O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11431 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 01, 2023 5:47 pm

Desdobramentos para o futuro da defesa AAe indiana.

Indias DRDO expands extended range air defence system ERADS with new interceptor missile

https://static.toiimg.com/photo/msid-95262572/95262572.jpg

https://idrw.org/indias-drdo-expands-ex ... r-missile/

Comprar sistemas AAe da Índia pode ser, afinal, uma ótima oportunidade para nós, se olharmos além da ponta do próprio nariz.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11432 Mensagem por Energys » Dom Out 01, 2023 5:55 pm

FCarvalho escreveu: Dom Out 01, 2023 5:29 pm A Índia tem muito mais coisas interessantes a serem vistas do que apenas o Akash.

https://www.tataadvancedsystems.com/roc ... -launchers

https://www.tataadvancedsystems.com/website/images/1645791943_tab.jpghttps://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS5MpwVpNIjWTcwOBhtdCD9JtBa_3rzy2IMifdGy7sbtTl9saF6dt9StWmA0qBuCYGs4bw&usqp=CAU
Parece que neste caso a Tata fabrica os veículos lançadores.

Att.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11433 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 01, 2023 6:54 pm

Energys escreveu: Dom Out 01, 2023 5:55 pm Parece que neste caso a Tata fabrica os veículos lançadores.
Att.
Creio que os lançadores TEL e os veículos sejam a parte da empresa nos sistemas. Os mísseis são de projeto do DRDO, mas quem fabrica não sei. Preciso procurar. São muitas informações, e pouco claras.

A TATA parece fazer o papel de integradora dos sistemas. Junta todas as peças, testa, avalia e põe para funcionar. Não creio que haja uma linha de produção tradicional no caso destes sistemas. Está mais para uma linha de montagem, tipo lego.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11434 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 12, 2023 7:53 pm

Parece notícia velha, mas, com o atual imbróglio dos israelenses em Gaza, e a AEL fechando parceria com os alemães da Dielh para oferecer o sistema IRIS-T AAe, vai ficar difícil para eles arrumarem uma boquinha nesse programa do MD se as nuvens diplomáticas entre ambos os lados não se dissiparem.

A Embraer de público não se manifesta sobre o programa AAe Média Altura, mesmo sabendo que os seus radares e outros sistemas C4ISR fazem parte da ideia do MD em dispor dos mesmos para o sistema a ser adotado. E nem se aliou a qualquer empresa estrangeira para oferecê-los formalmente ao EB, que é o gestor do processo.

A Avibras continua cega, surda e muda também em relação a este programa, mesmo com os investimentos sauditas alegadamente servindo para tirar a empresa do buraco em que se enfiou. E também publicamente nenhuma empresa de fora chegou a oferecer-lhe parceria neste negócio.

A ARES junto com a IAI, pode ser outra concorrente com o sistema Barak e\ou Spider. Mas, novamente, se nada mudar nas relações já pouco amistosas entre o governo brasileiro e Israel, as chances destes sistemas diminuem bastante, mesmo com toda a influência deles por aqui.

Dos indianos poderia vir alguma solução, mas tudo depende do KC-390 ser comprado ou não. O EB e posteriormente FAB e MB foram à India passear e ver o que há por lá. Devem ter cada um tratado dos temas de seu interesse. Como a quantidade de aviões é muito grande e será exigido off set, determinado pelos indianos, a ver no que podemos conseguir desta possível venda, e como a Defesa será aquinhoada ou não com ela. As demandas para a compra de sistemas indianos podem não ser exatamente tão atrativas em termos de custos quanto se possa supor.

Ainda há eventuais propostas da Turquia e que não foram mostradas em público, assim como a China segue discreta nesta concorrência. Dos USA aparentemente não vem nada, bem como da Rússia, vide as ameaças estadunidenses sobre qualquer um que comprar armamento deles.

Enfim, as alternativas continuam por enquanto as mesmas que se sabe desde há algum tempo. Se teremos surpresas, acho difícil, pois está ficando cada vez mais claro que o EB não terá todas as verbas necessárias para fazer andar este programa tão cedo. E com a guerra na Ucrânia, a corrida por material militar está jogando o preço de quase tudo nas alturas, principalmente dos fornecedores tradicionais que temos. E isso terá um impacto significativo para as decisões aqui tendo em vista os riscos associados às contas públicas deficitárias.

Vamos aguardar para ver quem tira vai dar arrego primeiro.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11435 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 13, 2023 5:10 pm

Barak, Spyder, Iris-T SLM, qq um desses nos atende. O problema é outro. E vem da Índia.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11436 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Nov 13, 2023 8:21 pm

knigh7 escreveu: Seg Nov 13, 2023 5:10 pm Barak, Spyder, Iris-T SLM, qq um desses nos atende. O problema é outro. E vem da Índia.
Conta! Conta! Conta!

https://media.tenor.com/LRa9n-aTVYoAAAAC/curious-tell-me.gif




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11437 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 13, 2023 8:39 pm

FIGHTERCOM escreveu: Seg Nov 13, 2023 8:21 pm
knigh7 escreveu: Seg Nov 13, 2023 5:10 pm Barak, Spyder, Iris-T SLM, qq um desses nos atende. O problema é outro. E vem da Índia.
Conta! Conta! Conta!

https://media.tenor.com/LRa9n-aTVYoAAAAC/curious-tell-me.gif
Nada de novo. Tem a ver com os 40 minutos de vídeos do MD indiano com as demonstrações para o Comandante do EB, com os indianos ventilando para a imprensa que em troca da eventual a aquisição dos KC-390 querem nos vender material bélico.

A propósito: embora na concorrência da India esteja participando o A-400M, os requisitos deles são para um Airlift de até 30 toneladas de carga. A nossa aeronave acaba sendo a melhorl e estamos oferecendo produção local.




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6174
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 426 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11438 Mensagem por Matheus » Seg Nov 13, 2023 10:55 pm

As vezes tenho a impressão que esse programa de AAe é semelhante ao programa de caças argentino. Muito grupo de trabalho, viagens, propagandas...e postergação para quando houver recursos (mas, se sair, vai ser na base do escambo com o kc 390).




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11439 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 13, 2023 11:07 pm

Matheus escreveu: Seg Nov 13, 2023 10:55 pm As vezes tenho a impressão que esse programa de AAe é semelhante ao programa de caças argentino. Muito grupo de trabalho, viagens, propagandas...e postergação para quando houver recursos (mas, se sair, vai ser na base do escambo com o kc 390).
O RFI do MTA cita a aquisição entre 40 e 80 aeronaves.

É expressivo e o Brasil vai ter muitos ganhos caso vença. É um negócio que pode chegar a USD 10 bi. Daí o modo cômodo dos indianos em querer vender como contrapartida do jeito que eles querem.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11440 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 15, 2023 6:06 pm

Se tem uma coisa que acho os militares aqui vão bater pé em relação a eventuais off set com os indianos é não receber nada que esteja fora dos RO e RTLI apostos até o momento para os programas estratégicos.

O cmte do EB foi lá na Índia e deve ter conversado muito sobre os projetos que a força tem... e seus requisitos. Eles não vão aceitar simplesmente qualquer coisa que queiram entubar. Preferem ficar sem, se não for do jeito estipulado pela força.

Principalmente esse programa da AAe Média Altura, em que basicamente vamos comprar os mísseis e alguns sistemas de apoio. O resto, a parte do recheio que é a mais importante, está sendo desenvolvida aqui. E isso é um argumento muito forte junto ao governo a fim de evitar quaisquer trombadas políticas neste negócio.

Eu penso que além do Akash NG, os caras do exército devem ter feito muitas perguntas sobre o Barak 8 em uso na Índia e suas versões propostas.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11441 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 15, 2023 6:11 pm

Depois dos testes em Parintins, o M200 Vigilante será homologado em curto espaço de tempo. Após isso o EB irá demandar algumas unidades para o SISFRON e encaminhar a evolução continua do projeto junto à EDS. Os trabalhos na finalização do protótipo do M200 Multimissão devem ser completados ano que vem, com a apresentação do mesmo em 2024 ou 2025. Os testes devem seguir-se durante os próximos anos, de forma que ambos os radares estejam prontos e homologados para uso antes de 2030.

O planejamento segue sendo o de utilizar os radares da Embraer no sistema de defesa AAe Média Altura, com os subsistemas sendo desenvolvidos concomitantes os radares, como a parte de comando e controle, comunicações, e logística. Daí a importância da aquisição de algumas unidades a fim de fomentar a produção, e permitir formação e informações sobre o desempenho operacional dos mesmos, para a correção de eventuais discrepâncias. As três forças devem adquirir umas poucas unidades para avaliação e testes operacionais.

Se tudo der certo, talvez ano que vem seja emitido um RFQ\RFI para o sistema AAe a fim de selecionar oficialmente os licitantes do processo. Eu acredito que possa haver modificações no atual RO e RTLI do sistema de acordo com os resultados dos testes nos sistemas que estão sendo desenvolvidos no país. Ademais, ano que vem o EB ainda vai estar batendo cabeça com a compra de novos materiais de artilharia de campanha AR e AP SR. A assinatura desse contrato pode ser em 2024, ou no primeiro semestre de 2025, depois das negociações.

Assim, selecionar qual sistema AAe Média Altura deverá ser o próximo passo a partir de 2025 ou 2026.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11442 Mensagem por knigh7 » Qui Nov 16, 2023 3:44 pm





Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11443 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Nov 16, 2023 6:31 pm

Vão comprar 2 baterias pra formar doutrina e ficar por isso mesmo.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11444 Mensagem por knigh7 » Qui Nov 16, 2023 6:52 pm

Espero que comprem o menos possível pois na atual conjuntura é difícil tomarem uma boa decisão.




Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 910
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceram: 109 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11445 Mensagem por Lywis » Qui Nov 16, 2023 8:55 pm

knigh7 escreveu: Qui Nov 16, 2023 6:52 pm Espero que comprem o menos possível pois na atual conjuntura é difícil tomarem uma boa decisão.
Mas quando foi que tivemos uma "boa conjuntura"? A oportunidade é esta, que se consiga explorá-la até a última gota...




Responder