Página 1 de 1

Lula decide privatizar Galeão

Enviado: Sex Set 05, 2008 12:20 pm
por cesarw
O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu passar a administração do Aeroporto Internacional
Tom Jobim , atualmente com a Infraero, para uma empresa privada. Viracopos, em Campinas, terá o
mesmo destino. O governador Sérgio Cabral, um dos maiores defensores da privatização e que já
chamou o Galeão de "rodoviária de quinta", além de afirmar que a Infraero tinha que "largar o osso", foi
quem divulgou a notícia, de Londres.
"O presidente me informou que se reuniu nesta semana com o ministro da Defesa, Nelson Jobim,
e que nas próximas semanas o modelo da concessão será finalizado", disse o governador, em nota, cujo
teor foi confirmado pelo Palácio do Planalto e o Ministério da Defesa. Para Cabral, a decisão ajuda a
candidatura do Rio para as Olimpíadas de 2016 e para a Copa de 2014.

Re: Lula decide privatizar Galeão

Enviado: Sex Set 05, 2008 2:19 pm
por vmonteiro
É bom ficarmos atentos, o padrão Brasileiro de privatização é quase sempre associado a processo corrupto de venda.

Primeiro o governo destroi a instituição responsável, depois acusa de má gestão, depois vende em algum acordão a uma instituição que tem curiosamente algum parente desses caras como sócio.

Re: Lula decide privatizar Galeão

Enviado: Sáb Set 06, 2008 2:19 pm
por Bolovo
Ainda bem. Já tava na hora de começar privatizar os aeropuertos! Quanto o que o Monteiro disse, concordo, privatização no Brasil é algo muito, mas muito sujo. Mas eu acredito que tem que privatizar sim.

Re: Lula decide privatizar Galeão

Enviado: Dom Set 07, 2008 10:47 am
por Slip Junior
Eu acho extremamente complicada essa decisão e penso que a decisão de privatizar o Galeão foi um tanto precipitada uma vez que não foi definido ainda o modelo completo que devemos adotar. É fato que a infra-estrutura aeroportuária brasileira necessita de muitos investimentos e que o governo sozinho não tem como investir o necessário, mas também é fato que existem menos de 10 aeroportos no Brasil que dão lucro e que não existe nenhum empresário em assumir os outros aeroportos. Vamos fazer o quê? Privatizar nossos 10 maiores aeroportos (e que, de uma forma geral, são os que necessitam de menos investimentos) e deixar todo o resto nas mãos do governo para que sejam sustentados com recursos públicos? É uma decisão muito mais complexa que a maioria do pessoal pensa...

Abraços