padronizado com o resto da frota, motor SNECMA M53 PX3 mais potente e econômico e radar moderno, aí teriamos 3 opções: ELTA EL/M 2052 (AESA e deve ser caro, não sei se a coleira francesa libera mas foi oferecido na India), RDY-2 (já integrado à aeronave nas versões mais novas, porém caro, será que não dá pra colocar antena AESA :?:) e RDY-3 (antigo RC-400, mais barato, mas menos capaz), um IRST também vinha bem, pode ser o do Rafale, o Pirate ou até o do Gripem.
/Hellmanns Mode Off:/

Mas que bela salada de fruta que ficou. Acho que terminei, sei que não é viavel, então podem descer o cacete agora, foi só uma Hellmann´s, afinal maionese é uma invenção francesa [003] [003] . Mas ia ficar um P#*a Avião, alguém tem mais alguma sugestão para transformá-lo num "Muscle Plane" :?: :?: , sem levar muito em conta a vontade da FAB, só viajando mesmo.




Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: Mirage 2000

#10 Mensagem por Gerson Victorio » Sáb Nov 08, 2008 12:12 am

projeto escreveu:Pequeno histórico operacional:

- 1995 - Mirage 2000 franceses participaram na operação "Deliberate Force" sobre a Bósnia.
- 1996 - Mirage 2000 grego abateu um F-16D turco (serial 91-0023) com um míssil R550 Magic II.
- 1999 - Mirage 2000 franceses na operação "Allied Force", no Kosovo, com quase 100% de aproveitamento.
- 1999 - Mirage 2000 indianos participam do conflito de Kargil em ataques à grande altitude (515 sortidas e 240 missões de ataque).
- 2000/2001 - Mirage 2000 franceses participam da intervenção da OTAN Afganistão.
- 2007 - Mirage 2000D franceses em apoio às tropas da OTAN no Afganistão.

[]'s
Projeto,

Se não estou enganado...não foi no conflito da Bósnia que um "N" foi abatido?....até cheguei a ver o vídeo na época....

Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Mirage 2000

#11 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Nov 08, 2008 12:15 am

GERSON VICTORIO escreveu:
projeto escreveu:Pequeno histórico operacional:

- 1995 - Mirage 2000 franceses participaram na operação "Deliberate Force" sobre a Bósnia.
- 1996 - Mirage 2000 grego abateu um F-16D turco (serial 91-0023) com um míssil R550 Magic II.
- 1999 - Mirage 2000 franceses na operação "Allied Force", no Kosovo, com quase 100% de aproveitamento.
- 1999 - Mirage 2000 indianos participam do conflito de Kargil em ataques à grande altitude (515 sortidas e 240 missões de ataque).
- 2000/2001 - Mirage 2000 franceses participam da intervenção da OTAN Afganistão.
- 2007 - Mirage 2000D franceses em apoio às tropas da OTAN no Afganistão.

[]'s
Projeto,

Se não estou enganado...não foi no conflito da Bósnia que um "N" foi abatido?....até cheguei a ver o vídeo na época....

Gerson
Teve um que foi abatido por anti-aérea sim, acho que foi na Bósnia mesmo.

[]'s




Alberto -
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Mirage 2000

#12 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Nov 08, 2008 12:18 am

Juniorbombeiro escreveu:Sem dúvida trata-se (na minha opinião) do avião de combate mais lindo já construído. Conseguiu unir a tecnologia moderna (fly-by-wire, FADEC, Digibus, Glass cockpit, etc) com o design classico dos anos 50. Notem como sua fuselagem é limpa e suas proporções são harmoniosas (asas e deriva no tamanho certo, nariz afilado, fuselagem esguia e arredondada, entradas de ar proporcionais), um primor de engenharia, uma verdadeira obra de arte com asas, deveria haver um exposto no Louvre.

Bom já puxei o saco bastante, agora vou destilar um pouco de veneno, meu antigo hobby de bombeiro voluntário não aconselha fazer isso, mas vou botar um pouco de fogo neste tópico. :twisted:

/Hellmanns Mode On:/
Trata-se de um avião que não goza de unanimidade aqui no fórum, mas ele é muito bonito para ser aposentado :lol: . Eu gostaria de vê-lo modernizado e em maior quantidade, cumprindo a missão que cabe ao GDA, defesa aerea. Ums 3 GDAs (centro-oeste para cuidar da capital, norte para cuidar do Chapolim e sudeste para cuidar da nossa infra-estrutura industrial). Podemos exercer opção de compra de mais 4, tentar comprar os do Peru, que eles não usam muito e comprar mais um lote dos Croasantes. Poderiam ter revisão estrutural com ampliação da vida útil e padrão -5/9 com os quatro pilones ventrais para misseis e maior capacidade de combustível (feito com a Dassault, para acalmá-los pela perda do FX-2 :twisted:), aviônica da Elbit, databus MIL 1553B (parece que as versões a partir do -5 já usam no lugar da tranqueira do Digibus), datalink padrão FAB, armamento padronizado com o resto da frota, motor SNECMA M53 PX3 mais potente e econômico e radar moderno, aí teriamos 3 opções: ELTA EL/M 2052 (AESA e deve ser caro, não sei se a coleira francesa libera mas foi oferecido na India), RDY-2 (já integrado à aeronave nas versões mais novas, porém caro, será que não dá pra colocar antena AESA :?:) e RDY-3 (antigo RC-400, mais barato, mas menos capaz), um IRST também vinha bem, pode ser o do Rafale, o Pirate ou até o do Gripem.
/Hellmanns Mode Off:/

Mas que bela salada de fruta que ficou. Acho que terminei, sei que não é viavel, então podem descer o cacete agora, foi só uma Hellmann´s, afinal maionese é uma invenção francesa [003] [003] . Mas ia ficar um P#*a Avião, alguém tem mais alguma sugestão para transformá-lo num "Muscle Plane" :?: :?: , sem levar muito em conta a vontade da FAB, só viajando mesmo.

O grande problema é que os nossos "Matusas" são os mais velhos de todos. :(
Mas como a célula é muito resistente MESMO, pode ser que ainda voem muito.

[]'s




Alberto -
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Mirage 2000

#13 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Nov 08, 2008 12:29 am

Falando dos nossos, direto do site da Cruzex:

Imagem

[]'s




Alberto -
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Mirage 2000

#14 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Nov 08, 2008 12:30 am

Para uma comparação entre o belo e o feio:

Imagem

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
caixeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Dom Abr 20, 2008 10:34 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: Mirage 2000

#15 Mensagem por caixeiro » Sáb Nov 08, 2008 12:54 am

Knight escreveu:
Paisano escreveu:Fico curioso como poderia ser uma atualização para a versão M (ou BR, como queiram) dos Mirage 2000C da FAB. :?
Com apenas 12 podemos pensar no data-link (acredito que vale à pena, mas tem que combinar)
Com 24 já pode ser considerado usar o derby (mas fica caro)
Com 36 podemos homologar armamento padrão da FAB (mas fica caro), talvez até considerar o padrão 2000-5 (mas fica muito caro).

Sem falta de grana, podemos ter a versão BR, melhor que o 2000-5 com vida útil de 15 anos pela frente (mas fica realmente caro, quase um Gripen).

Obs. Suposições, não fiz a conta em detalhes.

[]´s

Knight_MSoares
Bem que a FAB os Sul Africanos e outros ja quizeram mais os franceses querem vender Rafales, fazer oque, mais e tudo no final uma questao de ter grana os Alemaes tem seus Phatom II com AIM-120 AMRAAM e radares APG-65 muito bem cuidados e vao ficar por la ate 2012 se tivessemos a grana deles bem que algumas solucoes apontadas aqui serviriam de tapao ate 2014.

Abracos Elcio Caixeiro




---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
Responder