O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11461 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 21, 2023 2:27 pm

Em termos práticos, a corrida que hora se inicia será entre sistemas AAe israelenses, europeus, turcos e chineses. Os russos podem tentar a sorte, mas só por descarrego de consciência e para encher o saco dos norte americanos.

A meu ver, o Barak MX é o sistema mais completo e abrangente que se pode oferecer no momento. Ele tem qualidades e flexibilidade organizacional mais que suficiente para atender às demandas das três forças.

Por fora, os turcos concorrem com o seu HISAR nas versões A, O e U, esta também chamada por eles de SIPER. Todos estão em uso e\ou fase final de desenvolvimento. E se encaixam nos requisitos do processo.

Não creio que um sistema europeu tenha muitas chances visto que os custos literalmente explodiram na Europa em termos de material de defesa. E eles estão tendo muitos problemas com a cadência de produção de qualquer coisa por lá em face da ajuda à guerra na Ucrânia.

A posição do governo atual é bem avessa a qualquer negócios com Israel, e o MD e militares sabem bem disso. Portanto, este processo será levado a conta gotas de forma a que o tempo faça o seu trabalho, assim como a diplomacia e os negociadores de ambos os lados. Israel tem abertura suficiente para trabalhar junto com as ffaa's a fim de inserir os radares e demais sistemas C4I nacionais que se planeja para a AAe. Mas os turcos também podem, assim como os europeus. A questão é qual deles nos oferecerá a melhor relação custo x benefício. Ou seja, quem vai oferecer mais por menos.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11462 Mensagem por knigh7 » Ter Nov 21, 2023 2:35 pm

Os planos plurianuais para as FFAA foram aprovados em setembro. Até 2027 o EB não gastaria com a AAAe de Média Altura pois os valores são numa média de R$18 milhões, o que é justamnete o que a AAAe recebe por ano de média. De AAAe de Média ele pode receber M200Multimissão, já que começou a receber por essa rúbrica o M200 Vigilante. Mas não é orçamento para sistemas de Média Altura:

Imagem

Com o lobby da Embraer conseguiram antecipar o programa.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11463 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 21, 2023 3:07 pm

A Embraer está fazendo o seu dever de casa e não deixando que as politiquices governamentais atrapalhem todo o esforço que a empresa vem fazendo no que tange o desenvolvimento dos radares e demais sistemas anexos para a AAe. E isto é bom porque vai nos permitir dar mais tempo a que outros processos no EB encontrem o seu caminho, sem deixar contudo que influenciem o desenvolvimento de seus produtos. Isto pro si só já é uma grande vitória da empresa, que tem o seu peso junto aos agentes públicos que garantem o mínimo necessário do orçamento.

Quando o EB puder decidir quem vai levar a AAe Média Altura espera-se todo o ciclo referente aos sistemas C4I e radares em desenvolvimento estejam maduros e prontos para operação. Aí é só ver quem se dispõe a integrar os seus mísseis.

Bem, são mais 4 a 5 anos até que algo seja decidido. Ano que vem tem a decisão da VBCOAP SR, com reflexos no orçamento de 2025. E ainda há a renovação da artilharia de campanha AR juntamente. E ainda temos que encarar orçamento para VBTP e VBE Guarani, LMV e Centauro II, que pelo jeito estão sendo salvos pelas emendas parlamentares. Mas isso também tem o seu custo em outras áreas das ffaa's que podem ser atingidas pelos cortes da fazenda nacional. VBC CC e VBC Fuz só devem ter um RFQ talvez em 2027 ou 2028, com qualquer negócio tendo efeitos no orçamento apenas em 2029 ou 2030.

De qualquer forma recursos para a AAe Média Altura vão concorrer com programas de peso dentro do EB, e também com outros nas demais forças, tão importantes quanto a cada uma delas. Agora, fica a saber se todo esse esforço para nacionalizar sistemas terá alguma representatividade real na economia orçamentária na hora de fazer os cálculos de aquisição do sistema a ser escolhido.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11464 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 22, 2023 3:25 pm

Um possível candidato muitíssimo discreto e menos ainda comentado nos fóruns brasileiros para o Programa Defesa AAe Média Altura.

Cheolmae-2
Imagem

Está em serviço na Coréia do Sul e nos EAU.
Alcance e altura dentro dos requisitos emanados pelo EB para o sistema AAe Média Altura.
A versão atual é a block II, que entrou em operação recentemente.
Vamos ver se os sul coreanos se empolgam em oferecer o seu sistema por aqui.
Não seria nenhum problema a eles atenderem na íntegra os muitos requisitos da parte técnica, industrial e logística aposta neste programa.
E recursos para financiamento também não seriam um problema.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11465 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 06, 2023 5:24 pm

Neste momento, a defesa AAe da região amazônica está nas mãos desta figurinha aqui. Contadas a dedo, claro.

