KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Operti
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Jan 05, 2006 6:59 pm
Agradeceram: 5 vezes

KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#1 Mensagem por Operti » Ter Ago 05, 2008 2:20 am

Pessoal,

Dei uma procurada por algum tópico com esse assunto e não achei. Se já houver, gostaria que alguém me indicasse o link por favor.

A questão é a seguinte:

Nossos KC-137, bem ou mal, estão vetustos. Por mais que eu simpatize com eles, a situação para o lado dos corsários não inspira alegrias. Não existe hoje, que se saiba, nenhum projeto para substituí-los em breve, donde se tira que eles continuarão em operação por pelo menos mais uns 10 ou 15 anos. Há uns anos atrás a Pratt&Whitney ofereceu à FAB a troca dos motores JT-4 por motores JT-8, projeto que não inspirou interesse por aqui. A única modificação será a modernização do painel, que eu não sei a quantas anda.

Levando-se isso em consideração, qual seria o futuro da aviação de longo curso e grande porte da FAB? Será que existe a necessidade de aeronaves do porte do 707 (ou maiores) nas pretensões brasileiras? Modernizar totalmente os KC-137 é uma opção? O A330 MRTT seria uma solução viável? Ou os C-390 + C-130 já são suficientes para as nossas intenções globais?

Comentários, por favor.




Abraços




Carlos Filipe Operti
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
http://www.carlosoperti.fot.br
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#2 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Ago 05, 2008 3:19 pm

Acho que a dupla C390+C130 não é o ideal para a FAB. Um vetor maior, e em menor número tem que existir.
Apesar de não existir um programa para a modernização/troca dos KC-137 no Brasil, podemos explorar as alternativas e exmplos de fora. No ambito da modernização, existe a troca de motores (CFM 56), que junto com a atualização do cockpit e sistemas de transferência de combustível poderiam dar um fôlego maior aos injustiçados """sucatões""".
Para substituí-los, o KC-45, o A-330 MRTT, e o Midas me parecem as unicas opções do mercado, que não sinaliza novas aeronaves.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
z.garcia
Júnior
Júnior
Mensagens: 92
Registrado em: Qui Mai 18, 2006 12:42 am

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#3 Mensagem por z.garcia » Ter Ago 05, 2008 4:49 pm

Pelo que eu saiba o C390 é o substituto do C130, não vão operar juntos. Acredito que a FAB não vá colocar nenhum outro vetor do porte ou superior a 707 mesmo com a desativação destes, acho que inicialmente ficarão só com o c390. Com certeza será uma pena.




Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#4 Mensagem por Jacobs » Ter Ago 05, 2008 5:31 pm

Agora vou especular.

Acho bem provável que um C-390 (novo, motores novos) vá voar mais longe do que um 707 com quase 30 anos de uso e com turbina JT-4.

Talvez um vetor maior seja necessário para transporte de cargas maiores, mas se o alcance para REVO for o fator predominante, um C-390 poderia substituir um KC-137.

Já existem estimativas do alcance dos C-390?




Imagem
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#5 Mensagem por rodrigo » Ter Ago 05, 2008 5:34 pm

Ouvi de um major aviador: esses só trocarão quando cair o 1º, e tem que matar civis.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#6 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Ago 05, 2008 6:01 pm

rodrigo escreveu:Ouvi de um major aviador: esses só trocarão quando cair o 1º, e tem que matar civis.
Pois é. O negócio é assim no Brasil.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#7 Mensagem por talharim » Ter Ago 05, 2008 6:03 pm

E como vamos participar de missões humanitárias e de paz da ONU sem aviação estratégica ?

Alugar aviões russos ?




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Operti
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Jan 05, 2006 6:59 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#8 Mensagem por Operti » Ter Ago 05, 2008 6:17 pm

A minha questão é justamente essa, Talha.
A intenção é continuar dando apoio às missões da ONU? Ajuda humanitária em catástrofes do outro lado do mundo? Ou mesmo aumentar a participação em operações conjuntas com outras forças? Para tudo isso a gente precisa de aeronaves de longo curso. E qual é a solução?



Abraços




Carlos Filipe Operti
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
http://www.carlosoperti.fot.br
brisa

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#9 Mensagem por brisa » Ter Ago 05, 2008 6:28 pm

Operti escreveu:A minha questão é justamente essa, Talha.
A intenção é continuar dando apoio às missões da ONU? Ajuda humanitária em catástrofes do outro lado do mundo? Ou mesmo aumentar a participação em operações conjuntas com outras forças? Para tudo isso a gente precisa de aeronaves de longo curso. E qual é a solução?



Abraços
707 do Paraguai, Argentina etc :wink:




Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#10 Mensagem por A-29 » Ter Ago 05, 2008 6:45 pm

Há muito tempo defendo uma solução "meia-sola" para os KC-137.

A remotorização com as CFM-56 tem a desvantagem de sair caro, pois os motores são bastante valorizados e são necessárias modificações de monta na aeronave.

Por outro lado, existe a opção de remotorização com os já antigos JT8D, que eram utilizados nos MD-80. São motores antigos, mas ainda assim bem mais econômicos que os já utilizados pelos KC-137, além de demandarem poucas modificações. Pelo que li, a remotorização poderia ser feita durante o check D, a um custo muito baixo, o qual se pagaria pela simples economia de combustível.

A frota de JSTARS será remotorizada neste padrão:

http://www.defenseindustrydaily.com/Re- ... ARS-04891/

Imagem




Operti
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Jan 05, 2006 6:59 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#11 Mensagem por Operti » Qua Ago 06, 2008 12:19 am

A-29,

Há uns anos atrás, numa visita ao 2/2, foi comentado que a PW havia oferecido essa conversão à FAB. Mas, na época, não houve interesse.

Alguém já imaginou o A310 MRTT?




Abraços




Carlos Filipe Operti
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
http://www.carlosoperti.fot.br
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#12 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Ago 06, 2008 12:43 am

O tema é muito interessante, Operti.

Penso que a existência de aeronaves de transporte de longo curso/estratégico seja fundamental para a FAB. Talvez um número em torno de 6 aeronaves fosse o suficiente para um horizonte de 20 anos. O Brasil aumentará de forma natural sua presença e suas ações pelo mundo, fazendo com que aeronaves do tipo se tornem cada vez mais necessárias no futuro. Mas, pra começar, pensando nas necessidades atuais e de médio prazo, acho que 6 aeronaves seja um número bastante razoável.

Havia uma conversa de B767, não sei até que ponto foi boato. De qualquer forma, uns 6 A310MRTT seriam fantásticos.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#13 Mensagem por Skyway » Qua Ago 06, 2008 1:08 am

Graaande Operti! Com certeza vc não lembra de mim, mas te conheci na AFA a uns anos atras, no aniversário de 50 anos do EDA. Quem nos apresentou foi o Paulo Bastos.

Mas de qualquer maneira... Concordo que nossos 707 já estão bastante tempo em serviço, e mesmo achando uma aeronave espetacular e linda, tenho que admitir que eles gastam muito e sua substituição terá que ocorrer em algum momento num futuro mais ou menos próximo.

Como já falaram, vejo tambem como opções os 767 e o A310...só não sei qual dos dois seria mais vantajoso e provável de ser adotado.

Vamos debater isso no decorrer do tópico. :D

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Operti
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Jan 05, 2006 6:59 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#14 Mensagem por Operti » Qua Ago 06, 2008 1:53 am

Vinicius,

Eu estava comentando em outro fórum sobre a questão dos A310. Até que ponto eles seriam viáveis? Quantidade de células em operação, estado delas, custos, etc.
Segundo o AirFleets, das 260 unidades encomendadas, 208 estão ainda em operação; 27 estão estocadas; 15 foram "scrapped"; oito tiveram perda total; e duas seriam pedidos que acabaram não se concretizando.
Do programa A310 MRTT - a primeira unidade foi entregue à Luftwaffe em setembro de 2004, de um total de quatro A310 convertidos para esta força, ao custo de 128 milhões de Euros. O Canadá converteu dois dos seus, ao custo de C$80 milhões, mais C$25 milhões para treinamento, infraestrutura e outros custos associados (valores segundo a Flug Revue), tendo recebido o primeiro junto com a Luftwaffe. O chile também levou um A310 MRTT (se bem que o negócio deles foi enrolado).

Então, seria uma boa opção pegar uns três A310-300 e transformá-los em MRTT? Quem sabe até operando junto com os KC-137 e, quando esses forem embora, pegar mais dois ou três A310.

O que acham?




Abraços




Carlos Filipe Operti
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
http://www.carlosoperti.fot.br
Operti
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Jan 05, 2006 6:59 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#15 Mensagem por Operti » Qua Ago 06, 2008 2:09 am

Sky,

Infelizmente minha memória não anda colaborando muito comigo. E, para te falar a verdade, eu não lembro nem de ter encontrado com o Paulo Bastos lá na AFA! Aquele final de semana já não povoa direito os meandros do meu cérebro. Peço mil desculpas.

Com relação ao 767, será que vale a pena também? É uma aeronave largamente utilizada, com fácil acesso à peças e manutenção. Resta saber os custos de uma conversão para carga-REVO.

Eu pessoalmente prefiro o A310, é muito mais bonito :D


Abraços




Carlos Filipe Operti
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
http://www.carlosoperti.fot.br
Responder