Corpo de Fuzileiros Navais

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2401 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 19, 2023 3:56 pm

Olá @dersonmig

O LMV é tão capaz quanto os JLTV. São veículos com concepções semelhantes, com a diferença que o modelo italiano tem mais tempo de praça no mercado, enquanto o norte americano é fruto das experiências no Iraque e Afeganistão.
Em todo caso, ambos cumprem a missão que se destina que é dar proteção blindada para as tropas no terreno de forma a permitir melhor garantia de sobrevida a ataques de armas leves e anti pessoal e material, muito em voga, principalmente no caso dos RPG e semelhantes, além de IEDs.
O CFN compra material norte americano menos por questões de qualidade do que por preço e custo. Ademais, infelizmente não temos aqui um MD capaz de homogenizar e padronizar as compras das ffaa's, de modo que ainda hoje cada um compra o que bem entende à revelia de qualquer planejamento material das outras forças.
O Guará 4WS foi projetado de acordo com os requisitos do projeto que originou as VBMT LSR do EB, no caso os LMV, e poderia ser uma opção para os fuzileiros navais, chegando a ser testado, mas como de praxe, ficou só nisso.
A Iveco possui o LMV 2 em oferta no mercado, uma versão muito melhorada do modelo que o exército comprou, e que seria também uma ótima escolha para os fuzileiros navais.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 487
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 332 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2402 Mensagem por Aim For The Top » Qui Mar 02, 2023 2:11 pm

JLTV dos fuz navs já esta em solo brasileiro.





Avatar do usuário
Lucubus
Avançado
Avançado
Mensagens: 371
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
Agradeceram: 166 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2403 Mensagem por Lucubus » Qui Mar 02, 2023 2:13 pm

Os Fuzileiros recebem sus primeiros veículos JLTV

Imagem

Imagem




Avatar do usuário
Renato Maurer
Júnior
Júnior
Mensagens: 87
Registrado em: Qua Fev 04, 2009 11:13 pm
Agradeceram: 15 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2404 Mensagem por Renato Maurer » Qui Mar 02, 2023 9:53 pm





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2405 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 03, 2023 12:06 am

Se me permitem o contraditório, mais um mau exemplo da aplicação dos (poucos) recursos que temos para investimento no orçamento da defesa.
Tivéssemos um MD com culhões, e esta compra jamais teria acontecido.
Fica a pergunta. Se JLTV pode no CFN, Guará 4WS não pode? :? [005]

Imagem
Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2406 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 03, 2023 12:17 am

Renato Maurer escreveu: Qui Mar 02, 2023 9:53 pm
Curiosidade. Alguém aí já viu algum fuzileiro naval equipado com todas essas quinquilharias aí penduradas na vete tática no boneco do vídeo?
Porque eu sinceramente ainda não vi, em nenhuma operação do CFN até agora. Mesmo em Formosa ou nas últimas operações Dragão.
Ou isso aí é só para COMANF e Grumec da vida também...
Notar que os equipamentos são baseados no sistema SIC2MB para a modernização da infantaria do CFN, assim como demais meios de apoio ao combate, tudo adquirido junto à Elbit Sistems.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2407 Mensagem por gusmano » Sex Mar 03, 2023 10:34 am

FCarvalho escreveu: Sex Mar 03, 2023 12:06 am Se me permitem o contraditório, mais um mau exemplo da aplicação dos (poucos) recursos que temos para investimento no orçamento da defesa.
Tivéssemos um MD com culhões, e esta compra jamais teria acontecido.
Fica a pergunta. Se JLTV pode no CFN, Guará 4WS não pode? :? [005]

Imagem
Imagem

O USMC usa guará? Não né..então tá respondido.

abs




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2408 Mensagem por gogogas » Sex Mar 03, 2023 1:46 pm

Alguém vazou fotos do JLTV do CFN , a marinha tinha fechado com a mídia especializada que faria a divulgação das fotos e apresentação do mesmo pro dia 06 de março.
Pra não ficar pra trás a MB decidiu antecipar a divulgação !




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2409 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 03, 2023 10:02 pm

gusmano escreveu: Sex Mar 03, 2023 10:34 am
FCarvalho escreveu: Sex Mar 03, 2023 12:06 am Se me permitem o contraditório, mais um mau exemplo da aplicação dos (poucos) recursos que temos para investimento no orçamento da defesa.
Tivéssemos um MD com culhões, e esta compra jamais teria acontecido.
Fica a pergunta. Se JLTV pode no CFN, Guará 4WS não pode? :? [005]
O USMC usa guará? Não né..então tá respondido.
abs
Pois é. A falta que faz alguém botar ordem nessa bagaça. :?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
artenobre
Sênior
Sênior
Mensagens: 800
Registrado em: Sex Out 28, 2005 1:52 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2410 Mensagem por artenobre » Sáb Mar 04, 2023 7:42 am

bom arrisca este blindado da avibras custar bem mais caro do que o americano aqui metem demais a mão