Imagem

E se por acaso precisar de mais, vamos ter que entrar na fila. E ela está grande em todos os mercados.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11466 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 26, 2023 1:28 am

Do mesmo modo que o EB "antecipou" a aqusição de um ATGM, o EB também precisa "antecipar" a aquisição dos sistemas C-RAM cujo cronograma atual está previsto para 2028. Nós só temos os Gepards para essa função.
Drones são fundamentais, são baratos e comuns nos T.Os atuais e vamor precisar de abatê-los com canhões e não mísseis. A não ser que sejam drones estratégicos, que sãi raros aqui na AL.
Sem nos esquecer da AAAe de média altura cujo processo (o RFQ) está correndo.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11467 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Dez 26, 2023 9:45 am

Os Manpads e ATGMs deveriam ser ítens tão essenciais nas Forças Armadas quanto é um fuzil. É tão díficil assim adquirir a licença de produção?! Eu sou a favor do desenvolvimento nacional, mas para alguns itens não vale esse esforço todo.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11468 Mensagem por gabriel219 » Ter Dez 26, 2023 9:56 am

Cara, acho até relativamente fácil comprarmos a licença do Igla e produzir sob licença com outro nome, principalmente pelos Russos estar substituindo eles pelo Verba como se fosse manteiga, até PMC estava com Verba. Aqui bastaríamos desenvolver a cabeça-de-guerra, que chegou a ser desenvolvida e testada, uma atualização daquele sensor seria extremamente válido.

Quanto a ATGM, a mesma coisa, o Irã produz Kornet via aquisição de licença, acho que o mesmo míssil ou até outro poderia ser facilmente o futuro míssil do MSS 2.0. Ainda há outros, como Ingwe, MAPATS e por ai vai, mísseis já antigos, mas atualizando a eletrônica, já está bom demais, se transformam em sistemas baratos para produção em massa.

Enquanto damos esses "pulos" de desenvolvimento, o certo mesmo é focarmos no básico, como produção de novas ogivas, FPVs e por ai vai, mas é assunto pra outro tópico.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11469 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 26, 2023 1:58 pm

O Edge Group aparentemente comprou a licença e\ou patente deste sistema sul africano, que não chegou a ser fabricado ou teve seu desenvolvimento terminado aparentemente.

Imagem

Se ele teve continuidade ou não nas mãos dos árabes, a saber.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11470 Mensagem por gabriel219 » Ter Dez 26, 2023 3:45 pm

Sky Knight.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11471 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 27, 2023 12:20 am

Do PEEx 2024-27:

Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11472 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 30, 2023 12:29 pm

gabriel219 escreveu: Ter Dez 26, 2023 3:45 pm Sky Knight.
Espero, seja o caso do MD conversar com os árabes e ver o que se pode fazer ou não em relação a este sistema.
A princípio seria adequado à defesa de curto alcance para toda a infraestrutura militar e civil de comando e controle do país.
Mas comprar uma única bateria para cada ffaa's a fim de "manter doutrina" não vale nem a conversa.
E com certeza não é um sistema barato, se for comprado na íntegra com todos os imputs que aparecem na imagem.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11473 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 30, 2023 12:48 pm

knigh7 escreveu: Qua Dez 27, 2023 12:20 am Do PEEx 2024-27:
Imagem
Os COAAe são estes veículos aqui.

Imagem

Quanto a sensores radar e optrônicos devem estar se referindo à compra de mais radares M-60, e talvez, a compra de um lote inicial de M-200 Vigilante a título de abertura de linha de produção e, provimento da operacionalidade ativa do sistema, que ainda não foi homologado pelo EB, salvo engano.

Com a aposentadoria dos Bofors 40\70 e dos Oerlinkon 35mm, hoje os 5 GAAe do EB estão apenas equipados com os RBS-70NG. Os que chegaram a receber este sistema, claro. Não saberia dizer quantos e\ou quais possuem os mísseis suecos. O 12o GAAe Slv creio foi um dos grupos que receberam, operando-os junto aos Iglas-S.

Atenção para os itens 1.1.6.3 e 1.1.6.4 que podem ou não ser complementares, uma vez que este último fala em desenvolvimento, teste e\ou avaliação de sistemas AAe.

A novidade fica por conta de que o processo de aquisição dos sistemas de média altura será deslanchado na prática durante este período, o que suscita dizer que as parte nacional que couber na arquitetura do mesmo deve receber recursos a fim de ser introduzida junto com o material selecionado. A ver.

Aparentemente o susto com os venezuelanos fez com que diversos programas e projetos no EB tivessem um salto, ou de importância, ou de prioridade em termos de recursos e cronograma.

A ver se o programa de desenvolvimento dos radares M-200 Vigilante e Multimissão também recebe tal prioridade e atenção.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11474 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 30, 2023 12:53 pm

O sistema do Grupo Edge que mereceria atenção como complemento ao que se pretende no Programa AAe Média Altura.



https://edgegroup.ae/solutions/skyknight

Envolver a SIATT e outras empresas da BIDS não seria um problema para a "nacionalização" do mesmo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11475 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jan 10, 2024 1:32 pm







"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder