O Exército que temos e o Exército que precisamos

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#151 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 10, 2019 5:25 pm

Túlio escreveu: Dom Nov 10, 2019 2:04 pm Claro, com a atual Primavera Sul-Americana (e é primavera mesmo :mrgreen: ) há um crescente enfoque em postergar melhorias para poder operacionalizar o que já se tem e que pode ser necessário a qualquer momento, tipo cada Cascavel, Urutu, Guarani e até M-113. No que a "onda" passar, ideias ainda melhores surgirão e as que já existem estarão mais maduras. Assim, é ponto de vista: tu pareces ver o copo meio vazio, eu o vejo meio cheio.
Pelo menos nenhum de nós dois SE OFENDE com ele. :lol: :lol: :lol: :lol: [/Justificar]
Meu caro Túlio, para ser bem honesto e direto, quero muito acreditar que tudo o que dizes de fato está ocorrendo, mesmo que a conta gotas e nos escrutínios do poder organizacional castrense.
Mas é como eu sempre digo aqui... 'é mais fácil mudar doutrinas do que mentalidades nas ffaa's'.
Aqui e ali sinto isto que dizes as vezes no meu trabalho, então, me corre uma certa esperança de que as coisas realmente possam mudar. Não como queremos ou na velocidades que precisamos, mas elas ocorrem. Com os militares não é diferente.
O pessoal com quatro estrela hoje são ten e capitães de fins de 1970 's e anos 1980's. Eles já viram muitas coisas em termos de transformação da sociedade, do mundo, da tecnologia e da forma de se fazer guerra. E isto moldou de certa forma a profissionalidade de muitos, mas não de todos. Mas esta é uma questão de equilíbrio fino e de ajustes que a própria força engendrará com o tempo.
De qualquer forma, copo meio cheio ou meio vazio, espero que realmente as coisas mudem. Não por questões de filigranas organizacionais ou tradicionalices, mas porque de fato enendemos que mudar faz parte essencial do negócio. E se não o fizermos, alguém o fará primeiro que nós, e isto gerará consequências para o país como um todo que podem não ser necessariamente boas. E se não estivermos minimamente preparados, como de fatos nunca estamos, do ponto de vista essencialmente material e doutrinal, bem, ficamos a ver o que acontece e o que o futuro nos reserva.
Tomara que ele seja melhor do que ontem.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#152 Mensagem por gabriel219 » Seg Nov 11, 2019 12:09 am



O último trecho mostra o K2 submerso abaixo de 4,1 metros de água, mesmo com o canhão submerso.

Outros VBC's, como Leopard 2A7 e o T-90MS possuem capacidades similares, variando de 4 metros até 5 metros. Isso depende mais do Snorkel do que do VBC em si, mas é somente para ilustrar a capacidade de contigência para travessia de determinados cursos d'água em menos de 1 hora.

O ideal é sempre ter IRB's e, principalmente, M3 Rig. Este último deveria haver ao menos 5 em cada Brigada Blindada e Cav Mec, com as Unidades (RCB e RCM) possuindo ao menos 5 viaturas lança-pontes cada, sendo M60A1 ALVB/M ou VBE LP Guarani.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#153 Mensagem por gabriel219 » Seg Nov 11, 2019 12:24 am

Aliás nem precisaríamos de Guarani, daria pra colocar numa viatura Mk6 no chassis 8x8 da Tatra:
Imagem

Eu votaria na Leguan, que é uma ponte que já operamos, possui 15 metros de comprimento e categoria MLC70, que poderia suportar qualquer viatura.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#154 Mensagem por gabriel219 » Qua Nov 13, 2019 6:18 pm

Duas coisas que poderiam ser pensadas aqui, no futuro:

Plataforma de apoio de fogo para tropas leves, principalmente em regiões urbanas:


Arma que deveria conter em todo GC Blindado:




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#155 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 14, 2019 6:21 pm

Aqui nós temos a ALAC, que é basicamente uma cópia mal feita da AT-4 e o Carl Gustav.
Muito mais simples adquirir a licença de produção destes dois modelos suecos e de suas respectivas munições do que ficar inventando a roda.
Mas...

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#156 Mensagem por gabriel219 » Qui Nov 14, 2019 7:10 pm

Mesmo com a licença de ambos, o Pzf 3IT tem lugar cativo no GC Blindado.

Outra arma interessante para Inf Lv, principalmente de Selva, é o GS777. 3,19 kg e tem toda a utilidade do RPG, extremamente útil em luta urbana.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#157 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 14, 2019 10:53 pm

Eu particularmente sinto falta de um míssil AC leve para as tropas FAR-E e CFN. Mas sequer temos um míssil AC no exército, e o CFN utiliza o RBS-56 Bill de primeira geração ainda.

