Corpo de Fuzileiros Navais

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2416 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 09, 2023 2:49 pm

FIGHTERCOM escreveu: Qua Mar 08, 2023 8:33 am Sinto "cheiro" de incoerência no ar! Vamos lá
Vejamos, em outro tópico você deu a entender que a Iveco precisa exportar o Guarani para não ter prejuízo, mesmo já tendo entregue mais de 500 para o EB. Agora você está defendendo que 100 unidades do Guará são suficientes para tirar o mesmo do papel?!
Qual a matemática aplicada nesses dois casos? Não entendi!
Abraços,
Wesley
Obs: também não sou fã da aquisição do JLTV. Mas também não acho que o Guará seja a solução ideal.
Olá Wesley.

A Iveco ficou no prejuízo quando o EB diminuiu meio que à revelia o número de unidades do Guarani a serem produzidos\comprados no contrato original que previa mais de 2,5 mil bldos, já que a empresa fez todo um planejamento para organizar seu processo produtivo\comercial para uma determinada quantidade anual de bldos, o que obviamente nunca aconteceu por pura e simples insolvência financeira e irresponsabilidade de quem escreveu um contrato fora da realidade. Tanto que foi gerenciado entre o EB e Iveco um número mínimo de compras anuais (60 unidades) a fim de não tornar a operação toda do veículo deficitária para a Iveco. Ou seja, a empresa está produzindo o mínimo do mínimo do mínimo apenas para manter a linha aberta, e ainda assim ter algum retorno. E nada mais. As exportações se tornaram mais importantes ainda no momento em que o EB deu para trás em tudo o que havia no contrato original, que dispensava a exportações como item impositivo a fim de manter o equilíbrio financeiro do projeto.

No caso do Guará 4WS, é só olhar os valores que o CFN dispensou para comprar míseras 12 unidades do JLTV, e ver que o mesmo investimento daria à Avibras mais que condições para terminar o desenvolvimento do blindado e ainda deixar ele dentro dos requisitos do CFN para um bldo 4X4. Aliás, este bldo foi concebido dentro do ROB da VBMT LSR do exército, ou seja, está totalmente adequado ao TO nacional.

O requisito para 100 bldos era inicial, e contava apenas as versões básicas. Seriam compradas muito mais que esta quantidade, incluindo versões especializadas. Eu fiz uma pequena análise particular da distribuição entre as OM do CFN em todo o país, e os números indicam que são necessários mais de 250 blindados entre básico e especiais.

O Guará 4WS hoje não passa de um protótipo. Mas mesmo assim ele foi aprovado, com sobras, segundo se diz, na avaliação que o CFN fez com ele anos atrás. Como de praxe, houve apontamentos aqui e ali para adequar o veículo aos padrões dos fuzileiros, mas nada que exigisse um reprojeto do mesmo. Conquanto, nem isso foi suficiente para que alguém em Brasília notasse essa possibilidade de investimento na indústria nacional.

Como disse antes, os números que aferi no geral levariam para a produção de mais de 250 blindados, o que deixaria os custos do projeto mais baratos no médio e longo prazo, e abriria uma porta para a sua entrada no EB, e talvez FAB.

Mas agora vamos ver o erário público deixar o tio Sam mais rico ainda, com centenas de JLTV sendo adquiridos nos próximos anos, quiçá décadas.

Fazer o que. :roll:

obs: a Avibras está oferecendo agora o Guará 4WS como AV-VOA - Veículo Observação Avançada para as Bia Observação dos GAC no exército. Antes ela oferecia o AV-VBL. O veículo possui ao menos 5 versões projetadas pela empresa, com emprego em diversas missões que cabem sem maiores problemas tanto no EB como no CFN. E a artilharia de campanha de um e outro sequer começou a ser modernizada de fato.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2417 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 13, 2023 2:08 pm

Estima-se que o custo de cada unidade 0km em configuração básica gire em torno de US$ 345 mil (ou R$ 1,8 milhão, pela cotação atual).
https://motor1.uol.com.br/features/6561 ... ha-brasil/

Algumas fontes abertas na internet dizem que a MB está pagando 15 milhões de reais pelos 12 JLTV adquiridos. Que intenciona-se sejam 60 até 2030.
Se o valor da matéria acima estiver correto, ou próximo da realidade do contrato, o custo da compra é de aproximadamente 21 milhões de dólares, apenas os veículos. Se adicionarmos CLS, peças de reposição, treinamento, etc, isto pode ultrapassar facilmente as 24 milhões de dólares. Por apenas 12 veículos.
O que me deixa mais puto da vida é saber que a marinha - que vive choramingando a falta de verbas para investimento, como as demais forças - se dispôs a meter a mão no bolso e botar no bolso do endinheirado tio Sam só para o CFN ficar um pouco mais parecido com o USMC, do tamanho de uma ameba, claro, então poderia muito bem financiar do próprio bolso o apronto do Guará 4WS e comprar o mesmo, que inda sobrava troco.
Se reclamavam aqui que o preço cotado do veículo da Avibras seria muito alto, caro demais para o nosso minguado orçamento, bom, aí está a demonstração cabal de que quando querem, os militares não tem problemas com recursos para comprar exatamente o que querem.
E não vejo ninguém reclamando por isso.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2418 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Mar 13, 2023 2:20 pm

Isso daí é uma verdadeira pechincha! Afinal, estamos falando do único carro possível para o Chuck Norris.



[003] [003] [003]




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2419 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 13, 2023 5:35 pm

Que porra de Chuck Norris mané coisa nenhuma :!:
O nosso problema é arrumar um carro fodão para o nosso herói aqui :twisted:

Imagem

Para ele o Guará 4WS dá e sobra. :lol:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2420 Mensagem por Strike91 » Qua Abr 12, 2023 6:08 pm





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2421 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 13, 2023 6:07 pm

Ainda está para aparecer o cabra macho que irá fazer o CFN comprar material nacional.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2422 Mensagem por Strike91 » Qui Abr 13, 2023 6:47 pm

FCarvalho escreveu: Qui Abr 13, 2023 6:07 pm Ainda está para aparecer o cabra macho que irá fazer o CFN comprar material nacional.
Uma grande verdade.... É quase uma "obcessão" da força ser uma cópia da USN!!!!




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2423 Mensagem por gabriel219 » Qui Abr 13, 2023 7:13 pm

Adotando um fuzil de 20" de cano, enquanto todo mundo está reduzindo o tamanho dos fuzis, mesmo adotando cartuchos mais poderosos, como 6.5 mm e .277 Fury, inclusive o USMC tem trocado as M16 pela M27 e M38, mas só o CFN acha legal adquirir M16A4 em 2023.

Se fossem preferir continuar na plataforma AR, tem o T4 ai e suas versões Militares, bem mais modernos que o IA2, mas não, vamos pegar M16A4.




Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2059
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2424 Mensagem por Frederico Vitor » Sex Abr 14, 2023 10:03 am

Imagem




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2425 Mensagem por Pablo Maica » Sex Abr 14, 2023 10:35 am

gabriel219 escreveu: Qui Abr 13, 2023 7:13 pm Adotando um fuzil de 20" de cano, enquanto todo mundo está reduzindo o tamanho dos fuzis, mesmo adotando cartuchos mais poderosos, como 6.5 mm e .277 Fury, inclusive o USMC tem trocado as M16 pela M27 e M38, mas só o CFN acha legal adquirir M16A4 em 2023.

Se fossem preferir continuar na plataforma AR, tem o T4 ai e suas versões Militares, bem mais modernos que o IA2, mas não, vamos pegar M16A4.
Não basta ter um cano de 20" ainda tem que ter coronha fixa.

Eu fico até admirado do CFN não ter embarcado na M-60E4.



Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37831
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2426 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Abr 14, 2023 12:37 pm

Strike91 escreveu: Qui Abr 13, 2023 6:47 pm
FCarvalho escreveu: Qui Abr 13, 2023 6:07 pm Ainda está para aparecer o cabra macho que irá fazer o CFN comprar material nacional.
Uma grande verdade.... É quase uma "obcessão" da força ser uma cópia da USN!!!!
O USMC o que está a usar é isto:

Imagem

:arrow: https://hk-usa.com/wp-content/uploads/M ... 4-2011.pdf

O que o vosso CF está a imitar é o USMC pré-2000.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2427 Mensagem por gabriel219 » Sex Abr 14, 2023 3:22 pm

cabeça de martelo escreveu: Sex Abr 14, 2023 12:37 pm O que o vosso CF está a imitar é o USMC pré-2000.
Essa é a mentalidade do Militar mais forte das Forças Armadas Brasileiras.

Mas é de se admirar, no Exército, por exemplo, temos mentalidade de 1960, quando MBT Médios faziam sucesso sem enfrentar um conflito, até que veio a Guerra do Vietña e todo mundo correu pra desenvolver blindados mais pesados e blindados, eliminando carros de combate médios.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2428 Mensagem por gabriel219 » Seg Abr 17, 2023 9:52 am

Frederico Vitor escreveu: Sex Abr 14, 2023 10:03 am Imagem
Agora que vi essa foto e meu Deus do céu, olha o posicionamento dessa Acog!

A Acog é conhecidíssima por possuir um "Eye Relief" extremamente curto, o que faziam tropas do EUA utilizá-las na parte mais inferior possível, tanto no USMC quanto na US Army. O Eye Relief da Acog é de 1.5", sendo 3.1 cm e no M16A4 da Marinha deve estar a no mínimo uns 10 cm, praticamente INUTILIZANDO a Acog, é totalmente fora do Eye Box. O Fuzileiro Naval ali não vai enxergar absolutamente nada na Acog, quem que teve essa ideia estúpida?



O Eye Relief e o Eye Box são os dois fatores mais detestados da Acog por serem muito curto, o que incomoda em alguns fuzis, e ai alguém do CFN decide usar da forma mais imbecil que a humanidade pode proporcionar.

Podíamos até aliviar por ser uma exposição, mas mantiveram o "Carrying Handle", o que basicamente impede que qualquer óptico que tenha zoom, por maior que seja o Eye Relief, opere de forma confiável no fuzil por estar longe pra burro dos olhos do Fuzileiro, Acog fica totalmente inutilizada, inutilizando junto o Fuzil, já que a única forma de usá-lo com precisão é removendo a Acog, que neste ângulo está impedindo o alinhamento entre a massa e a alça de mira.

Sabe o que mais de deixa fodido? O que o CFN mais criticou quanto ao IA2 é ele não ser ergonômico o suficiente, principalmente devido a sua coronha não ter ajuste de comprimento e agora vão "adotar" um fuzil com coronha fixa. Brabo demais, combina bem com essa nova camuflagem de Airsoft do ML que escolheram.

A impressão que eu tenho é que Oficiais-Generais das Forças Armadas, especialmente EB e MB, parecem usar o orçamento que tem pra ficar brincando de The Sims Militar e não algo realmente sério.




Editado pela última vez por gabriel219 em Seg Abr 17, 2023 10:08 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2429 Mensagem por J.Ricardo » Seg Abr 17, 2023 9:57 am

gabriel219 escreveu: Qui Abr 13, 2023 7:13 pm Adotando um fuzil de 20" de cano, enquanto todo mundo está reduzindo o tamanho dos fuzis, mesmo adotando cartuchos mais poderosos, como 6.5 mm e .277 Fury, inclusive o USMC tem trocado as M16 pela M27 e M38, mas só o CFN acha legal adquirir M16A4 em 2023.

Se fossem preferir continuar na plataforma AR, tem o T4 ai e suas versões Militares, bem mais modernos que o IA2, mas não, vamos pegar M16A4.
Sem contar os Fire Eagle que tem cano forjado a frio.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2430 Mensagem por gabriel219 » Seg Abr 17, 2023 10:00 am

J.Ricardo escreveu: Seg Abr 17, 2023 9:57 am
gabriel219 escreveu: Qui Abr 13, 2023 7:13 pm Adotando um fuzil de 20" de cano, enquanto todo mundo está reduzindo o tamanho dos fuzis, mesmo adotando cartuchos mais poderosos, como 6.5 mm e .277 Fury, inclusive o USMC tem trocado as M16 pela M27 e M38, mas só o CFN acha legal adquirir M16A4 em 2023.

Se fossem preferir continuar na plataforma AR, tem o T4 ai e suas versões Militares, bem mais modernos que o IA2, mas não, vamos pegar M16A4.
Sem contar os Fire Eagle que tem cano forjado a frio.
Cara, é muito pior, eu não tinha visto essa imagem do M16A4 com a Acog. É um crime ver isso, praticamente inutilizaram qualquer coisa acima de 3x com aqueles trilhos e meteram uma Acog ali, o pior óptico em termos de Eye Relief, tendo que quase encostar seu olho na Acog pra ver bem e olha a distância daquilo.

Putz velho, eu sou um civil, dei poucos tiros na minha vida, mas até EU SEI que não se deve usar ópticos de ampliação assim, muito, mas muito menos uma Acog!

Se esse fuzileiro estiver vendo parte do "Chevron" da Acog, vai ser um milagre!




Editado pela última vez por gabriel219 em Seg Abr 17, 2023 10:12 am, em um total de 1 vez.
Responder