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2411 Mensagem por gusmano » Seg Mar 06, 2023 11:57 am

Unitariamente pode até custar, afinal..não tem escala. Mas não tem economia de escala pq ninguem compra..a começar pelo pais de ORIGEM..o que faz com que dificilmente seja comprado por outros paises. É um ciclo sem fim.

abs




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2412 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 06, 2023 5:01 pm

O ultimo plano de modernização do CFN previa a aquisição de 100 bldos 4x4, isso na versão básica, utilitária. Se isto não for suficiente para tirar o Guará 4WS do papel, e ainda gerar demanda para outras versões, também necessárias, então eu não sei o que é.

Historicamente o CFN nunca foi muito chegado a comprar produtos da BIDS, por mais que isso favorecesse o país no longo prazo. A prioridade é sempre buscar tanto mais uma maior identidade com o USMC, e de preferência no menor prazo possível. A aquisição do JLTV é apenas mais um exemplo disso, inclusive quando o Guará já tinha sido testado por eles.

Enfim, só nas OM de artilharia do EB o veículo 4x4 da Avibras encontraria muitas vagas tanto na versão básica, quanto nas demais projetadas pela empresa para ele. Mas pergunta se o EB financia o desenvolvimento dele visando esse emprego potencial do mesmo.... :roll:

Bom, entre utilitários e veículos de apoio, qualquer modelo 4x4 bldo no CFN que seja adotado passa tranquilo das 150\200 unidades em termos de demanda. Não comprar o Guará 4WS é menos por falta de recursos do que pela ausência completa de um MD que gerencie de verdade os negócios da Defesa no país, e peite almirantes, brigadeiros e generais e seus interesses pequenos no que tange nossas compras militares.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2413 Mensagem por gogogas » Ter Mar 07, 2023 7:45 pm

Ninguém bate o FMS , o CFN comprou muito equipamento na qual teve financiamento via FMS , pra se ter uma ideia ate o financiamento do IA2 versao cfn foi deixado de lado




Gogogas !
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2414 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Mar 08, 2023 8:33 am

FCarvalho escreveu: Seg Mar 06, 2023 5:01 pm O ultimo plano de modernização do CFN previa a aquisição de 100 bldos 4x4, isso na versão básica, utilitária. Se isto não for suficiente para tirar o Guará 4WS do papel, e ainda gerar demanda para outras versões, também necessárias, então eu não sei o que é.

Historicamente o CFN nunca foi muito chegado a comprar produtos da BIDS, por mais que isso favorecesse o país no longo prazo. A prioridade é sempre buscar tanto mais uma maior identidade com o USMC, e de preferência no menor prazo possível. A aquisição do JLTV é apenas mais um exemplo disso, inclusive quando o Guará já tinha sido testado por eles.

Enfim, só nas OM de artilharia do EB o veículo 4x4 da Avibras encontraria muitas vagas tanto na versão básica, quanto nas demais projetadas pela empresa para ele. Mas pergunta se o EB financia o desenvolvimento dele visando esse emprego potencial do mesmo.... :roll:

Bom, entre utilitários e veículos de apoio, qualquer modelo 4x4 bldo no CFN que seja adotado passa tranquilo das 150\200 unidades em termos de demanda. Não comprar o Guará 4WS é menos por falta de recursos do que pela ausência completa de um MD que gerencie de verdade os negócios da Defesa no país, e peite almirantes, brigadeiros e generais e seus interesses pequenos no que tange nossas compras militares.
Sinto "cheiro" de incoerência no ar! Vamos lá

Vejamos, em outro tópico você deu a entender que a Iveco precisa exportar o Guarani para não ter prejuízo, mesmo já tendo entregue mais de 500 para o EB. Agora você está defendendo que 100 unidades do Guará são suficientes para tirar o mesmo do papel?!

Qual a matemática aplicada nesses dois casos? Não entendi!


Abraços,

Wesley
Obs: também não sou fã da aquisição do JLTV. Mas também não acho que o Guará seja a solução ideal.




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2415 Mensagem por gabriel219 » Qua Mar 08, 2023 9:26 am

No lugar do JLTV creio que o LMV se encaixa perfeitamente nos requisitos, apesar do primeiro ser uma viatura maior e mais pesada. Essa compra me põe medo do CFN querer começar a adquirir Javelin ao invés de Spike no futuro, que já é o escolhido do EB, mais barato e já integrado aos Wildlynx da MB.

Parece que a MB gosta de brincar com o orçamento que tem pra tentar ser uma Mini-US Navy e isso foi direto pros Fuzileiros querendo ser um Mini-USMC.




Responder