O NLOS poderia ser um ótimo acréscimo, ou outro modelo semelhante que fizesse o mesmo trabalho. Junto com o AT-4 e CG Mod 4 já estaria de bom tamanho para começar.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#158 Mensagem por gabriel219 » Sex Nov 15, 2019 12:59 am

NLOS?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#159 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 15, 2019 6:14 pm

gabriel219 escreveu: Sex Nov 15, 2019 12:59 amNLOS?
Correção, NLAW da SAAB.

Imagem

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#160 Mensagem por gabriel219 » Sáb Nov 16, 2019 12:10 am

Há o Spike SR, que tem alcance maior e maior poder de penetração. É praticamente o LR2, porém com menos combustível e sensor IR mais barato.

É uma opção superior ao NLAW.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#161 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 16, 2019 1:44 am

É também uma opção, embora eu seja de opinião que deveríamos mesmo é comprar um projeto lá fora e produzir aqui sob licença. Ofertas não faltam, já que o MSS 1.2 não deu em nada mesmo.

O que não é mais admissível é o maior exercito ao sul do Equador não possuir um único tipo de míssil AC operacional em toda a sua vida. É ofensivo a inteligência alheia o EB não operara um mísero míssil AC quando até guerrilhas e terroristas maltrapilhos da África à Ásia possuem os seus.

Simplesmente não há explicação lógica para isso. Falta de dinheiro é uma desculpa risível. Falta de vontade seria mais honesto e real.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#162 Mensagem por gabriel219 » Sáb Nov 16, 2019 10:36 am

Não precisaríamos fabricar sob licença o Spike SR, já que o mesmo é mais útil para Tropas de Operações Especiais e Pelotões de Reconhecimento, algo em torno de 300 unidades. Deveríamos produzir o Spike LR2 e o ER2, que precisaríamos de quantidades na casa dos milhares.

Em conjunto, penso que para capitalizar a Embraer Defesa, a mesma poderia adquirir a SIATT e adquirir os direitos de fabricação do Ingwe e do Mokopa, que seriam nossos mísseis AC mais baratos e que teríamos em maior quantidade, deixando o Spike como míssil para uso ofensivo de alta mobilidade (Plt AC, Viaturas e Helicópteros).

Sem dúvidas o Mokopa e o Ingwe são mísseis mais baratos de serem fabricados, mas seria excelente termos ambos. Mokopa poderia ser o nosso Hellfire, com ogiva tripla multipropósito e versão termobárica, guiado por laser, deixando o Spike ER2 para função anticarro somente. O mesmo para o Ingwe (com versão termobárica) em comparação ao Spike LR2 (anticarro).

Um míssil como o Ingwe, barato e com poder multipropósito, é muito útil, haja vista o uso do Kornet por Forças Russas na Síria, funcionando a maior parte do tempo como míssil antiestrutura, já que praticamente equivale a um projétil de 152 mm de artilharia.

:arrow: Primeira linha: Spike LR2, Spike ER2 (ambos em função prioritária como anticarro) e Spike NLOS (uso múltiplo, inclusive como peça de artilharia);

:arrow: Segunda Linha: Mokopa (ogiva tripla, com duas anticarro e uma capa termobárica de fragmentação), Ingwe (anticarro e termobárica) e o SS 40G (com ogiva multipropósito como o Mokopa, capacidade anticarro); e

:arrow: Terceira linha: Panzerfaust 3IT (GC Fz Blind), Carl Gustav M4 (GC Ap Fg Lv, Mec e Blind) e GS777 (GC Fz Lv e Sl); e

:arrow: Quarta Linha: ALAC 2.0 e/ou AT-4CS.

Maior quantidade dos materiais de baixo para cima. O Spike SR seriam para forças especiais e de reconhecimento, como Precursores, COPESP, PelOpEs e PelExplr. Não haveria necessidade de produzi-lo nacionalmente.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#163 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 26, 2020 10:34 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1173
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 220 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#164 Mensagem por RobsonBCruz » Qui Fev 27, 2020 8:51 am

FCarvalho escreveu: Qua Fev 26, 2020 10:34 pm Editorial da ECEME

https://www.yumpu.com/pt/document/view/ ... o-exercito
É de 2009.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#165 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 27, 2020 10:08 am

Não tinha percebido. Olhei apenas o material em geral. Mas de qualquer forma, acho uma leitura pertinente. Serve de comparativo com o que deve haver hoje. Aliás vou dar uma olhada por aí para ver se encontro algo da ECEME a despeito deste texto para ver o que mudou, ou não.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder