O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
sgt alex
Júnior
Júnior
Mensagens: 119
Registrado em: Ter Set 07, 2004 2:39 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

O futuro da AAAe no Brasil

#1 Mensagem por sgt alex » Qui Ago 21, 2008 7:55 am

O General Santini, Comandante da 1ª Bda AAAe, em visita de inspeção no 3º GAAAe, durante reunião com oficiais e sargentos da unidade, informou sobre o planejamento do exército, com relação a AAAe, até o ano de 2012. Os principais pontos foram os seguintes:

- Transferência do 1º GAAAe (Rio de Janeiro), para Manaus;
- Criação de mais 1 GAAAe na região norte do país;
- A compra de mais 5 unidades do radar SABER60;
- A intenção é ter 20 subunidades de baixa altura e 08 subunidades de média altura;
- Substituição do Fz 7,62 pelo Fz 5,56 com coronha rebatida, para as unidades de AAAe;
- O material de média altura seria no padrão TOR.
- A compra do míssil IGLA-S, para todas as unidades.
- Desenvolvimento nacional de um míssil solo-ar.




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#2 Mensagem por ZeRo4 » Qui Ago 21, 2008 10:59 am

Já é um bom começo, mas apenas o 08 sistemas? Muito pouco...

Espero que eles avaliem o Pantsir da KBP que é superior ao TOR em todos os quesitos! ir na modinha e comprar na prateleira só pq o TOR é fabricado pela Almaz-Antey é burrice.

Abraços!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#3 Mensagem por Wolfgang » Qui Ago 21, 2008 11:03 am

E porque não duas baterias de S-300? Pô, isso sim seria interessante. Além de Astros a dar com pau... :twisted:




Avatar do usuário
LEO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3469
Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4 Mensagem por LEO » Qui Ago 21, 2008 11:06 am

Wolfgang escreveu:E porque não duas baterias de S-300? Pô, isso sim seria interessante. Além de Astros a dar com pau... :twisted:
Seria ótimo, mas antes precisa de defesa a curto e médio alcance.




"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#5 Mensagem por Brasileiro » Qui Ago 21, 2008 12:47 pm

A única coisa que estranhei foram os "mais 5 radares SABER".

Bom, se vamos ter cerca de 20 unidades anti-aéreas de baixa altura, o planejado seria 20 radares, um para cada bateria.

É mais 5 em relação a esse "mínimo", ou é o único atual mais 5?




abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#6 Mensagem por Brasileiro » Qui Ago 21, 2008 12:48 pm

Já é um bom começo, mas apenas o 08 sistemas? Muito pouco...
Oito sistemas não. Oito subunidades.

Cada unidade deve ter uns 4 sistemas.




abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#7 Mensagem por Guerra » Qui Ago 21, 2008 12:55 pm

- Substituição do Fz 7,62 pelo Fz 5,56 com coronha rebatida, para as unidades de AAAe;
A uns 20 anos atrás alguém disse que as tropas blindadas no EB tb seriam assim, em poucos anos. :roll:




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8371
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 240 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Ago 22, 2008 2:42 pm

sgt alex escreveu:O General Santini, Comandante da 1ª Bda AAAe, em visita de inspeção no 3º GAAAe, durante reunião com oficiais e sargentos da unidade, informou sobre o planejamento do exército, com relação a AAAe, até o ano de 2012. Os principais pontos foram os seguintes:
Até 2012??? tá bom, e com vontade, o prazo é bom. (aliás, com vontade, ano que vem já teriamos uns 10 GAAAes a mais....)
- Transferência do 1º GAAAe (Rio de Janeiro), para Manaus;
Beleza. Tá faltando lá no norte mesmo... ACHO que lá em Manaus, as baterias de tubo serão desativadas, e teremos um GAAAe de Selva, redimensionado para as necessidades da floresta.
- Criação de mais 1 GAAAe na região norte do país;
Já acho mais difícil. Remanejar é fácil. Criar é outra história. MAS, se a minha linha de pensamento estiver correta, e o novo GAAAe não tiver perfil de Selva, herdará os tubos do 1º, sendo necessário apenas adquirir uma quantidade de Iglas para ficar no mesmo patamar das unidades irmãs.
- A compra de mais 5 unidades do radar SABER60;
Me parece muito pouco. Dá menos de um radar por Grupo. Seria mais interessante ter ao menos um por grupo.
- A intenção é ter 20 subunidades de baixa altura e 08 subunidades de média altura;
Hmmmm... 20 baterias de iglas (ou MSA) e 8 de TOR? Tá melhor do que eu esperava. A distribuição deve ser mais ou menos assim ó:
As baterias que hoje são de tubos, passarão a operar iglas, e as baterias de mísseis, passarão para baterias de médio alcance. Nessa conta, devem estar incluidas as baterias independentes.
- Substituição do Fz 7,62 pelo Fz 5,56 com coronha rebatida, para as unidades de AAAe;
X. Querem dar mais mobilidade, é isso?
- O material de média altura seria no padrão TOR.
No padrão, quer dizer no estilo do TOR? Ou no padrão é O TOR? Não estou reclamando, longe disso, mas eu queria ter certeza sobre o que dizer.
- A compra do míssil IGLA-S, para todas as unidades.
Ainda bem... As Baterias independentes estavam sem nada desde a saida dos quarentinhas**
- Desenvolvimento nacional de um míssil solo-ar.
Maravilhoso... e eu espero que passe para estágio operativo.



**Agora que entrarão iglas, um sistema semelhante ao SABER 60 poderia ser introduzido nessas baterias, ou o mesmo, ficando o SABER 200 nos GAAAe.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#9 Mensagem por Brasileiro » Sex Ago 22, 2008 3:13 pm

Glauber, realmente o que eu acho mais preocupante é esse "5 SABER M-60".

Desde que lançaram o projeto, fala-se em cerca de 40 unidades para o EB, e isso inclui a dotação de 1 radar para cada unidade anti-aérea (Bia AAe e GAAAe) mais algumas outras unidades para a infantaria. O EB sabe muito bem (estudos) que os Iglas sem radar não têm boa eficácia.
Assim como você, acho que os M200 ficarão para os GAAAe.

O outro ponto: O fz 5,56mm. Creio que isso depende mais do comando do Exército. Se substituírem os fuzis das unidades Anti-aéreas, então substituirão todas.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8371
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 240 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Ago 22, 2008 3:34 pm

Brasileiro escreveu:Glauber, realmente o que eu acho mais preocupante é esse "5 SABER M-60".

Desde que lançaram o projeto, fala-se em cerca de 40 unidades para o EB, e isso inclui a dotação de 1 radar para cada unidade anti-aérea (Bia AAe e GAAAe) mais algumas outras unidades para a infantaria. O EB sabe muito bem (estudos) que os Iglas sem radar não têm boa eficácia.
Assim como você, acho que os M200 ficarão para os GAAAe.
Tenso, muito tenso.... 5 radares é quase igual a nada. O CFN hoje em dia ficaria bem com 5 SABER M-60, mas o EB não. Claro que isso deve ser apenas um 1º lote, mas PELAMORDEDEUS, que venham outros lotes. Pelo menos mais 4 lotes semelhantes, pra ficarmos pelo menos com o osso, sem carne.
O outro ponto: O fz 5,56mm. Creio que isso depende mais do comando do Exército. Se substituírem os fuzis das unidades Anti-aéreas, então substituirão todas.



abraços]
Será que eles receberão o MD?????




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#11 Mensagem por Brasileiro » Sex Ago 22, 2008 6:32 pm

Mesmo porque não faz sentido gastar mais de 30 milhões de reais com o desenvolvimento do radar para depois gastar (cada um custa cerca de 1 milhão) 5 milhões em 5 radares.





abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#12 Mensagem por Bourne » Sex Ago 22, 2008 6:39 pm

Esses cinco radares devem ser da primeira remessa, no futuro, novas versões aprimoradas devem ser compradas, acho :roll: :roll: :roll: :roll: Se é que são apenas cinco, mesmo.




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8371
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 240 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#13 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Ago 22, 2008 6:59 pm

Bourne escreveu:Esses cinco radares devem ser da primeira remessa, no futuro, novas versões aprimoradas devem ser compradas, acho :roll: :roll: :roll: :roll: Se é que são apenas cinco, mesmo.
Pois é. Espero que cada Bia ou Cia AAe tenham seu próprio radar em breve. (forcei? Espero que não)




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#14 Mensagem por Brasileiro » Ter Set 02, 2008 2:57 pm

Já que os sistemas de média altura seriam no "padrão Tor", será que seria possível/viável integrar o Tor aos Leopard-1?
Umas 20 unidades com essa conversão seria capaz de dar uma defesa anti-aérea muito eficaz às nossas colunas blindadas.




abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8371
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 240 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#15 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Set 02, 2008 3:48 pm

Brasileiro escreveu:Já que os sistemas de média altura seriam no "padrão Tor", será que seria possível/viável integrar o Tor aos Leopard-1?
Umas 20 unidades com essa conversão seria capaz de dar uma defesa anti-aérea muito eficaz às nossas colunas blindadas.




abraços]
Acho que não dá não...
Creio ainda que o Pantsir é muito superior ao Tor, e que esse sim poderia ser estudado para ser carregado por um Leo.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder