Universidade baiana omite "raça branca" em inscrição

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

Universidade baiana omite "raça branca" em inscrição

#1 Mensagem por Edu Lopes » Ter Set 16, 2008 11:44 am

Universidade Federal da Bahia omite 'raça branca' em inscrição para vestibular

Publicada em 16/09/2008 às 10h26m
O Globo


BRASÍLIA e SALVADOR - A ficha de inscrição para o próximo vestibular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) pede aos candidatos que indiquem a sua etnia e oferece uma série de opções para os estudantes, mas não cita a raça branca. Quem se considera branco, portanto, deve marcar a categoria "outras". As demais opções listadas no formulário são: "preto", "pardo", "índio descendente", "aldeado" (no caso de índios que vivem em aldeias) e "quilombolas".

O pró-reitor de Ensino de Graduação da UFBA, Maerbal Marinho, disse que a omissão da raça branca tem caráter meramente operacional. Isso porque, segundo ele, a ficha lista apenas as etnias beneficiadas pelo sistema de cotas da universidade, que reserva 45% das vagas para estudantes de escolas públicas, com subcotas para os autodeclarados negros e índios.

Militante negro se diz surpreso com medida

Diferentemente de outras instituições de ensino, argumentou Maerbal, os candidatos no vestibular concorrem pelo sistema de cotas automaticamente. Para isso, basta que assinalem uma das cinco opções beneficiadas pela reserva de vagas na inscrição via internet.

- As etnias que constam no formulário correspondem às que concorrem a uma das vagas no sistema de cotas. É assim desde 2005.

A falta de uma opção específica para candidatos brancos surpreendeu frei David Santos, fundador da Educafro, rede de cursos pré-vestibulares para negros e pobres.

- O ideal é que o sistema de informática da universidade colocasse todas as opções. Se não colocou, eu gostaria de ouvir o reitor da universidade. Isso merece um debate - afirmou frei David, ressalvando que desconhece detalhes do sistema de inscrição no vestibular da universidade baiana.

Para ele, no entanto, a omissão serve para que os candidatos brancos sintam na pele a exclusão a que pretos e pardos são submetidos no país:

- Inconsciente ou conscientemente, a universidade está levando quem é euro-descendente a fazer a experiência de não se ver refletido, a exemplo do que sofre e sofreu a comunidade indígena e negra em vários setores da sociedade brasileira.

O pró-reitor, no entanto, rejeita qualquer interpretação de racismo às avessas. Ele destacou que os candidatos devem preencher um questionário socioeconômico que registra outras opções étnicas, incluindo a branca.

- Só está destacado quem tem direito às cotas. Se eu botar brancos, alguém pode dizer que é asiático e reclamar, assim como um índio americano e por aí vai. Onde a gente acabaria essa lista? - afirmou Maerbal.

UFBA reserva 45% de vagas para alunos de rede pública

A UFBA reserva 45% de suas vagas no vestibular para egressos da rede pública, sendo que 2% vão para descendentes de índios e os demais 43% seguem a seguinte lógica: 80% dessas vagas são preenchidas por autodeclarados pretos e pardos e os demais 20% para outras etnias.

A vestibulanda Laine Lima dos Santos, de 22 anos, que assinalou a opção "parda" na ficha eletrônica, disse que a omissão pode fomentar um preconceito ao contrário:

- Acho errado que não tenha a opção branca no formulário, porque existem pessoas que têm pais europeus, são brancas e não podem explicitar sua etnia. Acho importante a valorização do afro-descendente, mas isso não pode gerar preconceito às avessas.


Fonte: http://oglobo.globo.com/educacao/mat/20 ... 241913.asp
Sou branco, heterosexual, classe média. Será que sou um pária na sociedade brasileira?




ImagemImagem
Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

Re: Universidade baiana omite "raça branca" em inscrição

#2 Mensagem por Kratos » Ter Set 16, 2008 12:56 pm

Ainda não, mas será.




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
foca
Júnior
Júnior
Mensagens: 65
Registrado em: Qui Ago 14, 2008 4:57 pm

Re: Universidade baiana omite "raça branca" em inscrição

#3 Mensagem por foca » Ter Set 16, 2008 1:01 pm

E o Brasil indo mais uma vez na contramão do mundo.




Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

Re: Universidade baiana omite "raça branca" em inscrição

#4 Mensagem por Kratos » Ter Set 16, 2008 1:03 pm

Graças aos esquerditas e ao imbecis que dão ouvidos à eles, estão demolindo o país com o discurso do "politicamente correto".




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Universidade baiana omite "raça branca" em inscrição

#5 Mensagem por Guerra » Ter Set 16, 2008 4:34 pm

Para ele, no entanto, a omissão serve para que os candidatos brancos sintam na pele a exclusão a que pretos e pardos são submetidos no país:

- Inconsciente ou conscientemente, a universidade está levando quem é euro-descendente a fazer a experiência de não se ver refletido, a exemplo do que sofre e sofreu a comunidade indígena e negra em vários setores da sociedade brasileira.
Na hora que começar o quebra-quebra esses vagabundos são os primeiros a colocar a culpa nos EUA.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Universidade baiana omite "raça branca" em inscrição

#6 Mensagem por Bolovo » Ter Set 16, 2008 11:57 pm

Edu Lopes escreveu:Sou branco, heterosexual, classe média. Será que sou um pária na sociedade brasileira?
Você é a culpa de todos os problemas do MUNDO.

É branco? Então é o culpado pela escravidão na africa, o exterminio dos indigenas americanos e pelos seculos de roubos a asia. É heterosexual? É sua culpa a AIDS, o Ebola, o preconceito contra homosexuais. É classe média, iihhh, agora ferrou, você é da ZELITE, é culpa sua o país ter tantos pobres, é culpa sua a Africa passar fome, é culpa sua hondurenhos trabalharem em semi-escravidão, tudo é culpa sua. Ser normal no Brasil, pagar impostos, estar dentro da lei, é a pior coisa do mundo, a classe média aqui é responsavel até pelo 11 de setembro e pela tectonica de placas que todo ano mata cruelmente asiáticos com tsunamis birutas. Nasceu no lugar errado, cara...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8830
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 428 vezes

Re: Universidade baiana omite "raça branca" em inscrição

#7 Mensagem por Pablo Maica » Qua Set 17, 2008 10:10 am

Se eu estivesse lah e prestasse vestibular processaria a faculdade!

Apresentaria vários laudos indicando que fui afetado emocinalmente por essa discriminação racista blah blah blah!

Para eles sentirem na pele como é serem processados por racismo!


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Universidade baiana omite "raça branca" em inscrição

#8 Mensagem por talharim » Qui Set 18, 2008 12:42 pm

Mas sou pardo e tenho a bunda branca por não tomar Sol.

Como justificaria minha cor nessa universidade racista baiana ?




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60646
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6367 vezes
Contato:

Re: Universidade baiana omite "raça branca" em inscrição

#9 Mensagem por Túlio » Qui Set 18, 2008 12:51 pm

TALHARIM: VOLTES JÁ PARA A SENZALA, SENÃO PEGAS UM PELOURINHO, POWS!!!

Aliás, nem vou mais escrever 'Menos, Talharim, menos' senão arrisco a ser tachado de racista, processado, fuzilado & quetales... :shock:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Universidade baiana omite "raça branca" em inscrição

#10 Mensagem por Skyway » Qui Set 18, 2008 2:41 pm

Não comento mais sistemas de cotas....é um absurdo a existência disso.

Agora, se omitissem a opção "negro", tava armado banzé. Eram protestos, reitoria invadida, armários queimados......




AD ASTRA PER ASPERA
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Universidade baiana omite "raça branca" em inscrição

#11 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Set 18, 2008 9:17 pm

Gostei, era o mais lógico a ser fazer, devido a uma lei idiota eles tem que por um questionário totalmente irrelevante para o ensino, então põe só as opções para se enquadrar na lei e não gasta mais papel.
E pode até dar uma dica "não escolha outras", porque, mesmo que o cara seja mais branco do que leite, tipo eu, e disser que é negro ta valendo.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60646
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6367 vezes
Contato:

Re: Universidade baiana omite "raça branca" em inscrição

#12 Mensagem por Túlio » Qui Set 18, 2008 9:58 pm

Nao existem mais negros nem brancos, só afrodescendentes e eurodescendentes, a gente agora é descendente de uma raça inteira e não mais de nossos genitores, POWS!!! Daqui a pouco não me deixam mais ser filho da Mãe nem do Pai... :evil:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8830
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 428 vezes

Re: Universidade baiana omite "raça branca" em inscrição

#13 Mensagem por Pablo Maica » Sex Set 19, 2008 8:16 am

Eu vou inventar uma raça nova só pra mim... ai vou passar em tudo quanto é coisa com a desculpa de ser uma minoria!



Um abraço e t+ :D




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

Re: Universidade baiana omite "raça branca" em inscrição

#14 Mensagem por Sniper » Dom Set 21, 2008 10:23 am

Na Bahia os negros são ampla maioria. Os questionários são inteiramente voltados a política de cotas, ou seja, servem para determinar em que tipo de reserva o candidato entra. Se ele for branco ou egresso de instituição de ensino privada, o questionário não os interessa.

Não sei porque tanta seleuma! :roll:

E vêr brancos de classe média que sempre tiveram acesso a melhor educação e as melhores oportunidades se sentirem "descriminados" por causa de um questionário é no mínimo patético.




Imagem
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8830
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 428 vezes

Re: Universidade baiana omite "raça branca" em inscrição

#15 Mensagem por Pablo Maica » Dom Set 21, 2008 11:35 am

Engraçado que pra entrar na faculdade eu fiz vestibular como todo mundo... nada de especial para a classe dominante e perversa dos brancos de classe média... sempre estudei em escola pública, ou negros não podem estudar la? Eu paguei o meu cursinho trabalhando, negro não pode trabalhar e pagar os estudos?

É por isso que esse pais nunca vai pra frente... tem sempre alguem querendo levar vantagem... pra mim cota ou é pra retardado que não tem a mesma capacidade mental dos outros ou é pra vagabundo mesmo!

E esse ano vou fazer outro vertibular... continuo trabalhando pra pagar meu cursinho, e estudando, contendo meus gastos pq ganho pouco e manipulando toda a sociedade a meu favor pq sou um branco dominador de classe média!!!

Eu sou o algóz deste pais pq trabalho pago minhas contas e estudo... bons mesmo é esta cambada que vive com suas bolas sei lah o que e cotas para quem tem menos capacidade.


Um abraço e t+ :D




Editado pela última vez por Pablo Maica em Dom Set 21, 2008 11:41 am, em um total de 1 vez.
Responder