Página 1 de 1

Pra que isto serve?

Enviado: Dom Ago 24, 2008 7:49 pm
por R.A.Barros
Imagem


Há um tempo gostaria de saber pra que serve aquilo entre os estabilizadores verticais e horizontais?
É bem na bunda do avião, parece até um escapamento.


Alguém sabe pra que ele serve? qual sua função ? :?:

Re: Pra que isto serve?

Enviado: Dom Ago 24, 2008 8:04 pm
por Túlio
Ué, num é o escape da APU?

Re: Pra que isto serve?

Enviado: Dom Ago 24, 2008 9:06 pm
por Pablo Maica
Pelo que eu sei é o exaustor da APU interna.


Um abraço e t+ :D

Re: Pra que isto serve?

Enviado: Dom Ago 24, 2008 11:24 pm
por R.A.Barros
Pesquisei, é o APU mesmo, já tinha ouvido falar nele várias vezes, inclusive no simulador, eu precisava dele para ligar as turbinas principais.


Valeu!! :wink:

Re: Pra que isto serve?

Enviado: Seg Ago 25, 2008 9:58 am
por Jacobs
Basicamente é um "turbininha" que gera eletricidade para todo avião. :wink:

Re: Pra que isto serve?

Enviado: Seg Ago 25, 2008 11:27 am
por rodrigo
Aproveitando o embalo, o que são aqueles dois ´´dentes`` embaixo da asa?

Re: Pra que isto serve?

Enviado: Seg Ago 25, 2008 11:50 am
por Túlio
Unidade de Força Auxiliar - APU



A Auxiliary Power Unit é em sua essência, um motor a reação, constituído de uma seção fria, o compressor, e uma seção quente composta de um ou mais estágios de turbina capaz de suprir a aeronave com energia destinada ao sistema elétrico da aeronave, ar comprimido destinado aos sistemas de ar condicionado e pressurização da cabine, partida dos motores principais, e outras funções secundárias. Este motor é totalmente auto-suficiente, controlado por uma caixa de controle que contém um software de gerenciamento responsável pela correta operação da unidade. Todas as solicitações de carga elétrica ou carga pneumática são automaticamente interpretadas pela caixa de controle e convertidas em comandos para controle do regime de operação do motor. Quando solicitada eletricamente e pneumaticamente esta unidade está projetada para produzir aproximadamente energia suficiente para manter os sistemas da aeronave ativos. A APU está geralmente localizada na extremidade posterior da cauda das aeronaves, encontra-se permanentemente ligada quando a aeronave está no terminal aguardando o embarque de passageiros.

http://www.aviacaobrasil.com.br/materias/vem2a.htm
Imagem

Re: Pra que isto serve?

Enviado: Qui Ago 28, 2008 10:07 am
por alcmartin
rodrigo escreveu:Aproveitando o embalo, o que são aqueles dois ´´dentes`` embaixo da asa?
Fala, Rodrigo, bom dia!

São wing fences, ou literalmente, cercas na asa. Existe um movimento lateral do ar na asa que prejudica a sustentação. As wing fences são artifícios p/deter isso.
Os russos que gostavam muito dessa história de wing fences, na séries dos Mig15,17,19 edos SU mais antigos.

http://en.wikipedia.org/wiki/Wing_fence

Aí alguns fabricantes ainda aproveitam e fazem essas fences grandes e botam mecanismos de retração de flaps e outras coisas, aproveitando o espaço.

abs!

Re: Pra que isto serve?

Enviado: Qui Ago 28, 2008 3:45 pm
por Brasileiro
alcmartin escreveu:
rodrigo escreveu:Aproveitando o embalo, o que são aqueles dois ´´dentes`` embaixo da asa?
Fala, Rodrigo, bom dia!

São wing fences, ou literalmente, cercas na asa. Existe um movimento lateral do ar na asa que prejudica a sustentação. As wing fences são artifícios p/deter isso.
Os russos que gostavam muito dessa história de wing fences, na séries dos Mig15,17,19 edos SU mais antigos.

http://en.wikipedia.org/wiki/Wing_fence

Aí alguns fabricantes ainda aproveitam e fazem essas fences grandes e botam mecanismos de retração de flaps e outras coisas, aproveitando o espaço.

abs!
Inicialmente eu pensei que esses "dentes" fossem os vortilons (geradores de vórtice).
Imagem



Mas, olhando a foto à qual ele se referiu, esses "dentes" são na verdade espécies de "trilhos" por onde deslizam os flapes:
Imagem
Imagem


abraços]

Re: Pra que isto serve?

Enviado: Qui Ago 28, 2008 10:18 pm
por alcmartin
Pois é, brasileiro...uma vez perguntei se eram só por causa dos flapes fowlers ou se realmente eram fences. Tipo, o que foi preciso primeiro. Aí disseram que precisavam dos dois... :mrgreen:
Então, acho que são os dois, hehe...

abs!

Re: Pra que isto serve?

Enviado: Qui Ago 28, 2008 11:44 pm
por Vector
alcmartin escreveu:Pois é, brasileiro...uma vez perguntei se eram só por causa dos flapes fowlers ou se realmente eram fences. Tipo, o que foi preciso primeiro. Aí disseram que precisavam dos dois... :mrgreen:
Então, acho que são os dois, hehe...

abs!

Nada disso...

Neste tipo de flape o mecanismo ficaria exposto, então foi preciso carená-los... não são wing fences, são as "canoas dos flapes", cuja única função é carenar os mecanismos (carrinhos e fusos) dos flapes).

Vector

Re: Pra que isto serve?

Enviado: Sex Ago 29, 2008 9:17 am
por alcmartin
Então o cara me enrolou... :evil: De qualquer maneira, acho isso um furo da Boeing:não há qualquer menção sobre eles no manual (de vôo). Somente a verificação visual na externa. Também não citam nada no "Flight controls".
Bom...também é aquela história da filosofia deles: saber só o que precisa... :| e olha que muitos nem isso sabem! :? :D

Re: Pra que isto serve?

Enviado: Sex Ago 29, 2008 9:32 am
por Brigadeiro
Mas Martin... Como assim Boeing... Você não voa Airbus no tapete mágico?
Estás a voar o brinquedo novo? 8-] :wink:

Até mais!

Re: Pra que isto serve?

Enviado: Sex Ago 29, 2008 10:19 am
por alcmartin
Um ano e meio de Rio Sul, 737-300 e 500... :wink:

Abs!

Re: Pra que isto serve?

Enviado: Sex Ago 29, 2008 10:21 am
por Brigadeiro
:wink: :wink: :wink: :wink:

Até mais!